Temporal na Madeira

:arrow:

O numero de mortos subiu para 42…

Uma colega minha de lá diz que aquilo foi do mais terrível que já presenciou na vida. :xock:

Enfim, coisas da mãe natureza. Os meus sentimentos a todas as famílias afectadas por esta tragédia.

Os meus pesames e solidariedade aos madeirenses.

O que aconteceu ali pode acontecer em qualquer lado , se bem que ali o relevo e a posição das ribeiras ajudou a amplificar as enxurradas.

Quanto a más construções em leito de cheia , isso infelizmente há em todo lado , é um pouco como a construção antí-sismica só quando estas coisas acontecem é que se lembram disso.

A Madeira precisa realmente de um radar meteorológico , é que está sujeito a levar com mais tempestades destas , tipo tropicais , há um ano ou dois tambem aconteceu no Haiti e matou centenas.
Os Furacões que entram pelos EUA tambem ao perder força transformam-se em tempestades destas com chuvas torrenciais.

A Madeira como os Açores têm que estar servidas por um radar , os Açores já devem ter por causa da Base da Lages.

Não sei quem deu a sugestão de o Sporting fazer um amigável contra o Marítimo mas o porco já se adiantou e vai fazer um jogo contra um misto de Marítimo e Nacional numa data a definir.O Ronaldo já se voluntariou para participar.

Tanto a Madeira como os Açores são propícios a fenómenos naturais este foi mais intenso e os resultados estão à vista.Nós nem nos podemos queixar muito comparado com outros países Portugal é o paraíso.

Antes de mais, agradecer desde já as mensagens do pessoal que por cá foi passando !

Depois, pa … pessoalmente, felizmente onde moro, não chegou nada mais do que o normal (chuva e ventos fortes, TV Cabo e net em baixo - recuperada à pouco, 2h) como tal, tanto eu como os meus estão bem, algo que poderia não ter acontecido visto que a minha mãe chegou a passar por um mau bocado aquando da sua chegada ao local de trabalho tendo em conta que foi +/- nesse momento em que tudo começou e como tal o patrão mandou todos os empregados para casa … mas, era tarde demais, os acessos já tavam praticamente todos cortados e a minha mãe chegou a estar “presa” (sem conseguir passar de um lado para o outro) num local não muito longe do quartel dos BVM (onde o meu pai é bombeiro), juntamente com uma senhora de idade (que infelizmente acabou por não aguentar, tendo sido levada pela muita água e lama que ia passando). Felizmente a minha mãe, num raro momento em que a coisa acalmou, chegou ao quartel dos bombeiros e de imediato, um dos colegas do meu pai indicou-lhe um caminho alternativo seguro para ela regressar a casa.

Agora, todos somos poucos, mas com os apoios que a Madeira tem recebido, com o tempo tudo vai melhorar.

Os meus pesames a todas as familias que devido a este acontecimento perderam alguem e o meu muito obrigado a todos aqueles que prontamente se disponibilizaram a ajudar quem neste momento mais precisa.

Um grande abraço a todos os amigos madeirenses que nestes dias têm passado por uma verdadeira tormenta :(!

Que depois da tempestade venha a bonança :pray:

Um abraço de solidariedade e força a quem teve que passar por esta catástrofe e os meus sentimentos para os que não resistiram!

[b]Banif abre conta de ajuda às vítimas da Madeira[/b]

O Banif abriu hoje uma conta bancária “com o objectivo de apoiar as vítimas do mau tempo” na Madeira, tendo contribuído, para já, com 50 mil euros, divulgou a instituição em comunicado.

A conta bancária, com o NIB 00380040 50070070 771 11, tem o título de “Conta Banif Solidariedade Com as Vítimas da Madeira”, e vai permitir “a todos os cidadãos expressarem, através da oferta de donativos em dinheiro, a sua solidariedade para com todos os que foram afectados pela tragédia”, lê-se no comunicado.

[url]http://www.publico.pt/Sociedade/banif-abre-conta-de-ajuda-as-vitimas-da-madeira_1423742[/url]

Onda de apoios para ajudar as vítimas [b]Mobilização para ajudar a Madeira[/b]

Como ajudar? Já foram criadas contas de solidariedade e fundos de apoio às vítimas. Do lado mais oficial, a ajuda da União Europeia também está garantida e há outras manifestações públicas de apoio.

[url]http://www.publico.pt/Sociedade/mobilizacao-para-ajudar-a-madeira_1423825[/url]

Olá pessoal. Obrigado a todos pelas palavras de apoio.

De momento não me encontro a morar na Madeira mas vivo este acontecimento como se lá estivesse. Felizmente a minha mãe e o meu pai ligaram-me ainda antes de ter visto qualquer notícia, poupando-me às preocupações com a família mais próxima.

A casa da minha mãe e onde morei a vida toda é muito próxima da do MadeiraLion e sei qual o ponto onde ele está a falar que fica a 100 metros, passava lá todos os dias. Aliás, locais que passaram muitas imagens na TV e que foram descritos como Pena, Campo da Barca, Anadia, 31 de Janeiro, Marina ou Dolce Vita são zonas onde facilmente se chega a pé em 15 minutos ou menos. Nem só pela proximidade mas é o principal centro de comércio e serviços da Região. É terrível ver as imagens de locais que se conhece tão bem desta maneira.

Sei de algumas pessoas que perderam carro, tiveram de ser evacuadas do Dolce Vita (pelo menos uma pessoa que conheço em situação dramática), um amigo com estragos na casa, pessoas que tiveram que ser resgatadas por estarem em locais dos quais não tinha maneira de sair mas vítimas mortais ou feridos meus conhecidos não tenho conhecimento, felizmente.

Os meus sentimentos a todas as famílias que perderam alguém.

fui trabalhar agora de manha, e da para notar um certa normalidade que eu nao tava a espera. lojas todas abertas, restaurantes e cafes a funcionar.

a clinica onde trabalho bem no centro da cidade tambem esta a funcionar.

Os mirones continuam a ir para ate a zona das ribeiras e a policia esta a alargar cada vez mais o perimetro de segurança! O que reparei foi muitas pessoas (especialmente mulheriu :mrgreen: ) a irem a clinica tentar marcar consulta, mas viamos que o que queriam era uma desculpa para ir ao centro ver como as coisas estavam

Ainda bem que a vida regressa à normalidade. Agora é necessário reconstruir tudo o que foi destruído e evitar que tal situação se volte a repetir.

Felizmente parece-me também que os jornalistas têm tido o cuidado para não especular em demasia acerca do número de mortos e desaparecidos. Oficialmente estão contabilizados 42 mortos e 4 desaparecidos, e vamos ver se não há variação dos números nos próximos dias.

Os meus sentimentos aos que perderam familiares e a minha solidariedade também para com todos os madeirenses em geral e sportinguistas em particular. Agora é tentar levantar a cabeça e esperar que todos estejam atentos e possam ajudar a Madeira a voltar a ser a Pérola do Atlântico.

Como nunca é demais, mais uma iniciativa para ajudar as vitimas do temporal na Madeira.

Passem a palavra: campanha das rádios do grupo Media Capital para ajudar as vítimas da catástrofe da Madeira: liguem 760 100 999. A chamada custa 60 cêntimos + IVA; cada chamada é um contributo de 50 cêntimos (a diferença é para os custos das operadoras). Liguem, que não custa nada!

Os meus sentimentos e votos que a situação na Madeira retorne rapidamente à normalidade.
A natureza é invencível, por muito que teimemos em contraria-la.

E depois deste desastre eis que pode vir aí outra tempestade no inicio do fim de semana, apesar de nesta o factor mais preocupante aparenta ser o vento e não tanto a chuva (que ainda assim poderá ser forte):
[url]http://i48.tinypic.com/s1oile.png[/url]

E também deverá atingir aqui o continente:
[url]http://i45.tinypic.com/24ngv2x.png[/url]

Ainda faltam alguns dias e tratando-se de uma previsão pode mudar seja para melhor ou para pior, portanto nada de alarmismos, mas é uma situação a manter debaixo de olho nos próximos dias. Raio de inverno este.

tou apreensivo

Atenção que ainda estamos a 3 dias, e é apenas a previsão de um dos vários satélites meteorológicos. Até pode perder alguma força e/ou afastar-se para norte em direcção às ilhas britânicas como a maioria das tempestades extratropicais. Só resta esperar, nada de alarmismos… :arrow: durante o dia de amanhã já se deve ter uma ideia melhor do que aí vem

:arrow:

Nem mais, é preciso alguma calma ao olhar para essa previsão …

Ainda à pouco ouvi Miguel Albuquerque dizer que está de facto previsto chuva forte e tal mas nada parecido com o que aconteceu à dias.

No entanto os ingleses da BBC já dizem que poderá haver de novo inundações, mas ainda é cedo para falar em tais coisas na minha opinião:
BBC - Weather - Madeira faces the prospect of more floods

Só espero que não seja nada de grave.

Madeira: Premiado desconhecido

O premiado com 1,8 milhões de euros do Loto 2 desta semana, que registou o boletim no Funchal, cidade atingida por fortes enxurradas no sábado, ainda não reclamou o prémio, divulgou ontem o departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia.

[url]http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=75094DA4-C852-4958-9EDB-44182B6A9C91&h=6[/url]

???