Tecnologia

Alguém viu o ultimo report tv da Sport tv?

Nele, e já o apanhei a meio, mostravam o sistema tecnológico que o Sporting utiliza para recolher e processar informação sobre os adversários e sobre os próprios jogadores.

Fiquei espantado porque julgava que ainda estávamos no tempo do bloco de notas…

Por um lado fiquei orgulhoso desta modernidade, por outro lado céptico em relação à utilização prática do sistema pois algumas coisas que tem acontecido neste campeonato parecem coisas de fraco estudo do adversário.

Não dão a repetição?

Alguém viu o ultimo report tv da Sport tv?

Nele, e já o apanhei a meio, mostravam o sistema tecnológico que o Sporting utiliza para recolher e processar informação sobre os adversários e sobre os próprios jogadores.

Fiquei espantado porque julgava que ainda estávamos no tempo do bloco de notas…

Por um lado fiquei orgulhoso desta modernidade, por outro lado céptico em relação à utilização prática do sistema pois algumas coisas que tem acontecido neste campeonato parecem coisas de fraco estudo do adversário.

Eu vi uma parte disso…e fiquei algo fascinado…mas depois lembrei-me de quantas falhas estupidas cometemo e fiquei a pensar para que e que aquilo serviria…

Se fosse bem utilizado seria muito bom!

5ª Feira - 31 Março - 20h20
6ª Feira - 1Abril - 19h00
2ª feira - 4 Abril - 13h30

Mas não me fio muito nas datas porque eu vi ontem, Domingo

O programa:

"“Futebol.com
Autoria e Reportagem: vários
Pivot: Luis Miguel Pereira.

Esta semana no Reportv especial vamos falar-lhe das novas tecnologias que começam a entrar em campo, no futebol. A FIFA abriu a porta para que sejam testados os benefícios de um chip dentro da bola. Por enquanto, o organismo máximo do futebol só quer tirar a limpo as situações duvidosas de golo, como aquelas que envolveram já esta época Pedro Mendes em Inglaterra, ou Petit em Portugal.

Neste Reportv especial partimos do chip para o difícil casamento entre o conservador futebol e a ousada tecnologia, com três reportagens:

1. Vamos explicar como funciona o chip que a FIFA quer testar e quais os objectivos. Falámos com a empresa que desenvolveu a tecnologia e mostramos-lhe alguns testes já efectuados. Vamos conhecer outros sistemas tecnológicos que já existem à disposição mas que ainda não têm luz verde dos responsáveis pelo futebol.

2. O International Board, organismo responsável pelas leis do jogo, tem sido intransponível na alteração substancial das regras. O futebol mantém as mesmas leis praticamente desde que foi inventado. Vamos fazer o contraponto com outras modalidades nascidas na América, e vamos ficar a saber que a geometria muito própria de um campo de futebol, impede alterações de fundo na modalidade.

3. Os treinadores foram os primeiros a perceber os benefícios que a tecnologia pode trazer ao futebol. Já há quem utilize walkie-talkies para comunicar com os adjuntos e há quem tenha substituído o bloco de notas pelo lap-top no banco. Em Portugal, o Sporting utiliza na Academia um sistema viedo-informático de análise do próprio treino e de estudo pormenorizado dos adversários.

Não perca esta semana o Reportv-Especial."

Não vi, mas isso parece interessante…

3) Os treinadores foram os primeiros a perceber os benefícios que a tecnologia pode trazer ao futebol. Já há quem utilize walkie-talkies para comunicar com os adjuntos e há quem tenha substituído o bloco de notas pelo lap-top no banco. Em Portugal, o Sporting utiliza na Academia um sistema viedo-informático de análise do próprio treino e de estudo pormenorizado dos adversários.

Não perca esta semana o Reportv-Especial."

O real Madrid e Man Utd, sei que têm algo parecido nos estádios. Após os jogos os treinadoes tem acesso a uma serie de dados sobre ambas as equipas. Conseguem, por exemplo, saber por que zonas do terreno um determinado jogador andou, quantos km correu, etc…

Sim, eu sei que os clubes de topo utilizam este tipo tecnologia. Só que são os clubes de 1ª linha e não julgava que em Portugal se fizesse isto.

Mais, o sistema utilizado pelo Sporting é muito mais adaptado ao uso corrente. Por exemplo, a informação recolhida pelo manchester tem cerca de 30 pessoas a processá-la e necessita de um sistema multi-camera que obviamente só pode ser utilizado nos jogos em casa (o que dá situações complicadas pois há acusações a clubes com este sistema, de fornecimento a terceiros dos dados recolhidos).

O sistema do Sporting é assente na captação da imagem com uma simples camcorder e processamento por um programa especifico. Óbviamente, dará resultados menos pormenorizados mas poderá ser utilizado em qualquer sitio. É muito interessante!

O Sporting, sempre foi um clube vanguardista no que diz respeito á utilização das novas tecnologias ao serviço do desporto.
O treinador que mais investiu nessa área foi o Prof. Carlos Queiroz, que quando entrou no clube, apetrechou-o de uma quantidade de equipamento para a monitorização e metodologia de treino, tratamento da informação dos jogos, jogadores do Sporting e adversários, tudo muito hi-tech.
Era tão evoluído que quando entrou o Octávio Machado, aquela tecnologia ficou durante algum tempo parada.

Isto foi-me dito a uns tempos, quando estava num grupo de amigos a falar sofre a possível influência que a tecnologia poderia ter no desporto.
Quem me confirmou isto foi o Francisco Vital (treinador adjunto do Octávio).

Por isso não me admira nada que esse sistema esteja a ser usado pelo Sporting.

cumps,
VCoelho

Penso que ja vamos na 3ª época de uso desse equipamento, lemro-me de ler algo num dos pasquins sobre isso…

Não me parece tão fantástico como isso, há anos que isso existe, a única coisa que me espanta é que os médias nunca falam nisso, esses sim andam em atraso e ainda querem comentar melhor que os treinadores.

Penso que ja vamos na 3ª época de uso desse equipamento

Confirma. Pelo menos na 3ª. Um dos operadores do sistema disse que o Boloni o utilizava principalmente para cascar nos jogadores com provas cientificas. :lol:

Eu vi o programa mas fiquei a pensar o que terá acontecido com os estudos do Penafiel ???