Imagens impressionantes sem dúvida. :xock: :xock: A dimensão da tempestade impressiona!
O pior é que estes problemas que estamos a assistir relacionados com a linha costeira não se resumem a uma tempestade, por muito forte que esta seja.
Os problemas são bem mais profundos do que isso, aliás é algo que os entendidos já falam à muito, mas como sempre não se liga nenhuma, porque até acontecer a desgraça “está tudo bem”. :sick:
Começa pela questão das barragens, não é preciso ser expert para perceber que os rios que abasteciam a zona costeira com areias actualmente quase não o fazem porque as areias ficam retidas nas sucessivas barragens ao longo dos rios, não alimentando as praias.
Por aqui se explica porque muitas praias vêm encolhendo a ritmo assustador ao longo das décadas…
Não bastando isto, ainda se destroi os sistemas dunares ao longo da nossa costa, é muito dificil encontra zonas em qyue este esteja mais ou menos completo, há zonas que nem duna primária sequer existe, em muitas outras só existe duna primária e depois é casas (dunas secundárias nem vê-las)…
E todas aquelas estruturas feitas no mar, feitas supostamente para “ajudar”, mais não fazem que adiar/agravar o problema. E a nossa costa está cheia delas!
Pego no exemplo da Barra, Aveiro, que é aqui da minha região. A norte do molhe norte, na praia de S. Jacinto, acumula areia, a sul do molhe sul, praia da Barra…é só ir ver. Há imagens na net onde se ve muitissimo bem a diferença…e com a tempestade ficou muito pior.
E a cereja no topo do bolo é o desordenamento do território, com cidades e vilas construidas mesmo à beira do mar, em zonas dunares.
Tudo somado, infelizmente, mais cedo ou mais tarde iriam começar estes problemas, e com tendencia a piorar daqui para a frente.
É claro que esta tempestade foi algo bem mais forte que o normal, sem dúvida, mas a nossa costa está muito fragilizada! E certamente não será a última tempestade, nem a última vez que temos mar bravo…e as praias neste verão não vão conseguir recuperar totalmente, porque as areias que deviam lá chegar ficam noutras lados…
Agora vai ser o andar a pressa a fazer remendos, colocar areias de forma artificial nas praias, mas até quando vai isso durar?
O mais certo é daqui a uns anos termos uma quase “muralha da china” a proteger as zonas costeiras, basicamente é que se pode fazer agora, meter umas paredes entre o mar e as casas…em muitas zonas já assim é. :
Mais grave ainda que isto tudo é estar umas tempestade destas a ocorrer, e os media a passar eusébio o dia todo, em vez de alertar a população. :wall: :wall: :wall: :wall:
Lagoa de Albufeira (se conhecerem o local, podem aperceber-se que ele está a surfar a mais de 200 metros da praia, bem dentro da lagoa e já próximo dos viveiros :mrgreen: ):
Cabo Espichel(não dá para entender muito bem porque é filmado de cima do cabo, mas podem ter a certeza que NUNCA se viu nada assim e deve tar uns 10 metros ou + lol)
Pois Mati parece que está assim em toda a zona costeira de Norte a Sul do país
Tenho um casal amigo que vive na Costa da Caparica e também está bera aquilo
Eu confesso que quando vejo este tipo de noticias fico toda a tremer , é um misto de nervos e medo :-[
Estes fenómenos da Natureza deixam-me apavorada , pois por mais que se tente nunca se consegue controlar totalmente e a qualquer momento num abrir e fechar de olhos dão-se tragédias
A força do mar é mesmo impressionante. Mesmo depois de passar quase toda a minha (ainda curta) vida junto ao mar, em vários locais da Costa, desde o Algarve ao Norte do país, ainda me consegue surpreender!
É um risco que se corre, de inverno obviamente que se paga prejuízos no entanto ganham de verão. Tudo na vida tem um risco, não existe videos ou opiniões que vão fazer as pessoas sair de lá por uma simples tempestade.
A não ser que venha um Tsunami, ninguém sai das zonas costeiras. Aliás, foi noticia ainda a pouco tempo que as pessoas tem abandonado o inteiro para ir para a costa.
Se bem que uma coisa é construir a uns kms da praia, outra é construir em cima desta…
É muito lindo e tal ter a casa a 50m do mar mas depois nestas alturas levam com o mar em cima.
Já há muito que se devia repensar o que se faz na zona costeira, mas até agora tem sido sempre insistir no mesmo erro. Em muitas zonas já praticamente nada se pode fazer, onde ainda é possivel fazer algo é fundamental parar com construção a escassos metros do mar, em cima de dunas e arribas, e tomar medidas de preservação do que resta da nossa costa (que não é muito)…
The Fists of Hercules @ Sagres!!! :xock: :xock: :xock: :xock: :xock:
Os maiores big riders do Mundo voaram para a Europa à procura das Ondas de Hércules, em especial na Irlanda e em Belharra, o famoso reef de ondas gigantes francês:
Ai ai a merda… Querem ver que é desta que se acordam os fantasmas do terramoto/maremoto de 1755?
Portugal é um país excepcionalmente propenso a esse tipo de desastres, sempre o foi, pela sua posição no mapa do mundo, por estar ao pé de placas téctonicas propensas a criar maremotos e terramotos, à mais de 250 anos morreram perto de 100 mil pessoas, ainda à 45 anos em 1969 houve um de magnitude que no Haiti causou a morte de 400 mil pessoas (7.3) que felizmente não matou ninguém mas é preciso estar atento pois Portugal deve ser mesmo dos países no Mundo com maior risco a estas infelicidades acontecerem.
Ainda em 1531 morreram 30000 pessoas em Portugal por um terramoto também.
É preciso a instrução necessária, os prédios terem todos proteção anti-sísmica estou ver este país sem nenhuma estratégia para enfrentar isto.
Tenho medo disto até ao tutano porque sei que vivo ao pé do mar, e não é pouco. Quase toda a produção nacional e centro de decisão fica no litoral, (Lisboa, Porto, Setúbal, Aveiro, Viana do Castelo, Faro…) e um terramoto de magnitude 8 ou 9 poderia deitar tudo abaixo outra vez (como em 1755).
Os desastres naturais são muito frequentes e muitos dos mais perigosos para a humanidade talvez não sejam conhecidos pela maioria das pessoas.
Exemplo desse a caldeira de Yellowstone, que é um enorme vulcão no coração da América que quando acordar (e dizem que já devia ter acordado à algum tempo) poderá mudar a humanidade para sempre.
Para terem uma ideia, existe uma teoria que um vulcão na Indonésia (Toba) que quando entrou erupção foi com uma força tal que foi capaz de retardar a evolução humana dos primatas e de retardar em muito a civilização humana.
O famosisimo Krakatoa quando explodiu dizem os relatos que foi ouvido do outro lado do mundo (!!!). Tão forte que foi capaz de ter metido pescadores ao largo da costa do estreito de Sunda surdas!
É verdade que estamos numa zona de risco sísmico, que por seu turno poderá desencadear fenómenos marítimos graves.
No entanto não é motivo para viver num medo constante. Um sismo é impossível de prever, ninguém pode dizer se será amanhã ou daqui a 100 anos. Uma coisa positiva: os pequenos micro-sismos que vão acontecendo, a libertação gradual de energia nas falhas existentes por cá.
Quanto a tsunamis, corremos esse risco como disse. Nem tanto pela ocorrência de sismos, pois poderemos levar com um sem que nada seja sentido no nosso país.
Uma coisa que tenho reparado, e que me faz muita espécie, é a desenfreada construção em cima do mar. As pessoas adoram ter a casa à beira-mar, ou a esplanada em madeira na praia. E os tempos para isso estão a esgotar, e estes acontecimentos são prova disso.
Lembrem-se que o mar vem sempre buscar aquilo que é seu. E se o homem pode controlar um fogo, o mar é incontrolável.
Ah tava a ver que a culpa disto tudo era minha. :xock:
Mas as catástrofes sempre existiram, antes ou depois do Homem.
O Homem como qualquer espécie quer sempre prolongar-se ao longo do tempo, pois é até agora e até aos conhecimentos possíveis o ser mais inteligente que por aqui passou.
Queremos viver o mais tempo e melhor possível por isso é necessário as pessoas estarem preparadas. Não quero ver desastres em Portugal, já me bastam nas outras áreas em que estou atento.
O Homem quer é controlar tudo. As especies são cíclicas, o problema é que o homem mata as outras para estender a sua e isso só fará com que o planeta se “revolte”.
Se o homem vai acabar? Duvido, mas o planeta está a beira de uma catástrofe seja agora, daqui a 100 anos, 1000 anos ninguém sabe. Mas pelo menos metade da espécie humana vai desaparecer o que nem vai fazer grande diferença.
Pois Deus fez-nos tão espertos para depois sermos nós a destruir o planeta.
O meu maior medo é quando tivermos entre a espada e a parede (Sem recursos e com Biliões de pessoas para alimentar).
Água potável já há pouca para tanto homem, as frequentes secas em períodos férteis têm aumentado, o petróleo também ele daqui uns anos em extinção.
E acho que isso é que pode ser uma questão de décadas já que as pessoas vão nascendo mais gente por aqui vive e mas gente precisa de alimentar-se e o saco vai-se apertando.
Mas nada é feito já que o homem esse mesmo vai precisando de consumir para continuar a ser uma potencia no Mundo.