Teorias da Conspiração... Ou não!

E que são?.. Apenas curiosidade.

Sinceramente, pensava que os médicos tinham uma postura séria quanto à prescrição de medicamentos, e à sua utilização. Mas isso foi quando era um miúdo, depois cresci. Agora sei que prescrever medicamentos dá dinheiro a ganhar, e não é pouco. É uma indústria gigantesca, com várias ramificações e vertentes. Mexe com a nossa biologia, com os nossos ecossistemas, com as cadeias alimentares. Gera poluição ambiental, executa experiências em cobaias, seres vivos. Nem vou entrar por outros campos, como os OGM, ou o lançamento de químicos na atmosfera, na água e no solo terrestres. E torna as pessoas dependente deles, muitas vezes. Para lucro de quem os vende.

Grato pela consideração, Sr. Doutor. :great:

Um território imenso (podia ser o início dos países multi-planetários), super bem localizado para o futuro (não há nenhum corpo celeste mais próximo da Terra - mega-estratégico assegurar este território) e que tem matérias primas para aproveitar.
Bolas… Estamos a falar de um novo mundo…
Segundo vi já em alguns programas penso que no canal história, não é um satélite tão pobre como se chegou a pensar.

Isto, para mim, era oportunidade tremenda se fosse REAL!
Com uma 1ªviagem em 1969, hoje, quase 50 anos depois, repetir a viagem deveria ser muito, mas mesmo muito mais barato.
Não investiu nisto por alguma razão…

Falta uma peça para este puzzle fazer sentido.
But hey…
Posso estar enganado e os decisores simplesmente não pensaram no futuro dos EUA…
Cagaram na cena e só pensaram no curto-prazo e no umbigo como fazem os incompetentes.
Mas não estou inclinado para aí…

Eu gostava de ir à lua. Pegava num jerrican com petroil, pedia para me deixarem ao pé do Rover Lunar (mostrava-lhes a foto da NASA com as coordenadas, para saberem onde é), enchia o depósito e lá ia eu fazer rali por entre aquelas crateras a fora… no fear!

Que matérias-primas são essas? E que futuro estratégico é esse que passaria pelo controlo da Lua (assim do género algo que não consiga ser feito recorrendo a satélites para os, vamos lá, 50 anos mais próximos)?

Território!
Aquilo porque há guerras há milénios…
E perto da Terra!
3,793 x 10 7 km² de território que é inevitável que um dia vá ser habitado.
É o futuro inevitável e até pode ser com terraformação.
Vái ser de alguém…
Não percebes isto?

Quanto às matérias primas de um satélite desprotegido que é constantemente agredido por meteoritos que trazem todo o tipo de metais raros, estamos conversados. Sobre isto podes pesquisar na internet.

Mas mesmo que não se soubesse sequer disto, era sempre de desconfiar que alguma coisa lá há. E há mesmo…

Se o país mais poderoso do mundo foi o primeiro a chegar lá, não o reclamou para si e não tomou ações para o assumir como seu, não é estranho?
E logo quem…

A bandeira está lá cravada, logo pertence-lhes (a bandeira)… parece que naquele dia fazia vento… :mrgreen:

Sim, está bem, vai ser de alguém. Sim, tem quase a área da Ásia, mas também não vejo os States com pressa em conquistar territorialmente a Antártida e também é muito território e mais facilmente acessível (pensando bem, se calhar fica mais barato e mais rápido conquistar a África que ir à Lua, não?)

Sim, metais raros… que são? E que são úteis para? E nas quantidades necessárias para?

[member=3466]Strikerr a teoria da conspiração da Indústria de Fármacos corromper Médicos e Farmácias de alto a baixo já tive eu a confirmação. Com uma médica amiga da minha mãe em minha casa a jantar a contar-nos o esquema.

Mas o [member=121]Paracelsus com sorte até é capaz de saber umas coisas… Olha lá Celsus os delegados de propaganda médica nunca te ofereceram umas férias com tudo pago para a Madeira/Brazil/Maldivas?

Quem falou na indústria farmacêutica não foi ele, fui eu, que segundo V.exa dou no cavalo… :clap:

É sempre a acertar na mouche. Mas quanto a isso estamos de acordo.

Não, farmacêuticas a comparticipar feria… perdão, “congressos” em locais exóticos (e menos exóticos) é mais em Portugal, por cá isso é proibido ha eternidades. E já foi mais à descarada há uns tempos atrás, agora tens por exemplo de dar omalizumab para tratar a alergia da unha do pé (não estou a gozar) e pimbas, ficas logo com a entrada e estadia paga no congresso europeu de alergologia. ;D

Investiram: daí terem começado o Space Shuttle Program logo a seguir ao Apollo Program, com o objectivo de tentar reduzir o custo das viagens espaciais. Por exemplo, o foguetão que levou o Apollo 11 à Lua, custou mais que o Empire State Building ajustado à inflação (mais de 700M$ no dinheiro de hoje). Isto para algo que só se podia usar uma vez. Então tentaram o Space Shuttle. Mas esse programa não teve muito sucesso, houve dois acidentes que todo o Mundo assistiu em directo na TV, e que resultaram na morte 14 astronautas no total. O programa acabou por ser “reformado” em 2011 - não foi assim há tanto tempo.

Entretanto as várias agências espaciais têm se focado noutras coisas, como o ISS e os satélites para explorar o resto do Sistema Solar.

Depois estás a ignorar questões políticas… Nomeadamente que os políticos americanos - em particular os republicanos que têm controlado o Congresso e o Senado nos últimos anos - não serem particulares adeptos de investimento público (a não ser na defesa). Ou que tentar colonizar a Lua (e há poucas razões para acreditar que o conseguiriam com sucesso) ia criar uma Guerra Mundial ou Espacial - a China ou a Rússia ou outros não iam ficar parados a assistir, etc. etc.

Opá… Francamente, que comparação.
Então tu achas que era normal os EUA invadirem um território no meio do mundo, com vários países mais perto e com muito mais direitos aquela área do que eles, sem esperar uma reação imediata defensiva?
A espiga que isso ia logo dar…
E olha que, mesmo assim, não é coisa que seja de descartar ainda haver lata para isso.
Está lá agora um gajo que ainda não se lembrou disso.
Manda-lhe um mail e sai um tweet público a agradecer-te a ideia no mesmo dia parece-me…

Já o caso da lua é diferente:
NO DEFENSE!
Sendo os primeiros a chegar a um território onde ainda ninguém tinha chegado, era pôr a bandeira, instalar uma basezinha defensiva e ir por ai fora sem reação militar nenhuma contra.

Cá na Terra ia haver uma reacções negativas decrescentes com o tempo e com a propaganda onde os EUA são verdadeiramente os maiores:
Rendam-se e juntem-se ao único país pluri-planetário do mundo! :lol:

https://fellowshipoftheminds.com/2015/04/30/are-the-crew-members-of-1986-space-shuttle-challenger-still-alive/

O problema é que quem manda e usa os neuronios já percebeu que não é só chegar lá, meter bandeirinha, instalar basezinha e já está. Se fosse assim tão fácil e útil já o teriam feito.

Pois mas isso na Suécia ainda é uma coisa a sério… :mrgreen:

Então olha, só para tu veres o nível de como isto anda em Portugal, essa médica contou me que chegou ao ponto de um delegado desses estar ao telefone com alguém dos laboratórios, desligar o telemóvel, virar-se para a médica e dizer-lhe isto:

:“-Olhe Dra. a facturação do laboratório neste momento está em X, se a Dra. ajudar-nos a chegar a Y até ao fim do mês, recebe Z!” :shifty:

E isto aconteceu num Centro de Saúde no meio de uma terreola… f*** :lol:

:lol:

Sorry, nao me consegui conter.

P.S.: Procura bem que aí na fotografia também está o Elvis.

Vê o link, ainda é mais cómico. Ou o gajo inventa muito, ou não se deixou dormir… :inde:

Fantástico, não é Mike? Sim, Melga!

Eu não sou aqui o dono da razão.
E não estou a dizer que eu é que sou o esperto e vocês os burros.
Não é isso.
Posso perfeitamente não ter razão até porque aquilo que estou aqui a levar s~ºao coisas graves e quase inacreditáveis. Não faço esse tipo de coisas de ânimo leve…

Simplesmente, parece-me que vocês não estão a ver a dimensão que seria dominar um território como a Lua.
Isto é mega-estratégico!
Seria uma conquista de um valor absolutamente incalculável.
Dentro de algumas gerações isto seria visto como um golpe de visão monumental.

Investimento do Empire State Builing?
Isso é ZERO perante isto!
Mas ZERO mesmo!
Fosse esta oportunidade real.

O que eu acho é que aquilo que foi feito em relação a exploração espacial que tu referiste, e bem, não mostra uma motivação sequer remotamente proporcional ao que esta oportunidade representaria, repito, se fosse, real.

O interesse em ir à luz foi 0 durante anos até se descobrir que há tritio lá e que é preciso fazer uma base para partir para marte com menos peso. Até aí tem tanto interesse como ir ao Havai observar a formação de basalto.