Bom, penso não haver ainda um tópico sobre esta temática.
Começo por um que acabei de ver e gostei muito dedicado ao assunto da espionagem. Chama-se: “Top Secret - The History of Espionage”, uma série de 3 episódios produzida na Alemanha em 2007. Fala das histórias de espionagem desde as duas grandes guerras até ao tempo actual.
Só tive oportunidade de ver o segundo episódio, mas é desde já a minha série preferida de espionagem. Histórias do arco da velha que não passam pela cabeça sequer da pessoa mais conspirativa, agentes duplos, triplos, tanto do lado russo como do americano (alguns que inspiraram mais tarde as personagens de James Bond entre outros), enfim, uma série de excelente qualidade, com suporte muito bem documentado dos factos ocorridos (incluindo entrevistas aos próprios intervenientes). A série está em inglês e é muito simples de seguir. Recomendo, 5 estrelas, creio que mesmo os não apreciadores do tema irão achar-lhe piada. :great:
Aos domingos na RTP2 tem passado uma mini série que me parece extremamente interessante.
Chama-se: [size=14pt]II Guerra Mundial - À Porta Fechada. Fazendo copy paste do que está no site da RTP, aqui fica uma breve sinópse do que nela é retratado:
Pela primeira vez em televisão uma excelente série documental que conta a verdadeira história dos primeiros encontros de Stalin com os Nazis e depois com Churchill e Roosevelt e o enorme impacto que tiveram na Segunda Guerra Mundial e também na Europa do pós-guerra.
Inclui ainda a história dos encontros dos Aliados em Teerão, Yalta e Potsdam bem como as experiências pessoais daqueles que sofreram as consequências das decisões tomadas pelos mais poderosos.
Surpreendentes e dramáticas reconstruções misturam-se com imagens de arquivo e entrevistas inéditas dos primeiros homens da polícia secreta soviética, aliados que pertenceram à Marinha e que lutaram no Árctico e veteranos do Exército Vermelho que estiveram nas linhas da frente.r
Escrita e produzida pelo cineasta premiado Laurence Rees, esta série documental é um comovente testemunho dos eventos mais secretos e dramáticos que aconteceram durante a Segunda Guerra Mundial.
Não sei se lhe chamaria documental, mas uma série que adoro é Deadliest Catch, sobre a vida dos homens que pescam nas aguas do mar de Behring, uma das profissões mais perigosas do mundo.
Realmente muito bom este documentário , aconselho , mostra realidades ainda desconhecidas de muitos , como por exemplo o assassinato em massa às ordens de Estaline de 20 e tal mil polacos , cada um ajoelhado com um tiro na nuca , a maior parte dos que executaram repetitivamente essa ordem acabaram por enlouquecer.
Posso sugerir que para além de vocês sugerirem e falarem sobre os documentários, possam disponibilizá-los ou dizerem onde os podemos encontrar? Digo isto porque gosto bastante de documentários e gostava de os ver…
Depois de verem o 1º disponibilizo os outros dois. :great:
Convinha passar isto para o Camarote dos Membros , fazer isto em circuito fechado aqui entre os membros do forum.
Tambem não há aí nenhum voluntário para fazer deste tópico , o mesmo que eu faço no tópico dos filmes , editar o título do tópico dos documentários.
Vamos lá a andar com isto para a frente , eu tenho uns quantos documentários , vamos aumentar a cultura aqui do pessoal com o pessoal a contribuir com documentários fazendo uma rede. :great:
Não vou referir o assunto deste documentário, porque acho que perde a piada, e logo verão o porque. Só tenho a dizer que é bem interessante a maneira como fizeram, porque foge um pouco aos clichés que este tipo de tema suscita.
E se tudo correr bem, em Janeiro postarei aqui um documentário sobre Onicofagia.
Quando vos apetecer dar umas gargalhadas independentemente das ideologias de cada um, vejam este vídeo do Mark Steel sobre a Revolução Francesa, posso garantir que quem não achar piada: Ou está meio morto ou não entende Inglês. Como a segunda escolha é praticamente impossível e a primeira não é provável, aposto que vão gostar.
Se procurarem no youtube há mais videos do Mark Steel sobre diversos temas, enjoy.
Um filme absolutamente extraordinário que recebeu este ano e muito justamente o Óscar de melhor documentário. Muito bem realizado, conta a história fabulosa de Philippe Petit, o funâmbulo francês que em 1974 andou em cima de um cabo colocado entre as torres gémeas do World Trade Center. Uma patifaria espantosa, engenhosamente preparada durante anos por ele com a ajuda de amigos. O documentário conta com o testemunho de todos os que participaram no esquema, e tem no próprio Philippe Petit um excelente contador de histórias. E apesar de não referir por uma única vez o 11 de Setembro acabamos a pensar como quase com classe uns prepararam durante anos um fantástico momento de arte que acabava por homenagear as torres, enquanto outros também durante anos prepararam um bárbaro acto de terror que as deitou abaixo.
Resta dizer que a excelente banda sonora é do Michael Nyman, e combina perfeitamente no filme.
Depois se tiver tempo falarei de outros dois documentários de que gosto muito: o Mondovino do Jonathan Nossiter e o No Direction Home: Bob Dylan do Martin Scorcese.