Tenho a certeza absoluta que não tenho certeza nenhuma

Tenho a certeza absoluta que não tenho certeza nenhuma

Saí do estádio mal o árbitro soou o apito. Com o empate no marcador e mais uma péssima exibição da equipa, o apito final foi simultaneamente o apito inicial da actuação seguinte. A actuação dos adeptos perdidos. Desorientados. Tristes. Frustrados. Uns apupavam a equipa. Outros cantavam os pedidos que lhes iam na alma. Outros ainda resolviam aplaudir não se sabe muito bem o quê, numa tentativa de equilibrar a balança deste Sporting desequilibrado. Em comum, apenas o amor ao mesmo clube (ou pelo menos assim quero acreditar, deixem-me com essa ideia romântica do que é ser adepto de um clube).

Eu saí. Resolvi ir em passos largos e apressados para fora daquele ambiente, daquele filme, e em poucos minutos estava já a caminho de casa.
Até aqui, podia estar a falar de qualquer um dos últimos jogos da era Paulo Bento no Sporting. A mesma exibição, o mesmo resultado. A mesma falta de jeito evidente de alguns jogadores. Só variou a competição em disputa.

Ontem foi um dia triste para o Sporting. Aqui não cedo. Foi um dia triste, e quem disser o contrário é porque está toldado por emoções extra clubísticas, antipatias pessoais ou amores inexplicáveis. O dia em que a estrutura profissional do nosso clube cai como um castelo de cartas é um dia terrível, porque é sinal que as coisas não estão bem. E é difícil aceitar que haja quem se sinta feliz quando as coisas estão mal no clube e não se vista de azul ou vermelho.

Claro que tenho a perfeita noção que alguns preferem ver a direcção cair apenas para poderem dizer que têm razão. É isso o mais importante – seja no Sporting, seja na Assembleia da República, entre o governo e a oposição. Na política, o mais importante não é o futuro do país, do clube ou da associação do bairro. O mais importante é ter-se razão, e ver – de alguma forma – alguém reconhecê-lo!

Para mim, simples sportinguista pouco interessado nos bastidores da política, José Eduardo Bettencourt é o presidente do meu clube e passei a estar com ele a partir da hora em que foi eleito. E desejo o seu sucesso acima de tudo, porque o sucesso dele é o meu e o do Sporting. Quer com isso dizer que concordo com tudo o que ele diz, faz ou escreve, ou que o tenha apoiado desde sempre? Nem por sombras. Mas preferia que hoje o Paulo Bento fosse o treinador do meu clube e que tivesse ganho todos os jogos da época, porque seria sinal de que este pesadelo não tinha acontecido e de que estávamos bem.

E passamos ao homem. Paulo Bento esteve quatro anos no clube. E durante esse tempo, jogou com armas piores que o adversário, conseguiu resultados acima da teoria e abaixo da expectativa. Defendeu o clube muito para além do que devia, fruto da incapacidade dos seus superiores, e desgastou-se com isso. Cometeu um erro enorme, ao aceitar continuar a lutar com as mesmas armas inferiores quando os adversários adquiriam um arsenal cada vez mais poderoso. Deveria ter exigido mais? Deveria ter recusado propor-se a lutar pelos mesmos objectivos quando se estava mesmo a ver o resultado? Não sei. Eu, simples sportinguista, não tenho a resposta para tudo, não acho que a minha resposta é mais válida que a dos outros e nem sequer acho que só há uma resposta certa para estas perguntas. Só sei que estou agradecido ao homem pelo período em que esteve no clube e que lhe desejo o maior sucesso no futuro.

Foi um dia triste, porque foi o culminar de um processo que, a partir de dado momento, se tornou inevitável. Quando começou esse processo? No início da época, mal preparada e orçamentada? Ou terá sido há quatro anos, quando Paulo Bento começou a ficar à frente do Benfica ano após ano (umas vezes com mais mérito dele, outras com menos mérito do adversário), de tal forma que se criou a ilusão de palmatória de que seríamos capazes de vencer sempre com menos recursos?

Na realidade, o que importa agora é aprender com os erros, olhar em frente e trabalhar. O Marquês de Pombal também não desejou o terramoto, mas resolveu reestruturar o centro da cidade depois da sua devastação. Por agora eu, simples sportinguista, espero que o presidente do meu clube tenha a capacidade e a astúcia para aproveitar este terramoto e reestruturar o centro do meu clube.

© wild_oscar 2009

Concordo contigo.
Pois eu também não estou contente mas estou isso sim aliviado e esperançado que alguma coisa precisa e tem de ser feita a partir de agora.
Quanto ao Paulo Bento eu sempre fui contra a sua contratação,mas tenho que reconhecer que como pessoa e profissional nada tenho a apontar-lhe.
Agora faltou resultados e ele assim como os jogadores não evoluíram o suficiente não evoluíu como treinador nestes quatro anos,comentendo várias vezes os mesmos erros e não conseguindo dar motivação aos jogadores.
Espero que ele tenha sorte na vida.

Excelente wild_oscar, destaco esta frase que me ficou na retina. :clap: :clap:

Muito bom texto, que é uma síntese perfeita de muitas das minhas reflexões sobre o momento do Sporting.

:clap:

É impossível não concordar com isto.

O que preocupa, o que deve sempre preocupar os sportinguistas é a “saúde” do Sporting, o seu sucesso e a sua continuidade como grande do desporto português. Se esse sucesso é conseguido sob a liderança do presidente “a”, do treinador “b” ou do director desportivo “c” não interessa. O que importa é que o clube singre. É a mais pura das verdades que não devemos desejar o fracasso daqueles “a”, “b” ou “c” só porque não concordamos com eles ou pertencemos a outra “facção”, pois esse fracasso equivale ao fracasso do próprio Sporting e isso é o que seguramente nenhum de nós quer.

Hoje o Sporting está a atravessar um período conturbado, os resultados e as exibições não correspondem ao que é exigível e o Clube anda nas bocas do mundo pelos piores motivos e é isso que é insuportável.

Mas isto não quer dizer que não nos devamos insurgir contra o que vemos que está mal, nem que devamos abdicar de pedir responsabilidades ou mesmo de protestar. Isso, para mim, são deveres de cidadania sportinguista e também direitos cujo exercício tem que ser admitido e cujo objectivo principal tem forçosamente que ser o fortalecimento do Sporting.

Excelente wild :clap: :clap:

Apagado

SL

Bom texto! :clap:
Só é pena que JEB ainda faça parte do futuro.

só faltou cair esse no terramoto… :inde:

excelente texto :clap: :great:

Bom texto. :great:

O início do texto é bom, aplica-se-me (só que demorei muito a chegar a casa nesse dia, por causa do trânsito), mas a partir de certa altura só posso discordar, e com quase tudo.
Deixei passar dois dias inteiros, em reflexão, e por mais que reflicta, para mim é tempo de festa.

Isto não podia continuar, era mau de mais para ser verdade, o autismo bateu recordes, e por muito maus que sejam os próximos tempos, os que acabaram foram uma grandessíssima *****. Devemos celebrar o seu fim.

Vamos ver. Esperemos que tenha sido mesmo o fim de alguma coisa e não que venha agora mais do mesmo. Pior do que aquilo que está também acho difícil. O que é certo é que as pessoas que tem poder decisório merecem-me tanto crédito como aqueles que acabaram de sair, daí as minhas dúvidas…

:arrow:

De tudo o que li e ouvi do universo de sportinguistas, no café, no estádio, na imprensa, neste fórum, aquela é a afirmação mais sensata e honesta.
:great:

Excelente Wild

Vamos parar de apupar e assobiar… sejamos homens, eles também tentam o mesmo!

Força Sporting

Concordo com quase tudo o que foi escrito.

Apenas discordo na reflexão do trabalho do Paulo Bento.

Fui dos que defendi a continuidade do Paulo nas primeiras duas épocas, ainda lhe dei a beneficio da dúvida na época passada, mas nesta época estava claramente a mais.

Tinha armas inferiores a alguns clubes, mas tinha claramente armas superiores face a outros. Agora o resultado foi sempre o mesmo. Futebol triste, sem alma, sem evolução técnica e táctica, regressão dos jogadores (sim eu acredito que os jogadores estavam a desaprender), numa forma de jogar previsível e sem rotinas.

Da minha parte nunca lhe exigi o 80, mas nunca aceitei o 8 que se vinha a arrastar.

Também não concordo com o apoio ao JEB, apenas por ele ser o presidente. O meu apoio (que vale o que vale) irá sempre para as pessoas, suas intenções e actos; nunca em função do lugar que ocupam.

De resto subscrevo o texto.

Excelente texto… Espelha bem aquilo que é o sentimento de grande parte dos Sportinguistas no momento… :great:

Aqui está uma opinião idêntica á minha…

Exactamente o que penso. Texto muito bem escrito, denotando uma grande paixão pelo nosso Sporting.

Porém, também eu não concordo com quase tudo.

Estou muito contente com a saída do PB e do outro PB e, um pouco menos, mas ainda assim contente, com a saída do GRT.

Estou muito, muito contente com a entrada do Sá Pinto para a estrutura do futebol, sendo para mim claro que o PB demonstrou cabalmente o cancro que era no Sporting quando afirmava que com ele a treinador o Sá Pinto nunca entraria na estrutura do Sporting.

Estou-me a cagar se o PB vai para o Porto e lá vai conseguir ser campeão. Grande coisa. O Fernando Santos também lá foi campeão. Não é do treinador, é da estrutura (e quicá outras coisas…).

SL

Concordo no essencial. Há que apoiar e ter esperança. Não é por acaso que somos verdes. Mas há que fazer qualquer coisa rapidamente pois corremos o risco de desaparecer desportiva e institucionalmente. :clap: