Bem, na senda das sugestões e tal, vou referir quatro nomes que estou convicto que poderiam ter impacto, num daqueles campeonatos que vou seguindo (que vão sendo cada vez menos, infelizmente): a 2.Bundesliga.
Claro que haverão mais jogadores interessantes, alguns mais caros, outros mais experientes, mas continuo convicto que o caminho será procurar o barato e fazer dele excelente e caro. Pelo menos, durante algum tempo terá de ser assim.
Posto isto:
Fabian Giefer
Guarda-redes, 23 anos (24 em Maio), 1.96m
Fim de contrato: 30.06.2014 / Fortuna Dusseldorf
Termina contrato no final da época e, com apenas 23 anos, poderia ser uma aquisição brilhante. Já o referi anteriormente, reforçando o início de época brilhante que teve quando o Fortuna esteve na Bundesliga (0 golos sofridos nas primeiras 5 jornadas), afundando-se depois até descerem… Ainda assim, é um gigante autêntico (1,96m), com uma presença imponente entre os postes e dono e senhor do jogo aéreo. Como termina contrato no final da época, já vi referências em como poderia estar a caminho do Schalke04, para substituir no plantel o nosso ex-jogador Timo Hildebrand. Ainda assim, dada a recente grande forma do Fahrmann, a titularidade não será garantida e poderá abrir-se uma janela de oportunidade.
http://www.transfermarkt.co.uk/en/fabian-giefer/profil/spieler_53408.html
[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=CbOiRYWPIRI[/youtube]
[hr]
Marco Stiepermann
Médio ofensivo / n.10 / 2º avançado, 23 anos, 1.90m
Fim de contrato: 30.06.2015 / Energie Cottbus
Preferencialmente como nº 10, julgo que este jovem alemão formado no Dortmund seria uma excelente opção pela enorme variedade que conferiria ao plantel. Em primeiro lugar, seria o único médio canhoto, o que poderá ser um extra interessante. Depois, julgo ser importante ter um jogador com a sua envergadura, tantos que são os jogos onde é notória a inferioridade física do Sporting.
Com uma qualidade de passe e de remate longo acima da média, julgo que poderia ter um impacto bastante interessante na nossa equipa. Uma vez que o Cottbus irá descer de divisão, poderia ser um reforço a adquirir por um valor bastante reduzido. É uma pena ter, de facto, uma equipa tão, tão fraca à sua volta.
Julgo também ter sido referido aqui recentemente, o que me agradou ver !
http://www.transfermarkt.co.uk/en/marco-stiepermann/profil/spieler_45760.html
[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=ZQa5YF0Dd_o[/youtube]
[hr]
Para o final, uma dupla de ataque (nº 10 e extremo) que merece bastante mais.
Florian Trinks
Médio ofensivo / n.10 alemão, 22 anos, 1.85m
Fim de contrato: 30.06.2016 / Greuther Furth
Zoltán Stieber
Extremo húngaro, 25 anos, 1.75m
Fim de contrato: 30.06.2016 / Greuther Furth
O alemão é um médio ofensivo de bela qualidade técnica, formado no Werder Bremen, que poderia ser uma opção interessante. Prometeu muito, sendo internacional alemão em todas as categorias desde os sub17 mas depois acabou por não se impôr no Bremen. Ficou muito conhecido por ter feito o grande golo, de livre directo, que valeu o título de campeão europeu sub17 aos alemães, em 2009 (video abaixo).
Por sua vez, o húngaro é um jogador que julgo ter todas as capacidades para se impôr no imediato. Extremo canhoto, actua preferencialmente pela direita, e é um jogador muito, muito acima da média. Vai para cima do adversário com uma facilidade e velocidade incríveis, tendo um fortíssimo jogo interior. Já foi considerado uma das maiores promessas húngaras em muitos anos (a par de Németh e Szalai). Tal como os dois referidos, a gestão da carreira nunca foi a mais acertada, com muitas trocas de clube… Ainda assim, tal como o Szalai, estou convicto que poderia dar um salto semelhante: aos 25 anos fez a sua primeira grande época, ao serviço do Mainz, transferindo-se no verão passado para o Schalke 04, por 8M€.
http://www.transfermarkt.co.uk/en/florian-trinks/profil/spieler_64248.html
[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=LV9TdOceYI0[/youtube]
http://www.transfermarkt.co.uk/en/zoltan-stieber/profil/spieler_61591.html
[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=goknKiKzbE0[/youtube]
[hr]
Colocando as minhas reservas em relação ao Trinks, julgo que as restantes 3 opções encaixariam perfeitamente naquilo que o Sporting necessita: um guarda-redes (caso se confirme a venda do Patrício), um médio mais vertical e ofensivo, com poder de fogo, e um extremo com forte jogo interior e apontado à baliza, com o extra de serem ambos bastante fortes nas bolas paradas directas, lacuna gritante neste plantel.
Para lateral esquerdo, central, médio defensivo ou avançado, não tenho nenhuma sugestão.