[Taça UEFA] Sporting C.P. 2 x 0 FC Basel 1893

a jogar assim, ainda vou tirar o lugar ao Tiui :mrgreen: … :great:

A meu ver, joga-se amanhã em 90 minutos toda a credibilidade da época de Paulo Bento. Ninguém pense em facilidades, nem o mais incauto. Pense-se sim numa vitória, porque já se sabe que na Suiça os relógios são certeiros. Em boa verdade vos digo: nada acontece por acaso. Não espero sentar-me e ver uma exibição de gala, de encher o olho, como se o Sporting tivesse aprendido a jogar bem à bola da noite para o dia. Por mim se a bola for metida lá dentro com a bunda grande, também serve.

Mas esperem lá. Amanhã é um jogo da taça UEFA, não é…? Um jogo para as competições europeias, com os holofotes dos media europeus. Vai daí até que podemos jogar muito bem. Estou curioso de ver se as exibições de gala mecanizadas na Liga dos Campeões se perpetuarão nas UEFA. Com efeito o plantel do Sporting, não só tem bufos, como poderá ter também (além da losangolite aguda) excesso de “Zés da Europa”.

O verdadeiro e saudoso “Zé da Europa” era o nosso José Travassos, um dos membros da famosa equipa dos “Cinco Violinos”. Mas este jogava bem em qualquer altura e em qualquer zona geográfica, era cá e lá. Apesar de usar brilhantina no cabelo, nunca lhe vi rabichos na nuca, nem pompons no cimo da cabeça, que lhe afectassem a arte de jogar à bola.

Travassos foi o primeiro futebolista português a ser convocado para uma Selecção da Europa. Um belo dia em Belfast esta selecção defrontou e venceu por 4-1 a poderosa Grã-Bretanha. Travassos jogou a interior esquerdo e coube-lhe fazer a ligação do jogo entre o meio campo e o ataque, formando um trio avançado com o extraordinário Kopa e Vukas que maravilhou espectadores e críticos. Escusado será dizer que Travassos rachou rins como se o amanhã não existisse e como se o Ultimatum Britânico tivesse sido feito nesse dia. Deu golos a marcar, falhou um por um triz depois de uma finta estonteante ao guarda-redes contrário mas foi enaltecido, sobretudo, por ter sido um jogador de equipa, que privilegiou o colectivo. Daí que a imprensa estrangeira lhe tenha dado o nickname de “Zé da Europa”.

Os tempos são outros, mas as selecções da Europa continuam a existir, pelo menos internamente no Sporting. Miguel Veloso, Romagnoli e Izmailov são sempre convocados para esta selecção.
São os nossos novos Zés da Europa: lá fora e aos olhos da outra imprensa, são máquinas, valem milhões, jogam que se fartam, deixam o suor lá dentro, como foi o caso dos jogos com o Roma e Manchester. Exibições dignas de aplausos e de sorrisos.

Depois cá dentro, contra Académicas e Belenenses vão-se a baixo, coitados. Bem sei que o prestígio não é o mesmo, mas porra quem é uma estrela antecipada e tem classe para dar e vender (não é assim…!?), nem precisava jogar ao nível com que jogam na Europa, bastava por exemplo, não sei digo eu, esforçarem-se…

Vamso lá ver amanhã! FORÇA SPORTING! :arrow:

Por mim ganhávamos 1-0 amanhã, para termos que jogar na Suíça para ganhar, e ganharmos!
Duas vitórias por 1-0 era o que eu queria desta eliminatória. Devemos precisar de umas seis vitórias na taça UEFA este ano para podermos chegar ao segundo pote da LC no ano que vem. É um objectivo difícil mas alcançável sobretudo se somarmos já duas nesta eliminatória.

Amanhã lá estarei, vou matar saudades de ver um jogo na central (desde há 2 anos que tenho visto jogos apenas na superior norte). Vencer é muito importante e se possível sem sofrer golos, porque o jogo em Basel não será fácil, mesmo tendo em conta o apoio dos emigrantes.
2-0 (Liédson e Simon)

A partir da altura em que o Basileia afirma que o objectivo minimo em Lisboa é sacar um empate, está tudo dito. O Sporting é um clube cada vez menos respeitado internacionalmente e nem aqueles textos repletos de amargura e fraternidade me orgulham.

Espero que as aspirações dos Suiços sejam contrariadas em campo!

Bem, ninguém se apresenta para um jogo definindo como objectivo perdê-lo.
De facto não somos respeitados na Europa mas isso não é de agora. Nós nunca fomos respeitados na Europa essa é a nossa realidade. Os nossos anos de ouro em que ganhámos 7 campeonatos em oito, infelizmente foram antes de existirem competições europeias.
Ganhámos uma taça das taças à mais de quarenta anos, chegámos a uma final europeia já esta década, e penso que só por duas vezes chegámos a meias-finais (1 da taça UEFA e 1 da taça das taças). De resto e apesar de nunca termos falhado uma qualificação europeia nunca chegámos nem perto de uma final. Porque haveriam de nos respeitar?
Acho muito certeiro o slogan de promoção deste jogo, “mudar a história!”. É disso que se trata deixarmos de ser um clube simpático para passarmos a ser um clube temido. Para sermos de facto tão grandes como os maiores da Europa!

Vi na sic noticias o jornalista a perguntar a 3 jogadores e ao treinador qual seria o melhor resultado em Lisboa. Todos afirmaram que alcançar um empate já seria muito bom. Já o treinador disse que o favorito é o Sporting devido à sua história…

Com o Romagnoli de fora, o meio-campo deve ser constítuido por Veloso, Izmailov, Moutinho e Vukcevic. Ataque, Tiuí e Liédson? ::slight_smile:

A Roma e o Man Utd também não são respeitados na Europa porque também queríamos empatar/ganhar lá?

O Vukcevic lesionou-se e não joga amanhã. Grande galo!

ainda não é certo que ele não está disponível para amanhã…

[move] :rotfl:[/move]

deve estar a pensar num em especial para amanha…bem de qualquer forma como e pra UEFA pode ser que o Sporting jogue bem melhor :think:
por mim ate podem por fitinhas e tótós roxos no cabelo desde que joguem bem e,claro, ganhem o jogo
FORÇA SPORTING>RUMO À FINAL :victory:

Espera-se uma grande noite europeia,nunca fui daqueles que não podemos sofrer golos em casa,que 2-1 não é bom resultado porque 1 golo fora vale por 2,etc.Para mim o fundamental é ir em vantagem para Basileia.Isso conseguido penso que temos boas hipóteses.

pois nao e espero que recupere a tempo é bastante importante na equipa …mas ele e forte vai recuperar de certeza :wink: (:pray: :pray:)

Vukcevic e Romagnoli convocados à condição

Embora Vukcevic e Romagnoli tenham sido hoje convocados por Paulo Bento para o jogo, de amanhã, frente ao Basileia, os dois jogadores estão em dúvida, devido aos problemas físicos que apresentam.
Vukcevic

As presenças dos defesas Pedro Silva e Paulo Renato são as principais novidades nos convocados do Sporting para o jogo frente aos suíços. Derlei, Gladstone, Ronny, opção, Tiago, Yannick Djaló e Adrien, lesionados, ficaram de fora.

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Stojkovic;

Defesas: Abel, Pedro Silva, Paulo Renato, Polga, Tonel, Ronny, Grimi;

Médios: Miguel Veloso, Farnerud, Pereirinha, Izmailov, Moutinho, Romagnoli, Vukcevic e Celsinho;

Avançados
: Purovic, Tiuí e Liedson.

in http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver&noticia=135650&tema=4

Ainda dizem que o Ronny não é bom, consegue estar nos convocados e de fora por opção ao mesmo tempo. Uma especie de Barbosa. :lol:

:offtopic: Romagnoli, esse avatar é do “Fear and Loathing in Las Vegas”?

Team:

Patrício - Abel - Tonel - Polga - Grimi - Veloso - Moutinho - Vukcevic - Celsinho - Liedson - Tiuí

Se o Vukcevic não recuperar avança o Izmailov, se o Romagnoli recuperar acho que deve ficar no banco!

Se o Celsinho manter a titularidade era de bom grado ve-lo a 10!

Porra, eu acho que vou montar uma barraquinha com prognósticos.

No último fim de semana disse durante o jogo que o “Vukcevic estava aqui, estava lesionado” e pumba!

Acho piada que o Romagnoli [raramente corre] e o Veloso [idem idem aspas aspas] tiveram direito a descanso frente ao Maritimo e este desalmado que corre km todos os jogos, não pára há mais de 6 jogos consecutivos.

Concordo, no entanto acho que o Moutinho ainda merecia mais um bem dito descanso que o Simon.