Taça de Portugal 21/22 | 4ª Eliminatória | Sporting CP 2-1 Varzim SC [18/11 | 20h15]

Data: Quinta-feira, 18 de Novembro de 2021
Hora: 20h15
Estádio: Estádio José Alvalade
Transmissão Televisiva: Sport TV 1
Árbitro Principal: (a definir) | VAR: (a definir)

1 Curtiu

Virginia
Neto Feddal Matheus Reis
Esgaio Matheus Bragança Nuno Santos
Tabata TT Jovane

Qualquer equipa desde que se ganhe.

2 Curtiram

Virginia; Esteves; Esgaio; Neto; Matheus Reis; Vinagre; Bragança; Tabata; Jovane; TT; Nuno Santos

Virgínia, Neto, Feddal, Reis, Esgaio, N. Santos, M. Nunes, Bragança, Pote, Jovane e TT.

Dar minutos a quem não foi às seleções e teve sem competição e aproveitar para dar oportunidade a um ou outro jogador. O Vinagre acho que está lesionado, não deve ir a jogo. Poupar acima de tudo o Palhinha que tem ido a todos, não há necessidade de o desgastar aqui.

Virgínia
Neto, Feddal, M. Reis/G. Esteves
R. Esgaio, N. Santos
Matheus, Bragança
Tabata, TT, Jovane

Dúvida entre Reis e Esteves. Se for Esteves joga o Esgaio como central-lateral, se for Reis joga o brasileiro na linha de 3.

Dar minutos a Porro, Pote e Essugo (para Matheus não cumprir os 90m) na segunda parte.

As equipas da 2 Liga já são equipas com qualidade, embora o Varzim esteja no fundo tabela. Menosprezar o adversário seria o pior que nos podia acontecer.

1 Curtiu

Há suficientes substituições para fazer para que o jogo comece com uma equipa que dê golos e tranquilidade. Depois sim, dar minutos. Gostava de ver o Essugo a fazer 30/40 minutos, gostava de ver algum central da B a ser testado.

Podemos começar com um ou dois miúdos, que estejam em forma e mais próximos da equipa principal (Esteves, Tomás, obviamente) e com alguns jogadores da segunda linha, como o Tabata e o Neto.

Mas não há razão para ter o Pote ou o Nuno (por exemplo) sem fazer muitos minutos. São jogadores saudáveis, sem limitações de carga física por causa da idade, sem competição à quase duas semanas quando chegar o dia do jogo e em boa forma. Não vamos jogar no fim de semana, só voltamos a campo para receber o Dortmund na próxima quarta.

Será uma boa oportunidade para dar minutos a gente menos utilizada, mas nunca fiando.

Taça é Taça e, se não respeitarmos o adversário e facilitarmos, pode acontecer Taça.

Sporting do 8 ao 80 na Taça de Portugal: Menos utilizados vão ter minutos

Saiba quem são os oito leões a quem Rúben Amorim poderá dar oportunidades frente ao Varzim

No regresso à competição depois de mais uma paragem motivada pelos compromissos internacionais, Rúben Amorim deverá manter a filosofia de rodar a equipa e dar minutos aos menos utilizados. A ideia não será tanto a de fazer poupanças, com vista ao jogo com o Borussia Dortmund, até porque esta gestão aconteceria sempre, fosse qual fosse o adversário, mas antes a de abrir um espaço para que os jogadores com menor carga competitiva se possam aproximar dos restantes.

No fim do dia, o objetivo de Amorim é ter toda a equipa nas melhores condições possíveis para jogar a qualquer momento, seja na Taça de Portugal ou na Champions, na certeza, porém, de que é nestes jogos e nestes momentos, pós-pausa FIFA, que o treinador pode mais facilmente equilibrar os pratos da balança. Por muito que exista uma primeira linha bem definida no Sporting, e ela existe, Amorim não abdica de ter uma visão abrangente do grupo e não se cansa de dizer que precisa destes momentos, até de castigos e de lesões, para conceder oportunidades a todos os jogadores. E o técnico leva este ponto muito a sério. Basta referir que não quis mais do que dois jogadores por posição, precisamente para evitar que jogassem pouco.

Dito isto, tal como aconteceu em outubro, então frente ao Belenenses, esta quinta-feira, na receção ao Varzim, nada menos do que oito jogadores que têm sido menos utilizados poderão agora recuperar algum do tempo perdido. E são esperadas mudanças em todos os setores da equipa. A começar pela baliza.

Baliza e linha defensiva

Depois de ter sido totalista de minutos (180’) nos dois jogos das taças já realizados, João Virgínia deverá voltar a ocupar o lugar que, na Liga e na Champions, tem pertencido em exclusividade ao espanhol Adán.

Na defesa, Amorim parte condicionado pelas ausências forçadas de Coates e Rúben Vinagre, ambos por lesão, mas em contrapartida já sabe que terá ao dispor Pedro Porro e Luís Neto. Ora, este último, apesar de fazer parte do grupo de capitães, não tem jogado com tanta regularidade ultimamente, em consequência dos problemas físicos. Recuperado, e com uma oportunidade histórica de defrontar o clube onde fez a formação, o experiente Neto, de 33 anos, é um forte candidato a uma vaga na equipa. Até agora participou em 9 jogos, 7 como titular, num total de 649 minutos.

Resta, na linha defensiva, referir o caso de Gonçalo Esteves. O jovem lateral, de 17 anos, fez os seus únicos 64 minutos na equipa principal no encontro da Taça com o Belenenses. No último jogo antes do interregno para as seleções, em Paços de Ferreira, o ex-FC Porto foi convocado. A despeito de Porro estar disponível, Gonçalo Esteves deverá voltar a ter minutos com o Varzim. Resta saber se o fará de início ou a partir do banco, depois de ter estado ao serviço dos sub-18 nos últimos dias.

Meio-campo

Com Ugarte descartado, em virtude de participar esta terça-feira no jogo do Uruguai na Bolívia, Amorim prepara-se para premiar novamente Daniel Bragança. O médio, de 22 anos, esteve em 13 dos 18 jogos do Sporting mas só foi titular em 3, perfazendo 377 minutos. Com o Varzim, é quase certo que Bragança estará no onze, ficando por preencher a segunda posição do meio-campo (que poderá recair para Matheus Nunes, já que Palhinha chega mais sobrecarregado da Seleção, ou até para… Pote, que foi testado nessa posição contra o Estoril no passado dia 12).

Dário Essugo, oficialmente jogador do plantel principal, a despeito de competir na B, ainda não jogou esta época na primeira equipa. Durante a paragem, o médio trabalhou na seleção sub-19, uma desvantagem neste caso, na medida em que não pôde fazer parte da preparação para a Taça de Portugal. Não obstante, poderá fazer os seus primeiros minutos em 2021/22, se o jogo com o Varzim criar condições favoráveis nesse sentido.

Ataque

Além de Virgínia, Neto, Esteves, Bragança e Essugo, Rúben Amorim tem mais três jogadores na calha para entrar na equipa esta quinta-feira: Tabata, Tiago Tomás e Jovane Cabral.

Tabata, de 24 anos, reúne dois argumentos decisivos para convencer o treinador: teve um papel determinante na vitória em Paços de Ferreira, ao ajudar Esgaio na construção do segundo golo, e é um dos poucos que não fez qualquer partida como titular, e isto sublinhando que está num patamar diferente, por exemplo, de Dário Essugo. Ou seja, é um jogador que está invariavelmente nas convocatórias e que só não teve ainda maior protagonismo devido à forte concorrência e a problemas físicos. Como aquele que o afastou na véspera da anterior ronda da Taça, um traumatismo no joelho direito, quando estava apontado ao onze. É por estas e por outras que atinge esta fase da temporada apenas com 88 minutos nas pernas, distribuídos por 10 jogos, nenhum como titular, como já foi referido.

Mais na sombra do que na última época está, também, Tiago Tomás, sem que isso signifique uma menor valorização por parte do treinador, que até dispensou ir ao mercado contratar outro ponta-de-lança precisamente para poder manter a aposta em TT. O jovem avançado, de 19 anos, tem somente 2 jogos como titular (Dortmund e Belenenses) em 13 realizados e o único em que completou os 90 minutos (nos seus 311’ da época) foi justamente na Taça de Portugal.

O encontro com o Varzim será, desta forma, mais um estímulo para marcar posição na luta por um lugar no onze, uma ‘guerra’ que é também a mesma de Jovane. Decisivo em muitos momentos da temporada 2020/21, o ‘bombardeiro’ até arrancou a nova campanha em grande estilo, com golos ao Sp. Braga, na Supertaça e na Liga. Com a chegada de Sarabia, porém, o camisola 10 começou a sentir maiores dificuldades para entrar na equipa, mesmo já tendo sido chamado a 15 jogos, com 635 minutos de utilização. Aliás, o último golo do camisola 10 foi obtido na Taça de Portugal, contra o Belenenses.

É para rodar a equipa mas levar o jogo a sério.

E, tirando um núcleo duro, há poucos suplentes neste plantel. Esgaio, Matheus Reis, Bragança, Jovane, Nuno Santos, etc, felizmente, poderão jogar aqui e estão com algum ritmo de jogo.

Dar minutos a alguns menos utilizados e miúdos mas também dar rodagem a quem não esteve nas seleções.

Virgínia
Esgaio - Neto - Feddal - Matheus - Nuno Santos
Bragança - Matheus Nunes
Tabata - TT - Jovane

Gostava de ver Esteves, Marsá e Essugo a terem minutos.

Não menosprezar e o adversário e entrar para ganhar desde o primeiro minuto. Dar minutos a jogadores menos utilizados, mas colocar uma equipa suficientemente forte para evitar qualquer problema.

XI:

João Virgínia
Ricardo Esgaio, Neto, Matheus Reis
Gonçalo Esteves, Daniel Bragança, Matheus Nunes, Nuno Santos (o Vinagre parece que não vai a jogo)
Tabata, TT, Jovane

Força SPORTING!

1 Curtiu

Não é menosprezar mas sim fazer uma gestão cuidada tendo em conta o que temos pela frente. Entrar com algumas mudanças não significa que não seja para levar o jogo a sério, mas é um jogo que acaba por ser uma boa oportunidade para alguns suplentes se mostrarem ao treinador. Mas claro, entrar com ambição e vontade de vencer, é a melhor forma de mostrar respeito pelo adversário.

O Amorim disse que o Neto não começa de início.

Ia assim:

Virgínia;
Esgaio, Feddal, Matheus Reis;
Esteves, Bragança, Matheus Nunes, Nuno Santos;
Tabata, TT, Jovane

1 Curtiu

Coates e Inácio não vão a jogo, e Neto não vai ser titular, disse agora o Amorim.

Não há muita volta a dar.
Só se quiser que o Pote tenha minutos logo de início pra tentar desbloquear o jogo.

Ia assim

Virgínia;
Esgaio, Feddal, Matheus Reis; (com marsá ou outro da B a ter minutos)
Esteves, Bragança, Palhinha, Nuno Santos; (com essugo a entrar na segunda parte)
Tabata, TT, Jovane

Ao longo da segunda parte, dar minutos também ao Porro, Paulinho, Pote e Matheus Nunes para terem algum ritmo de jogo (isto já dá 6 substituições, mas vamos fingir…)

RÚBEN AMORIM: “VAMOS A JOGO MOTIVADOS E PREPARADOS”

Por Sporting CP
17 Nov, 2021

EQUIPA PRINCIPAL

Sporting CP recebe Varzim SC esta quinta-feira

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, esta quinta-feira, o Varzim SC (Estádio José Alvalade, 20h15) para a quarta eliminatória da Taça de Portugal e Rúben Amorim garantiu que os Leões estão prontos para procurar a nona vitória consecutiva.

“Foram duas semanas boas. Tivemos alguns jogadores na selecção, trabalhámos com outros e relembrámos algumas coisas, visto que não temos tido muito tempo para treinar. Preparámos bem e só temos de estar preparados para a Taça de Portugal. Esse é foco. [O Varzim SC] já venceu uma equipa da primeira divisão, o CS Marítimo - que nos venceu no ano passado. Temos de estar a 100% e utilizámos este tempo para preparar uma equipa que se vai apresentar forte. Fizemos um bom treino com o GD Estoril Praia e preparámos a estratégia para o Varzim SC nesse jogo. Vamos a jogo motivados e preparados”, disse o técnico, esta quarta-feira, na conferência de imprensa realizada na Academia, em Alcochete.

“Esperamos um Varzim SC sem qualquer tipo de responsabilidade, muito motivado. Conhecemos bem a equipa porque preparámos bem esta eliminatória. É uma equipa que não tem ganho muitas vezes no campeonato, mas tem tido empates em campos difíceis e é difícil de bater, acredita até ao fim. É um jogo, tudo pode acontecer na Taça. (…) Vamos manter a nossa matriz e levar o jogo muito a sério sabendo que este resultado vai ter uma influência muito grande na próxima série. Precisamos de começar bem como começámos a última com o CF «Os Belenenses»”, adicionou.

Para Rúben Amorim, é muito importante continuar a deixar os Sócios e adeptos do Sporting CP satisfeitos: “Queremos manter o ritmo e dar uma boa resposta. O ambiente que se está a viver em Alvalade depende muito dos resultados e, principalmente, da forma como encaramos os jogos. Se formos jogar com o Varzim SC e deixarmos andar correr o jogo poderemos perder, ser eliminados e, principalmente, perder esta ligação com os adeptos. Facilistimo zero neste jogo. Queremos ganhar, jogar bem e manter os adeptos bem vivos porque vamos precisar deles brevemente”.

Depois de revelar que Sebastián Coates, a recuperar de lesão, e Gonçalo Inácio, que regressou recentemente dos trabalhos da selecção nacional sub-21, vão estar de fora, o líder da equipa técnica dos Campeões Nacionais falou sobre as recentes renovações de vários dos seus jogadores.

“Queremos os jogadores por muito tempo. O treinador quer ficar e vai ficar muito tempo. Terá a oportunidade no futuro, se Deus quiser, de voltar a renovar sabendo que, se não ganhar jogos, posso ter o meu lugar em risco como todos os treinadores. A única diferença é que agora têm de pagar mais para eu sair. Estamos todos felizes aqui sabendo que na parte boa é fácil estar feliz e quando os resultados não aparecem tudo se complica”, considerou.

Rúben Amorim comentou também o facto de este jogo ser especial para Luís Neto, que vai enfrentar o clube onde se formou: “O Luís Neto vai ser opção. Fez muita força para jogar este jogo, que é especial para ele. Não vai jogar de início, mas se tiver de entrar e ajudar a equipa vai ter de o fazer”.

Virgínia
Porro (Substituido na 2ª parte)
Esgaio
Marsà
Matheus Reis
Nuno Santos (Substituido na 2ª parte)
Bragança
Matheus Nunes (Substituido na 2ª parte)
Pote (Substituido na 2ª parte)
Jovane
TT