Se foi anulado, e agora mesmo veio a tal imagem das linhas, é porque estava fora de jogo. Ou os gajos que estão na cabine estão numa conspiração a favor dos Camarões para lixar o Chile? Pelo menos se há altura em que podemos dizer este tipo de coisa é agora.
Se marcaram é porque está. A questão aqui é se o VAR devia intervir nestes lances no limite, mas esse “limite” será sempre abstracto.
Já deu para perceber que com VAR não há “na dúvida favorece quem ataca” porque pelos vistos deixará de haver situação de dúvida. E se houverem câmaras para assegurar isso, por mim óptimo.
Agora os do costume atirem pedras também a este novo sistema para os antis que actualmente dominam cá no burgo ficarem legitimados para dizer “estão a ver, enganam-se na mesma por isso nada vai mudar”.
Mas eu quanto a isso já disse que concordo contigo, não está perfeito ainda, e os timings das decisões não são os ideais. Mas haverá melhorias, e os jogadores vão ter de se habituar.
A questão para mim é que para já, ainda numa fase bem inicial, se for este o preço a pagar por ter decisões mais justas e acima de tudo minimizar os erros de arbitragem graves, estou 100% de acordo com as mudanças, mesmo com a noção de que isto não vai resolver todos os problemas do jogo.
Fds, nós, que fomos tantas vezes prejudicados intencionalmente, só podemos ser os principais aliados de uma inovação que vai introduzir mais verdade num desporto várias vezes deformado por pessoas desonestas.
O VA é lindo. Sim, lindo.
É uma alegria vê-lo reforçar a verdade desportiva.
E eu também concordo contigo mas então a culpa é da FIFA que devia ter testado isto durante uns meses, para não dizer anos, valentes e em ligas mais obscuras ou competições de escalões jovens. Isto é trazer atenção mediática quando as coisas, claramente, ainda estão muito longe da perfeição quer nas regras, quer no esclarecimento dos jogadores, e quer na prática.
Onde discordámos é numa questão moral onde nunca vamos chegar a um consenso e ninguém tem razão. Tu defendes que se é ilegal, por mais mínima que essa ilegalidade seja, deve ser penalizado. Eu, fazendo uma analogia, defendo que se eu roubar uma garrafa de água num hiper-mercado não devo ser apelidado, nem tratado, da mesma forma que alguém que rouba um banco
Não por causa do vídeo-árbitro em si, mas está um pouco preocupado para saber como vai funcionar em Portugal, quem está a tomar decisões em frente do ecrã de certeza que tem clube e se ele for como o Tadeia estamos tramados.
É certo que não vai resolver todos os problemas, mas é um enorme upgrade no que toca à justiça das decisões de arbitragem.
Neste tipo de lance (golos em fora-de-jogo) o VA basicamente acabará com o erro se for usado correctamente. E o mesmo em relação se a bola entrou ou não entrou, saiu ou não saiu do campo (se o quiserem usar nessas situações).
Vai continuar a haver aqueles lances tipo bola na mão/mão na bola, que mesmo com as imagens geram interpretações diferentes. Isso não há como dar a volta. Mesmo noutras modalidades o recurso ao video não torna as decisões 100% certas, volta e meia há decisões polémicas mesmo com o recurso ao video.
Mas o importante aqui é que se reduz a probabilidade de erros grosseiros, o que em si só pode ser louvado. Já há muito que o futebol devia ter aplicado isto. :arrow:
A partir do momento em que há VAR, a decisão tem que ser feita ao centímetro. Caso contrário, qual seria a tolerância? 5 cm? 15 cm? Ou está fora de jogo ou não está e neste momento há meios para eliminar as dúvidas.
Não pode haver qualquer tolerância. A lei não é ambígua. Ou é fj, ou não é.
Repara, imagina tu que dizem que, se estiver 15 cms, nao é fj (isto é técnicamente absurdo, mas ok). Se porventura estiver a 16 teremos a repetição da situação que temos actualmente: pk n 16…pk n 17…etc.
Haverá smp a possibilidade de uma posição estar a 1 cm do estabelecido.
Precisamente o que acho, tem que haver rigor, ou está ou não está e neste momento há meios para assinalar um fora de jogo milimétrico. Tal e qual como na NFL, as decisões são tomadas ao “inch”.
Mas isto não era um erro grosseiro. Antes pelo contrário, era a aplicação da regra “em caso de dúvida beneficia o ataque”
Mas para que não hajam dúvidas
Ele estava mesmo fora-de-jogo. Claro que no meu ponto de vista a questão nunca foi essa. Enquanto adepto de futebol (e para surpresa de muita gente não, não é o Sporting quem está a jogar) eu não gosto deste tipo de situações.
E claro, esta era a imagem de devia ter sido mostrada imediatamente após o lance ter sido anulado de forma a esclarecer todas as dúvidas
Mas não deixa de ter piada a forma como parece ser um crime de lesa-pátria um erro do VAR como forma de descredibilizar um sistema que em 10 situações vai acertar 9 ou mesmo 10.
Se for o gajo lá dentro a errar tudo bem, faz parte do espectáculo. Simplesmente ridículo.
Exacto, mas mesmo nesses casos o VA é interessante porque traz para o juízo algo muito importante, que é a responsabilidade. A desculpa do viu/não viu desaparece. O que for marcado terá que ser marcado em consciência e com visão do que realmente se passou, o que impede (ou pelo menos mostra à descarada, caso existam) diferenças de critério dos bois de cabine a avaliar lances identicos conforme as cores das camisolas.
Eu não disse que a decisão foi mal feita (que não foi), só observei que foi milmétrico. Como é obvio se estiver fdj tem é que ser marcado nem que seja por milímetros