Sugestões, Análise e Prospecção de Jogadores - Parte 2

Não é questão de achar ser ou ponto chave. Acho que não se pode dar como argumento “compramos o jogador A, em vez do B (melhor e mais jovem) porque o empresário tal quis”.

Só nesta metade de época marcou 27 golos, achas que descalorizou?

Tonhas de pagar porque eles estavam cá a trabalhar. Eu pago aos meus colaboradores, não aos colaboradores dos outros. Pagaste no lugar do Braga quase 3M em salários e em troca eles deram 3M. Saldo 0. Depois ainda deste 16M pelo Paulinho.

Não percebi o que quiseste dizer.

Ninguém disse para gastar dinheiro em algo que não serve, aliás escrevi precisamente “Ninguém está a dizer para comprar por comprar”.

Simplesmente não podemos achar que o Sporting tem capacidade para cometer loucuras. Nem sempre se pode ter exactamente o jogador que se quer, às vezes é preciso alguém que seja útil mesmo não sendo o ideal.

Não havendo dinheiro para o Edwards a tua sugestão é para o ano atacarmos a época com Pote, Jovane e Tabata. Mais nada, porque não vindo o Edwards não vem ninguém…

Alguém que tenha estado a acompanhar a CAN? Há algum talento que possa entrar nas nossas cogitações?

Tenho tentado ver alguns jogos mas nada de especial.

Tinha curiosidade de ver o Dembo Darboe PL 23 anos da Gâmbia, poderoso fisicamente e a finalizar, mas não tem tido minutos e o Karim Konate 17 também PL da Costa do Marfim mas não tem tido igualmente minutos.

Não sei se já foi aqui falado, mas o Diogo Pinto anda a fazer uma bela época pelo Estrela.
24 jogos 12 golos, MC.

Deniz Undav, 25 anos faz 26 esta época, avançado do Union Saint Gilloise, liga Belga.

Esta época leva 18 golos e 9 assistências na liga belga, já vai no terceiro ano com números interessantes.

O ano passado 17 golos e 4 assistências, há dois anos no Meppen da Alemanha, tbm 17 golos e 9 assistências.

1.80, avançado muito móvel, muita facilidade na finalizaçao e em aparecer nas zonas certas, possante mas rápido.

2 Curtiram

Pouco me interessa saber se ode ou não ser argumento de defesa por parte de quem o faz. Interessa saber é se as coisas acontecem por isso. E sim, na maior parte dos clubes acontece.

Quem atribui valores é o mercado. Se o mercado o quisesse por 20 milhões, já ele não andava pela Suíça. Provavelmente por menos também não o vendiam.

Estavam cá a trabalhar ou estavam cá na jarra?

Aquela cena das contas, das imparidades, etc.

Gastaram 4 milhões, mais comissões. O jogador não deve receber salário mínimo, de certeza. Nem sequer deve de estar no patamar mais baixo do plantel. O treinador não pode com ele (é a mensagem que passa, pois não tem problema em criticar o tipo em praça pública), acha que ele comete erros parvos que custam dinheiro e o tipo, somando os minutos todos, nem a correspondência a 10 jogos completos deve ter.

Qual escolha? Vai uma aposta que continua a suspirar por um lateral esquerdo?

Se não cabe na filosofia de jogo, não serve. Duvido que qualquer um daquele plantel seja para o treinador o ideal de jogador naquela posição. Todos eles têm umas falhas, por muito “inhas” que sejam. Se não vieram outros, há poucas opção para explicar isso: ou as falhas eram demasiado para serem considerados soluções ou os jogadores que encaixavam não vieram porque não se conseguiu comprar o passe.

Mas o problema é que muita gente acha útil ao que o treinador não acha. Ainda hoje voltei a ouvir a cena do Slimani. “Devíamos ter um Slimani”, dizia um colega meu. “Mas o treinador não joga com Slimanis”, respondi eu. “Mas eu acho que fazia falta”. “Pois, mas não és o treinador”.

E é um bocado por aí. Houve quem trouxesse o Camacho. Afinal nenhum treinador queria o Camacho. Mas alguém achou que era útil. Agora custa 1.2 milhões/ano (dizem). Também alguém achou que o Rosier seria útil, mas não era bem o que o treinador queria. Tivemos sorte, saiu sem ser à Borja. E os exemplos continuariam.

A minha sugestão? Onde é que eu sugeri o que fosse sobre esse assunto? Mau, outra vez a escrever bêbado! :laughing: :wink: :+1:

Não, não disse nada disso. Aliás, sobre o Edwards em si nem opino nada. Mas se o treinador quer um Edwards e confias no treinador, não lhe vais dar um médio interior de equilíbrios. E esse gajo pode ser muito útil e muito bom nisso, mas não é o que se pede.

Há equipas no mundo que contratam da seguinte forma: “eu tenho um avançado que joga bem de cabeça. E eu vou querer usar esse avançado. E ele tem maior rendimento quando ataca bolas ao primeiro poste. logo, preciso de um lateral que suba bem e cruze bolas para o primeiro poste”. Então os scouts analisam estatisticamente jogadores que cruzam com sucesso ao primeiro poste. E deslocam-se (ou em vídeo) e vêm diversos tipos em ação, analisando tudo. É claro que não pode fazer apenas aquilo bem, tem de defender, subir, etc. Diversos parâmetros. Mas se não meter bem as bolas ao primeiro poste, nem olham para ele segunda vez. Por muito bom e útil que seja nas outras merdas todas. E têm sucesso desportivo assim.

Não encontram quem querem? Não investem noutro. Ou buscam desenvolver alguém que tenha o potencial certo (mesmo comprando mais novos e maturando internamente) e/ou fica quem está e até conseguirem o alvo a equipa tem de se desenrascar pela esquerda.

Aqui, das duas uma: ou o treinador escolhe quem quer, ou escolhe um diretor desportivo, comissão técnica, o que quiseres e o treinador sujeita-se à ideia de jogo imposta por eles. Ou tenta desenrascar-se, o que normalmente só funciona com plantéis de topo (e nunca funciona muito bem). Agora escolhe a melhor opção para este momento no Sporting.

A cena do “não vem mais ninguém” continua apoiada na ideia que o treinador escolhe nomes. Eu não tenho essa ideia. Porque acredito em quem me disse que o Paulinho não era o único na lista, que um deles custou menos de 16 milhões (porque dizes ter sido esse o valor) e muito provavelmente (eu acredito nisso) marcaria mais golos, fazendo as mesmas funções. Podem-me ter mentido, mas “venderam-me” essa história. Só que, segundo a mesma história, o Sporting chegou lá e disseram que “assim não”. E o salário também não entusiasmou o jogador. Um caso entre outros semelhantes.

Não jogaram enquanto cá tiveram? Tens aí a tua resposta.

Não quero saber dos outros clubes no meu Sporting quem tem de decidir é o treinador e os dirigentes não os empresários.

Tanto vendiam, que venderam. Antes que estava menos valorizado óbvio que também venderiam.

Claro que continua a querer um LE. Mas isso não o impediu de ficar com este e usá-lo quando precisa. É este o meu ponto.

Isto não é 8 ou 80. Ou achas que o Paulinho era o único jogador que encaixa? Óbvio que havia outros, talvez não encaixassem tão bem (na ideia do treinador) o que não quer dizer que não encaixassem e que não fossem úteis.

Não acha porque é demasiado intransigente. Foi o que disse anteriormente. Tanto assim é que ele não gostava do Sporar e enquanto cá teve usou-o e foi útil

Se o treinador quer um Edwards eu vou lhe dar um Edwards mas não tem necessariamente que ser aquele Edwards. (Agora sim pareci bebado :sweat_smile:) há mais jogadores com as mesmas características.

Pois mas eu acredito e não tenho muitas dúvidas que seja assim.

Não os andaram a oferecer em todo o lado? Deixa-te de coisas, sabes perfeitamente, sabe toda a gente, que não contavam com eles.

Devia de ser assim. Nisso concordo. Devia de ser.

Não é quando precisa, é quando é obrigado. Segundo o que disse, factualmente, tem dois que não fazem um. Ou seja, nenhum é solução.

Ou seja, não leste nada do que escrevi sobre isso. Aquela parte do “Duvido que qualquer um daquele plantel seja para o treinador o ideal de jogador naquela posição. Todos eles têm umas falhas, por muito “inhas” que sejam. Se não vieram outros, há poucas opção para explicar isso: ou as falhas eram demasiado para serem considerados soluções ou os jogadores que encaixavam não vieram porque não se conseguiu comprar o passe.” e ainda o " Houve quem trouxesse o Camacho. Afinal nenhum treinador queria o Camacho. Mas alguém achou que era útil. Agora custa 1.2 milhões/ano (dizem). Também alguém achou que o Rosier seria útil, mas não era bem o que o treinador queria."

Foi?

Pois não, por isso é que meti em itálico. É um Edwards, não necessariamente o Edwards.

Se repares bem, nem sequer é a primeira vez que se tenta trazer um Edwards. Ele veio, mas tem falhado nessa tal missão. Entretanto deram-lhe outras e chega a ser elogiado nessas missões. Mas um tiro na teoria da intransigência.

Pois, mas se fosse assim, não tinhas o Porro. Esse é certo. E duvido muito que tivesses o Pote. Aliás, o Pote não é pelo nome ou por não conhecer, é mesmo porque não imagino este treinador a ver o Pote e a dizer “épá, o que me dava mesmo jeito é este rapaz que joga num trio de médios e como camisola 10”. Não para o que fez e faz nesta equipa.

Eu li mas também foste dar exemplos de jogadores que foram contratados antes dele chegar e que pelo menos o Rosier não foi pela qualidade que foi corrido. Foi pela falta de empenho, pelo que consta. Porque efectivamente era um jogador que dava jeito, não fazia pior agora que o Esgaio.

Jogou, marcou (poucos) golos e deu pontos num ou outro jogo, por isso sim foi útil. Aceito que o RA queira outro tipo de jogador, mas o Sporar é a prova que mesmo não sendo exactamente o que ele queria ajudou.

Imagino que fales no Tabata, não vejo semelhanças com o Edwards.

Ele não escolhe todos a dedo, isso não mas há muitos que não tenho qualquer dúvida: NS, Paulinho, Esgaio e até outros. Quanto ao Pote, o próprio disse que quando chegou o RA já tinha planeado pô-lo naquele lugar.

1 Curtiu

O Rosier não era o jogador pedido e nunca foi muito bem visto.

Isso não faz dele útil. Faz para ti. Há jogadores que eu não teria escolhido, mas para ele são úteis. Comigo não jogavam, mas eu não sou treinador. O meu ponto e esse.

Desculpa, o Tabata era rei de desequilíbrios no Portimonense. Duvido que o tivessem trazido para ser adaptado a falso nove ou a médio centro. Claramente veio com uma missão, a que tinha no Portimonense. Eu imagino que o Edwards venha com a mesma missão. Claramente não vem para jogar como o Sarabia. Nós já sabemos que este treinador não muda o modelo tático da forma mais clássica a que a maioria está habituada. Muda uns posicionamentos, mas principalmente muda jogadores.

Lá em cima disseste que escolhe nomes e não vindo esse, não vem mais ninguém. Escolheu o Esgaio? Parece-me óbvio. Mas o ponto não era esse. Segundo o que dizias, nunca teria vindo o Porro, tinha trazido logo o Esgaio. Tinha dito, citando-te, “não vem ninguém”.

Claro que tinha planeado meter naquele lugar. O que não invalida que não seja a imagem mais ilustrativa das funções naquele lugar. No scbraga o tipo mais parecido não era titular. Era usado em muitas situações, mas não com a preponderância do Pote. Logo, imagino que não fosse o topo da lista de compras.

Não o achava assim tão desequilibrador, sempre o achei demasiado lento e sem explosão para ser esse jogador mas isso sou eu.

Aí pronto admito que possas ter razão, mas por outro já depois de ter o Porro não descansou enquanto não foi buscar o Esgaio…

Pois aqui nunca vamos saber, não estamos na cabeça do RA.

Eu nunca fui fã, mas ele jogava dessa forma. Até tinha muita liberdade tática e de ações. Quando chegou ao Sporting, ainda teve um ou dois jogos com lances em que desequilibra dessa forma: partir para cima, inventar, liberdade para rematar ou assistir.

Não falando do Edwards e se sim ou não, eu concordo que o Sporting precisa muito desse jogador.

E havia algum Porro na mesa? Não sei… Para além de outros fatores…

1 Curtiu

Mais cedo falasse :smiley:

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/2--liga/e--amadora/detalhe/diogo-pinto-tem-interessados-mas-so-sai-por-1-milhao-de-euros?ref=HP_2BucketDestaquesPrincipais

Falharam-me estes, não tinha lido.

Correndo o risco do @gonzalini acender a fogueira :innocent:, mas o Musa mete o Navarro no bolso e sai a jogar.

Não digo que seja suficientemente bom para o Sporting, mas é a minha opinião. Seja na qualidade individual, seja na compatibilidade com o nossos sistema (desculpa lá @Digas, mas não percebo a comparação), mete o espanhol no bolso e sai a jogar. Ainda mais tendo em conta a movimentação de um jogador de 1,90 vs um de 1,79.

1 Curtiu

Também prefiro o Musa de longe ! Meti o Navarro no “saco” porque é um jogador que dá uma boa presença na área e tem movimentos que considero interessantes.

Mas depois lembrei-me que o Amorim gosta de um determinado PL para o seu sistema, portanto o Navarro nunca iria encaixar.

Já o Musa, para um tipo com 1.90 tem uma mobilidade e entendimento ao jogo top mas top.

Sim o Musa também tem um bocado de aversão à baliza, enquadra-se melhor sem dúvida :smile:

1 Curtiu

Era este pormenor (pormaior no sistema Amorim) que precisava de confirmar .

A meia final da taça da liga foi segundo jogo completo que ví dele , nos 2 jogos gostei bastante do que ví.

Curiosamente tem percurso algo semelhante ao Sporar ambos passaram por um Slavia embora de paises diferentes ou seja um clube de leste e pelo campeonato alemão.

Agora é esperar que Boavista não exerça a opção de compra.

Se confirmar as qualidades é de aproveitar visto rabolhos e tripeiros estão com excesso de avançados.

Gosto de apostar nestes mercados pequenos portugueses, gosto do Diogo Pinto e Jota Silva, são tipos jovens com qualidade e ainda maior potencial. E baratos.

Bons para compor plantel.

O Musa já mostrou futebol para, pelo menos, ter 1 ou 2 anos de trabalho com um treinador de verdade.

Jogador de 1,90 com capacidade para ser o “tanque” em jogos de aflitos pelo jogo aéreo fortíssimo.

Por outro lado, é um jogador com capacidade de jogar em apoios com alguma qualidade mas apesar do seu 1,90 pode também atacar a profundidade e não é mais lento que o Paulinho ou TT.

As equipas não são feitas do 11 titular e a quantidade/qualidade está tão escassa que tentava este gajo em Janeiro.

A falta de agilidade motora vai ser um handicap enorme para singrar num nível mais alto. É um jogador absurdamente pesado, nem faz sentido, como mencionaram compara a forma como o Musa se movimenta com o Undav.

Naquele campeonato, a jogar na “praia” dele, há tempo para tudo. Aqui era abafado.