[b]Temporal na Madeira causou 32 mortos e dezenas de ferid[/b]os
O último balanço do temporal na Madeira é de pelo menos 32 mortos e dezenas de feridos e desaparecidos. As autoridades admitem possibilidade de mais vítimas mortais.
Já que temos alguns foristas da Madeira, que possivelmente devido ao temporal estão impossibilitados de vir ao fórum, abro eu o tópico de modo a que possamos discutir assuntos relacionados com o sucedido.
Para já uma preocupação que sinto é pelos colegas que lá estão. Alguém tem notícias do MadeiraLion, BiLeão e Eminem?
Outra questão, segundo a Quercus a razão para o sucedido deve-se a erros de ocupação do território, enquanto o JAJ dizia que sem o novo sistema de canalização a baixa do Funchal já não existiria. Acham que o a catástrofe poderia ter sido evitada???
Começo por lamentar as mortes causadas por este terrivel temporal.
Sentidos sentimentos aos familiares.
Depois desejar que os nossos colegas foristas estejam todos bem, esperamos por noticias.
Depois dizer que acho de muito mau tom estarem a procurar nesta altura "culpados"para esta situação.A Quercus devia ter vergonha das declarações que fez.Nesse aspecto dou razao a AJJ e eu nao gosto do sujeito nem um pouco.
É naturalmente uma discussão que tem de ser feita mas a seu tempo.As prioridades agora sao obviamente outras.
Antes de mais quero expressar os meus sentimentos a todos os afectados por esta situação.
Foi com choque que fui acompanhando as imagens que iam chegando. Mais chocado fiquei com os cerca de 30 mortos.
Mais do que apontar o dedo, é socorrer as vitimas. E numa segunda fase, evitar que se repita.
Ontem mudei de canal e apanhei um choque como já nao apanhava a muito tempo.
Também quero deixar os meus sentimentos a todos os familiares das vitimas deste temporal que de natural não teve nada. Espero que os foristas da Madeira não demorem a dar noticias e que se encontrem todos bem de saúde, propriedade é o menos.
Ainda é cedo para polémicas mas espero que depois de (mais um) desastre provocado pelo global warming as pessoas deixem de dar ouvidos as grandes multinacionais do petróleo e se comece a preparar para o que aí vem.
Já tinha visto destas flash floods aqui em Inglaterra (na televisão, está claro) e não me parece que sejam brincadeira nenhuma. Pode ser que assim se convençam os cépticos e deixem de chamar alarmistas aos que como eu querem ver mais medidas tomadas em ordem de haver um prevenção a serio.
Uma tragédia. Os meus pêsames aos familiares das vítimas e que o Governo Central mobilize os meios necessários. Não existe política nem ideologia em crises desta natureza.
Aqui na Terceira, uma parte da ilha também passou pelo mesmo. Em Dezembro passado, a freguesia da Agualva foi fustigada por mau tempo onde se passou exactamente o mesmo que na Madeira, por isso sei bem o que estão eles a passar. Espero que se recomponham rapidamente, ainda assim nao deixo de dizer que o tratamento dado pelo PR português foi totalmente diferente nos dois casos, e’ que aqui também houve vitimas e casas totalmente destruídas e quase ninguém falou nisto. A solidariedade e’ assim mesmo :wall:
Espero que os colegas madeirenses estejam todos bem, isso e’ o mais importante.
foi um susto muiitto grande!!! eu acordei com uma janela de casa aberta e ventos como nunca vi. o vento partiu o trinco da janela, e foi isso que me fez ficar em casa, porque eu trabalho ao sabado no funchal, no ponto mais central da cidade, ha males que veem por bem
a cidade vai demorar muito tempo a voltar ao normal, e o maior problema vai ser a limpeza, porque foi mais lama do que agua.
agora é meter as maos à obra e voltar a normalidade
Olá a todos. Cá em casa estamos todos bem. Onde moro não aconteceu nada, mas a pouco mais de 100 metros houve muita destruição. As imagens que podemos ver em fotografias, vídeos e na TV dão uma ideia do que se está a passar, mas ver a destruição ao vivo é muito mais chocante.
[b]40 mortos confirmados na Madeira - Secretário Regional[/b]
De Ana Basílio (LUSA) – há 46 minutos
Funchal, 21 fev (Lusa) - O secretário dos Assuntos Sociais da Madeira, Francisco Ramos, confirmou hoje pelas 12:00 que até ao momento há o registo de 40 mortos, 120 feridos e 240 desalojados na sequência do temporal que assolou sábado o arquipélago.
“Existem 40 vítimas mortais já identificadas, esperemos que este número não aumente, mas provavelmente aumentará dadas as circunstâncias em que aconteceu este dilúvio”, disse o governante madeirense em conferência de imprensa.
Francisco Ramos acrescentou que os números de desaparecidos “neste momento não são fiáveis porque há pessoas que são dadas como desaparecidas mas que estão incontactáveis”, dadas as “grandes dificuldades de comunicação, nomeadamente com a rede da TMN”.
O meu abraço de solidariedade para todos aqueles que estão a ser afectados por este temporal, e os meus mais sinceros sentimentos por todos os que perderam entes queridos.
Também espero que todos os nossos amigos que vivem na Madeira estejam bem.
Agora é olhar em frente e começar a reconstrução.
E no meio do caos, uns poucos (mesmo poucos) tentam tirar partido da situação mas sem sucesso.
Procurando aproveitar-se da situação caótica deixada pelo temporal, um suspeito tentou introduzir-se na noite de sábado para domingo numa sucursal bancária, mas foi detectado e detido pela PSP.
Um outro homem foi também detido quando tentava subtrair artigos de um estabelecimento comercial, aproveitando o corte de energia que deixou parte do Funchal às escuras.