Como prometido [member=16825]jl17.
Realizei uma lista de jogadores da 2ª liga que na minha opinião, provavelmente mais cedo ou mais tarde estarão a aparecer na 1ª liga com qualidade para outros voos.
Arranjei cerca de 30 nomes, no entanto não vou detalhar todos, apenas os que considero estarem mais próximos de chegar a um patamar superior.
Nomes como o Pottker, Simãozinho ou o Bilel penso que ja não é preciso falar.
Guarda Redes:
João Pinho (Oliveirense) Não é por ser do clube da terra de onde vivo mas o rapaz é muito bom mesmo.
Com uma boa agilidade para o 1,90m que têm é também muito seguro e constante, transparecendo confiança para os colegas.
Quando chamado a intervir com os pés também não compromete.
Tiago Maia (Olhanense) Quem é mais atento aos escalões de formação em Portugal, certamente se lembra do futuro que lhe era apontado no Porto.
Tecnicamente do melhor que há, creio que continua a sofrer ainda um bocado com o preconceito da altura (1,83).
O ano passado apesar de ter brilhado em alguns jogos e defendido penaltys -é especialista na matéria- mesmo assim não foi indiscutível.
Defesas:
Kiki
(Gil Vicente) Um dos responsáveis pela boa época dos Juniores do Rio Ave, há 3 anos, acabou por ser chamado à seleção nacional, muito pela ala esquerda que fazia com o Nuno Santos que era infernal para os adversários.
Ofensivamente é muito bom e defensivamente também é forte.
Não tardará muito a estar na 1ª liga.
No clube de Barcelos também devemos estar atentos ao jovem central Sandro Costa
que agarrou o lugar com qualidade.
Marcos Valente (Aves) Não caiu muito em graças dos Benfiquistas, sinceramente não sei porquê e já falei com outros orcs que não entendem também. Bode expiatório por ser obrigado a jogar muitos jogos numa posição que não é a sua (Defesa-esquerdo) mesmo assim fez uma época positiva.
É superior na minha opinião até ao Lindelof.
Alto, bastante rápido e com uma excelente saída de bola tem tudo para ser de top.
Só precisa de ser aposta e adquirir agressividade no espaço e melhorar o posicionamento.
Pedro Pinto (Leixões) Já falei aqui do rapaz também. Conheço-o pessoalmente há alguns anos, desde os tempos em que jogava com ele em Gaia, e por isso sei bem do potencial que têm.
Não vacilou o ano passado quando teve de assumir-se como capitão, com apenas 21 anos, depois do clube de Matosinhos ter enfrentado a crise que enfrentou.
É semelhante ao Marcos Valente, ainda que menos rápido e bem mais agressivo.
Tem feito uma excelente dupla com outro jovem central, o Diogo Nunes, que não deverá ficar muito tempo no Leixões.
Tiago Lima Pereira (Vitória de Guimarães B) Outro que também recentemente falei. Imponente no jogo aéreo (1.90) e bastante agressivo na marcação.
Antecipa-se com facilidade e a sua velocidade permite-lhe também jogar a lateral.
Tem tudo para ser um sucessor do Paulo Oliveira ou Josue Sá.
Thales (Sporting de Braga B) Lateral-direito bastante promissor, tem como mais valia o cruzamento e os movimentos interiores.
Aparece muito bem no espaço central-lateral.
De resto, o Braga B está recheado de bons defesas jovens, como é o caso do Zé Manuel(falado aqui por foristas), o Núrio e o Artur Jorge, este último um central muito certinho.
Médios:
[color=black]Patrão e Matthew Silva (Chaves & Farense) Para mim são casos semelhantes. Ambos têm como mais valia o seu pé-esquerdo que sobressaí em todos os momentos do jogo que contribuem. O patrão tem uma meia-distância muito boa e é muito bom nas bolas paradas, o Matthew mete muito bem bolas na profundidade. Os 2 partilham como problema falta de velocidade de deslocamento, que na minha opinião na posição deles é secundaria em relação à velocidade de reação e execução.
O Patrão já é um dos melhores jogadores da Liga, o Matthew tem de ser compreendido apenas, porque a qualidade está lá toda.
Gamboa (Sporting de Braga B) Apesar da tenra idade (18 anos) já demonstra muita maturidade no seu jogo. Procura sempre ter a bola na 1ª fase de construção e sem ela é sempre agressivo a ocupar e recuperar o espaço. O Sporting devia tentar incluir o jovem no negócio Rubio.
Muita qualidade mesmo.
Fabinho (Feirense) Já o sugeri na pré-epoca passada para a equipa B.
As comparações com Rafa são inevitáveis, no entanto considero o Fabinho um jogador talhado para jogar mais no corredor central. Pauta muito bem o jogo e é bastante perigoso a jogar dentro do bloco.
É provavelmente o jogador que mais me entusiasma na 2ª liga.
Vasco Ferreira (Sporting da Covilhã) Já discutido no tópico dos juniores, estreou-se nos seniores com apenas 17 anos e com uma excelente exibição. Jogador de passada larga, rápido em deslocamento, agressivo no desarme, forte no jogo aéreo e denota qualidade a nível do passe. Forte no processo de construção, importa salientar.
Extremos:
Manuel Palacios (Atlético CP) Ficou-me na retina depois do bom jogo que fez contra a nossa equipa B, na última época. Com boa envergadura física é capaz também de jogar no centro do ataque. Pessoalmente gosto de o ver mais solto na ala esquerda a potenciar o seu pé direito nos movimentos interiores.
Sabe também jogar em largura e decidir em prol de coletivo.
João Reis (Chaves) Cedo ganhou fama com o interesse do Inter quando ainda era junior. Foi apelidado de novo Figo, no entanto é muito diferente em termos de adn futebolistico do que o pesetero.
Esquerdino, cruza muito bem e tecnicamente é bom q.b. para jogar em largura. Apesar disso, é nos movimentos interiores que se sente mais confortável e onde explora todo o seu futebol. Recebe fora mas com bola procura sempre a baliza.
Boa capacidade goleadora.
Xande Silva (Vitória de Guimarães B) Dispensa grandes apresentações. Já sabemos bem da sua qualidade. Infelizmente não deu para ficar. Parece-me um jogador muito mais maduro e mais inteligente nas ações.
É provável que actue já pela equipa A este ano.
Avançados:
Paulinho (Gil Vicente) Encheu-me as medidas no empréstimo ao Trofense há 2 épocas e honestamente esperava que se desse melhor no 1º ano na 1ª liga. Porém o contexto do clube de Barcelos não era o melhor e o treinador supra sumo dos picaretas (José Mota) preferiu sempre Simy a ponta-de-lança.
Tanto numa ala como no meio é bom jogador, no entanto na ala funciona mais como um “avançado descaído” tal como João Reis.
Completo nas capacidades fisícas e técnicas, prevejo um bom ano, seja em que posição for.
Bruno Mendes (Vitória de Guimarães B) Quem o conhece dos tempos do Botafogo, deve ter ficado tão surpreso como eu. Ninguém imaginava que aquele miúdo com idade júnior que vinha aparecendo no Fogão, talvez com mais qualidade até que o Vitinho, fosse passados 2/3 anos reforçar a 2ª liga Portuguesa.
Na altura existiram problemas com o empresário/Guarani e alguns problemas extrafutebol, no entanto duvido que tenha desaprendido alguma coisa.
Com grande capacidade técnica e de finalização, terá de ganhar índices de agressividade no espaço.
Se mostrar metade do que mostrou no Botafogo, não estará muito tempo em Portugal.
De referir também o wonderkid neozelandês Tyler Boyd que já tem aparecido bem também.
Outros jogadores a seguir:
Micael Babo (Oliveirense)
Rui André (Leixões)
Iuri Gomes e Edinho Júnior (Farense)
Platini (Gil Vicente)
Pedro Almeida (Atlético)
Jota (Braga B)
Gonzalez Prado (Olhanense)
Jonathan Rubio (Gil Vicente)
Diogo Coelho (Chaves)
Erivaldo (Feirense)
Elton (Sporting da Covilhã)