The Million Dollar Question

Está desculpado, meu caro.

Saudações leoninas.

Responda-me apenas a isto: quando esta direcção chegou em que lugar estava a equipa B? Ah. Não existia.

E reitero: não estou a defender esta direcção. O seu trabalho - volto a afirmá-lo - é desastroso ao nível da equipa principal de futebol. Desastroso. Mas é admirável ao nível da criação e gestão da equipa B. Porque existe este abismo? Quem souber responder tem a minha mais profunda admiração.

Falares da criação de algo que os clubes mais importantes da primeira divisão fizeram praticamente todos como sendo algo fantástico… :o

Continua fraquinho o argumento. Vá, consegues fazer melhor do que isso.

E sobre a tua pergunta, já te respondi:

• Níveis de exigência completamente diferentes.
  • Importação do modelo formativo (algo que apenas um candidato defendeu durante as eleições como estratégia para a equipa A).
  • A função dos júniores não é ganhar e isso equivale a que não haja pressão caso a equipa fique no segundo lugar ou abaixo (algo que tem acontecido amiúde, ao contrário do que queres fazer passar).

E o que já te disseram sobre isto também é verdade. Como podes citar algo como admirável e digno de louvor perante 10 jogos?

Se queres ter alguma credibilidade por aqui, aconselhava-te a teres mais cuidado com o conteúdo. É que a malta que lê isto não é estúpida e acaba por ver, mais do que semântica e léxico, desonestidade intelectual.

Grato pelo conselho.

Já percebi que aqui ou dizes “morre, Godinho” ou estás morto. É lamentável.

Não foi nada disso que eu defendi. Lancei apenas uma questão muito simples (a que ninguém respondeu): porque é que tantas equipas do Sporting funcionam bem e ganham títulos - e a equipa principal de futebol está no estado em que está? A direcção é a mesma. E se é responsável pelo péssimo também é responsável pelo bom. Isto é lógica pura. E um sportinguista que observe e reflicta o clube - e não se limite a atirar calhaus para cima da direcção - deve concentrar-se no entendimento desta dualidade. Isto sim é pensar o Sporting. O resto são as coisas do costume: “Godinho, vai prá rua”, “Godinho, vai-te encher de moscas” - e expressões altamente construtivas como essa. Para isso não contam comigo. Não há pachorra.

Saudações leoninas.

Persistes na mentira. Os júniores ganharam os mesmos campeonatos que os séniores nos últimos 15 anos, portanto o teu argumento não tem cabimento nenhum.

Ai tantas equipas ganham títulos e a direcção é a mesma… Que equipas foram essas já agora, só pra ter uma noção do “tanto”…

:offtopic:

Não vim fazer nenhum comentário sobre este tópico, só queria dizer, pelo que não deixa de ser curioso, que até agora, sem contar com o 20ensinar, os únicos que até agora tiveram a comentar foram os Admins e os Mods. Achei engraçado porque nunca tinha visto tanto comentário junto só de Admins e Mods ;D

Fim do :offtopic:

20ensinar:

Já vários foristas o referiram, mas sublinho aqui algumas ideias base do que penso sobre o assunto, que reponderás ou não.

1. A equipa B é constituida por um grupo de jogadores de um clube há muitos anos reconhecido pela qualidade da sua formação. Sim ou não?

2. Este conjunto de jogadores da B faz parte de uma geração com uma qualidade muito acima da média, quer de gerações anteriores, quer das que veem a caminho. Penso que isto é consensual. Concordas?

A criação da equipa B, face à reorganização dos quadros competitivos e sendo que o porto, o benfica, o braga e outros também as têm, é por si, algo de meritório, em que sentido?

Como já e de certa forma está provado, não é pela qualidade dos treinadores chamados a liderar esta equipa, que está a base do sucesso.

Não é pelas condiçöes dadas, que até têm que ir jogar a Rio Maior.

Não é pela excelência de jogadores contratados por esta direcção.

Será sensato pensar que o que a equipa B fez até agora, é pelo “sim” às questões 1 e 2? Se não é, onde reside o mérito, então? Concretamente?

Outra questão. Quais são esses titulos a que te referes e em que medida é atribuivel o mérito a estes dirigentes?

Por ultimo. O porto tem a hegemonia do futebol português há anos e é a unica equipa portuguesa realmente competitiva internacionalmente, com 3 titulos europeus nos ultimos 10 anos. A sua equipa B está mal classificada. Como explicas isto? Direccao incompetente?

Subscrevo.

“Gangam style…uop…uop…eehhhh…sexy lady…”

O padrinho limpa os beiços…a açorda de marisco esta apetitosa… “Quem estará a ligar a esta hora?” questiona-se com ar enfadado.

“Korean na ne no…ooooohhh sexy lady…”

“Esta sim?” diz o padrinho enquanto suga com prazer uma cabeça de camarão.

Do outro lado uma voz excitada, em tom orgástico exclama: “Consegui padrinho, mais uma vez consegui!!!”

" Oh sobrinho, acalma-te lá e diz ao padrinho o que aconteceu" - o camarão esta a dar luta.

“Oh padrinho, lá escrevi mais uma historieta no fórum dos talibans e deixei aquilo em polvorosa. Padrinho, isto e’ como limpar o rabinho a bebes” - a respiração ofegante revela um estado mental pôs masturbatório.

"E bem sobrinho, tens de continuar a desconversar nesse antro de nerds e copinhos de leite. Qual foi a historieta desta vez? - mais uma dose de açorda a caminho.

"Padrinho, foi de génio: comparar a prestação da equipa A com a equipa B. A perfeita manobra de diversão!!! - o auscultador repleto de perdigotos.

“Ah grande sobrinho…cough…cough” - um som engasgado interrompe a conversa…tosse…respiração pesada…- “Oh filho, quase que sufocava com um pedaço de broa! És um génio, mais dia menos dia estas a efectivo no clube. Mais algumas piruetas como esta e deixas os recibos verdes!”

“Estou a dar o meu melhor padrinho! Mais umas cronicazitas a abordar a lógica da batata e uns pozinhos de vitimização e o serviço fica completo . Esta cabecinha não para, são muitas horas a ver o programa do Diogo Infante!”

“E bem sobrinho, e’ bem. Agora deixa-me acabar de jantar e depois faço-te uma visita”.

Limpa a gordura do queixo. Palita os dentes e sorri. “Oh Sr. empregado, tome lá o visa do clube e traga-me um whiskey de reserva. Hoje apetece-me celebrar”

Tentemos identificar as causas de sucesso da equipa B, e analisemos quais se podem ou não dever à direcção actual.

A influência que esta direcção teve na equipa B resume-se à escolha dos treinadores Sá Pinto (que treinou dez destes jogadores nos Juniores), Oceano e Dominguez, e também às contratações. As contratações que causaram algum impacto na equipa B foram Diego Rubio (9 jogos, 5 golos e 2 assistências), Santiagos Arias (7 jogos, entretanto recuperado para a equipa A) e Gaël Etock (5 jogos e 2 golos).

Recapitulando:

Treinadores
Contratações (Diego Rubio, Santiago Arias e Gaël Etock)

As causas extra-direcção a que se pode dever o sucesso da equipa B são, o sistema implementado, o mesmo em que os jogadores formados por nós jogaram durante todos os anos que estiveram na Academia e a qualidade dos jogadores potenciada por todos os treinadores que encontraram ao longo da sua formação.

Recapitulando:

Sistema da Academia Sporting
Qualidades intrínsecas dos jogadores vindos da formação (mérito dos olheiros que os encontraram)
Potenciação dessas qualidades por parte dos treinadores da formação

20Ensinar, diga de sua justiça sobre quais destas acha que foram as causas mais determinantes para o sucesso da equipa.

:arrow:

:clap: :clap: :clap:

“Tás-ta cagar com style!”

:clap: :clap: :rotfl:

:arrow:

A não esquecer também que muitos deles já se conheciam e se tinham cruzado por isso sabem como jogar em colectivo, coisa que na equipa A …

E então?

Mesmo que esta direcção tenha tomado a atitude correcta na criação e no planeamento desta equipa B isso faz dela boa na sua globalidade?

Olha, dou-te outra. A renovação com o Rui Patrício foi outra boa decisão. Pode-se dizer que todas a suas decisões foram boas? Não.

A direcção é avaliada e julgada na globalidade das suas acções e, globalmente, é má. Muito má. Nem sequer encontro necessidade de te explicar o porquê pois penso que consegues fazer esse exercício e chegar a essa conclusão.

As tomadas de decisão no contexto que envolve a equipa A, que é bastante especifico, são horríveis. E é essa a diferença.

Na sua globalidade, estão a matar o nosso Sporting.

Portanto, parabéns pela equipa B estar a correr bem, mas a porta continua aberta à espera da sua saída.

Se isso da equipa B é o melhor que nos têm para mostrar, adeuzinho.

Eu também tenho uma.

Million Dollar Question:

O que faz o forista 20Ensinar neste espaço, depois de se ter despedido de todos de forma tão dramática?

Boas perguntas Lion, são a resposta perfeita.

Então caro @20Ensinar esperava algo mais sábio vindo de um ilustre cronista de um jornal desportivo :whistle:

Então agora atribui-se méritos a uma direcção porque criou oficialmente um projecto que vinha a ser pedido à federação Portuguesa de Futebol à anos de forma a que os clubes Portugueses pudessem aproveitar melhor os jogadores oriundos das suas escolas (e assim também ajudar mais as selecções Nacionais)?

Certamente saberá o porquê das equipas B´s terem sido reactivadas e sido aprovado pela FPF a sua inclusão na 2ª divisão, certo?

Com toda a certeza também sabe que um dos dois objectivos primordiais da equipa B são ajudar os jovens oriundos da formação a transitar para o futebol Sénior sem grandes pressões para que mais tarde sejam mais valias na equipa Principal, correcto?

Logicamente também está a par que o segundo objectivo da equipa B é reduzir os custos do futebol profissional do Sporting Clube de Portugal, certamente sabe isso claro.

Tendo em conta os 2 últimos pontos que coloquei que são nada mais nada menos do que a essência e os objectivos da equipa B, poderá então fazer a gentileza de dizer-me onde está a tal PERFEIÇÃO e o mérito da actual direcção tendo em conta que:

a) Da equipa B ainda não saiu NENHUM jogador que seja titular na equipa principal;
B) Os custos com o futebol profissional dispararam drasticamente.

Gostaria que desta vez me respondesse de forma séria e honesta se tal não fôr um grande incómodo, claro.

Cumprimentos :great: