Tópico dos telemóveis

Boas!

Este tópico pode tornar-se num 2 em 1. Embora o abra com o objectivo de resolver um problema pessoal, pode tornar-se num tópico de discussão sobre telemóveis.

O caso é o seguinte:

Comprei um ZTEmobile F880 porque precisava de um telemóvel com triband para funcionar nos EUA. Já tinha activado o roaming automático no ano passado, antes de vir para cá tive o cuidado de verificar no mapa do site da tmn os serviços oferecidos na região e o telemóvel funcionou bem em Portugal, em Inglaterra, mas mal aterrei aqui…puf! Não apanha rede nenhuma.

Fui às definições, tentei procurar a rede manualmente, mas…nada.

Pedi ao meu pai para perguntar na loja da TMN qual poderia ser a razão e disseram-lhe que poderia ser:

a) não ter saldo suficiente no telemóvel (o que achei estranho). Carreguei o telemóvel com mais dinheiro e claro, continuou sem dar.

b) o cartão (ainda dos amarelos) não ser compatível com o telemóvel, o que mais uma vez achei estranho. No entanto pedi uma 2ª via do cartão, daqueles já de cor azul, recebi-o hoje, já o meti mas continuo sem apanhar rede.

Já enviei um email para o apoio de clientes há uma semana e ainda não me responderam. Por isso, antes de ligar para o apoio da TMN e gastar um balúrdio na chamada intercontinental, e como sei que há por aqui membros que trabalham para operadores de tlmv, talvez alguém possa saber o que está na origem deste problema.

Obrigado desde já.

O problema é que escolheste o operador errado… :twisted:

Kidding… O mais certo é que seja a configuração do telefone. Alguns modelos não comutam automaticamente para GSM1900.

Mas desconfio que seja mais grave ainda… É que estive a pesquisar as especificações desse telefone e não me parece que seja tri-band, ou melhor, é tri-band mas para GSM, DCS e WCDMA. Não vi qualquer referência a GSM1900.

Acho que estás agarrado… :inde:

Tb não encontro referencia ao GSM1900, usado nos EUA…

Compraste esse modelo com a certeza que dava? :inde:

Visto que WCDMA é igual a UMTS(3G), tenta usar que pode ser que apenas com 3G tenhas acesso ao tri band.

Curioso verificar pelo site do GSM WORLD que em Portugal nenhum operador utiliza tri band, apenas dual band (GSM 900 e 1800)

:o

A designação “triband” não se refere às frequências GSM900, GSM1800 e GSM1900 ??

Sim.
Se seguires o link e procurares por “United States”, encontras os “Roaming Partneres” da TMN nos USA. A T-Mobile apenas usa GSM 1900, mas a outra não.

Então não se coloca a hipótese levantada pelo Incy e pelo Zed sobre o GSM1900, certo? :think:

Como o Zed disse o telemóvel pode ter nas definições apenas GSM 900/1800. Tens que passar para GSM 1900. Mas isso julgo que já terás feito :think:

Tenho editado os posts anteriores e posto links com alguma informação, nao sei se tens reparado.
Btw, fiz um trabalho para a uni este ano sobre GSM e chegámos à conclusão que as operadoras vendiam telemóveis como se fossem tri band e depois nem ofereciam tri band como te mostrei no site acima. :eh:

Sim, já tentei algo parecido com isso. Como disse no post inicial, já tentei procurar a rede manualmente. Mas as únicas opções que me aparecem nas definições são GSM e WCDMA. Já tentei com ambas e nicles. Para a GSM não especificam a frequência.

Será que é esse o problema?

Nepia, talvez tenha explicado mal!!!
Os telemóveis SUPORTAM tri band. As operadoras nacionais é que não têm a banda GSM 1900 em uso! Nos estados unidos existe 3G em todas elas. O problema não me cheira que seja do telefone, a não ser que esteja mal configurado, como te disse.

A única vantagem de comprar um TLM tri band é apenas para uso fora de Portugal, porque em Portugal só temos dual band (GSM 900/1800).

Será que o roaming automático tem prazo de validade? Isto é, eu activei-o há cerca de um ano também para viajar para os EUA (mas com outro tlmv), será que o roaming entretanto foi desactivado?

A fraseoligia e os termos da língua de especialidade aqui utilizados são impressionantes!
Estou chocada com esta liguagem, e eu tive exame de lexicologia & lexicografia hoje… :o

Nunca percebi muito bem o roaming, mas nao o tenho activo e quando vou para fora(embora apenas na Europa) tenho sempre acesso às redes, posso é pagar mais pelas chamadas. (nunca me lembro de activar essa porra)
Por isso acho que podes aceder a qualquer rede, no entanto tens um tarifário mais caro.

Quanto à Karol, podes indicar quais as construções “frásicas” e lexicológicas incorrectas?!

Nenhuma! Estou abismada com o vosso conhecimento tecnológico.
Não há lexicografias incorrectas. Lexicografia é uma ciência auxiliar da Linguística que se dedica à elaboração de dicionários (e bastante mais importante que a Lexicologia). Ora há uma variedade enorme de dicionários. Estes dependem também do estatuto das unidades lexicais. Ora neste caso as unidades lexicais são desigandas de termo, dado que os conceitos que vocês estão a utilizar pertencem a uma língua de especialidade (neste caso telemóveis, podia ser língua jurídica, etc…).

Sorry pelo OT.

Ok! Ok! Tinha escrito “construções frásicas incorrectas” mas depois decidi meter lá o “lexicológicas” para usar um termo XPTO-YZ :stuck_out_tongue:

Ressuscito este tópico para deixar uma questão aqui.

Quero comprar um cabo de dados USB para ligar um Nokia 2600 Classic ao meu PC. Só que o site da Nokia (português e Internacional) não refere nenhum cabo de dados existente como sendo compatível com o modelo ou existindo como acessório do modelo.

Os cabos de dados USB originais existentes são:

CA-101
DKE-2

Este “site”:

http://www.4mobiles.co.uk/products/genDKE2/genuine-nokia-dke-2-usb-data-cable.html?MOBID=89d78134541a387a4570f84eacb669aa

aponta o segundo como sendo compatível com o telemóvel, mas não sei se é fidedigno. Alguém me consegue encontrar alguma fonte fidedigna para a informação que procuro?

Desde já agradeço! :wink:

Boas, “ressuscito” este tópico para colocar uma questão…
Tenho aqui um Nokia 2600 velhinho e agora precisava dele, no entanto ele tem aquele password quando se bloqueia o teclado activa e eu não me recordo dela… Sabem maneira de remover? Posso dar-vos o IMEI se souberem… :wink:

Pre-definitivamente é 00000 nos Nokias. Se alteraste só poderás desbloquear directamente na Nokia ou na tua operadora.

Não, acho que não foi alterado :inde: E o 00000 não dá, bem como o 12345 que também já me disseram…
No entanto pesquisei na net e o pessoal consegue desbloquear pondo um código no telemovel sem o cartão SIM inserido… Vou tentar encontrar qualquer coisa…

Boas malta! Estou neste momento a ponderar comprar um iPhone/Galaxy. Procurei um tópico mais recente onde se discutisse isto mas não encontrei.

Qual a melhor opção qualidade/preço? E em termos de durabilidade? Devo comprar usado no ebay por isso a durabilidade é um dos factores mais importantes…

SL