Tópico dos Filmes - Parte 1

Vi ontem o 5a vaga.

Tanto para ser explorado e de repente passam para um contexto completamente idiota.

O final é do mais fraco que já vi no cinema (a não ser os filmes portugueses… Que não sabem acabar filmes), a não ser que um segundo filme explique muita coisa.

Vale pela Moretz. A miúda meteu-se linda.

Aguardo este filme com alguma expectativa.

The vast of night

Vê este. Vais gostar.

Se o @atumcommel quiser dar uma oportunidade a um filmezeco da década passada, também pode seguir o meu conselho. :smiling_face:

1 Curtiu

Vi por partes… Também não foi assim nada de especial.

Com a Scarlett o Lucy é um bom filme. Com falta de um antagonista mais interessante. Mas não é mau.

O novo Dolittle, alguém já viu? Custa-me a passagem de actores que marcaram um personagem e despegar disso, mas acho o RD Jr. um actor fantástico.

Mais vale ver o Sonic

Aquilo que eu não gosto nada. Colocaram o Iron Man num pedestal que é completamente absurdo. Nunca foi o mais forte, o mais inteligente, o maos poderoso mas subitamente é o melhor da aldeia. O Spider Man é um cromo de todo o tamanho (os últimos), e ele não foi mordido por uma aranha? Então porque é que precisa da tecnologia do Stark para mandar teias? Porque é que o Stark não desampara a loja mesmo depois de morrer? Daqui a mais o Iron Man, segundo o ranking é melhor que o Batman, Spider Man, Superman, Wolverine e todos esses marmanjos que são “n” vezes melhor que ele.

Chiça, o Sonic foi péssimo.

Penso que há versões diferentes do Spider-Man. Uma em que ele lança as teias com o poder que adquiriu. Noutras comics, ele cria o aparelho que lhe permite lançar as teias. Mesmo em desenhos animados há uns em que ele tem de substituir umas cápsulas que contém as teias.

De qualquer forma, a base foi alterada há muito. Ou se aceita ou não vale a pena seguir os filmes.

Depois, não podes misturar Batman, superhomem, Homem Aranha ou Iron Man e meter tudo no mesmo saco.

A verdade é que sim, o Iron Man não tem qualquer poder, é rico ponto. Mas hiper inteligente. Esse é o seu super-poder.

No caso de Avengers, não se decide quem é o mais forte, mas parece-me óbvio que foi sendo atribuído o papel de cada aos poucos ao longo dos filmes:

Os mais fortes estarão entre Thor (afinal, é um Deus) e a Capitã Marvel.

O mais dedicado, íntegro, líder é o Capitão América (a pátria EUA a funcionar á força toda).

O Spider Man é apresentado como um miúdo que no máximo iria defender o seu bairro. Estamos a falar de um adolescente. Não me agradou a troca, sou sincero e, ao contrário da maioria, o Spider Man que mais me agradou foi o segundo. Se temos de aceitar que as histórias foram trocadas e os conceitos alterados, prefiro bem mais a descolagem do homem aranha tímido, pobre, fechado para o mundo, sem confiança, para um Spider Man tranquilo, cool, inteligente, mas com vida social, com um toque de sarcasmo. O terceiro foi um Spider Man totó, um puto que sabe zero da vida… E uma tia que de avó não tem nada :smiling_imp:

Bom, destroem também o Hulk, tiram-lhe toda a essência de monstro descontrolado.

No fim, acaba por ser um final à Hollywood. O herói é, porventura, o mais improvável. O mais egocêntrico, egoísta, que na verdade não o é.

Eu adorei os Avengers. Alguns dos filmes individuais foram fracos, feitos à pressa.
Mas a junção de todos eles é de uma brutalidade imensa. Dos melhores filmes dos últimos largos anos.

Então se você tecermos uma comparação Marvel/DC é dia e noite.

Compreendo que se possa não gostar.
Agora não se mistura isso com o fantástico actor e desempenho de RD Jr.

Só pelo Jim Carrey já vale apena. :joy:

Gostei deste

Recomendo:

Guns Akimbo. É giro para passar o tempo.

Tanto falam dele que este fim de semana lá acabei por ver.

Raio do filme é mesmo duro de se ver.

A sensação com que fico é que nos ultimos anos todos os filmes têm uma qualidade cinematografica excelente, com efeitos especiais brutais, qualidade de som e imagem brutais… mas que depois em termos de argumento deixam muito a desejar.

Grande parte dos filmes atuais focam-se demasiado em determinadas cenas e a história do filme parece ser só a desculpa para mostrar uma determinada cena. A Marvel apesar de tudo, dentro do genero, até tem sido das que melhores coisas tem metido cá fora até porque a história está escrita e o genero beneficia imenso do avanço tecnologico. De resto, em 2010 já tinha visto os 3 Goddather, Shawshank redemption, a Lista de Schindler, Fight Club, Inception, Shutter Island, Memento e muitos outros e desde então ainda não apareceu um filme que consiga sequer rivalizar com estes… mesmo em generos como a comédia, é incrivel como passam-se tantos anos e ainda não apanhei nenhum filme de comédia em 2020 que me faça rir metade da saga American Pie.

2 Curtiram

Excluindo o Shutter Island que é daqueles que vai passando ao lado nessas listas [é um dos filmes que aprecio muito], os outros filmes são filmes que marcaram gerações e que são intemporais. Alguns deles nem sequer foram devidamente apreciados quando saíram e só tiveram reconhecimento muito tempo mais tarde [Fight Club e Memento]. O que também é demonstrativo que há filmes que envelhecem melhor uns que os outros. Depois de 2010 há uns quantos filmes que vão merecendo destaque. O Lobo de Wall Street é interessante. Dentro do mesmo tema, há mais dois filmes interessantíssimos: o Margin Call [menos conhecido] e o The Big Short. O Grand Budapest Hotel também é um filme que tem parecido envelhecer bem. O Interstellar idem.

Nos últimos 5 anos, de facto, a coisa parece estar mais fraca. Acho que até na televisão, a única série que apareceu neste período e que me agarrou foi Stranger Things e já vai para a 4.ª temporada.

1 Curtiu

Discordo. Prometi a mim mesmo que não voltaria a entrar em discussões temporais sobre cinema no fórum e não o vou fazer no plano argumentativo, no entanto, é tudo uma questão de procurar, ir de encontro a filmes que se enquadrem nos nossos gostos e estados de espírito.

Fez-me muita coisa boa nos últimos 5 anos, para todos os estilos, em todos os mercados, com diferentes abordagens, com orçamentos díspares, em termos quantitativos foi uma década muito boa, por exemplo pegando numa cábula que tenho no meu telemóvel e deixando de fora filmes de super heróis e filmes da primeira metade da década(de 2010 a 2015 em termos qualitativos, até foi melhor) há vários exemplos: (e deixei de fora muitos porque tenho isto desactualizado há meses)

Sem qualquer ordem específica para Dramas/Thrillers/Fantasy temos Manchester By The Sea, Three Billboards Outside Ebbing, Missouri, La La Land, The Florida Project, Dunkirk, Nocturnal Animals, I Daniel Blake, Hell or High Water, Sicario, 20th Century Women, Love And Friendship, Elle, American Honey, Moonlight, Divines, Paterson, Toni Erdman, Fences, L’Avenir, Hacksaw Ridge, Silence, Agnus Dei, Loving, Eye In the Sky, Captain Fantastic, Hidden Figures, Little Men, A Bigger Splash, Lion, Chocolat, Una Mujer Fantastica, The Disaster Artist, Hunt For The Wilderpeople, Jojo Rabbit, Baby Driver, The Meyerowitz Stories, Loveless, Molly’s Game, Mudbound, Detroit, I Tonya, 120 Battements par Minute, Wind River, A Star Is Born, Roma, The Rider, The Guilty, Leave no Trace, The Favourite, Thunder Road, 1917, The Irishman, Marriage Story, Knives Out, Unce Upon a Time in Hollywood, Little Women, The Farewell, If Beale Street Could Talk , Uncut Gems, Call Me By Your Name, Lady Bird, BlacKkKlansman, The Post, Arrival, Blade Runner, Shape Of Water… Na animação temos Zootopia, Inside Out, Coco, Jungle Book, Kubo, Moana, Ma Vie de Courgette, Toy Story 4, Isle Of Dogs… No Horror mais ou menos leve temos Get Out, Thelma, Raw, Don’t Breathe, A Quiet Place, Split, Us, Hereditary, The Witch… Filmes asiáticos e só nos mais conhecidos temos Boening, Parasite, Handmaiden, Kimi no no Wa, Fuchi ni tatsu, The Salesman, Shoplifters, Gok-seong, Beol-sae… Filmes numa vertente mais teen ou típicos coming of age temos Sing Street, The Edge Of Seventeen, Microibe and Gasoline, Little Sister, Trois Souvenirs de ma Jeunesse, King Jack, Columbus, Eight Grade, BookSmart, Love Simon… Para quem gosta de cenas mais weird ou fora da caixa há Neon Demon, The Lobster, On Body And Soul, Midsommer, até um Death Of Stalin ou um Salve, César… E falta tanta coisa aqui só dos últimos anos.

3 Curtiram

A década que passou foi de ouro para a animação, que também beneficiou com o avanço tecnológico.

1 Curtiu

Os melhores filme da década de 2010:

Género: Terror

https://editorial.rottentomatoes.com/guide/best-2010s-horror-movies/

Género: Animação

Género: Ficção científica

Género: Guerra

Géneros: Todos

https://editorial.rottentomatoes.com/guide/the-200-best-movies-of-the-2010s/

O @Reavstone tem toda a razão no que diz.

E, em primeiro lugar, não deixa de ser irónico que no meio do oásis que é a não mediocridade do cinema da última década, não tenhas referido os melhores filmes, como o Once Upon a Time in Anatolia, A Separation e o Drive.

Podemos dizer que em tempos idos, dado a inexistente evolução técnica, aguçava-se o engenho para que os verdadeiros cineastas, pessoas como o Orson Welles, Akira Kurosawa, Ingmar Bergman, Billy Wilder etc, focassem todos os esforços na narrativa para contar uma história, auxiliando-se com outro tipo de técnicas obsoletas para construir uma atmosfera e enredo.
A questão é que mesmo assim pegamos num Chinatown da década de 70, um Space Odyssey dos anos 60 ou até um Metropolis de 1927! e atropelam visualmente qualquer filme moderno.

O cinema está cada vez mais politizado (o Get Out aparecer em todas essas listas como top da década lol), repleto de agendas, os cineastas cada vez mais vazios de conteúdo e o público cada vez menos exigente. O cinema blockbuster consumiu o cinema arte, de todo.
Só assim se explica como se idolatra filmes como o Interstellar, ou até a própria decisão do Nolan em dar aquele desfecho rídiculo da fórmula amor (dá-me sempre vontade de partir a rir, quando me lembro), para a malta da pipoquinha ter um final feliz. Ou que se consuma massivamente produções como a Casa de Papel, que até dentro do contexto espanhol (que têm thrillers brutais), não é nada de mais. Ao menos que fizessem como os normies que descobriram o cinema coreano no Parasite e vão vendo outras produções da região.
Hoje em dia o patamar para algo ser acima da média está tão nivelado por baixo que os filmes do Edgar Wright até parecem a nata do cinema.

Por muito que existam excepções à regra, que as bem referiste, (mau era também se não existissem), apesar de que por exemplo o Midsommar ser um remake do The Wicker Man ou o Knives Out da história dos Ten Little Indians (de filmes como o And Then There Were None), na globalidade (e é isso que temos de comparar) o cinema moderno é bastante inferior às décadas transatas. A década de 2010-20 não teve, por exemplo, uma obra-prima, sequer. Se formos a comparar com a década de 2000-2010 em que tivemos Memento, Cidade de Deus, Memories of a Murder, Auto da Compadecida, Sen to Chihiro no Kamikakushi, The Wrestler, 25th Hour, Royal Tenebaums, There Will Be Blood, No Country for Old Man e por aí fora, já se nota um grande downgrade.

Se por inércia dos realizadores ou um decréscimo intelectual do consumidor, não sei. Mas quando saio da estreia do Once Upon a Time in Hollywood e vejo todas as pessoas da sala a criticar, bem como amigos com quem falei, porque “tinha pouco sangue e tiros para Tarantino”, quando o OUTIH é capaz de ser um dos filmes mais maduros, mais arte, mais cinema do gajo (que me deixou com a mesma vibe que o fim do Dazed and Confused), diz bem do estado a que se chegou.
É por isso que patetices pegadas como John Wick já vão na 3a edição.

Filmes muito bons da última década:

Inception
Black swan
Mother
Under the skin
The girl on the train
Gone girl
Baby driver
The two popes
The town
The martian
Gravity