Ténis

Frederico Gil, actual 99.º colocado do ‘ranking’ mundial, garantiu hoje a qualificação para as meias-finais do Torneio de Joanesburgo, na África do Sul, ao derrotar o espanhol Guillermo Garcia-López, 74.º jogador mundial e quarto ‘cabeça-de-série’ da prova, com os parciais de 76-(6) e 6-3. Agora, o tenista português terá pela frente o francês Jo-Wilfried Tsonga, o primeiro favorito, 14.º do ‘ranking’ ATP.

Gil repetiu a maior proeza de um jogador português num torneio ATP, conseguida pelo seu actual treinador, João Cunha e Silva, em 1992, em Telavive. Tendo em conta que o torneio de Joanesburgo é dotado de 500.000 dólares (cerca de 390.000 euros) em prémios, enquanto o de Telavive era de apenas 130.000 dólares (100.000), Gil passa a deter o melhor registo nacional numa prova pontuável para o circuito masculino.

Para conseguir a presença na final do torneio, que seria ímpar para o ténis português, Frederico Gil precisa de vencer amanhã o gaulês Tsonga, que deixou pelo caminho o belga Kristof Vliegen, sétimo pré-designado, com um triunfo por 6-4 e 6-1.

A outra meia-final opõe o espanhol David Ferrer, segundo cabeça-de-série, ao francês Jeremy Chardy, quinto, o que significa que Gil, 99.º do “ranking” ATP, é o único “outsider” presente nas meias-finais.

In Record

Estive para fazer uma aposta no Garcia Lopez. Ainda bem que não fui por aí. :mrgreen:

Grande Gil, nem se nota que este é o primeiro torneio que está a jogar depois de uma longa paragem por lesão. Mas o que se nota isso sim, é já uma das virtudes do novo circuito do ATP que obriga os jogadores nas imediações do top 100 do ranking a arriscarem mais e deixarem-se de jogar Challengers sem ambição nenhuma, como fazia até aqui o Frederico Gil. Assim, arriscou, e como quem não quer a coisa está pela primeira nas meias-finais de um torneio do circuito principal do ATP e a jogar contra um dos melhores do mundo. Assim se ganha experiência e se evoluiu ao mesmo tempo que se podem amealhar mais uns pontinhos para o ranking. Bendita a hora que chegou o novo modelo do ATP que colide com estas estratégias à João Cunha e Silva.

Nadal está neste momento a jogar no torneio 500 de Roterdão. Isto não é propriamente notícia. A notícia é que está a jogar contra um búlgaro de apenas 17 anos :o chamado Dimitrov que se está a revelar neste torneio e que vendeu cara a derrota no 1º set por 7-5. Está agora a ganhar no 2º set ao Nadal por 4-3 depois um ponto fantástico com uma drop-shot de esquerda lindíssima.

Promete muito este Dimitrov, até porque não é hábito no ténis masculino aparecer tão novo a brilhar assim.

Tive a ver esse jogo. Grande futuro vai ter esse rapaz… 17 anos WHOW! :xock:

Ficou 7-5 3-6 6-2 para o Nadal!

Agora, tempo de falar dos portugueses. Frederico Gil e Rui Machado foram disputar o Costa do Sauípe no Brasil (um torneio de 250 pontos), o 2º torneio de terra batida da temporada.

Rui Machado jogou a qualificação, apurou-se para o quadro principal, passou facilmente a 1ª ronda, e disputou até às últimas o jogo contra Shwanck, acabando por perder no tie-break do 3º set por 7-6.

Já Frederico Gil, atingiu os quartos-de-final depois de vencer o espanhol Granollers (velho rival) e assim pela segunda vez na sua carreira conseguiu derrotar um jogador do top-50. Agora vai jogar contra o Almagro (nº 18 do ranking) que no ano passado venceu o torneio.

Está mesmo a fazer muito bem aos tenistas portugueses sempre pouco ambiciosos, este novo formato do circuito ATP. :wink:

Adenda: esqueci-me de acrescentar que daqui a pouco vai começar o jogo do Frederico Gil, disponível aqui: http://atdhe.net/live-tv-2936.html

Muito obrigado :great: . Bora lá miúdo!!!

EDIT:Alguém consegue abrir o link?

O link que forneci, a mim está a dar perfeitamente, e o Gil e o Almagro já estão no aquecimento.

Ok, eu não consigo, mas já encontrei noutro local. Thanks! :great:

O Gil ganhou o primeiro set no tie-break, 7-6. Muito bem. :wink:

:clap: :clap: Até que enfim um pouco de ambição. Para um jogador que fez o que fez enquanto júnior, parecia que ia-se contentar em jogar challenges.

Só para que se tenha a noção da forma com uns trabalham e outros não: o Gil e o Almagro são da mesma idade, ambos nasceram em 1985; no circuito júnior o Gil foi sempre superior ao Almagro (o Gil teve como posição mais alta um nº 10 e o Almagro um nº 18 no ranking júnior da ITF); mas no circuito profissional o Almagro já foi nº 11 do ranking e está actualmente no nº 18, enquanto que o melhor que o Gil conseguiu até hoje foi a sua actual posição, nº 86. Isto é muito elucidativo.

E Gil lá ganhou num duplo 7-6.

Almagro a demonstrar um mau perder, quando num ponto que deu o break a Gil e o 5-3 no 2º set, Almagro tentou atngir Gil com bola, fazendo um passing shot que só tinha um destino, o corpo do português, que conseguiu esquivar-se à bola. Atitude logo repreendida pelo público, que nunca se cansou de apoir Gil e vaiar Almagro.

Grande vitória :clap:

Acabei por não ver o jogo até ao fim, mas acordei com essa notícia. Parabéns, mas ao mesmo tempo que se lixe :twisted:, é que é bom dizer que eu tinha uma aposta múltipla em 8 jogos de ténis, e acertei o resultado de 7 jogos só errei no do Frederico Gil, perdendo assim a aposta que me dava um dinheirinho do caraças. Maldito sejas, Frederico Gil. :twisted:

Essas apostas multiplas são lixadas. 8)

A aventura de Frederico Gil na Costa do Sauípe terminou. Derrota por 2 sets a 0 com dois 7/6 contra o homem da casa, Thomaz Bellucci. Boa prestação do Português e que lhe sirva também de motivação para o futuro.

Vai chegar à melhor posição de sempre de um português no ranking, superando o Nuno Marques. Que continue com o bom trabalho, porque o ténis português bem precisa…

E hoje Nadal ardeu frente a Murray… O escocês ainda deve andar a bater com a cabeça nas paredes devido ao Open da Australia! :wall:

Eu não vi o jogo, mas a minha irmã viu e disse-me que o Nadal jogou lesionado, foi várias vezes assistido, tinha um joelho todo vermelho e inchado, deu tudo para ganhar o 2º set (e conseguiu), mas depois no 3º set rebentou, já nem servia como deve ser, daí ter perdido 6-0, algo que eu também estranhei antes de ela me explicar.

Também não vi o jogo… Mas de qualquer forma creio que o Murray com os pés assentes na terra teria todas as chances de ter atingido a final da Australia! De qualquer forma espero um Nadal recuperado fisicamente porque para o ténis é essencial o jogo do gato e do rato que ele e o Federer nos propiciam quando ambos estão bem fisicamente! ;D

Uma boa notícia:

[b]Pontapé no "Rabito"[/b] MANUEL PEREZ

Nos próximos dias será publicamente conhecido o nome do novo treinador de Gastão Elias. Após um ano a trabalhar sob as ordens de Ricardo Ycaza, o actual número cinco português no ranking ATP cessou a ligação com o equatoriano, conhecido no mundo do ténis pela alcunha de “Rabito”.

“A nossa relação pessoal sempre foi e continuará a ser muito boa. Gosto bastante dele, mas por vezes torna-se necessário tomar outro tipo de opções, principalmente quando não se está perfeitamente conectado”, explicou Gastão Elias a O JOGO, ontem, poucas horas depois do regresso a Bradenton, na Florida, após ter passado três dias junto da família, em Casal Novo, na Lourinhã.

Tendo completado 18 anos há cerca de três meses, o jovem português, que continua a ser uma das grandes apostas da IMG/Bollettieri Academy, já será acompanhado por um novo treinador nas duas primeiras semanas do próximo mês, quando estiver a participar em dois torneios da categoria future ITF/ATP no Canadá.

Actualmente na 673.ª posição mundial, Gastão ainda não venceu qualquer encontro esta época nos cinco torneios que disputou. Esta série negativa já se arrasta desde o final da anterior temporada, marcado por duas derrotas na primeira ronda das duas últimas provas.

Se bem que a academia norte-americana, criada por Nick Bollettieri e gerida pela IMG, possua uma grande diversidade de treinadores, o futuro responsável técnico de Gastão será alguém contratado no exterior. “Ainda não tenho a certeza de quem é, mas as negociações estão muito bem encaminhadas”, limitou-se a afirmar o antigo jogador do Top 10 do ranking mundial de juniores, eleito melhor jovem desportista português masculino em 2007.

in O JOGO

E a habitual má notícia sempre que envolve a Federação Portuguesa de Ténis:

Frederico Gil: "Se jogar é pelo país" 19/02/2009

Na 3ª feira, após a conferência de imprensa a propósito dos seus resultados no ATP, Frederico Gil concedeu uma entrevista em exclusivo ao jornal O Jogo, publicada no dia de ontem.

A frase que mais se sobressaiu da entrevista foi a de que se jogar na eliminatória da Taça Davis frente ao Chipre será pelo país, mostrando algum desagrado por não ter recebido respostas da Federação em relação a apoios financeiros e ficar a saber o que pode contar por parte da mesma.

A eliminatória com o Chipre ocorre na primeira semana de Março e o tenista do CETO está convocado. Apesar de não confirmar presença, diz que, em principio o fará, «mas, se tal, acontecer, será pelo País, pois estou à espera que a federação me dê duas ou três respostas relativas àquilo que lhe foi solicitado», diz o nº 1 nacional.

in Luso Ténis

É impressionante que a Federação faça todas as trafulhices possíveis, inventando clubes de ténis fantasma com centenas de atletas federados fantasmas para sacar mais dinheiro de subsídios ao Estado, e depois quando chega a hora de pagar devidamente aos tenistas portugueses, está quieta. >:D