Teorias da Conspiração... Ou não!

Como não me afecta a vida eu tento ao maximo explicar o que vejo com factos. A terra ser plana nao me afectas, mas não há 1 único facto que o sustente. Isto a não ser que consideres uma das teorias que diz que o universo apresenta informação num plano tridimensional apesar de ser um plano bidimensional.

Muitas pessoas sentem necessidade de explicar o desconhecido com Deus ou uma teoria fácil, and that’s ok. O que não está correcto é eu, dentro dos conhecimentos adquiridos na minha área profissional, tentar explicar erros de feed numa transmissão da ISS e levar com bocas de uma pessoa que não sabe que uma stream tem 2 canais, um de video e 1 de audio.

Sinto-me perfeitamente à vontade em dizer que nao compreendo certas coisas nos videos de exploração espacial, como o fiz, mas o grande problema é que esses youtubers e flat earth theorists não sabem do que falam e há quem coma isso, especialmente no que concerne a técnicas de produção de vídeo.

Eu não sei que um vídeo tem um canal de som (áudio)? :inde: :lol:

Vocês são engraçados…

A fórmula para definir a curvatura da terra está descrita aqui, páginas 8-10.
https://www.theflatearthsociety.org/library/books/Earth%20Not%20a%20Globe%20(Samuel%20Rowbothan).pdf

Entretanto, neste tópico, já ficámos a saber que:

• o astronauta da NASA Don Pettit já assumiu que é impraticável nos dias de hoje ir à Lua, existem inúmeras dificuldades, constrangimentos logísticos, problemas mecânicos e físicos.

• a física quântica actual diz que um electrão, ou uma partícula menor, não pode ser localizada e comprovada com exactidão, pode estar aqui e de repente estar além, como que “teleportando-se”. Não obedece às leis clássicas da Física (portanto ficámos a saber que não há só uma Física, há várias, dependendo do nível da realidade que observamos).

Então, o teu «problema», não é o senso, mas sim o «acreditar em tudo o que me disseram». Se achas que não faz muito sentido o Homem não ter ido à lua, vai ler e vai-te documentar primeiro e volta cá depois. As evidências e os factos, não se compadecem com «acho que» ou «não faz muito sentido».

Vai ler, vai… vai aprender. :lol:

Sabias que a Space X não é totalmente independente? Tenta lá adivinhar quem está por trás da Space X…

Ah! E já agora, começa a contar o tempo até os tais foguetões da Space X irem para o espaço exterior. Estou a falar do «espaço exterior» e não andar aqui a brincar em baixa altitude… :lol:

A mim parece-me claramente que o xenomorfo ocultista que deriva das várias sociedades secretas que insistem na comunicação televisiva espiritual é o responsável por todas as teosóficas aztecas que influenciaram os nazis.

[member=64]SCP Always não leves a mal, mas quando dizes algo como:

“E muita ATENÇÃO, porque até os próprios físicos, na sua maioria, dizem desconhecer esta equação, mas parece que ela é mesmo oficial.”

… está demonstrado que não te devo levar a sério.

As equações não são “oficiais” ou “não oficiais”, são deduzidas. Ora a equação que tu falas - eu pensei que tu a compreendesses porque tinhas estudado Física, mas já estou a perceber que não é o caso - é deduzida de simples princípios de trigonometria. “Maioria diz físicos dizem desconhecer a equação”? Um disparate e uma arrogância dizer isso. Basta ir à Wikipedia que está lá uma página a explicar a fórmula. Aliás, qualquer pessoa com matemática do 12º ano consegue a deduzir. Com uma simples pesquisa no Google encontro “n” opensource tools que até fazem as contas por ti, como por exemplo esta que faz um bom trabalho a ilustrar visualmente o que está por trás dessa fórmula.

A ciência actualmente não é aquilo que as pessoas pensam, pois está extremamente politizada.

Típica frase de alguém que não é de Ciências…

É o animal de estimação do [member=121]Paracelsus , por isso é que ele não voltou aqui desde que o mencionei. :mrgreen:

O mais engraçado é ver os cientistas serem mais papistas que o papa na defesa de teses científicas que os próprios autores eram cautelosos o suficiente para admitir e assumir as suas lacunas. Como fizeram Einstein, ou Darwin.

Mas para os acólitos do cientismo e dos profetas Einstein e Darwin, as suas teorias são a verdade absoluta, infalíveis, omnipotentes, omnipresentes e perfeitas? Falhas? Isso é na crosta terrestre, e na fossa das Marianas… :lol:

Se alguém lhes disser que o próprio Darwin assumiu que não poderia ser mensurável a transformação de uma sub-espécie numa nova espécie, isso não interessa para nada, afinal nós viemos dos hominídeos (mesmo que Lloyd Pye mostre até que ponto isso é muito improvável, ver a apresentação "Everything you know is wrong, do mesmo autor).

Se a Terra for plana.

Da vez de ser redonda , como seria?

Um rectângulo ?

E isso implicaria que a Lua estivesse fixa.

Se planetas , estrelas , luas é tudo redondo , porque a Terra seria a excepção ?

Escolho acreditar no que me dizem se acho que é o que faz mais sentido tendo em conta o meu conhecimento da materia.
Estive a ver e também encontras videos no youtube a mostrar barcos a desaparecerem, claramente de baixo para cima no horizonte. Falo em “acho que” e coisas do género porque não tenho conhecimento da matéria para falar em certezas. Já tu falas em certezas com base em informação/videos que há para todos os gostos. Se já estás biased para não acreditares que houve aterregens na lua ou que mentem em relação ao globo terrestre vais dar primazia à informação que corrobora o que já pensas.

Pois essa tua última frase em que pôes em questão empresas privadas acho que resume um bocado as coisas. Para alguma coisa do que dizem poder ser verdade tinha de haver mesmo mega conspiração global. Algo que me parece impraticável.

Portanto, há algo que tu não entendes, mas como acreditas, nisso, limitas a dizer que… não percebes. Já do que não acreditas e não percebes, dizes ser… charlatanice 100% garantida, até porque eles nem sequer sabem do que falam. Hmmm!!.. Muito interessante.

Tal como eu já referi, não sou terraplanista e ainda acredito na Terra esférica, mas também não ando aqui a comer gelados com a testa - essa não é a minha especialidade. Gosto de ver os argumentos de um lado e do outro. Por acaso, até é precisamente o contrário daquilo que dizes - quem defende a Terra esférica, tem muitíssimo mais a perder (e não é nada pouco) e em tese, terá mais que mentir e dissimular para esconder uma potencial mentira. A menos que tenhas uma qualquer teoria (que eu respeito), como por exemplo, que os terraplanistas querem é ter propaganda, ser conhecidos, dar nas vistas e vender «rabeçados», t-shirts e por aí fora…

Ah! E podes comprovar todos os vôos à vontade - eu já o fiz. ELES EXISTIRAM MESMO. :wink:

Pois é, eu e o paracelsus geralmente concordamos em tudo.

Adoro como tu tentas transformar estas coisas em vitórias “argumentativas”.

• Já ficou mais que estabelecido que o Don Pettit assumiu que é impraticável a NASA ir à Lua nos dias de hoje - e o impedimento é simples: as ferramentas necessárias (foguetões tão potentes como o Saturn V, plataformas de lançamento, etc.) não estão construídas e são caras. Tudo o resto é invenção tua, que ainda não conseguiste provar.

• Que a teoria quântica diz isso toda a gente minimamente informada sabe, e não vi aqui ninguém a dizer o contrário. E essa teoria quântica já tem quase 100 anos de existência. Os conhecimentos humanos sobre o Universo (na física e em todas as outras áreas) tem evoluído, e ainda bem. O que é que isso tem haver com ocultismos ou pseudociência?

Portanto, representar a terra plana é a mais simples de todas as tarefas, sem implicar grandes distorções do mundo que conhecemos. Sugiro aos curiosos que estudem porque é que as linhas aéreas não podem sobrevoar os pólos, mesmo que isso implique reduzir distâncias num suposto globo terrestre, e porque os voos entre Santiago do Chile e a Austrália têm de passar pela América do Norte antes de voltarem ao hemisfério Sul, ou um voo entre o sub-continente Indiano e África meridional tenha de passar pelo médio oriente e lá fazer escala de reabastecimento. Tudo rotas que num globo terrestre não fazem qualquer sentido. Todas estas anomalias são facilmente compreendidas se virmos a rota dos voos num mapa de projecção equidistante azimutal, porque aí as rotas transformam-se, como que por magia, em triangulações racionais e não têm nada de excêntricas. Vejam no mapa que coloquei acima os pontos que vos disse e imaginem os vôos entre esses pontos para compreenderem melhor o que acabei de dizer.

Sugiro também que perguntem a um piloto de aviação se tem de estar sempre a baixar o nariz do avião para não entrar em órbita, é que para voar a uma altitude constante, terá de estar sempre a ajustar a direcção, uma vez que se a terra é redonda, voar a direito implica aumentar a altitude. Um avião teria então de estar quase constantemente a corrigir a altitude alcançada, de modo a não subir demais.

Já agora, quando viajarem de avião, olhem pela janela e vejam se têm o horizonte ao nível dos vossos olhos, e se conseguem ver toda a extensão de terra até ele. As leis ópticas da perspectiva dizem que se a linha do horizonte estiver ao nível dos vossos olhos, é porque a sua extensão se estende para lá da mesma, continuamente.

Sugiro também que tentem saber porque os vôos no pacífico sul fazem com que o posicionamento dos aviões seja desligado, como que fazendo vista grossa de todas as regras de segurança passiva da aviação comercial, que obrigam os aviões a estar geo-referenciados. É que depois haveria surpresas e o GPS era capaz de parecer que estava louco.

Na engenharia, conhecem algum engenheiro que planeie pontes ou caminhos de ferro que tenham de ter em conta a curvatura da terra? Não, porque não têm. Não existe nenhuma ponte nem nenhuma linha de caminho de ferro, por mais extensas que sejam, que tenham em conta nos seus cálculos o rácio de curvatura da superfície do planeta, simplesmente é desprezado porque é irrelevante.

Há vários modelos de terra plana, uma das correntes diz que os astros não são corpos sólidos, mas sim luminárias que emitem luz e estão situadas na abóbada celeste (bonita palavra, abóbada, não confundir com abóbora).

[member=64]SCP Always , para quem diz que não é terraplanista não fazes muito esforço em não parecer. Dizes que acreditas no globo mas depois só argumentas em favor da terra plana eheheh

Há pois é, não comes gelados com a testa :mrgreen:

Meu caro, tudo aquilo de que me «acusas» é seguido por ti à risca, portanto…

Aquilo que nos «faz sentido», é aquilo que sempre nos disseram e aquilo em que sempre acreditámos e não aquilo que pode ser cientificamente verdade. Se fores dar uma informação (por muito científica verdadeira que seja) a uma pessoa qualquer que toda a vida sempre pensou o contrário, ela vai logo reagir assim: «O quê!!!.. Mas tu estás doidinho da cabeça??.. Vai-te mas é curar». Portanto, a reacção dela não é baseada no conhecimento científico, mas sim numa ideia que lhe foi empurrada cabeça a dentro ao longo de muitos anos. Tu estás a dar-lhe a verdade baseada em factos, mas os factos para ela, são conversa para boi dormir, porque o que tem validade, é a mentira com que viveu toda a vida - a isso, chama-se dissonância cognitiva.

Eu vou dar-te um exemplo de dissonância cognitiva:

Eu disse-te que a Space X não é uma empresa totalmente independente e que tem ligações a NASA e esse é um facto. Utilizam as mesmas instalações, têm programas conjuntos, etc. Mas como tu não aceitas a realidade e preferes acreditar nas viagens espaciais, mesmo que experts na matéria digam que isso é impossível ainda nos dias de hoje, «achas» que o que eu te disse é mentira:

Argumentos a favor da Terra plana:

• A famosa equação
  • As aterragens de emergência
  • Inexistência de uma foto da Terra ou de satélites, que não sejam CGI

Argumentos a favor do Globo:

• Estrela Polar vista apenas no hemisfério norte
  • Constelações no hemisfério norte, diferentes das do hemisfério sul
  • Rotação das estrelas no hemisfério norte, contrária à rotação no hemisfério sul

Quando queremos saber algo, perguntamos e não fazemos insinuações à «chico-esperto».

Cresce e aparece… :arrow:

Desculpa lá, mas no meio de tanto disparate, no meio de tanta gente sem mínima noção do que diz, tu és o rei deles todos.
Que haja quem acredite que a terra é plana, é-me indiferente. Não tem relevância.
Mas dizer que o holocausto é uma fraude é perigoso. É brincar com o sofrimento de milhões de pessoas. É ignorar uma das realidades mais cruéis da nossa história como humanos.
Mete os vídeos que quiseres, faz e diz o que quiseres, mas no momento em que entras num campo de concentração e a realidade te bate no cérebro, por muito acéfalo que sejas, é impossível negar que aquilo existiu.
Há demasiadas provas. É tão evidente que nem os próprios responsáveis pelo massacre conseguem negar o que aconteceu, e há milhares de testemunhos de todas as partes.
Eu não sei a quem é que interessa tentar espalhar essa “teoria”, mas bons fins não tem de certeza.

Haja limite para a estupidez. Brinquem às teorias do espaço e das áreas51, mas deixem as coisas sérias de lado.

As aterrangens de emergência provam que a terra a plana? Wut?

Não precisas das aterragens de emergência, porque os próprios voos comerciais e as suas rotas servem. :great:

Quando para ir de Santiago do Chile à Oceania (Austrália, Nova Zelândia), tens de fazer escala alguras na costa oeste americana, tenta visualizar isso no globo terrestre e depois no mapa que coloquei atrás e que está no símbolo da ONU.

Depois vais perceber porque o voo faz escala na América do Norte, no entanto é um voo com origem e destino do hemisfério sul, e que no globo terrestre sobrevoaria todo o pacífico sul de uma ponta à outra. :great:

Essa teoria era muito interessante até terem lançado o voo directo entre Sydney e Santiago que demora pouco mais de 12 horas