Palavras recentes de Marinho Neves no seu facebook (quem for amigo dele, pode ver aqui: https://www.facebook.com/marinho.neves/posts/3846195602752 ):
"Estou triste com o que está a acontecer com o Sporting. Trabalhei 6 anos no clube de Alvalade com o sentido de ajudar a limpar e abrir novos caminhos. Foi o período mais vitorioso dos últimos 20 anos. Não tenho de me queixar porque fui pago para isso. Mas se o Sporting quiser encontrar o seu caminho, a primeira coisa que tem a fazer, é libertar-se da aliança e espiões que tem a Norte. Que lhe sirva de exemplo o que aconteceu ao Salgueiros e Boavista quando optaram pela mesma aliança."“Vou dizer-vos uma coisa, uma só, porque não posso ir mais além. Quando Dias da Cunha teve conhecimento de que o clube era um centro de negócios para alguns, alguns ilustres sportinguistas, fizeram tudo, mas mesmo tudo, para que ele se demitisse. Mostrei-lhe provas de como os meus relatórios, pagos pelo clube, iam parar às mãos de Pinto da Costa e Valentim Loureiro e havia apenas 4 pessoas que tinham acesso a eles. Arranjei provas de como eram negociados alguns jogadores com graves prejuízos para o Sporting e o envolvimento que havia entre dirigentes sportinguistas e presidentes de clubes do Norte. Eu, com ajuda preciosa de um grande sportinguista que trabalhava no clube, arranjamos provas de como dirigentes do clube, nos bastidores com a ajuda de elementos da juve arquitectavam a derrota para criarem mau ambiente ao presidente e ao treinador. Sabem o que fizeram? elegeram os traidores e os negociantes e voltaram a eleger e a eleger os mesmos traidores. Chegaram mesmo ao ponto de contratarem um elemento ligado à claque para agredir um elemento que estava comigo nas investigações. Tenho todos os meus relatórios e juro-vos que se um dia eles fossem publicados dariam o livro mais polémico da história do futebol.”
“Tenho lido com atenção todos os comentários e só me ocorre uma coisa: isto não é um problema do Sporting é um problema do povo português. No futebol como na política ninguém se mostra atento com quem nos prejudica e quando confrontados com um novo problema voltam a errar e a apostar em quem os traiu. A bandeira eleitoral de Godinho Lopes, foi Carlos Freitas, um negociante de jogadores que nem sportinguista é. Um elemento que já foi despedido do Sporting por 4 ou 5 vezes e sempre me situações pouco claras. Pois os sportinguistas voltaram a apostar nele e voltaram a despedi-lo. Querem o quê afinal?”
“Há muita coisa que até para mim é difícil de entender. Dias da Cunha despediu Carlos Freitas depois de devidamente alertado de como foi feito o negócio da compra de Silva ao Boavista. Mas o mais grave é que depois de várias pessoas o terem avisado e com provas de que Rui Meireles era um traidor, sempre se deixou manipular por ele, assim como por Soares Franco, Eduardo Bettencourt e Ribeiro Telles, todos indiciados em negócios e alianças pouco transparentes. Hoje parece que já ninguém tem dúvidas que estes foram os coveiros do clube. O projecto Roquete é apenas uma história para encobrir outras histórias.”
Eu sei que alguns não gostam muito do Marinho e acham que ele é parcial em certos aspectos, mas acho que não se pode ignorar estas palavras. Porque todos nós já percebemos que os “tiros nos pés” que acontecem no Sporting, talvez não sejam incompetência, mas sim outras coisas bem mais graves.
Ficam aqui “screenshots” dos textos:
http://i45.tinypic.com/j5gy11.jpg
http://i46.tinypic.com/2db5tgx.jpg
http://i50.tinypic.com/2a631af.jpg
http://i45.tinypic.com/n68395.jpg
Outras palavras de Marinho Neves, numa entrevista feita no inicio deste ano: http://bancadadeleao.blogspot.pt/2012/02/marinho-neves-o-sistema-e-o-sporting.html
[hr]
Palavras de Carlos Severino, que trabalhou no Sporting na altura de Dias da Cunha, na área da comunicação. Ficam aqui alguns links de artigos interessantes do blog dele para perceberem os conflitos de interesse que acontecem no Sporting e que estamos minados por dentro:
http://reporterx24.blogspot.pt/2009/12/o-milagre-de-alkmaar.html
http://reporterx24.blogspot.pt/2010/02/crises-no-sporting-o-golpe-falhado.html
http://reporterx24.blogspot.pt/2010/02/crises-no-sporting-2-empurrao-final.html
http://reporterx24.blogspot.pt/2012/01/futebol-o-lobi-que-tudo-comanda.html
Algumas passagens desses artigos:
Falando do período do clube em 2005: "... Num momento conturbado, mais um, da vida interna do Sporting, [b]um grupo encabeçado pelo então Vice-Presidente, Miguel Ribeiro Teles, contestava o então Presidente, Dias da Cunha. Por via disso mesmo, o balneário da equipa, treinada por José Peseiro, não vivia os melhores momentos mas, mesmo assim, os resultados e exibições eram deveras animadores. [/b] ..."Textos de fevereiro de 2010:
“…
Em Outubro de 2004, com Peseiro como treinador, o Sporting conhecia uma grande onda de contestação ao treinador e ao Presidente. Jogava-se mais uma jornada e os leões deslocavam-se ao Estoril. Nos bastidores havia grandes movimentações para desalojar Dias da Cunha que eram patrocinadas por gente que hoje está em Alvalade e que preparou as claques para, no final do jogo, exigir as cabeças dos “culpados”.
…”“…
Na semana seguinte, O Sporting jogou em casa com o Belenenses e voltou a vencer, desta vez por 2-0. Mas as movimentações continuaram e muita gente recebeu SMS’s a apelar para que no estádio se gritasse: “Ribeiro Teles a Presidente, já.” Confrontado com esta situação por Dias da Cunha, Teles apressou-se a desmentir que tivesse alguma coisa a ver com aquilo.
…”“…
O Sporting tinha acabado de sair daquilo que ficou conhecido pela “época do quase.” E foi um milagre o Sporting ter chegado aonde chegou dadas as rupturas internas e as pressões vindas de fora daqueles que não perdoaram a Dias da Cunha ter tido a ousadia de apontar os “rostos do sistema”, situações que vulnerabilizaram o balneário e, alegadamente, terão condenado o início da temporada seguinte.
…”Texto de janeiro de 2012:
“…
Aqui há uns anos Dias da Cunha denunciou, publicamente, os dois rostos do Sistema, em entrevista que com ele preparei na condição de seu assessor. Em privado, no Estádio da Luz, o ex Presidente do Sporting à frente de conhecidas figuras, confrontado com a coragem de ter apontado os nomes de Pinto da Costa e Valentim Loureiro como os rostos do Sistema, riu-se e disse que havia mais um. Com grande curiosidade todos quiseram saber o nome. Dias da Cunha agarrou em Joaquim Oliveira, ali presente, e disse: " trata-se do ‘amigo’ Joaquim Oliveira! O visado ficou visivelmente incomodado e com os olhos prometeu vingança. Passados meia dúzia de meses, Dias da Cunha farto de ser insultado e pressionado, saiu do Sporting, para satisfação do lóbi interno que tinha vários braços do chamado Sistema, empenhados em servir os objectivos que outra coisa não eram do que a utilização do bom nome do Clube em benefícios próprios.
…”
[hr]
Palavras do nosso ex-presidente João Rocha relativamente a José Roquette:
[hr]
Relativamente a Lino de Castro (PMAG por altura das eleições em 2011) e a venda do Moutinho para o porto: http://www.forumscp.com/index.php?topic=35851