Surf

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1611045168391520272?s=20&t=49UavqYBmoV8oogG-R5R5g

:arrow_forward: Um enorme feito de uma outra surfista portuguesa, Francisca Veselko (19A) que se tornou Campeã Mundial Júnior de 2022, em prova disputada em San Diego, Califórnia.

1 Curtiu

World Surf League - Billabong Pro Pipeline, Banzai Pipeline, Oahu, Hawaii

A leoa Teresa Bonvalot terminou no 9º lugar

Billabong Pro Pipeline

:arrow_right: Detalhes da participação na prova:

18 julho 2018

Infelizmente temos muitas modalidades que são, como costumo dizer, modalidades à Benfica. […] onde simplesmente colamos um autocolante do Sporting e já é modalidade do Sporting.

TeresaBonvalotDR2

Em Fevereiro de 2019, talvez por influência do Presidente Frederico Varandas um entusiasta desta modalidade, o Sporting anunciou a abertura da secção de Surf, numa parceria com a Carcavelos Surf School e com a Search School.
[…]
Teresa Bonvalot foi o primeiro reforço da equipa de Surf do Sporting na vertente de competição.

https://www.wikisporting.com/index.php?title=Surf

1 Curtiu

O surf sinceramente não me parece um bom exemplo para isto.

Já o rapaz dos ralis sim e foi o Varandas que começou a parceria.

O sporting já tem escola e a Teresa no campeonato compete pelo clube e já nos deu 2 campeonatos nacionais. É uma modalidade olimpica em grande crescimento.

“tem escola” ou “tornou-se parceiro de empresas já existentes”?

É uma entidade com vida própria, ou mais um negócio lucrativo para terceiros?
Vestem-se umas t-shirts e está a andar?

O Sporting CP realiza a formação de surf em parceria com a Search School, na Costa de Caparica, e com a Carcavelos Surf School, em Carcavelos. Estas parcerias desenvolvem-se através de uma relação estreita e consistente com o clube, com vista a garantir o nível de excelência na formação e a partilha da identidade e dos valores do Sporting Clube de Portugal. A Search School e a Carcavelos Surf School são escolas de surf de elevada qualidade, dotadas de equipas técnicas experientes, competentes e credenciadas pela Federação Portuguesa de Surf (FPS).

PRINCIPAIS PARCEIROS

Search School - Costa de Caparica (Almada)

A Search School surgiu em 2013, através de um projeto ambicioso de David Luís, ex-surfista profissional. A qualidade do ensino e a experiência da equipa técnica fazem da Search School a escolha para um dos dois polos de formação do Sporting Clube de Portugal. A escola está presente em duas praias da Caparica, a Praia de São João e a Praia da Cabana do Pescador, por isso, é por estes locais que pode encontrar alguns dos nossos novos surfistas.

Carcavelos Surf School - Carcavelos (Cascais)

O segundo polo de formação verde e branca encontra-se em Carcavelos, em parceria com aquela que é a mais antiga escola de surf de Carcavelos. A Carcavelos Surf School nasceu em 2001 com o objetivo de “ensinar a arte de surfar de forma segura, correta e descontraída” e desde esta altura tem dado um forte contributo para o crescimento da modalidade em Portugal.
Os responsáveis da escola, ambos atletas com mais de 20 anos de experiência de surf, incluindo a alta competição, são pós-graduados em Surf pela Faculdade de Motricidade Humana e credenciados pela FPS. A equipa de treinadores da escola destaca-se igualmente pela alegria e pelo rigor na formação.

Mesmo o Instagram oficial da “Secção” é uma salganhada de surf, skate, merchandising (“pranchas Sporting CP”), missões humanitárias, e faits divers:

https://www.instagram.com/sportingsurf/

Atenção, eu próprio simpatizo com a modalidade. Nada contra o Sporting CP ter surf.

O ponto aqui é: que moral tem o dr. Varandas, depois de criticar o Bruno, quando faz igual ou pior?

Vou tentar explicar a historia da modalidade.

O Sporting quando abriu o Surf foi buscar a Teresa Bonvalot como atleta e para chamar atletas. Mas o objetivo era ter uma escola que podesse formar atletas e servir o clube (ex: team buildings feitos pela equipa de futsal e andebol).

No processo entre abrir a escola, por licenças e investimento, o Sporting foi fazendo parcerias com escolas. Ou seja eles usavam licra do sporting, o sporting tratava de tudo mas contratava uma escola. Daquilo que eu sei, mas posso estar errado, hoje em dia já temos uma escola mesmo do sporting.

Relativamente ao skate e surf de ondas grandes.
Para manter a modalidade foram feitas parcerias, entre elas uma com uma marca polaca que é a cutback se não me engano. Basicamente eles são uma marca mais ligada ao skate mas poderiam dar material para se treinar quando o mar não ajudasse. As relações foram evoluindo, lançou-se um skate sporting e achou-se por bem ir buscar um puto para dar a cara por esta parceria. Não conhço nada de skate por isso não sei se compete e caso compita se compete pelo clube.

Entretanto o Sporting fecha uma parceria com o João Macedo, uma lenda no surf de ondas grandes em Portugal. Isso deu projeção à secção, e pela proatividade da secção e do João foram dados passos importantes. Desde logo as pranchas limitadas do Sporting. Isso a juntar à linha de roupa que foi lançada no Verão.

Em termos competitivos o Sporting tem 3 grandes atletas: a Teresa Bonvalot (que já deu 2 titulos ao clube), o Luís Perloiro (normalmente top 10 no nacional) e o jeje vidal (sao tomense este ano já vai poder competir na liga MEO). Para alem disso começa a ter alguns miudos de 14, 15, 16 … a competir na liga MEO.

Na minha opinião o Varandas nem deve saber que a modalidade existe. O projeto do surf sobrevive porque a pessoa que está à frente da secção se dedica de corpo e alma.

Se tiver alguma imprecisão peço desculpa

1 Curtiu
1 Curtiu