Tópico dos Carros

Muito bom para um 1.6.

Esse consumo é a GPL?

Para o futuro (embora este para o “futuro” já ande à cerca de 7 ou 8 anos com vontade de trocar de carro), não sei se não será uma solução.

Não é que eu faça muitos km’s por ano, antes pelo contrário. No meu histórico de vida, sempre precisei de uma van para carregar instrumentos musicais. Comecei por uma Seat Inca de 97 (em 2003), comprei em 2008 um Peugeot 307 1.4 HDi, que ainda tenho e que se há-de manter por mais uns bons anos, troquei a Inca por uma Vito por precisar de uma viatura maior. Fiz um hiato, desisti de ter comerciais depois de ter comprado uma Doblò que tive durante 7 dias, onde andei 2, parei na garagem e devolvi ao Stand onde comprei. Depois comprei o único caro a gasolina que tive. Um Skoda Fabia de 2002 que vendi passados 8 meses, dado que voltei a precisar de uma VAN. Acabei por voltar a comprar uma Seat Inca de 2000, que tenho já desde início de 2019.
Com as mudanças de projectos, estou numa situação em que, novamente, ando há 2 anos e pico com uma van, só porque sim. E por vezes até me dava jeito um carro de 5 lugares.

No entanto, como podem ver pelo histórico, sempre tive Diesel e o único gasolina que tive, fazia uma média de 8,5L. Ora, mesmo que o valor do gasóleo esteja muito próximo da gasolina, os carros diesel acabam por consumir, habitualmente, menos 1 ou 2 L aos 100 do que um similar a gasolina. Ao final de 10/20 mil km’s, acho que ainda faz alguma diferença em termos de custo, por muito que digam que um motor diesel tem sempre manutenção mais cara.
Ainda me faz muita confusão ponderar passar para um carro a gasolina. Eléctrico está fora de questão. Não tenho possibilidades financeiras para isso, nem tenho onde o carregar, dado que vivo em apartamento onde existe uma única tomada para todas as garagens e é mesmo para usos pontuais.

Daí, que ainda tenho em ideia de que no futuro, a melhor alternativa seja um GPL. Mas, pelo que venho pesquisando de usados, não há assim muita coisa no mercado, ou pelo menos, são carros já mais antigos com muitos km’s em cima.

Sei que o consumo é um pouco mais alto, mas penso que ainda compensa dada a diferença de preços.
Mas os GPL têm alguma questão em termos de manutenção do sistema? Para o próprio motor, não há alterações que “limitem” a sua durabilidade?

Quando ha mais peças num motor as probabilidades de avarias aumentam sempre visto que já há mais por onde avariar.

Mas pelo que tenho lido os sistemas gpl são por norma muito fiaveis.
As revisoes normais do sistema de gpl acho que se resume á mudanca dos filtros do próprio gpl com intervalos de algumas dezenas de milhar de km.
Não é por ai que deixa de compensar.

1 Curtiu

Não é so a manutenção que é mais cara…começa logo pelo proprio veiculo.
Há que somar tudo.

É GPL.

Nos usados dificilmente encontrarás, nem te aconselho muito, sinceramente, pois se um carro sem conversão já tem risco, com conversão feita sem tu saberes exatamente onde nem por quem, mais arriscado fica.
Se a tua ideia for converter em GPL aconselho-te a comprares primeiro a gasolina e tratares tu da conversão.

Nunca ninguém te vai garantir que é a melhor opção ou não, porque também depende das variações dos preços, da tua condução, de como a tecnologia e infra estrutura dos eletricos vai evoluir, etc.

Por defeito, a intervenção para colocar sistema GPL é segura, no entanto, depende do do instalador, do tipo de motor, do quanto vais respeitar as manutenções, etc etc. Ou seja, risco há sempre. A conclusão que eu tirei no meu caso pessoal foi: a colocação de GPL não representa um risco de maior e o preço por litro no mercado compensa.

1 Curtiu

É tipo aquelas empresas que oferecem “ferias ilimitadas”, no fundo no fundo, sabes que não é bem assim.
130km é o limite na maioria da autobahn, e depois ha zonas sem limite, mas são cada vez menos.
No caso deste chefe, supostamente terá passado em zonas com limite.

Algo está estranho aí.

Eu tenho um carro com gpl, e com um 1 Litro de combustível (valor atual 7 reais por litro mínimo)faço em média 13km.
Com 1 M3 de gpl ( 4,50 reais M3) , faço cerca de 20km, em média.

Quando falaste em “litros” de gpl, foi falha tua ou ele é medido assim aí em Portugal? É que aqui no Brasil é medido em M3, e para falar verdade nunca prestei como é aí em Portugal…

Em novos, ok. Em usados, cada vez menos.

Já ponderaste Bi-Fuel? A Dacia costuma ter umas propostas engraçadas. Não são carros caros e sendo Bi-Fuel acabam por fazer a diferença na altura de ir a um posto de combustível.

Não, porque a comprar nunca será novo, nem perto. Sempre no mercado dos usados.

Sim, é medido em litros.

Nunca tinha prestado atenção a essa situação, obrigado.

Qual a capacidade dos cilindros de armazenamento? 8 litros, 10, 16, algo assim?

Mais, muito mais.
O meu leva 40 litros uteis.

O meu é de 54 litros, com 43/44 litros úteis.

40, 60 até acho que há de 80. Mas a capacidade de enchimento não é integral.

Normalmente, são colocados no local do pneu suplente. Mas há quem opte por instalar um cilindro de maior capacidade no porta bagagens.

Obrigado pelas respostas.

O cilindro do meu está colocado por debaixo do carro, ele já vem de fábrica com um espaço para tal. E se quiser aumentar ainda mais a autonomia, posso colocar outro na mala.

images

Este não é o meu carro, e tem 2 cilindros pequenos, mas dá para perceber.

Isso tem bom aspecto. Não é comum ver esse tipo de instalação, por cá.

O carro já vem “preparado” com esse espaço apropriado. O chato é ter de abrir o capot sempre que quero abastecer, mas não se pode ter tudo na vida .

O meu é gpl de origem, tem o deposito do gpl no lugar do pneu suplente e o bocal de enchimento de gpl ao lado bocal do da gasolina.

image

O meu não é de origem mas o setup é identico a este.