Sobre o que li ai, Federer joga mais bonito, é verdade, mas dai a dizer que Nadal se limita a colocar a bola em campo… :whistle:
Em primeiro lugar, Nadal também tem uma excelente capacidade para fazer winners. O jogo dele não se limita a ficar a espera do adversario, nesta final por exemplo fez 43 winners, o que é um bom numero para 4 sets. Não os procura tanto, é certo, mas eles estão lá.
Quanto a questao dos erros, eu cá ao contrario de alguns, não acho que o Nadal fica a espera dos erros, ele muitas vezes força-os. Ele mete umas bolas agressivas e venenosas que os adversarios não conseguem lidar bem com elas, e daí resultam muitos erros. É uma estratégia não muito bonita, mas sem duvida que é eficaz.
É claro que o estilo de Federer é muito mais atractivo, visto que tem um lote muito variado de pancadas e que procura muito mais os winners. Mas o ténis de Nadal, não pode ser considerado como “meter a bola do outro lado da rede”, porque ele faz mais que isso. Agora, podem é dizer que não é tão atractivo, ai concordo.
E eu não gosto porque é daqueles jogadores que não sabe estar calado durante o jogo. Que mania de mandar berro sempre que se dá uma tacada, dass!
Mas pronto, até joga bem. Mas francamente, o jogo do Federer é mais agradável de se ver, só que o suiço tem umas oscilações de confiança durante o jogo que ai jesus. Contra outro qualquer isso até é disfarçado. Contra o Nadal, a falta de consistência paga-se caro.
O Nadal arriscou e jogou o seu melhor ténis justamente no início do quarto set justamente quando estava com 0-40 no seu serviço. Aí matou definitivamente com o encontro porque a partir de então o jogo deixou de estar centralizado nos erros que o Federer cometia em demasia vs winners e mostrou que o próprio espanhol poderia ir à procura do ponto ao invés do que tinha feito até então. Na minha opinião foi justamente aí que o espanhol mostrou merecer ser o vencedor. Se o suiço consiguisse o break nessa altura estou em crer que teríamos um quinto set embora aí o espanhol continuasse a ser favorito…
Quanto ao jogo na sua globalidade foi simplesmente mais do mesmo. O primeiro set foi perdido pelo de uma forma completamente infantil e o segundo foi muito mal jogado no tie break pelo suiço. Num jogo de altos e baixos por parte do suiço acabou por ser a consistência a um nível mais médio do espanhol que acabou por vencer a partida. Dejà vu!
Não sei que tipo de abanão psicológico o Federer vai levar deste encontro. Na minha opinião a jogar a este nível só tem mesmo é de estar confiante para Wimbledon. A única coisa que tenho pena é que não tenha apanhado com o Annacone como seu treinador desde há uns 7 anos atrás. Embora os resultados em termos de Grand Slams até ao momento sejam nulos desde então, o seu ténis melhorou muito. Está mais variado, mais agressivo, mais destruidor. O problema é que fisicamente exige-lhe muito e infelizmente não é agora aos 29 anos, altura em que a capacidade física já não está a top e a concentração já não é a mesma, que vai conseguir manter esse ritmo na terra batida a 5 sets. Ainda hoje se notou que a partir do primeiro set o seu jogo de pés ficou cada vez mais lento…
Estás a falar das bolas para a esquerda do Federer que sobem à altura da cabeça. Normalmente é essa a arma que o espanhol usa para condicionar o jogo do suiço. No entanto não foi por aí que o suiço perdeu. Se formos a analisar o jogo friamente observamos que o Federer hoje perdeu o jogo nos seus jogos de serviço onde ele ou metia bem o primeira bola ou então encadeava uma série de disparates consecutivos. Foi esse o problema. O suiço tem melhor serviço e melhor resposta ao serviço que o espanhol. No entanto as estatísticas demonstram que o Nadal ganhou mais pontos no seu primeiro serviço que o suiço… Surreal!
Simplesmente mais do mesmo. Quem joga sistematicamente pior os pontos decisivos obviamente não pode sair vencedor. Apartir daquele primeiro set o guião do filme ficou claro como água…
A mim nem é tanto isso. É sim a focalização que ele consegue emprestar sempre ao jogo, a forma como ele não abana mentalmente. Esteja a massacrar ou a ser massacrado. Nesse aspecto é um dos maiores atletas desportivos que já vi actuar. É uma verdadeira rocha!
Pois, era um pouco isso que queria dizer quando referia a garra, o facto de mesmo quando o outro jogador está em cima dele, ele muitas vezes conseguir dar a volta por cima. Mas puseste-o de uma forma bastante mais explicativa e correcta, quem sabe sabe :mrgreen:
Com o triunfo na final de ontem Roland Garros ante Roger Federer, Rafael Nadal conquistou o seu sexto troféu na terra batida de Paris, igualando o mítico Bjorn Borg.
Numa crónica intitulada ‘ténis monstruoso’, publicada no diário sueco Expressen, Bjorn Borg elogiou o tenista espanhol, perspectivando, ainda, que irá conquistar, pelo menos, mais dois títulos na terra batida de Paris.
«Nadal é incrível. Os adversários devem pensar que vão enfrentar um monstro que sempre ou quase sempre consegue devolver as bolas, Federer fez a sua melhor partida em terra batida, mas não serviu de nada. Nadal foi melhor, mais forte e o 6-1 no quarto set diz tudo», escreveu.
«Desfrutei vendo o jogo sentado, o ténis não pode ser muito melhor, pura classe», confessou.
A finalizar, o sueco elogiou a humildade dos dois tenistas.
«São dois desportistas com os pés no chão e sem vedetismos», concluiu.
Li o artigo e não dá para discordar muito dele excepto no ponto em que diz que o 6-1 do último set resume o encontro. Aí na Borla não cita mas o sueco dá o suiço como favorito para Wimbledon.
… então alguém que diga ao Borg para aprender a ler uns dicionários de gramática. :mrgreen: :great:
É que ele aborda Nadal numa primeira instância e como conclusão do “não serviu de nada” afirma que “Nadal foi melhor” (!). Mas vá, vou dar um desconto. :twisted: :arrow:
Tacticamente foi a melhor abordagem que eu já vi o Federer fazer na terra batida contra o Nadal. O que tramou o Federer é que oscilou bastante, alternou momentos de puro massacre com momentos de disparates em série. Mas ainda assim o que lamento é que o Annacone não tenha sido treinador do suiço quando este tinha os seus 23/24 anos e estava no auge físico. Ontem ao fim de um set já se notava o jogo de pés mais lento…
Este Rafa é fenomenal. O tsonga está só a “cagar” ases e por isso tem ganho os jogos de serviço com facilidade e o que é que o rafa faz? Fica calmo e não se desconcentra e depois no tie o gajo erra e o rafa aproveita e limpa o 1º set