Á semelhança do tópico da tendência clubística de comentadores e jornalistas aberto nesta secção, abro este tópico para ARBITROS apenas para tentar chegar a uma conclusão que parece mais do que óbvia. Qual clube dominante na preferência dos árbitros? Sim porque tal como nós eles também são adeptos e por muito que digam que só gostam do clube local da terrinha, ninguém acredita nessa história. Vou já acrescentar alguns à lista.
Se tiverem fotos, histórias de conhecimento directo na primeira pessoa, prints das rede sociais ou outros que comprovem o clube do arbitro. A conclusão que quero chegar é qual o critério para um árbitros chegar a ser selecionado para jogos da primeira liga. Tendo os 3 grandes uma representatividade considerável a nível nacional é normal haverem árbitros quase todos do mesmo clube? Vamos ver:
Manuel Mota - Benfica - Carece de provas, testemunhos
Luis Ferreira - Benfica - Carece de provas, testemunhos
Jorge Sousa - FC Porto - Superdragão confirmado
João Capela - Benfica - Carece de provas, testemunhos
Artur Soares Dias (?)
Nuno Almeida (?)
Carlos Xistra - Sporting (?) - Carece de provas, testemunhos
Fabio Veríssimo - (?)
Bruno Paixão - Benfica - Carece de provas, testemunhos
Duarte Gomes (retirado) - Benfica -Carece de provas, testemunhos
Cosme Machado - FC Porto -Testemunho de forista
Tiago Martins - Benfica (sei pessoalmente , é dono do Holmes Place Dolce Vita)
Vasco Santos (?)
Rui Costa (?)
Hugo Miguel - Sporting - Testemunho de forista
António Ferreira - Benfica -Carece de provas, testemunhos
Acrescentem outros que conheçam
Parece-me claro que o Benfica domina isto tudo… Será um dos critérios para a subida vertiginosa de alguns árbitros ao 1º escalão???
Há uns anos quando estava no B32, o meu Leão do lado era colega de trabalho do capela quando ele surgiu na primeira liga - trabalhavam na EMMEL - e sempre me disse que o animal era um LAMPIÃO do piorio…
O Xistra é da Covilhã e o pai (ex-jogador/treinador do Sporting da Covilhã) de um amigo/colega de trabalho, diz que o conhece desde miúdo e que o gajo é dos nossos…
O Capela é impossível não ser lampião. A quantidade de jogos da orcalhada que dirige, diz tudo sobre esse animal. E como inclina os campos, igualmente. É um dos maiores vermes que passeia nos relvados.
O Vasco Santos é do porto. Em relação ao Veríssimo cheguei a ler pelo face que era fanático do benfica, acho que até prints de posts dele colocaram, mas sem certezas absolutas.
O Xistra trabalhou com um amigo meu no hospital de Castelo Branco ou Covilhã, já não me lembro, e esse meu amigo diz que ele se assumia como Sportinguista! Quem diria…