Tentando olhar para a floresta

Esta semana foi-me completamente impossível participar nas inúmeras discussões que por aqui se deram sobre o atribulado momento que vive o Sporting, mesmo assim consegui ler na diagonal aquilo que se foi escrevendo, e agora depois de algumas noites dormidas, permitam-me que vos exponha a minha visão geral sobre o assunto.

Por mais voltas que se dê a verdade é que os resultados são o verdadeiro barómetro pelo qual se regem as reacções não apenas dos adeptos, mas também dos jornalistas. Portanto dizer que as atitudes tomadas até aqui e aquelas que já se preparam, como sejam lenços brancos ou outra treta qualquer, não se dirigem à equipa de futebol, é não ter a noção da realidade.

As minhas opiniões sobre o chamado “Projecto”, sobre as pessoas que o protagonizaram e protagonizam neste momento e até sobre o treinador José Peseiro, já estão há muito formadas, e dos últimos acontecimentos a única mudança substancial que sofreram foi em relação a Paulo Andrade, em quem em determinado momento cheguei a acreditar como homem capaz de liderar a SAD e que manifestamente perdeu toda a credibilidade quando abandonou o barco na hora da tempestade de Paços de Ferreira.

Apesar disso e mesmo que me entristeça ler aqui algumas coisas sobre Peseiro, que é um homem que merece pelo menos o respeito dos sportinguistas, penso que ele deveria reconhecer que já não tem condições para continuar e que só a teimosia dum homem como Dias da Cunha, em quem já nem me atrevo a bater, é que o vai segurando e adiando o que me parece inevitável.

No entanto a mudança de treinador será sempre apenas um retocar duma pintura que só por milagre poderá resultar num quadro de sucesso, mesmo que o futebol seja um mundo cheio de surpresas, onde por vezes acontecem coisas inexplicáveis.

O que está aqui verdadeiramente em causa é não só o fim de um ciclo, mas principalmente o início de outro, e é nisso que os sportinguistas devem centrar as suas atenções.

Lenços brancos assaltos à Academia e todo o tipo de manifestações “bota-abaixistas” não servem absolutamente para nada, se não se pensar antes no que vem a seguir.

Reparem que da parte daqueles que já se perfilham como candidatos à sucessão de DC, ainda não houve nenhum que avançasse para o único passo que realmente poderá resultar numa mudança real nos rumos do Sporting, ou seja a recolha de assinaturas para a convocação duma AG com o objectivo de destituir esta Direcção.

A verdade é que toda a gente fala mal da maneira que pode e sabe, todos querem um Clube mais forte, mais eclético e com uma equipa de futebol mais competitiva e por aí fora, mas ninguém se chega à frente com soluções que é o que nos interessa realmente.

Entretanto o nosso líder parece não saber bem o que fazer, optando por decretar um silêncio e aproveitando a paragem do campeonato para acalmar as hostes, o que na verdade é apenas deixar a resolução dos problemas do Clube à espera do próximo jogo e dos caprichos da bola que bate na barra ou entra na baliza.

Pela minha parte continuo à espera que ela entre e se é com Peseiro no banco que vamos defrontar a Académica, então é com ele que temos de ganhar este e todos os outros jogos que se seguem, mas não será mais um titulo que irá transformar o Sporting num Clube perfeito, como não será mais uma derrota que vai fazer com que afinal tudo esteja errado em Alvalade e Alcochete.

As minhas opiniões sobre o chamado "Projecto", sobre as pessoas que o protagonizaram e protagonizam neste momento e até sobre o treinador José Peseiro, já estão há muito formadas, e dos últimos acontecimentos a única mudança substancial que sofreram foi em relação a Paulo Andrade, em quem em determinado momento cheguei a acreditar como homem capaz de liderar a SAD e que manifestamente perdeu toda a credibilidade quando abandonou o barco na hora da tempestade de Paços de Ferreira.

Apesar disso e mesmo que me entristeça ler aqui algumas coisas sobre Peseiro, que é um homem que merece pelo menos o respeito dos sportinguistas, penso que ele deveria reconhecer que já não tem condições para continuar e que só a teimosia dum homem como Dias da Cunha, em quem já nem me atrevo a bater, é que o vai segurando e adiando o que me parece inevitável.

No entanto a mudança de treinador será sempre apenas um retocar duma pintura que só por milagre poderá resultar num quadro de sucesso, mesmo que o futebol seja um mundo cheio de surpresas, onde por vezes acontecem coisas inexplicáveis.

O que está aqui verdadeiramente em causa é não só o fim de um ciclo, mas principalmente o início de outro, e é nisso que os sportinguistas devem centrar as suas atenções.

Exactamente o que eu penso.

Concordo quase na totalidade contigo (menos na parte da manifestação do descontentamento, pq acho que há felizmente mtos Sportinguistas que sabem bem onde reside o problema).

Mas gostava de realçar este parágrafo:

“Reparem que da parte daqueles que já se perfilham como candidatos à sucessão de DC, ainda não houve nenhum que avançasse para o único passo que realmente poderá resultar numa mudança real nos rumos do Sporting, ou seja a recolha de assinaturas para a convocação duma AG com o objectivo de destituir esta Direcção”

Também por falta de tempo tenho estado ausente nas últimas semanas (e provavelmente nas próximas) e acho que sintetizas razoalvelmente o que eu também penso sobre este momento!

Mais até do que o momento que se vive, preocupa-me enormemente os destinos do “novo ciclo” que se adivinha! E digo isto por achar, no desconhecimento das alternativas, que podemos viver em grande perigo!

Seja com a continuação do status quo, seja com as voragens revolucionárias dos paraquedistas do poder!

Concordo quase na totalidade contigo (menos na parte da manifestação do descontentamento, pq acho que há felizmente mtos Sportinguistas que sabem bem onde reside o problema).

Mas gostava de realçar este parágrafo:

“Reparem que da parte daqueles que já se perfilham como candidatos à sucessão de DC, ainda não houve nenhum que avançasse para o único passo que realmente poderá resultar numa mudança real nos rumos do Sporting, ou seja a recolha de assinaturas para a convocação duma AG com o objectivo de destituir esta Direcção”

Essa atitude dificilmente seria entendida como medida de tentativa de resolução dos problemas, facilmente seria etiquetada de aproveitamento e de populismo baseado na cabeça quente, ideias que ajudariam o projecto a manter-se.

Acho muito bem que ninguém o tenha feito aliás pq cabe à direcção actual ter o pudor suficiente de o fazer. Os sócios saberão decidir em conformidade.

Nesse aspecto eu sem entrar nessa história de sermos a melhor massa adepta do mundo, penso que os sportinguistas na sua generalidade não se deixam enganar assim tão facilmente, pelo que se aparecesse alguém credível, que para além das críticas sempre fáceis, principalmente quando a bola teima em entrar mais vezes na nossa baliza do que na dos nossos adversários, nos propusesse soluções reais para os problemas do Clube, e estando quase todos nós já saturados da aqui chamada oligarquia, poucos seriam os que não veriam com bons olhos uma mudança.

O que acontece é que mesmo aqueles que se preparam para avançar para as eleições de 2006, sabem perfeitamente que a situação financeira do Sporting é complicada e que no futebol não há receitas mágicas que garantam vitorias, nem mesmo com muito dinheiro quanto mais quando ele rareia, por isso todos entram no coro de que é preciso mudar isto ou aquilo, mas ninguém se atreve a cortar a direito para derrubar o velhote porque na verdade quem assinou os avales foi ele.

Da actual Direcção não devemos esperar demissões nem pudores, eles têm uma politica traçada que é conhecida e nisso ninguém lhes pode apontar incoerências, se os sportinguistas não gostam ou estão fartos tem todo o direito de demonstrá-lo mas com lenços brancos, assobios ou insultos não adiantam nada, o que se pede são alternativas e nunca uma politica de terra queimada que depois logo se vê, ou uma fuga da parte daqueles que para o bem ou para o mal são os responsáveis pelo estado actual da nação

Concordo quase na totalidade contigo (menos na parte da manifestação do descontentamento, pq acho que há felizmente mtos Sportinguistas que sabem bem onde reside o problema).

Mas gostava de realçar este parágrafo:

“Reparem que da parte daqueles que já se perfilham como candidatos à sucessão de DC, ainda não houve nenhum que avançasse para o único passo que realmente poderá resultar numa mudança real nos rumos do Sporting, ou seja a recolha de assinaturas para a convocação duma AG com o objectivo de destituir esta Direcção”

Essa atitude dificilmente seria entendida como medida de tentativa de resolução dos problemas, facilmente seria etiquetada de aproveitamento e de populismo baseado na cabeça quente, ideias que ajudariam o projecto a manter-se.


Concordo. Se quando aparece alguém a criticar numa AG já é um “ai Jesus”, que é manipulador, que quando lá esteve deu cabo de tudo, que é um abutre, que está a contar espingardas, que tem sede de poder ou de protagonismo, o que não se diria se esse alguém deitasse mãos a recolher assinaturas para provocar eleições (diligência que naturalmente implica o contacto e adesão de franjas significativas da massa associativa)?

Era mais um pretexto para o Projecto cerrar fileiras e entrincheirar-se, na sua pose de paladino da seriedade e rigor, como se tivesse o monopólio desses valores, e para armar um drama ao seu estilo, do género “nós ou o caos”.

Nesse aspecto eu sem entrar nessa história de sermos a melhor massa adepta do mundo, penso que os sportinguistas na sua generalidade não se deixam enganar assim tão facilmente,

Tão facilmente não mas ainda assim com relativa facilidade. Veja-se os últimos 10 anos. Veja-se até alguns foristas que participam, pessoas inteligentes, que toldadas pelo sentimento ainda encontram razões profundas e obscuras para encontrar méritos em quem termina um ciclo deixando o clube no estado em que está a todos os níveis… mesmo que já não o declarem com tanta força.

O futebol é paixão, isso é um ponto forte mas também fracos. Os sportinguistas são em geral mais perspicazes que por exemplo a lampionagem mas acabam por deixar-se enganar com alguma facilidade… se as pessoas tivessem face ao trabalho dos dirigentes a mesma postura que têm face ao trabalho dos políticos a coisa piava um pouco mais fino e se calhar estes 10 anos de regabofe tinham sido bem mais curtos e com um fim bem menos doloroso que fazer 100 anos nesta figura infeliz.

Para usar uma das tuas tiradas eu diria que esta é uma resposta à Tonel, em caso de aflição cabeceia para onde está virado. :stuck_out_tongue:

Parece-me no entanto que há pelo menos uma clara incoerência da parte de quem defende a queda da Direcção, mas acha que devemos ficar à espera que eles tenham pudor e se demitam, porque são insultados numa AG, ou porque lhes acenamos com 20 mil lenços branquinhos, ou porque a malta vai toda vestida de branco ao Estádio e sai quando o jogo começar, ou porque as claques tentam saltar os muros da Academia, ou em último caso porque alguém consiga dar uns açoites no DC para ver se ele se pira. :shock:

Tudo isto devem ser atitudes ponderadas e que não dão hipótese ao “projecto” de atacar os seus autores, ao contrário da única via civilizada frontal e acima de tudo legal, mas que obviamente exige coragem e principalmente que para além das simples criticas sempre fáceis, se apresentem alternativas ao tal “projecto” no qual eu certamente que toldado por um sentimento qualquer ainda consigo encontrar alguns méritos onde só há defeitos. :roll:

Em suma sou um totó que me deixo enganar com alguma facilidade, sou eu e somos quase todos nós, porque afinal deixamos este regabofe durar 10 anos. :frowning:

Só não consigo é encontrar explicação para a comparação com os políticos, :? é que em relação a estes o regabofe já dura há 30 anos tantos quantos tinha durado no início do século quanto o tio António acabou com ele para nos colocar em estado vegetativo durante quase 50 anos. :cry:

Portanto se calhar isto está-nos mesmo no sangue, somos o tal povo estranho que não se governa nem se deixa governar, mas somos felizes assim, desde que haja alguma coisa para malhar :arrow: :? :stuck_out_tongue: :roll: :wink:

Existe uma diferença entre deixar-se enganar e as coisas não correrem bem.

Ninguém se deixou enganar pelo projecto. Nem me parece que o projecto se preocupe em enganar quem quer que seja. Essa visão é muito, demasiado, talibanesca.

Em 5 anos, meia dúzia de jogos (assim de cabeça: CSKA, lamps o ano passado, Partizan belgrado, lamps com o FSantos) poderiam ter ditado uma história muito diferente. Andaríamos a dizer que fomos enganados?

Há uma diferença grande entre o “engananço” e o falhanço.

A.A.

Há uma diferença grande entre o "engananço" e o falhanço.

A.A.

SE…

Nesse aspecto eu sem entrar nessa história de sermos a melhor massa adepta do mundo, penso que os sportinguistas na sua generalidade não se deixam enganar assim tão facilmente,

Tão facilmente não mas ainda assim com relativa facilidade. Veja-se os últimos 10 anos. Veja-se até alguns foristas que participam, pessoas inteligentes, que toldadas pelo sentimento ainda encontram razões profundas e obscuras para encontrar méritos em quem termina um ciclo deixando o clube no estado em que está a todos os níveis… mesmo que já não o declarem com tanta força.

O futebol é paixão, isso é um ponto forte mas também fracos. Os sportinguistas são em geral mais perspicazes que por exemplo a lampionagem mas acabam por deixar-se enganar com alguma facilidade… se as pessoas tivessem face ao trabalho dos dirigentes a mesma postura que têm face ao trabalho dos políticos a coisa piava um pouco mais fino e se calhar estes 10 anos de regabofe tinham sido bem mais curtos e com um fim bem menos doloroso que fazer 100 anos nesta figura infeliz.

Vais me desculpar, mas enquanto insistires nessa estória dos 10 anos, quem está toldado pelo sentimento és tu.

Eu volto a repetir o que já disse muitas vezes, o projecto baseia-se em 3 pilares: Sede, Academia e Alvalade XXI. Estas estruturas entraram em funcionamento, salvo erro em, 2002, 2001, 2003 respectivamente. Toda a reorganização do clube passa por estas estruturas, que não tiveram tempo para entrar em ‘velocidade de cruzeiro’ principalmente o complexo Alvalade XXI.
Ignorar estes factos, sistematicamente, como fazes é no minimo, uma tentativa de deturpar a questão.

Eu volto a repetir o que já disse muitas vezes, o projecto baseia-se em 3 pilares: Sede, Academia e Alvalade XXI. Estas estruturas entraram em funcionamento, salvo erro em, 2002, 2001, 2003 respectivamente. Toda a reorganização do clube passa por estas estruturas, que não tiveram tempo para entrar em 'velocidade de cruzeiro' principalmente o complexo Alvalade XXI.

Ora aqui está um exemplo claro do que acabei de dizer anteriormente.
Denoto sem surpresa que a palavra “futebol” já nem consta do teu sumário do projecto, mas olha que ela estava lá, até tinha um rácio de títulos por período, apresentado por um presidente que até não percebia muito do ramo…

Eu volto a repetir o que já disse muitas vezes, o projecto baseia-se em 3 pilares: Sede, Academia e Alvalade XXI. Estas estruturas entraram em funcionamento, salvo erro em, 2002, 2001, 2003 respectivamente. Toda a reorganização do clube passa por estas estruturas, que não tiveram tempo para entrar em 'velocidade de cruzeiro' principalmente o complexo Alvalade XXI.

Ora aqui está um exemplo claro do que acabei de dizer anteriormente.
Denoto sem surpresa que a palavra “futebol” já nem consta do teu sumário do projecto, mas olha que ela estava lá, até tinha um rácio de títulos por período, apresentado por um presidente que até não percebia muito do ramo…

“What is understood doesn’t NEED to be discussed”; a palavra futebol nem precisa de ser dita sempre.
O Sporting é futebol, as estrucuturas de que se fala sâo pra uso do futebol(maioritariamente), nâo faz sentido te-las sem o futebol, sem o futebol podia-se demolir tudo hoje que ninguém se ia preocupar.
O futebol é o coraçâo do clube, sem futebol pára tudo, acaba tudo, o Sporting morre.
O que faz mexer os sócios é o futebol. “Revoltas populares” por causa de uma crise no Andebol ou no Atletismo NUNCA vi acontecer no Sporting :stuck_out_tongue:

Em suma sou um totó que me deixo enganar com alguma facilidade, sou eu e somos quase todos nós, porque afinal deixamos este regabofe durar 10 anos. :(

Acho que olhar para o que se está a passar actualmente e fazer deste tempo padrão para os ultimos anos não só uma grande injustiça como muito exagerado.

Todos podemos não concordar com tudo o que foi feito, com as pessoas que conduziram o clube neste periodo, mas há que reconhecer que o Sporting hoje é um clube melhor.

continua

Passa-se actualmente em Alvalade aquilo que muitas vezes acontece em muitas instituições, governos, etc… Muito tempo de poder de uma pessoas ou grupo de pessoas, leva ao desgaste, cansaço, nalguns casos há perda de clarividencia do mundo que os rodeias. Perde-se a capacidade de entender os sinais, por vezes claros, que a mudança é necessária.

É neste ponto que está o clube agora. Necessidade de mudar os protagonista, mas manter a essencia dos ideais de Roquette, clube sério, cumpridor, vanguardista e vencedor.

Mas por favor não se deite para o lixo tudo o que foi feito, acho que ninguem quererá regressar ao periodo antes de Roquette.

Só resta dizer uma coisa: Melhores “Dias” virão.

O futebol é o coraçâo do clube, sem futebol pára tudo, acaba tudo, o Sporting morre.

Pois… andamos então há 10 anos a dar cabo do coração.

O futebol é o coraçâo do clube, sem futebol pára tudo, acaba tudo, o Sporting morre.

Pois… andamos então há 10 anos a dar cabo do coração.

Nah os problemas cardiacos ja vinham de tras.

Nah os problemas cardiacos ja vinham de tras

E ainda assim era feliz… :roll:

Sentia que estavamos todos do mesmo lado a fazer a mesma luta. Agora já não sinto isso. Pode dizer-se que a partir de 1995 o Sporting se “refundou” com mais responsabilidade etc…, coisa que ainda não dou como certa, mas a verdade é que se perdeu tb a emoção, isso parece-me inegavel.