Taca de Portugal - Que futuro?

A Taça de Portugal, está deprimente. A mitica frase "Taça, é festa", deixou praticamente de existir.

Não concordo - e acho até que esta época provou o contrário do que dizes. Bastou teres mais eliminatórias ao Domingo à tarde para voltares a ter grandes assistências. Que dizer da invasão ao Barreiro para o jogo com o Pinhalnovense? Ou dos 30.000 no Dragão - lembre-se que na taça não existem lugares de época - para o jogo com o Atlético? Ou o campo do Bragança cheio a abarrotar para a recepção ao Belenenses?

Casos destes provam que a Taça está bem viva. E isto apesar da negligência quase criminosa da Federação, que só se interessa pela sua galinha dos ovos de ouro - a Selecção A - e pela sua imagem como o “Clube Portugal”. Resultado: estamos em 2007 e a Taça de Portugal continua sem promoção publicitária de jeito e a ter um contrato televisivo miserável.

Eu acho que a Taça tem um potencial enorme. O formato é do mais emocionante e mais nivelador que há - é ‘do-or-die’, não havendo segundas mãos ou repetições para rectificar erros ou desconcentrações. Além disso, é uma competição que agrada a todos:

• para os adeptos e jogadores dos clubes pequenos, é a chance de uma vida de receber um grande ou de visitar um grande estádio, a exposição mediática e o sonho de fazer história
  • para os adeptos e jogadores dos clubes médios, é a grande hipótese de conquistarem um título nacional
  • e os adeptos dos clubes grandes sempre gostaram de ver cabazadas e de ir ao Jamor erguer um troféu no momento da vitória (cerimónia cuja inexistência na Liga é um mistério para mim), seja ele a dobradinha que confirma o domínio absoluto a nível doméstico ou o triunfo que salva uma época falhada. E não me digam que os jogadores não apreciam o jogo da final, que eu bem vi hoje o Liedson e o Polga a retrairem-se de entradas para evitarem falhar a final…

A única coisa que a Taça precisa é que a FPF lhe preste alguma atenção; que faça um contrato de patrocínio da competição - é verdade, estamos em 2007 e a competição não tem um patrocinador! - que permita arranjar um prize-money crescente e aliciante por cada eliminatória que um clube passar (isto além das receitas de bilheteira, claro); que ponha no contrato que a TV que compra os jogos tem de criar um programa de antecipação de cada eliminatória e outras actividades de divulgação da prova; e que garanta que a competição tem prioridade para os jogos ao fim-de-semana. A Taça de Portugal pode não ser a galinha dos ovos de ouro que é a Selecção - mas bem podia dar uns ovitos de prata se investirem um bocadinho nela.

A Taça de Portugal, está deprimente. A mitica frase "Taça, é festa", deixou praticamente de existir.

Não concordo - e acho até que esta época provou o contrário do que dizes. Bastou teres mais eliminatórias ao Domingo à tarde para voltares a ter grandes assistências. Que dizer da invasão ao Barreiro para o jogo com o Pinhalnovense? Ou dos 30.000 no Dragão - lembre-se que na taça não existem lugares de época - para o jogo com o Atlético? Ou o campo do Bragança cheio a abarrotar para a recepção ao Belenenses?

Casos destes provam que a Taça está bem viva. E isto apesar da negligência quase criminosa da Federação, que só se interessa pela sua galinha dos ovos de ouro - a Selecção A - e pela sua imagem como o “Clube Portugal”. Resultado: estamos em 2007 e a Taça de Portugal continua sem promoção publicitária de jeito e a ter um contrato televisivo miserável.

Eu acho que a Taça tem um potencial enorme. O formato é do mais emocionante e mais nivelador que há - é ‘do-or-die’, não havendo segundas mãos ou repetições para rectificar erros ou desconcentrações. Além disso, é uma competição que agrada a todos:

• para os adeptos e jogadores dos clubes pequenos, é a chance de uma vida de receber um grande ou de visitar um grande estádio, a exposição mediática e o sonho de fazer história
  • para os adeptos e jogadores dos clubes médios, é a grande hipótese de conquistarem um título nacional
  • e os adeptos dos clubes grandes sempre gostaram de ver cabazadas e de ir ao Jamor erguer um troféu no momento da vitória (cerimónia cuja inexistência na Liga é um mistério para mim), seja ele a dobradinha que confirma o domínio absoluto a nível doméstico ou o triunfo que salva uma época falhada. E não me digam que os jogadores não apreciam o jogo da final, que eu bem vi hoje o Liedson e o Polga a retrairem-se de entradas para evitarem falhar a final…

A única coisa que a Taça precisa é que a FPF lhe preste alguma atenção; que faça um contrato de patrocínio da competição - é verdade, estamos em 2007 e a competição não tem um patrocinador! - que permita arranjar um prize-money crescente e aliciante por cada eliminatória que um clube passar (isto além das receitas de bilheteira, claro); que ponha no contrato que a TV que compra os jogos tem de criar um programa de antecipação de cada eliminatória e outras actividades de divulgação da prova; e que garanta que a competição tem prioridade para os jogos ao fim-de-semana. A Taça de Portugal pode não ser a galinha dos ovos de ouro que é a Selecção - mas bem podia dar uns ovitos de prata se investirem um bocadinho nela.

Petrovich, a maioria da tua opinião é exactamente a minha. Tudo o que acrescentas, a seguir ao primeiro parágrafo é aquilo que penso e aquilo que gostaria de ver nesta Taça de Portugal, como aliás fiz questão de referir no meu post inicial

Quando digo que a Taça está deprimente, é no ambito geral. Não foco apenas os três grandes, até porque inclusivamente este ano apenas e somente o Sporting, conseguiu mover as tais “massas” que tornaram esta competição numa grande festa. É caso para dizer que, quer o benfica quer o porto foram eliminados precocemente, e talvez por isso não tenha havido tanto apoio quanto isso.

A mim parece-me, que esta Taça só recebe a devida importância/festa nas meias finais, até lá, é apenas mais um jogo que tem de ser encarado por cada equipa, como um jogo unico e no qual se disputa uma Competição importante, ainfal de contas é a Prova Rainha do Futebol Português. As assistências para o Campeonato já são miseráveis e para a Taça ainda são mais, escapando-se os grandes (este ano, mais propriamente o Sporting). Não me parece válido o seu argumento, até porque seria focar a grandeza da Taça através de um clube grande, do qual se espera mais assistência e consequentemente maior importância. A questão da publicidade, estou plenamente de acordo e fiz questão de referir isso mesmo, até mesmo para a nova Taça da Liga.

Eu que moro aqui nas zonas do Restelo, fiquei bastante satisfeito e contente (apesar de não ser do Belenenses) quando assisti á autentica festa, que decorria nas ruas. Carros a buzinar, pessoas com cachecois a gritar…

Na minha visão, a Taça continua deprimente não só por não ter qualquer tipo de publicidade como tambem devido á fraca mobilidade dos adeptos dos respectivos clubes até ás meias finais. :wink:

Partilho da tua opinião.

Acho a Taca de Portugal a competicão mais emotiva de todas em si, e isso vê-se no congregar das populacões afectas aos seus clubes. É a única competicão em que quase todos à partida podem ter no seu horizonte a ambicão de vencer. É um prémio prestigiado para os grandes e para os menos grandes uma oportunidade única de conseguirem lugar na UEFA. E além disso não tem jogos de cálculos, de estratégia mais ou menos assim ou assado… decide-se no jogo, naqueles 90 minutos em que quem for melhor ganha e segue em frente.

Aqui há uns anos, a Taca mostrou o seu verdadeiro potencial, quando as TV’s decidiram pagar um balúrdio para poderem transmitir os jogos finais… até me lembro da charada de 1 cêntimo ou lá o que foi de diferenca entre a SIC e a TVI! Bastava a Federacão ter olhos na cara, arranjar um bom prize-money e sponsor e a Taca seria um verdadeiro filão!

A taça é a competição que espelha o futebol na perfeição: ganha o melhor, a eliminar, até chegar a uma final onde se enverga o caneco e se canta o hino. Prova rainha, imortal. Para mim tem quanse tanta importância como um título nacinal.

A taça é a competição que espelha o futebol na perfeição: ganha o melhor, a eliminar, até chegar a uma final onde se enverga o caneco e se canta o hino. Prova rainha, imortal. Para mim tem quanse tanta importância como um título nacinal.

nao duvido por um minuto se estiveres a pensar na FA Cup. Ainda este fim-de-semana o ambiente era absolutamente fantastico, a organizacao exemplar, a festa de uma pompa e espectaculo incrivel, criou uma atmosfera verdadeiramente fantastica. O jogo foi uma merda mas pronto.

A verdade e que lembra-me da ultima final da Taca de Portugal a que fui, um Sporting-Porto. Em comparacao, foi uma festa digna do campeonato distrital. A comecar pelo Estadio. Portugal deve ter o pior estadio nacional da Europa. A seguir o resto todo. O jogo foi bem melhor no entanto.

A Taca esta abandonada ha muitooooooossssss anos.

jmlima, mas achas bem gastar mais uns milhoes num estadio novo que é usado 1 ou 2 vezes por ano? Ele como esta actualmente serve muito bem.

Acho uma estupidez a intensao do madail tornar a taça uma eliminatoria a duas maos a partir dos 4 de final. Quer dizer os clubes ja tem muitos jogos, no mundial da coreia japao a fifa queria reduzir o nº de jogos por epoca porque havia, e, há um exagero no nº de jogos disputados. O que faz com que os jogadores nem tenham tempo para recuperar e chegam a um europeu/mundial todos “rotos”.

Não sera de estranhar que selecções como a grecia aproveitem o europeu/mundial para fazer brilharentes , porque fisicamente estao bastante melhores.

E a minha opiniao sobre a taça da liga é outra, mais jogos sem necessidade.

jmlima, mas achas bem gastar mais uns milhoes num estadio novo que é usado 1 ou 2 vezes por ano? Ele como esta actualmente serve muito bem. ...

No contexto actual? Acharia uma burrice fazer mais um estadio. Devem e aproveitar os 10 que teem e realizar a final num deles. Por exemplo , neste caso a final poder-se-ia realizar num dos estadios do Norte.

A Taça de Portugal não tem a mesma envolvente que tinha antigamente. A quantidade de “massas” que se trajava a rigor, tudo para apoiar a sua equipa numa competição extremamente importante e a festa que se fazia aquando de uma simples vitoria, fosse ela nos oitavos, nos quartos ou nas meias, era uma coisa fantástica. Era digna do povo Português, não digo do Futebol Português pois todos sabesmos que é muito fraquinho e isso acaba por ser visivelmente transmitido na Taça de Portugal.

Como disse em cima, não basta haver três clubes capazes de mobilizar os seus adeptos de uma maneira grandiosa que a Taça se torna num evento grande e com importância. Geralmente, apenas se dá importância á Taça a partir das meias finais, ou então, quando surge alguma surpresa. Lembro-me perfeitamente da festa do Atlético mas como digo, quais eram as suas possibilidades de ganhar aos actuais campeoes nacionais, ainda para mais jogando fora? Tinham todos os motivos para festejar…

Os outros clubes, continuam a proporcionar estádios vazios revelando a tal importancia que eu digo que a Taça não tem.

A questão do Estádio é inevitável ser questionada. A unica razão pela qual as pessoas continuam a gostar de ir ao velhinho estádio do Jamor, é porque simboliza muito para a maioria dos adeptos. Quando se fala em Taça de Portugal, rapidamente se associa á “Festa no Jamor”. Já é assim, há uma carrada de anos mas mudam-se os tempos, mudam-se os costumes e continuamos parados nesta competição. É bonito manter a tradição, eu sei mas quantos adeptos não podem disfrutar da tal Festa que a final podia e devia proporcionar? Quantos adeptos dos respectivos clubes, têm de ficar em casa a assistir ao jogo, quando davam tudo para estar lá a apoiar? Não cabem todos, claro que não mas podem caber mais. Criaram uma multidão de Estádios para depois não darem o devido uso. Defendo uma constante alteração na localidade/zona do Estádio que recebe a Final da Taça de Portugal.

Isto porque enaltecia a importância da Taça (no sentido, de que a cidade que iria acolher a Final se sentisse priveligiada) e trazia lucro á cidade que a iria receber. Isto para não falar nas questões da publicidade que se encontram num patamar negativo. Parece que só se lembram da Taça, quando estamos a uma semana da Final. :wink:

jmlima, mas achas bem gastar mais uns milhoes num estadio novo que é usado 1 ou 2 vezes por ano? Ele como esta actualmente serve muito bem. ...

No contexto actual? Acharia uma burrice fazer mais um estadio. Devem e aproveitar os 10 que teem e realizar a final num deles. Por exemplo , neste caso a final poder-se-ia realizar num dos estadios do Norte.

Mas para mim a final deve ser sempre no jamor, assim como a taça em inglaterra é sempre (julgo eu) no wembley. Jamor tem aquela mistica que nenhum outro estadio tem para a final da taça :wink:

... Isto porque enaltecia a importância da Taça (no sentido, de que a cidade que iria acolher a Final se sentisse priveligiada) e trazia lucro á cidade que a iria receber. ...

E tambem poderia servir para justificar o absurdo do Estadio do Algarve, esse fantastico elefante branco. Quanto custou isso aos contribuintes?.. :roll:

...

Mas para mim a final deve ser sempre no jamor, assim como a taça em inglaterra é sempre (julgo eu) no wembley. Jamor tem aquela mistica que nenhum outro estadio tem para a final da taça :wink:

Agora voltou a ser , enquanto a barraca das obras do novo Wembley andava era em Gales.

O Jamor tem um problema fundamental. Nao tem condicoes sequer para acolher o numero de espectadores da Taca, sempre que um clube grande la vai (90% das vezes) os espectadores desse clube eram suficientes para esgotar o estadio. Compreendo muito menos que as selecoes nacionais (tambem as de atletismo por ex.) nao tenham um estadio condigno, do que compreendo que tenha havido dinheiro para o estadio financiar estadios privados, nos quais tem de asilar a seleccao devido a falta de condicoes do estadio nacional.

a Taça de Portugal para mim está obviamente um patamar abaixo da conquista do Título Nacional…mas acho que ainda é uma bela festa, e o velho espírito da expressão “Hoje houve Taça” está bem vivo, como fizeram questão de exemplificar os nossos rivais este ano :lol: A festa da final é bonita, a própria Taça é bonita e deixa sempre espaço aos mais pequenos para sonhar com uma grande conquista. É um troféu importante e acho que nunca vai deixar de o ser…