Tablets

Fui incumbido de comprar 3 tablets para a empresa.
Orçamento total de 1500€ (mais coisa, menos coisa)
De preferência com actualizações garantidas uns belos anos porque serão para durar uns anitos.

Alguma sugestão?

Comprei dois Lenovo Tab P12.
Ecrã 12.7 , 3K, 8GB memoria
Gosto bastante. e foram ± 350€ com capa e pen
Acho uma excelente relação qualidade/preço

Agora foram substituídos pelo Lenovo Idea Tab Pro

1 Curtiu

Para quem usa tablets frequentemente: ja’ tentaram usar um fold para o mesmo efeito?

Esse era o meu plano.

Mas comprei o meu tablet por 180e na geekbuyers ha quase 3 anos.
Um tablet chines, que serve mais do que bem o proposito para o qual foi comprado. Ler, ver videos, navegacao, etc.

Um fold neste momento custa quase 2k… eu queria ter um, mas ainda nao vejo uma vantagem assim tao grande que justifique o absurdo de preco.

Se for essa a prioridade e dentro do environment Android:

Alternativa: Apple

1 Curtiu

Pelo preço de um fold compras um telemóvel topo de gama e um excelente tablet e ficas melhor servido dos dois lados.

O fold tem um use case muito específico, acredito que seja útil a algumas pessoas, mas para a maioria é mais um gimmick do que outra coisa…

O que acham deste:

https://www.fnac.pt/Tablet-Samsung-Galaxy-Tab-S9-FE-10-9-Wi-Fi-256GB-Silver-Tablet-Tablet/a11250949

eu tenho um com 6gb de ram 128gb e gosto, até agora zero chatices e é rápido qb. durante uns tempos andei a jogar football manager mobile sem qualquer problema.

1 Curtiu

Isto vale?
Ou é preferível ir para um Samsung?

https://www.pcdiga.com/mobilidade/tablets/tablets-ipad/apple-ipad-10-geracao-10-9-wi-fi-64gb-prateado-mcm74ty-a-195950068849

Nao compras isso tudo nao acho, mas mesmo que compres ficas com o problema de ter que ter 2 devices. Eu nao toquei num tablet desde que comprei o primeiro fold.

O principal problema que tenho tido com os folds é o ecra de dentro deixar de funcionar ou o telemovel nao abre completamente ao fim de algum tempo, por isso vou mudar da samsung e vou comprar o da oneplus, o one open 2 que espero que saia em breve.

Tenho um desses. Serve para o meu propósito. Até troquei os da geração anterior por estes, lá em casa.

Mas arranjas melhor preço na RP ou na Worten.

https://www.fnac.pt/Apple-iPad-10-9-2024-64GB-Wi-Fi-Prateado-Tablet-iPad/a12090281?origin=google_pla_micros&gad_source=1&gclid=EAIaIQobChMIg-WFhJSWiwMVCpCDBx2w7RuIEAQYAyABEgKTWvD_BwE

Edit: não tinha visto a tua primeira mensagem. Isso da longevidade dos tablets, no caso da Apple, é sempre dodgy. Não há como assegurar que vão ter 10 anos de actualizações. 5 ou 6 anos, acho que na boa.

Eu tinha 2 de 9a geração e dei um à minha mãe e o outro ficou para a minha filha (dá jeito para a escola virtual). E comprei-os no ano em que saíram (não sei se em 2020 ou 2021). Portanto, 3 ou 4 anos de apoio e actualizações, já eles têm.

Estes de 10ª geração saíram em 2022. Era suposto terem saído mais duas gerações, ao ritmo do que era habitual.

No caso dos Samsung, também não tenho grande experiência, em termos de updates no Android.

Agora, em termos de budget, isso dá para os tablets, para uma capa e uma pen (eu tenho, mas quase não uso). Uma capa com teclado fica perto dos 100€.

1 Curtiu

Eu ia continuar a tocar na mesma para ler.
Mas para videos, series, navegacao provavelmente era capaz de dar menos uso ao tablet.

Agora, continua a ser muita fruta para aquilo que oferece.

Alias, ja ha uns 2/3 anos que os smartphones so sobem de preco sem nenhum ganho real para o utilizador. Eu tenho o S22 ultra e nao vejo qualquer vantagem efetiva que me faca pagar 1500e ou mais para trocar por um S25 ultra.
Ja nao ha qq inovacao. E so camaras marginalmente melhores, ao ponto de no ecra do tlm nao se notar qq diferenca e nenhuma outra caracteristica distintiva.

Pagar 2000e por um fold quando um tablet de 200e mais um smartphone de 600/700e cumprem perfeitamente as minhas necessidades…
Se fosse ‘so’ mais 200 ou 300e eu ate pagava porque eu uso mt o tlm a caminhar para passear o cao enquanto vejo series, e gostava de um ecra maior. Mais os precos… nop

1 Curtiu

por acaso tb tenho o s22 ultra e penso a mesma coisa relativamente ao s25 ultra, sendo que a caneta até perdeu funções, por isso tirando ficar com mais anos de suporte e um incremento de velocidade (que não noto precisar para dizer verdade), que razão válida é que haverá para gastar 1500€ a substituir telemóveis perfeitamente funcionais e rápidos? aliás, para mim, um dos motivos de comprar um topo de gama nos telemóveis é o mesmo poder aguentar vários anos sem notar qualquer problemas de lentidão a nível de utilização.

Que eu saiba nâo há nenhuma marca que garanta isso.
O mais aproximado sâo a Pixel (Google) e a Apple, que sâo também os fabricantes.
Todas as outras marcas (e só há várias diferentes a usar Android) estâo 1)dependentes da Google 2) vontade própria de garantir isso e cumprir com a palavra dada caso o prometam, o que nâo é certo. E neste último aspecto, até a Google e a Apple falham à palavra dada.

2 Curtiram

O mais parecido que encontro com uma informação relativa a este tema foi aqui…

Mas é tudo muito errático.

Agora, também depende do que se pretende para o tablet. Mesmo que já não se possa actualizar o SO, ainda há-de durar algum tempo, em que seja possível actualizar as apps (eventualmente, isto também deixará de ser possível). Agora, quanto tempo é que já não sei.

No meu caso, dei bom uso ao Ipad de 9ª geração. Levava-o para as férias e, com o teclado e um rato Bluetooth (ou mesmo fazendo só uso do táctil), serviu bem para fazer algum trabalho (excel ou word) quando era necessário. Requer alguma habituação, mas até é eficiente.

Como, entretanto, comprei um Macbook Air, não sei se terei tomado a melhor decisão em comprar os Ipad de 10ª geração, porque o portátil é muito leve e fácil de transportar (tem 13"). Mas, agora, já está. Dá para ver as apps de video (Apple TV, Netflix, etc.), pelo menos.

1 Curtiu

diria que o mais certo é que podemos ter a garantia que o suporte rapidamente acaba, mesmo que os aparelhos sejam totalmente funcionais. no início do ano um colega meu com um note 9 ou 10 queria perguntar-me por power banks porque o telemóvel não aguentava a carga, mas que de resto estava bom. sugeri-lhe que trocasse a bateria do mesmo. passado uma semana apareceu-me a agradecer porque o telemóvel estava como novo. ora, é um telemóvel que já não recebe updates da samsung, mas a nível da utilização pessoal dele, na verdade não sente necessidade de ter que trocar, porque faz tudo o que precisa, mas para a marca não seria rentável se todos fossem como ele e esticassem a utilização do aparelho até ao limite.

No caso da Google Pixel, que eu conheço melhor de usar 1 telefone, se eles garantirem e cumprirem 5 anos de updates (software & segurança) penso que o problema maior é o hardware, se o hardware se vai aguentar a funcionar bem esse tempo todo (bateria, processador), e caso nâo, ser possível reparar a preços relativamente baixos.
Com 5 anos de updates, tens um aparelho que em teoria vai funcionar bem e ser compatível com apps etc. uns 7-8 anos.
7-8 anos para aparelhos deste tipo é uma longevidade bastante aceitável.

1 Curtiu