A Taça de Portugal, está deprimente. A mitica frase "Taça, é festa", deixou praticamente de existir.
Não concordo - e acho até que esta época provou o contrário do que dizes. Bastou teres mais eliminatórias ao Domingo à tarde para voltares a ter grandes assistências. Que dizer da invasão ao Barreiro para o jogo com o Pinhalnovense? Ou dos 30.000 no Dragão - lembre-se que na taça não existem lugares de época - para o jogo com o Atlético? Ou o campo do Bragança cheio a abarrotar para a recepção ao Belenenses?
Casos destes provam que a Taça está bem viva. E isto apesar da negligência quase criminosa da Federação, que só se interessa pela sua galinha dos ovos de ouro - a Selecção A - e pela sua imagem como o “Clube Portugal”. Resultado: estamos em 2007 e a Taça de Portugal continua sem promoção publicitária de jeito e a ter um contrato televisivo miserável.
Eu acho que a Taça tem um potencial enorme. O formato é do mais emocionante e mais nivelador que há - é ‘do-or-die’, não havendo segundas mãos ou repetições para rectificar erros ou desconcentrações. Além disso, é uma competição que agrada a todos:
- para os adeptos e jogadores dos clubes pequenos, é a chance de uma vida de receber um grande ou de visitar um grande estádio, a exposição mediática e o sonho de fazer história
- para os adeptos e jogadores dos clubes médios, é a grande hipótese de conquistarem um título nacional
- e os adeptos dos clubes grandes sempre gostaram de ver cabazadas e de ir ao Jamor erguer um troféu no momento da vitória (cerimónia cuja inexistência na Liga é um mistério para mim), seja ele a dobradinha que confirma o domínio absoluto a nível doméstico ou o triunfo que salva uma época falhada. E não me digam que os jogadores não apreciam o jogo da final, que eu bem vi hoje o Liedson e o Polga a retrairem-se de entradas para evitarem falhar a final…
A única coisa que a Taça precisa é que a FPF lhe preste alguma atenção; que faça um contrato de patrocínio da competição - é verdade, estamos em 2007 e a competição não tem um patrocinador! - que permita arranjar um prize-money crescente e aliciante por cada eliminatória que um clube passar (isto além das receitas de bilheteira, claro); que ponha no contrato que a TV que compra os jogos tem de criar um programa de antecipação de cada eliminatória e outras actividades de divulgação da prova; e que garanta que a competição tem prioridade para os jogos ao fim-de-semana. A Taça de Portugal pode não ser a galinha dos ovos de ouro que é a Selecção - mas bem podia dar uns ovitos de prata se investirem um bocadinho nela.