Tópico dos Carros

Não pega. Não é atenuante. É agravante. Se precisas da carta para conduzir, tens um dever de zelo acima do cidadão comum.

O que acontece é que, se o teu cadastro automobiístico não tiver ocorrências (não sei se nos últimos 3 ou 5 anos), e a infração for grave, automaticamente, é suspensa a sanção acessória. Porém, se a sanção for muito grave, a lei não previa a suspensão da sanção acessória.

2 Curtiram

Não sei como está a lei ou regras actualmente em relação a isso, mas á uns anos atrás o meu pai fez isso e “pegou”.

Foi apanhado em excesso de velocidade na AE, a multa pecuniária pagou-a logo mas a sanção acessória que era de 2 meses salvo erro o advogado fez uma carta e a mesma multa ficou com pena suspensa de 1 ano, mas ele não tinha antecedentes portanto pode ter pegado por aí.

Se não existirem antecedentes, a suspensão ocorre, por norma, sem necessidade de mais.

1 Curtiu

Normalmente o que costuma funcionar é ir fazer trabalho comunitário, aqui em lisboa para alcoitão pega sempre (o que conheço)

2 Curtiram

Não estava nada à espera dessa…

assim os chineses demoram mais tempo a entrar pela europa dentro (automóveis)

1 Curtiu

O pessoal da SIVA apesar de não terem cobrado nada, mandaram-me passear.

Lá vou eu ter de arranjar oura solução. :expressionless_face:

Exmo. ….

Acusamos a receção do e-mail que V.Exa. nos enviou e cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

Sobre a questão que V.Exa. teve a amabilidade de nos colocar, informamos que não estão autorizadas mais medidas para a viatura em questão. Deverá utilizar as medidas que constam no Documento Único da viatura.

Mantendo-nos, como sempre, ao inteiro dispor de V.Exa., apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Apoio a Clientes Volkswagen­

SIVA S.A.

Exmo. Senhor…..

Acusamos a receção do email que V.Exa. nos enviou e cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

Sobre a questão que V.Exa. teve a amabilidade de nos comunicar e conforme informado no nosso anterior e-mail não será possível emitir a declaração que pretende.

Para o efeito que pretende poderá alternativamente solicitar uma análise técnica e declaração num laboratório técnico (por exemplo poderá consultar www.lta.pt).

Mantendo-nos, como sempre, ao inteiro dispor de V.Exa., apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Apoio a Clientes Volkswagen

SIVA S.A.

Não sei quanto custa, mas cá vai…

1 Curtiu

já cá tinha deixado a info atrás.

já era de esperar, vá lá não te ficaram com a guita

na LTA deve ser 160€ ou era

1 Curtiu

Caguei.

Vou vender as jantes + pneus e com o dinheiro compro uns novos para o meu. :victory_hand:

se queres mesmo vai a santarém, o pior é que para legalizar 2 medidas tens que montar lá o 2ª set, mas esse passa de certeza. devias fazer uma pesquisa no forum golf que é onde acho que também estão os passats, deves lá ter uma info mais precisa acerca das medidas que levam para lá.

outra coisa, visto ainda teres a medida antiga, manda as que queres legalizar para braga para arranjar e pintar, pelo menos ficas com elas 5 estrelas. eles vem cá a LX uma x por semana levantar.

Não quero mesmo, era uma questão de ocasião.

Indo lá teria de gastar tempo e trabalho, mais 160€ lá, + 40/50€ no IMT…já não me compensa.

Prefiro vender no OLX , agarrar no dinheiro e investir. Menos trabalho e dores de cabeça.

Mantenho os 215

podes sempre aproveitar as jantes para a outra medida que tens averbada, isto se estiveres a pensar mudar de pneus.

Boas malta, so por aqui o link do meu carro para venda

Nem nisso tenho interesse, são dum BMW.

Vai tudo junto para despachar mais rápido.

1 Curtiu

Recomendação Gemini:

Escolher os pneus certos para uma VW Passat GTE é importante porque, sendo um híbrido plug-in, a carrinha é mais pesada (devido às baterias) e o binário instantâneo do motor elétrico pode desgastar pneus comuns mais rapidamente.

Para este modelo, recomendo focar-se em pneus que equilibrem baixa resistência ao rolamento (para poupar combustível/bateria) com uma elevada aderência em molhado e baixo ruído.

Aqui estão as minhas principais recomendações divididas por perfil de utilização:

1. A Escolha Equilibrada (Premium)

Michelin Primacy 4+

Este é, provavelmente, o melhor pneu para o perfil da Passat GTE.

* Vantagens: Excelente durabilidade, muito silencioso e desenhado para manter a performance de travagem mesmo quando o rasto já está a meio uso.

* Porquê: Mantém o conforto de condução típico da VW e ajuda na eficiência do modo elétrico.

2. Performance e Segurança (Chuva)

Continental PremiumContact 7

Se costuma conduzir muito em autoestrada ou em zonas com muita chuva.

* Vantagens: É frequentemente o vencedor de testes independentes em termos de distância de travagem e comportamento em curva.

* Porquê: Oferece uma segurança extra para lidar com o peso adicional da bateria da carrinha em situações de emergência.

3. Foco na Eficiência Elétrica

Bridgestone Turanza 6

Desenvolvido com foco na mobilidade elétrica e híbrida.

* Vantagens: Baixíssima resistência ao rolamento, o que pode ajudar a estender ligeiramente a autonomia em modo EV.

* Porquê: É um pneu muito leve e aerodinâmico, otimizado para o binário dos motores elétricos.

Tabela Comparativa Rápida

| Modelo | Conforto | Durabilidade | Aderência (Chuva) |

|—|—|—|—|

| Michelin Primacy 4+ | :star::star::star::star::star: | :star::star::star::star::star: | :star::star::star::star: |

| Continental PC 7 | :star::star::star::star: | :star::star::star::star: | :star::star::star::star::star: |

| Bridgestone Turanza 6 | :star::star::star::star: | :star::star::star::star: | :star::star::star::star: |

Dicas Importantes para a Passat GTE:

* Índice de Carga: Verifique no seu livrete, mas a GTE exige normalmente um índice de carga superior (ex: 94 ou 98) e reforçado (XL), devido ao peso das baterias.

* Selante vs. Roda Suplente: Como a GTE não costuma ter roda suplente (o espaço é ocupado pela bateria), confirme se prefere pneus com tecnologia Seal (auto-vedantes) ou RunFlat, embora estes últimos possam tornar a suspensão mais rija.

Para a sua VW Passat GTE, os preços variam dependendo da medida da jante que a sua carrinha utiliza. Fiz uma pesquisa atualizada para os valores médios de mercado em Portugal (janeiro de 2026), focando-me nas duas medidas mais comuns para este modelo.

Os valores abaixo são por pneu e já incluem, por norma, o IVA e a taxa ambiental, mas não incluem a montagem (que costuma custar entre 12€ a 20€ por roda).

Estimativa de Preços (Jan 2026)

Medida: 215/55 R17 (Jante 17")

* Michelin Primacy 4+: Entre 150€ e 160€. É o pneu mais caro, mas compensa na durabilidade (faz mais quilómetros).

* Continental PremiumContact 7: Entre 125€ e 135€. Excelente relação segurança/preço.

* Bridgestone Turanza 6: Entre 115€ e 125€. Uma opção sólida e eficiente para o sistema híbrido.

Medida: 235/45 R18 (Jante 18")

* Michelin Primacy 4+: Entre 170€ e 185€.

* Continental PremiumContact 7: Entre 145€ e 160€.

* Bridgestone Turanza 6: Entre 135€ e 150€.

Onde procurar os melhores preços?

Para conseguir estes valores, recomendo consultar os grandes portais de comparação ou oficinas especializadas em Portugal:

* Pneuslider.pt / Pneus.com.pt: Ótimos para comparar preços e ver oficinas parceiras para montagem.

* Norauto / Feu Vert: Frequentemente têm campanhas de “leve 4 pague 3” ou descontos diretos em marcas como Continental e Michelin.

* Confortauto: Costumam ter bons preços para pneus Bridgestone e Continental.

O meu conselho final

Se faz muitos quilómetros por ano (mais de 15.000 km), o Michelin Primacy 4+ acaba por ser o mais barato a longo prazo, porque demora muito mais tempo a precisar de substituição. Se a sua prioridade é a segurança máxima em dias de chuva (travagem mais curta), o Continental PremiumContact 7 é imbatível.

Dica Extra: Como a GTE é pesada, confirme sempre se o pneu tem a marcação XL (Extra Load) na lateral antes de comprar.

e vê o indice de carga, que a teres bateria o indice de peso também é maior por eixo, tens que olhar para o livrete e fazer as contas, se não a compraste nova

eu entre os premium e os ecocontact prefiro os eco…fazem gastar menos combustivel, duram mais e fazem menos barulho…num hibrido não me parece que um premium faça grande sentido, mas também não sei se um eco será o indicado para hibridos.

olha para a “classificação energética” deles também que costuma ter as classificações entre pneus se tiveres duvida entre 2 os eco costumam ser A A A

1 Curtiu