Tópico dos Carros

Mas tens pneu suplente certo?

Não tenho.
A maioria dos carros novos de qualquer maneira ja nao trás pneu suplente.
Agora quase tudo trás um kit de emergência para solucionar temporariamente pequenos furos.
Em ultimo caso é chamar a assistência.

De qualquer maneira eu conduzo há mais de 20 anos e nesses tempo tive de mudar o pneu 2 vezes.

Já fizeram ou conhecem alguém que tenha feito compras no reitapetes.pt? Qual é o feedback?

Estradas portuguesas são um luxo, comparadas com as brasileiras. Pois eu tenho furos todos os meses…

Confesso que quando comprei o carro também me fez confusão não trazer o pneu.
Mas depois lembrei a quantidade de vezes que precisei de mudar.
As estatísticas e a lógica disseram que não era problema.

Edit: A versão do meu carro só a gasolina tem o espaço do pneu suplente vazio. (onde está o tanque do gpl)
O próprio pneu suplente tem de ser comprado á parte caso o cliente queira.
É considerado um extra e pago como tal .

Penso que não deverão fugir muito umas empresas das outras.

Da última vez que mandei fazer foi no https://tapetesautomovel.com/ e gostei bastante. Processo rápido e a qualidade da alcatifa não tem nada a ver com o que se compra aftermarket.

Deves ficar bem servido tanto numa como noutra.

1 Curtiu

O meu tem aquele pneu suplente que so podes andar no maximo a 80kmh, mais fino que o original

Bem sei que escreveste que não procuras carro novo, mas…
Tendo em conta que a alteração para gpl fica sempre +1500€ a somar ao que vais pagar por um usado que também andam bastante sobrevalorizados para não escrever caros como o ■■■■■■■.
Um Dacia jogger bi-fuel não pode ser solução para o que pretendes??
Aquilo basicamente é um Sandero stepway versão break.
7 lugares, um motor econômico a gpl se bem que acho que os 100cv podem ser um bocadinho curtos com o carro carregado.
Aquilo a ultima fila de bancos da para tirar e deixar em casa quando não faz falta e com os bancos rebatidos fica com montes de espaço para levar tralha e não está feio de todo (Discutível eu sei).
A versão de entrada não recomendo pois está muito pobrezinha pouco deve passar os 16.000€ a versão Confort que é a intermédia deves conseguir por cerca de 18.000€ já minimamente equipada ou em alternativa o topo de gama extreme por 19.000.
Isto todas as versões sem extras.
Para quem procura espaço e economia é um no Brainer.

Não me parece que vá acontecer. O meu patamar de procura é bem inferior a esse. E dado que parece que sempre vão conseguir os intuitos (sempre me pareceu que esta subida parva dos preços em Portugal era uma maneira escamoteada de tornar o diesel mais caro que a gasolina), até começa a não ficar fora de hipótese ponderar um usado a gasolina.

1 Curtiu

Se calhar se fosse hoje, em vez de ter ido pelo Qashqai ia para este. Boa opção!

Costumo andar num carro (que não é meu) misto (gasolina e GPL) de origem. Faz uma revisão ao sistema GPL na marca do kit e não na marca do carro, apesar disso custar uns bons 50€, a cada 2 anos. Além disso, anda mais de 33% a gasolina. Portanto, não estou nada preocupado com esse veículo.
Mas um irmão meu teve um modificado para GPL, nunca fez uma revisão que fosse a essa parte do motor e teve que o vender à pressa, pois as válvulas degradaram-se bastante e já não dava para as afinar.

Esse carro pelo que fui aprendendo em princípio deveria ter levado um lubrificante específico para as válvulas e se calhar não levou.
Alguns carros já trazem as válvulas preparadas para gpl (mais duras) as que não estão preparadas (mais macias) devem levar sempre o sistema de lubrificação das válvulas.
Tem a ver com o gpl ser um combustível mais seco e por isso é mais agressivo para as válvulas.

Mas isso tem uma solução bem simples. Quando ligo o carro ando durante uns 5km de gasolina, e quando faltam 5km para regressar faço o mesmo.

1 Curtiu

O meu tem lubrificação automática de válvulas, além disso arranca sempre a gasolina e nos dias mais frios ainda demora uns 2/3 kms a passar a gás, portanto quero acreditar que a lubrificação está garantida. Se calhar o instalador devia ter passado essa informação.
Os 33% a mais é um valor alto, mas não questiono, pois não conheço o motor nem o sistema GPL usado. No meu caso e nos restantes que conheço não chega perto, sequer. O máximo que ouvi foram 25%.

Nos meus percursos a maioria dos dias a conduzir assim praticamente nem andava a gpl.
O meu carrito está sempre com a mudança de combustivel no automático, arranca sempre a gasolina e o motor faz a mudança para gpl automaticamente.
No inverno aqui do burgo (Guarda) com temperaturas negativas ou perto disso precisa de fazer 2/3km para mudar para gpl.
Ainda não passou por nenhum verão mas com as temperaturas amenas do outono precisava de apenas 200/300 metros para mudar, no verão deve ser ainda menos.
Com o motor quente a mudança é praticamente instantânea.
Eu estou bastante satisfeito com a galiqueira, a nível de consumos é simplesmente excelente, espero que a fiabilidade também seja.
Tenho registado os consumos numa app e anda a fazer média de 8.5L de gpl por cada 100km (+ alguma gasolina que não consigo precisar mas seguramente é muito pouca)
Ainda ontem atestei de gás e com 22€ (com desconto de 9cts no gpl) o carro fez 350km, não chega a 6.5€ por cada 100km percorridos, não há carro a gasóleo que se aproxime e muito menos a gasolina.
A diferença nota-se ainda mais com os combustíveis aos preços que estão.
O gpl meti a 0.85 € e o gasóleo e a gasolina estavam praticamente a 2€.
Esperemos que o governo não se lembre de carregar nos impostos do gpl.

Isso da «lubrificação automática» só pode ser fora da câmara de combustão; lá dentro só os aditivos lubrificam.

Não sei se é o melhor topico… mas aqui fica algo engraçado…

O carro da minha mulher já foi levar um caldinho.

Dos 107 cv que acusou no rolo, passou para 132cv. O binário passou de 285Nm para 316Nm.

Só não tive foi grande oportunidade para notar as diferenças, que tenho andado de casa para o trabalho e vice-versa.

Setaverde proudly presents

Bugatti Chiron

414 km/h - autobahn (2022)