O Sporting joga amanhã mais uma etapa na Taça da Liga, frente ao Fátima, e a equipa dos “leões” terá de sofrer algumas alterações, relativamente aos jogos anteriores. Celsinho, médio ofensivo brasileiro, poderá ser uma das novidades apresentadas por Paulo Bento.
O dérbi lisboeta assistiu à estreia de Celsinho ao serviço do Sporting e o Estádio do Restelo poderá assistir ao seu regresso à competição, já que a tão aclamada rotatividade terá de ser experimentada.
Durante a semana, o número 88 deu boas indicações nos treinos, aproveitando a ausência de alguns titulares indiscutíveis – que estiveram ao serviço das respectivas selecções – e aproveitando a paragem no campeonato.
Apesar de ter sido o último reforço a chegar ao reduto dos “leões”, Celsinho tem demonstrado velocidade, técnica e qualidade no passe. Para começar a ganhar mais confiança e oportunidades só lhe resta mesmo afinar alguns pormenores defensivos, nas situações em que o Sporting perde a posse de bola.
Titularidade de Marian Had não está descartada
Também o eslovaco Marian Had pode estar a um passo de se estrear como titular no jogo do Restelo. O lateral-esquerdo foi opção para o encontro frente ao Belenenses, na 3.ª jornada, mas um problema muscular na coxa esquerda impediu-o de competir durante um mês. No jogo anterior da Taça da Liga, frente ao Vitória de Guimarães, Marian Had substituiu Polga no centro da defesa leonina mas deverá recuperar a sua posição de origem (lateral-esquerdo), concedendo algum descanso a Ronny.
Amanhã no Restelo frente ao Fátima e atendendo ás lesões de Derlei, Pedro Silva, Pereirinha e Vukcevic, aos quais se junta Polga por precaução e provavelmente Veloso devido ao desgaste dos dois jogos e longas viagens ao serviço da Selecção, tudo indica que Paulo Bento terá de apresentar uma equipa de recurso onde jogadores menos vistos como Gladstone, Had, Celsinho e Purovic poderão ter uma oportunidade de se mostrarem.
Resta saber até que ponto Paulo Bento irá arriscar na rotatividade e qual a resposta destes jogadores, porque convém não esquecer que este Fátima já eliminou o FCP
Admito como provavel a utilização de jogadores menos rodados, se bem que tenho ideia que existam nos regulamentos da prova obrigações em relação ao tipo de jogadores que se utilizam!
EDIT: Obrigatoriedade de utilizar cinco jogadores titulares dos últimos dois jogos disputados na bwin LIGA.
A ser assim aposto que jogam Abel, Tonel, Moutinho, Romagnolli e Liedson, mais Tiago, Gladstone, Paredes, Had e Purovic já temos dez, falta um lugar a disputar entre Celsinho, Farnerud e Izmailov
Não consigo encontrar os regulamentos oficiais da competição. O site da liga foi reformulado e complicou a procura de documentos. Só lá encontro os regulamentos gerais.
Por isso mesmo esta informação não pode ser confirmada, ainda que tenha uma percentagem alta de certeza, já que encontrei o facto referido noutras fontes.
Ainda assim, não sei se a obrigação existe no sentido dos titulares (o que faria mais sentido) se nos jogadores presentes na ficha de jogo.
Acho ainda (com muito menor certeza) que existe uma obrigação de utilizar jogadores formados em casa e até uma determinada idade.
Em relação às opções apontadas, só tenho dúvida se para descansar o Tonel ou o Moutinho (vindos de viagens e fusos horários complicados) não jogará o Stoij ou o Djalo.
a partir da 2ª eliminatória os clubes são obrigados a “fazer participar nas suas equipas em cada jogo pelo menos 5 jogadores que tenham sido incluidos na ficha técnica como efectivos em um dos dois últimos jogos oficiais da época em curso”
os clubes são obrigados a incluir como efectivos 2 jogadores formados localmente que tem que ser utilizados pelo menos 45m de jogo.
Digamos que estas limitações e obrigações podem ser um quebra-cabeças!
tendo esse verdadeiro quebra-cabeças e o desgaste do veloso, e sabendo q moutinho vai iniciar a partida a titular, espero q seja o adrien a ganhar espaço na equipa (como 2º jogador formado localmente que tem que ser utilizado pelo menos 45m de jogo) em vez do djalo…
e se o jogo estivesse a correr de feiçao lançava se o celsinho po lugar do romagnoli ou do liedson;
podia se descansar o moutinho, fazendo entrar o paredes pa trinco e subindo o adrien po lugar do capitao (sendo tb possivel q ate seja moutinho a iniciar o encontro a trinco e adrien a 8, e sendo assim, acabava por ser troca por troca);
e prq nao, estrear o paulo renato!! apostaria em troca com abel