Sugestões, Análise e Prospecção de Jogadores - Parte 2

Fala-se que vamos dar prioridade ao mercado interno, olhando para este vejo estes jogadores com capacidade de dar o salto para patamares superiores:
Lucas Evangelista - médio brasileiro do Nantes emprestado com opção de compra ao VSC.
Marcus Edwards - extremo inglês do VSC que só tem 40-50% passe.
Fábio Abreu - ponta de lança angolano do Moreirense.
Sandro Lima - ponta de lança brasileiro do Gil Vicente.
Koki Anzai - lateral japonês do Portimonense.
Racine Coly - lateral esquerdo senegalês do Nice emprestado ao Famalicão.
Hervé Koffi - Guarda redes do Burquina Faso emprestado pelo Lille ao B-SAD.
Pedro Gonçalves - médio português do Famalicão.
Lincoln - médio brasileiro do Santa Clara.

Posto isto é preciso perceber 3 coisas.

Primeiro se estão ao nosso alcance, por exemplo não pus o Gustavo Assunção ou o Ricardo Horta que são muitas vezes falados porque se fala em valores de 15M para o primeiro e 20M para o segundo. Da lista parece me claramente que em termos financeiros o mais difícil seria o Edwards, desde o facto de ser inglês que atrai muito clubes da Premier, ao facto de ser jovem e de ter feito uma boa época e ainda o facto do VSC não ter o passe todo e por isso tentar esticar o preço para receber mais são tudo entraves e tornam muito perto de impossível, só mediante uma conjuntura muito especial.

Segundo se têm capacidade para jogar num grande, porque dando o exemplo do Fábio Abreu e do Sandro Lima, entre um Moreirense ou Gil Vicente e um Sporting é um gap muito grande. Dão para mais e até podem estar à altura de um Rio Ave, de um VSC ou de um Braga mas não estarem à altura de um Sporting, Benfica ou Porto.

Terceiro se encaixam no nosso modelo de jogo e nas nossas necessidades. Por exemplo tanto o Lincoln como o Lucas Envagelista e como o Pedro Gonçalves são excelentes médios e estou em crer que com algum trabalho individualizado poderiam ser opções válidas na dupla de meio campo, no sentido inverso já tenho algumas dúvidas em relação ao Fábio Abreu, embora reconheça qualidade tem um estilo mais talhado ataque rápido, ele vê bem os espaços e é rápido a ocupá-los mas se não houver muito espaço, o que é comum nos nossos jogos, fica fácil de anular. Numa questão mais de necessidade parece-me inútil contratar laterais ou guarda redes sem haver saídas. Mesmo para o meio campo não saindo ninguém até pode haver quem ache que falta qualidade mas a quantidade é completamente descabida atualmente temos 8 médios no plantel e ainda estão pelo menos 2 para regressar.

Não gosto do Fábio Abreu, acho que, deficiências técnicas evidentes. Acho o
Sandro Lima melhor nesse aspecto, embora desconfie muito da sua capacidade para se impor num nível mais alto. Aliás, a sua carreira não é grande coisa, não tem aquela de “matador” e toma muitas decisões perfeitamente estúpidas. Acho o Toni Martinez, do Famalicão, muito melhor que qualquer um desses.

Duvido muito da utilidade do Marcus Edwards num sistema como este que se espera do R. Amorim. Igual no caso do Racine Coly, um tipo que até segui quando dava nas vistas na 2ª italiana, mas que não é um lateral para este sistema. A menos que o queiram como central, algo para o qual duvido muito que consiga ter a qualidade desejada. Por outro lado, é bruto como tudo, tem entradas doidas.

Gosto mais do Pedro Gonçalves do que do Gustavo Assunção. Não sei se terá mais ou menos futuro, mas acho que o Gustavo não é ainda o jogador que tanto publicitam. Aliás, desde o início da época que digo que o jogador deles que mais me impressiona é o Uros Rasic. Provavelmente daqui a uns anos o Gustavo estará num nível acima dos outros, não sei. Neste momento acho que é o jogador menos adaptável dos 3. Há 6 anos teria ideia diferente sobre a sua incorporação imediata.

O Lincoln é um gajo com algum cartel, uma promessa que teve de sair para ver se passa disso ou não. Ainda não sei. Dos outros não vi o suficiente para ter sequer uma opinião.

Kraev e o Henrique Gomes do Gil

Não consigo achar o Koffi assim tão bom. Preferia ver por cá o Cláudio Ramos ou o Helton Leite do que esse.

Edwards joga bem em espaços curtos por isso acredito que se adaptaria bem mas como disso seria muito complicado trazê-lo. Aceito que não gostes do Fábio no meu caso não é não gostar mas como expliquei acho que não encaixaria no estilo de uma equipa grande, só se fosse no Porto tipo Marega mas isso não nos interessa. O Toni Martinez sou eu que não gosto dele, não vejo nada de mais.
Coly sim tens razão por isso mais uma vez mencionei que era importante ver se encaixaria bem quer no modelo de jogo quer nas necessidades da equipa.
Lincoln tem muito talento por algum motivo que desconheço estava a estagnar no Brasil mas este ano no Santa Clara tem feito belas exibições, acredito que poderá chegar a um patamar de clube grande se já não sei.
O ponto que em parte tentei passar é que do mercado interno há muito pouco que me parece que possa ser útil (quer por falta de qualidade quer por já estarmos servidos) e minimamente acessível.

Gosto bastante do Henrique Gomes e acho que é um nome a ter em conta. Tem o problema de ser já um nome com bastante mercado (pelo menos é o que dizem).

O Kraev… não o vejo a encaixar. Depois tem dificuldades sempre que faltam espaços. É um gajo que não está muito habituado a jogar com marcação forte e pouco espaço e isso nota-se nos jogos em que passa ao lado da acção. Se lhe dão espaço e tempo, joga. Se a coisa aperta, eclipsa-se. Isso é um problema enorme.

Kraev não gosto muito. Henrique Gomes confesso que não conheço bem.

O problema não são os espaços curtos. O problema é mesma a posição que ocupa e os movimentos que tem. É diferente “vir para dentro” e “jogar sempre por dentro”.

Não digo que não seja diferente mas estou convencido que se conseguiria adaptar. Dos jogos que vi dele e também com alguma fé à mistura admito

Eu não o comprava, dizia que o acho melhor que os outros dois.

Quanto ao Edwards, é aquela coisa. Continuo a achar que não daria bem ali. Mas pronto, é daquelas coisas que só vendo.

É um menino, tem muito talento. Eu nessa falta de espaços não ia por aí, até porque contra o Porto, Benfica e Sporting jogou sempre bem e conseguiu criar jogo. Acho sim que precisa de ser menos “voluntarioso” em campo e laminar bem as características para a posição que melhor desempenha. Eu acho que o jogo de uma equipa mais “solta” só lhe beneficiaria, como é o caso, geralmente, das melhores equipas portuguesas.

O Henrique Gomes é muito bom e aquele pé esquerdo numa equipa com melhores jogadores “ui,ui”. É muito rápido a chegar à linha e cruza que é uma maravilha.

Há muitos jogadores no nosso campeonato com capacidade para serem segundas linhas do nosso plantel (Gustavo Assunção, Pedro Gonçalves, Taremi, Lucas Evangelista, Helton Leite, Edwards, Sacko, etc.), mas não há muitos craques que conseguissem entrar de pedra e cal no onze inicial. Talvez o Nuno Santos e o Pepê, mas ainda devem ter ligações ao Benfica.

Se for para comprar cá dentro, preferia largar a nota preta por alguns jovens talentos que aí andam. Apostaria sobretudo no Filipe Soares e no Anderson Silva, dois jogadores que têm muito futuro pela frente. Não sei quão caros seriam, mas penso que a médio-prazo dariam muito jeito ao nosso clube. O Filipe seria para emprestar, mas o Anderson podia entrar já no plantel sem grandes problemas. Também pensaria no Gustavo Assunção, se o Famalicão não se esticar no preço.

Depois há, também, outro jovem do nosso campeonato que até já é nosso e que merece ser integrado: Gelson Dala. Já chega de empréstimos, está mais do que visto que o rapaz tem imenso talento e tem caraterísticas que nos fazem falta, para além de poder jogar em mais do que uma posição.

2 Curtiram

O problema do Sporting CP não são as segundas linhas. São os jogadores titulares. É por isso que tenho alguma dificuldade em conceber que se gaste “x” € em jogadores do nosso campeonato que dificilmente entrarão no 11.

Acresce a isto o facto de os jogadores do nosso campeonato estarem extremamente valorizados, sendo difícil encontrar negócios verdadeiramente bons. Basta ver que um jogador como o Tapsoba saiu, salvo erro, por 18M€.

1 Curtiu

De acordo. Por isso mesmo é que disse que, se for para contratar no nosso campeonato, preferia que apostassem em jogadores jovens. A curto-prazo até podem não entrar já no 11, mas ainda estão no início da sua carreira e já demonstram muita qualidade.

Muitos jogadores fazem boas épocas em clubes pequenos da primeira liga, mas quando dão o salto para um clube grande acabam por desiludir. O último caso disso é o Eduardo, mas nós temos muitos mais nos últimos anos (Vítor Silva, Heldon, Mattheus Oliveira, etc).

Não digo que não se contrate, há por aí jogadores de qualidade. Mas, na hora de contratar um jogador feito (de 25 anos ou mais velho, por exemplo), é preciso cuidado extra. O salto pode ser maior que a perna e nós temos sido peritos em julgar erradamente essas situações. Penso que em jogadores mais jovens não se coloca tanto essa questão.

O campeonato português tem muita qualidade e até é preferível dar 5/6/7 M por um jogador de cá, hoje em dia é o preço de um tipo mediano, do que comprar fora. O Porto foi campeão europeu com a maioria dos seus jogadores de cá, mas tiveram a particularidade de contratar jogadores para as funções que pretendiam e não contratar para encher. O @Angus falou no Eduardo e de facto realizou uma época razoável, apesar de eu nunca achar que fosse um jogador por aí além e para a mesma posição tínhamos melhor na academia, mas veio para o Sporting Clube de Portugal desempenhar uma função para a qual nunca esteve preparado. O tipo é trinco, não dá e não consegue fazer mais nada, chega ao Sporting Clube de Portugal e joga numa posição de transição ou de construção.

O Tapsoba saiu por esse valor porque foi para uma equipa estrangeira, onde o poderio financeiro é incomensurávelmente superior. Para uma equipa portuguesa sairia por menos. Os 18 também não me chocam, são menos 3 jogadores irrelevantes no Sporting Clube de Portugal

O Porto foi campeão europeu assim há 20 anos atrás. Não é por acaso que não voltaram a replicar o modelo que lhes deu sucesso. O Tapsoba saiu por esses valores porque foi o que pagaram por ele. Da mesma maneira que o Rafa saiu pelos valores que saiu porque foi o que pagaram por ele.

Eu não vejo onde é que o campeonato português tem muita qualidade. Aliás, acho que cada vez a qualidade é menor.

Dito isto, quando disse o que disse, não quer dizer que o Sporting CP não possa estar atento a eventuais negócios e que não possa contratar dentro de portas. O Raphinha, por exemplo, foi uma contratação muito interessante. Mas, tendencialmente, os nossos alvos não estão cá.

Isso é notório. Então nos três grandes… A qualidade do campeonato desceu claramente, na minha opinião. Não há dinheiro para investimentos de grande magnitude. De vez em quando, um clube menor saca uma truta quase sem saber (Taremi, Marcus Edwards) mas está a ficar rara uma situação dessas… Mas acredito que com esta crise, os três vão cada vez mais contratar cá dentro. Ainda ontem li uma noticia que dizia que o Porto e o Benfica estão interessados no Moufi… Há algumas épocas, o alvo preferencial não seria, com certeza, o Moufi.

Sempre foi o tipo de jogador que chamou a atenção do Benfica. Aliás, o Benfica já há muitos anos que é conhecido por sorver tudo o que mexe no campeonato português para, de seguida, recolocar os jogadores. Seja no nosso campeonato, seja noutro campeonato qualquer. Não me choca.

1 Curtiu

Quando leio as conversas sobre a Liga Portuguesa e os seus jogadores, por aqui, percebo que estou completamente a leste. Perdi, ao longo do tempo, o interesse todo por esta liga de fachada. Só vou mesmo acompanhando o Sporting, e mesmo assim parece que fazem esforços diários para que até isso se torne insuportável.

Já nem os clássicos entre as nádegas vejo. Só paro lá se vir que os lampiões estão a perder, isso tem sempre graça, seja em que circunstâncias for.

Isto tudo para dizer que, há uns tempos, ainda ia estando a par de alguns bons valores que podiam saltar de clubes menores para o Sporting (ou os outros dois), mas agora só os conheço mesmo de nome.

Acho que isso é normal. A liga tem estado infestada de futebol risível. Na minha opinião, pratica-se mau futebol em Portugal, com espetáculos inferiores. Alinhando isso ao jogo que é feito fora dos relvados, a nossa liga torna-se desinteressante.