The Day after

Acabou e fechou o mercado. Não haverá mais entradas embora saídas ainda se possam vir a consumar dado o facto de alguns mercados como por ex. o brasileiro fecharem só daqui a um mês o que apenas deixa em aberto situações de emagrecimento do plantel.

O que acharam do dia de ontem à nível de enfortelecer o plantel com o Objectivo do Campeonato e uma boa campanha na LE?

Será que certas movimentações foram mesmo um tiro no pé? Ou será que apenas se emagreceu o plantel também para dar uma chance a alguns que não calçava tipo tanaka e a outros para ganharem um bom contrato e experimentarem algo novo na carreira tipo montero?

Eu ontem não esperava muita coisa. Confesso que do tanaka já estaria a espera e fico contente por voltar ao Japão. O rapaz merece ser feliz é deu nos em Braga na época passada um cheirinho do que seria capaz.

Já o Montero eu fiquei um bocado triste mas feliz por saber que ganhamos bom dinheiro com ele.

5 milhões + 20% + Barcos penso que é um bom negocio. A única coisa que me.deixa apreensado e o timing. Saíram 2 Avançados e entra 1. Se na minha opinião já tínhamos um banco curto ainda mais o ficou mas, o JJ e que sabe. Ele é que treina e por algum motivo se rompeu com o Hamburgo no caso Mane.

Em relação ao Coates acho que vai ser um Upgrade a nível defensivo. Não consigo confiar no Ewerthon ou melhor na condição física dele.

Marvin para mim merece o benefício da dúvida. Gostei dele contra a académica mais a nível ofensivo que defensivo mas ainda falta um pouco de entrosamento com os colegas. Mais jogos e mais confianca.

Por último o Pirata que eu não conhecia mas quanto mais via dele mais entusiasmado fico. Fui falar com um amigo meu que vive no Brasil adepto do Palmeiras e ele só falou bem nele. E inclusivamente disse que era ídolo do filho e que fazia falta para o ‘time’ deles mas que fica contente por chegar a um clube verdao. Eu fui vendo vídeos, vi os números e li artigos sobre ele para além de alguns testemunhos aqui no fórum e para mim vai ser uma bomba.

A entrevista de ontem dele já com a camisola do SPORTING deu me confiança. Acho que vai encaixar na perfeição na equipa.

Eu tenho confiança nesta equipa e equipa técnica e estrutura e penso que nos movemos bem.tendo em conta a situação financeira e desportiva.

Avaliando da seguinte maneira que vos convido também a deixar no final das vossas análises com o máximo de 5 " :mais: " eu vou dar a minha:

Movimentações no Mercado: :mais: :mais: :mais: :mais: :menos:

(O :menos: deve se ao facto de eu achar que era preciso mais 1 avançado a meu ver mas eu sou eu não treino nem tenho as ideias do JJ)

Chances do título antes: :mais: :mais: :mais: :mais: :menos:

(O :menos: deve se aos :cartao:)

Chances do título agora: :mais: :mais: :mais: :mais: :mais:

Porque de mais um :mais: ? Porque nos reforçamos e não saiu nenhum dos intocáveis que para mim são pilares da equipa. Porque todos perceberam que a partir de agora os bois do apito vão se sentir apertados e porque a minha esperança e fé cresce de dia para dia.

[b]Vamos Leões com os nossos barcos para chegarmos a bom porto e vencer contra tudo e contra todos. Eu acredito em vocês.

RUMO AO TÍTULO! [/b]

Vejo mt drama.

Reforçamos com 2 centrais que dadas as lesões constantes de Ewerton e má fase de PO era importante.
Reforçamos as laterais defensivas que bem precisavamos.
Reforçamos com 1 médio polivalente.
Trocamos 1 avançado que caso Slimani se lesiona se e o tivesse de substituir obrigaria a equipa a mudar o jogo todo pois é bastante diferente por 1 avançado que é um real substituto de Slimani.

Perdemos Tanaka que não contava para o totobola.
Ganhamos Mané que esteve boa parte da época lesionado até agora.
E ainda temos Teo enquanto jogou marcava.

Fizemos 35 jogos até agora.
Faltam 16 apenas (sim na uefa só considero 2)

Ou seja no ataque perdemos Montero por Barcos
Tanaka por Mané

Estou satisfeito e confiante.
Siga ruma ao titulo.

:victory:

Deus te ouça.

Vai ser (mais) complicado.

Pois vai , faltam 14 roubos .

Não acho positivo que nos foquemos em fatores externos, acho mais importante estar focado no que podemos fazer e não no que não controlamos, porque não controlamos.
Se começamos já com desculpas, já estamos a atirar a toalha…

Desculpas? nenhumas .

Simplesmente vejo esse como o nosso maior adversário .

Vejo a equipa confiante e preparada para tudo , incluindo esses roubos mas vai ser sofrido , não tenho duvidas .

Porra, até que enfim, alguém que vê as coisas como elas são!

Tanaka não contava absolutamente para nada. Poupou-se no vencimento.

Trocou-se Montero por Barcos e ainda recebemos 5M.

Para titulares temos Slimani e Ruiz. Barcos será o suplente.

Caso Teo se lembre de jogar à bola ainda pode ser uma boa surpresa nesta recta final de campeonato.

Até final da época Slimani vai ficar pelo menos dois jogos de fora, o do sumarissimo (que não acredito seja + do que um jogo) e de acumulação de amarelos (está à bica). Temos de gerir esta situação da melhor forma possivel.

O grande perigo é Barcos não se adaptar e/ou Teo continuar como nos ultimos dois meses.

Vamos aguardar e ter esperança.

No deve e no haver acho que ficámos mais fortes!
Montero não tinha as características para substituir Slimani como o jogador mais avançado da equipa, e para o lugar de 2º avançado as opçoes são várias (Ruiz, Teo, Mané, JM, etc). Barcos, pelo menos fisicamente parece ter…
O resto das movimentações são mais ou menos pacificas e algumas até motivos para festejos :slight_smile: Labyad, Viola, Salomão, Cisse …

Falta resolver a situação de Teo… e ainda tenho esperança que se recupere o jogador e o veja marcar mais uns golos decisivos pelo Sporting.

Infelizmente não conseguimos contratar nenhum destes:

João Capela, Fábio Veríssimo, André Moreira, Luís Godinho, Nuno Almeida, Bruno Paixão, Artur Soares Dias, Tiago Antunes, Cosme Machado, Manuel Mota, Sérgio Piscarreta, Hugo Miguel, Carlos Xistra, Pedro Campos, Luís Ferreira, Bruno Esteves, Hélder Lamas, Rui Costa, Manuel Oliveira, Tiago Martins

Estão comprometidos com outros. Têm contratos de longa-duração, cláusulas elevadíssimas.

A minha lista de contratações ainda incluía

1- http://www.fpf.pt/pt-pt/Institucional/Sobre-FPF/Orgaos-Sociais/Conselho-de-Arbitragem

2- http://www.fpf.pt/pt-pt/Institucional/Sobre-FPF/Orgaos-Sociais/Conselho-de-Disciplina

3- http://www.fpf.pt/Institucional/Sobre-FPF/Orgaos-Sociais/Conselho-de-Justica

4- Depois googlava quadro de observadores 2015/2016

5- Depois googlava quadro de delegados

6- Finalmente.
Pesquisava por restaurantes e casas de diversão.
Negociava packs de 5 vouchers para cada bacano. Jogos em casa e jogos fora.

Talvez assim não nos vergassem nos bastidores.
Talvez assim nos deixassem jogar à bola.

No final verificávamos todos, adeptos e público em geral, quem é melhor.

Também não vejo grande drama, partindo do pressuposto que:

• Se faça a reintegração de Teo, e este se comprometa no plano desportivo com o clube.
  • Que JJ consiga o backup de Montero entre os elementos do plantel. E aqui, na minha óptica, todos se têm esquecido de Matheus Pereira, que pode, perfeitamente, funcionar como SA, e com bastante qualidade. Brian Ruiz é, actualmente, titular absoluto. Teo, como falei atrás, é opção. E Mané, e até Bruno César. Portanto, não deixo de dormir pela ausência do avioncito.
  • Que João Pereira mantenha o ascendente de forma :pray:
  • Que Barcos seja, efectivamente, um substituto à altura de Slimani, no caso da ausência deste.
  • Que Coates se apresente em boas condições

Claro que existem aqui alguns ses, que a abordagem de mercado revelou algumas das nossas fragilidades, financeiras e negociais, que o plantel ainda tem alguns desiquilibrios, não sendo, porém, disfuncional, me leva a crer que pelo somatório das movimentações, até por comparação com os nossos adversários, não leva, obrigatóriamente, à fragilização do plantel às ordens de JJ:
Depois? Bom, depois é acreditar que JJ consiga fazer o melhor possível com o que tem disponível, com maior ou menor sofrimento. Temos tido um rendimento muito acima da média, estamos no topo da classificação, perdemos pontos em somente 4 jogos, e não antevejo, excluindo situações que nos ultrapassem, motivos para não manter este ritmo e regularidade.
Sim, vai ser uma recta final duríssima, em que os jogadores terão que se superar, mas isso é trabalho para o treinador e restante staff. Depois do que se passou no sábado, julgo e acredito que a corporação vestida de negro baixe a guarda durante uns tempos. A repetição da vergonha reiterada nos relvados, seria a manifestação inequivoca do proteccionismo dado a um só clube. Vitor Pereira sabe disso, e terá que agora resguardar-se para não ser carta fora do baralho.
Temos, pois, que ganhar embalagem e tentar manter e ampliar a vantagem pontual, dado que a ponta final será um verdadeiro inferno, com idas a Braga e Porto, que podem comprometer o ambicionado título.

Obrigado! Este tópico é um autêntico tónico quando comparado com o cinzentismo exacerbado patente no resto do fórum.

Ok, este mercado foi perfeito.
Conseguimos contratar uma promessa da China com 31 anos parado à três meses para um lugar que pode estar vazio daqui a um par de semanas, com a alternativa que estev um mês e meio na praia, perfeito, sem dúvida.

Os meus 50 cêntimos:

Em Agosto tínhamos:

AVANÇADOS: 1) Slimani; 2) Teo; 3) Montero; 4) Tanaka

ALAS: 1) Ruiz; 2) Carrillo; 3) Mané; 4) Gelson

[hr]

Em Janeiro ficamos com:

AVANÇADOS: 1) Slimani; 2) Ruiz; 3) Teo; 4) Barcos

ALAS: 1) JME; 2) Bruno Cesar; 3) Mané; 4) Gelson; 5) Matheus

[hr]

Tínhamos 4 opções na frente em Agosto. Em Janeiro mantivemos 4 opções, e a meu ver acrescentamos qualidade.

Nas alas, acrescentamos qualidade.

Boas as contratações de B.César, Marvin, Coates e Semedo. Barcos, logo se verá… mas vem para substituir Tanaka.

As minhas “criticas”:

Schellotto - Um tiro ao lado e completamente desnecessário.

6 Centrais - Oliveira, Naldo, Ewerton, Tobias, Coates e Semedo. Muita quantidade para esta altura da época, em que só estamos a disputar Liga e Liga Europa.

Fechou o mercado e depois de ao início eu próprio ter achado que tínhamos ficado mais fracos, agora percebo melhor o porquê da contratação de um ponta de lança e da venda de dois avançados.
É simples: olhando para o plantel que jogou a primeira volta, não havia ninguém com as mesmas características de Slimani e capaz de substituí-lo de forma directa (Montero, Teo e Tanaka não são pontas de lança puros e nem têm a estrutura física que JJ pretendia).
Tanaka não jogava (até mesmo na Taça da Liga teve poucos minutos) e para entrar um ponta de lança teria de sair ou Teo ou Montero (concerteza JJ preferiu manter o Teo e convencê-lo a mudar de mentalidade e a não sair, sendo que ao mesmo tempo surgiu esta boa oportunidade de ganhar 5M€ por 80% do passe + Hernán Barcos).
E quando muitos aqui dizem que não temos opções suficientes não concordo… se bem que uma venda do Teo e um castigo do Slimani ao mesmo tempo poderiam tornar as coisas muito difíceis.

Mas vejamos:

GR: Rui Patrício, Azbe Jug, Pedro Silva (B)
DE: Jefferson, Marvin Zeegelaar, (Ricardo Esgaio)
DC: Paulo Oliveira, Naldo, Ewerton, Sebastián Coates, Rúben Semedo, Tobias Figueiredo, Domingos Duarte (B)
DD: João Pereira, Ricardo Esgaio, Ezequiel Schelotto
MD: William Carvalho, Rúben Semedo, Bruno Paulista, (Aquilani), (Adrien), Zezinho (B), Bubacar Djaló (B)
MC: Adrien, Aquilani, André Martins, (João Mário), (Francisco Geraldes)
MO/EXT: João Mário, Bruno César, Gelson Martins, Matheus Pereira, Carlos Mané, (Bryan Ruiz), (André Martins), (Marvin Zeegelaar), (Ezequiel Schelotto), Daniel Podence (B), Filipe Chaby (B), Ousmane Dramé (B), Francisco Geraldes (B), Ryan Gauld (B)
SA: Bryan Ruiz, Teo Gutiérrez, (Carlos Mané), Cristian Ponde (B)
PL: Slimani, Hernán Barcos, Betinho (B)

Posto isto desta maneira parecem-vos poucas soluções? Não me parece. Claro que muitas delas nunca seriam as soluções ideais e daí ter posto os nomes entre parênteses porque vários jogadores apesar de poderem desempenhar diversas posições obviamente rendem menos :great:

Hehehehe, o ano passado era o tratamento ao macaquito que te indignava, este ano é o mercado de dezembro, és mesmo um rapaz dificil de contentar!

Ha quantos anos o Sporting nao mostrava esta pujança, esta força, esta qualidade? Ha quantos anos nao estavas a lutar pelo titulo depois do natal? Ha quantos anos nao seguias lider isolado do campeonato? Ha quantos anos a uniao entre clube adeptos e atletas nao atingia este nivel de cumplicidade? Ha quantos anos nao rias e choravas com o Sporting como este ano? Curte o caminho para melhor saboreares o resultado, deixa as criticas para os nossos inimigos que são muitos.
O mercado foi o que podia ser, nem bom nem mau! Sabiamos que sem entrada na champions não podiamos fazer milagres neste mercato, nada de novo :inde:

[member=16531]Gtony
Se tiveres em conta que Tobias esta out ate final da epoca provavelmente, e que Ewerton está com problemas fisicos, ficamos só com 4 centrais fiáveis (Semedo vem para suplir paulista no meu entender). Não me parece exagerado, tendo em conta que Coates ainda terá de se adaptar ao modelo de jogo (+/- um mês?) e que ainda no domingo naldo saiu com problemas fisicos/lesão.

Nem perfeito, nem suficientemente mau para o histerismo que por aí paira. Continuem a sonhar com “trutas” e a passar dias a discutir “insides”.

É isto mesmo! As pessoas esquecem-se que “ganhámos” Ruiz como avançado com a chegada de Bruno César.
Quanto aos centrais, Semedo tem a seu favor a polivalência. De certeza que o iremos ver a entrar para trinco até ao final do campeonato. E Tobias dificilmente conta. Com a intermitência de Ewerton, ficamos com 4 centrais e meio vá.