sub-16, sub-17, sub-18

As Selecções Nacionais Sub-16 e Sub-18 vão realizar, na próxima semana, dois estágios de preparação no Complexo Desportivo do Jamor.

Sub-16

A formação comandada por Paulo Sousa (Sub-16) trabalhará nos dias 17 e 18 de Outubro, com a concentração da comitiva marcada para as 15h00 da próxima terça-feira.

Eis a lista de atletas convocados:
ADR Pasteleira: Manuel Batista;
Boavista FC: Fábio Costa e Nuno Soares;
FC Barcelona: Alexander Zahavi;
FC Barreirense: Pedro Costa;
FC Porto: Alexandre Freitas;
Padroense FC: Filipe Espincho, João Garcia, Pedro Branco, Ricardo Dias e Rui Caetano;
SC Braga: Nuno Valente e Tiago Gomes;
SL Benfica: André Jesus, Artur Lourenço, Nelson, Oliveira e Ricardo Semedo;
SL Marinha: João Guerra;
Sporting CP: Cédric Soares, Luís Almeida, Mário Rui, Nuno Reis, Ricardo Alves e Ruben Luis;
Vitória SC: Claudio Ramos, Fernando Alves e Rafael;

Sub-18

Já os pupilos de António Violante cumprem os dois dias de estágio a 16 e 17 de Outubro, estando a concentração dos atletas agendada para segunda-feira, até às 15h00.

Eis a lista de convocados:
Boavista FC: Alexandre Sá, Pedro Moreira, Raul Babo e Ricardo Neves;
CF “Os Belenenses”: Filipe Godinho;
CF União Lamas: Filipe Melo;
CD Candal: Valter Fernandes;
FC Brussels: Davide Rodrigues;
FC Porto : André Pinto, António Graça, Marco Aurélio e Tiago Cintra;
Leixões SC: André Simões;
Rio Ave FC: Faria;
SC Braga: Stélvio Cruz;
SL Benfica: André Carvalhas, Miguel Rosa, Miguel Vítor e Romeu Ribeiro;
Sporting CP: André Martins, Adrien Silva, Bruno Matias, Jorge Abreu, Rui Lopes, Tiago Pedrosa e Vivaldo;
Vitória FC:Sérgio Martins.

Os comandados de Carlos Dinis têm a concentração marcada para a próxima quinta-feira (19 de Outubro), até às 15h00, no Estádio Nacional.

Eis a lista de convocados:
Arsenal FC: Rui Fonte;
Boavista FC: Ivo Pinto;
C Atlético Madrid: Fábio;
CF “Os Belenenses”: Alfredo Ribeiro;
FC Inter Milão: Coelho;
FC Porto: Ruca;
SL Benfica: David Simão, Leandro Pimenta e Vitor Pacheco;
SC Farense: Pedro Eugénio;
Sporting CP: Diogo Amado, Diogo Rosado, Michael Santos, Nuno Silva, Pedro Mendes e Wilson Eduardo;
Vitória SC: Henrique Dinis;
Wallsall FC: Evandro Brandão.

in http://www.fpf.pt

Incrível o critério para os sub-16! 3 jogadores que têm jogado um escalão acima jogando pelos sub-17, isto é, Juvenis A, não foram convocados. São eles o Januário Jesus, o Filipe Paiva e o Diogo Ribeiro. O único que tem trabalhado com os Juvenis A e que foi chamado, foi o Cedric Soares. Ao invés chamou vários jogadores que têm ficado no seu escalão, nos Juvenis B. Mas afinal quais são os melhores? Não serão aqueles que o próprio clube põe a jogar num escalão acima?

Como habitualmente, dominamos em todos os escalões. :wink:

Não pude deixar de reparar, além da nossa habitual superioridade nas convocatórias :stuck_out_tongue: , que existem dois miúdos a jogar em Espanha.
Um dos miúdos joga no Altético Madrid e outro no Barcelona, alguém sabe alguma coisa sobre eles ? Quem são, de onde vieram, para onde vão ? :smiley:

O jogador que está no Atlético de Madrid é o Fábio Marques, defesa-central (se não me engano) que se transferiu este ano do Belenenses para lá.

Sobre o Alexander Zahavi que está no Barcelona, pelo que investiguei, ele é ponta de lança, já está no Barcelona há pelo menos 2 anos, e que se transferiu do Arsenal para lá. Pelo que li, ele é dos melhores jogadores da geração dele no Barcelona, a par de um alemão chamado Denis Krol, um brasileiro com o nome de Thiago e de um israelita chamado Gai Asulin.

Eu reparei foi no Padroense FC com 5 jogadores nos Sub-16.

Quem são estes? Alguma filial de um dos grandes? :-k

Eu reparei foi no Padroense FC com 5 jogadores nos Sub-16.

Quem são estes? Alguma filial de um dos grandes? :-k

Sim, do Porto.
Considera-os todos como jogadores do porto.

Não surpreende nada a nossa hegemonia nos escalões jovens.

Temos é alguns jovens portugueses em grandes clubes europeus, hein… :smiley:

Sobre o Alexander Zahavi que está no Barcelona, pelo que investiguei, ele é ponta de lança, já está no Barcelona há pelo menos 3 anos, e que se transferiu do Arsenal para lá. Pelo que li, ele é dos melhores jogadores da geração dele no Barcelona, a par de um alemão chamado Denis Krol, um brasileiro com o nome de Thiago e de um israelita chamado Gai Asulin.

Sub-16, 3 anos em Espanha, vindo do Arsenal, com o nome Aleksander Zahavi. Como raio é que ele veio parar à nossa selecção? Alguém sabe?

Não é 3 anos, é há 2 anos. Já corrigi no meu post. Há 2 anos pelo menos já é. Se é há do que isso é que já não sei.

Como é que ele veio parar à selecção portuguesa não sei. Mas aquele apelido e vindo de Londres… já estive a pensar se não terá alguma coisa a ver com o empresário israelita Pini Zahavi que tem muitos negócios de futebol em Inglaterra.

Alexander Zahavi, é sobrinho do empresario Pina Zahavi, era conhecido por Alex,saiu dos lamps a cerca de cinco anos e tinha tanto de optimo jogador como de mal comportado, na realidade saiu para o Arsenal pela mão do tio e foi para o Barceona tambem pela mão do tio.
Tem uma caracter guerreiro e combativo e não olha a meios para alcançar os seus objectivos.

alguem conhece alguma coisa da equipa do CAC de juvenis?

Estás muito bem informado FLX! Parece que acertei quanto ao seu envolvimento com Pini Zahavi. Só ainda não percebi a parte de ele ser português. Como é que o miúdo é português?

Ainda sobre as selecções, parece incrível como o Fábio Ferreira e o Ricardo Fernandes (os dois miúdos roubados pelo Chelsea ao Sporting) não foram convocados para os sub-18. No ano passado com apenas 16 anos eram titulares indiscutíveis nos juniores do Chelsea e já faziam alguns jogos pelas reservas. Esta época o Ricardo Fernandes fez 6 jogos a titular pelos juniores em 8 possíveis, e foi suplente utilizado em dois jogos pelas reservas. Fábio Ferreira foi 2 vezes titular e 2 vezes suplente utilizado nos juniores, e foi ainda titular em 4 dos 5 jogos realizados pelas reservas do Chelsea. Das duas uma: ou o Chelsea não os cedeu, ou então trata-se de absoluta incompetência técnica, ainda para mais quando no ano passado eles eram presenças habituais nos sub-17.

Também me surpreende, porque tanto o Ricardo Fernandes como o Fábio Ferreira têm tido presença assídua nas selecções.

Li há pouco no site da federação que o Diogo Amado saiu da convocatória dos sub-17 devido a problemas físicos. :frowning:

Estás muito bem informado FLX! Parece que acertei quanto ao seu envolvimento com Pini Zahavi. Só ainda não percebi a parte de ele ser português. Como é que o miúdo é português?

Ainda sobre as selecções, parece incrível como o Fábio Ferreira e o Ricardo Fernandes (os dois miúdos roubados pelo Chelsea ao Sporting) não foram convocados para os sub-18. No ano passado com apenas 16 anos eram titulares indiscutíveis nos juniores do Chelsea e já faziam alguns jogos pelas reservas. Esta época o Ricardo Fernandes fez 6 jogos a titular pelos juniores em 8 possíveis, e foi suplente utilizado em dois jogos pelas reservas. Fábio Ferreira foi 2 vezes titular e 2 vezes suplente utilizado nos juniores, e foi ainda titular em 4 dos 5 jogos realizados pelas reservas do Chelsea. Das duas uma: ou o Chelsea não os cedeu, ou então trata-se de absoluta incompetência técnica, ainda para mais quando no ano passado eles eram presenças habituais nos sub-17.

Eu acho que os selecionadores nacionais, pura e simplesmente deviam deixar de convocar estes dois jogadores, bem como todos os que fazem o mesmo que eles fizeram, assim estavam a prestar um grande serviço à formação portuguesa.

Bem mas espera lá, a função de um seleccionador é convocar os melhores jogadores de nacionalidade portuguesa, ou é fazer avaliações do foro jurídico sobre a forma como os jogadores saem dos clubes e elaborar as suas escolhas a partir disso?

Eu até aqui pensava que era a 1ª hipótese, pelos vistos tenho andado muito enganado.

Bem mas espera lá, a função de uma seleccionador é convocar os melhores jogadores de nacionalidade portuguesa, ou é fazer avaliações do foro jurídico sobre a forma como os jogadores saem dos clubes e elaborar as suas escolhas a partir disso?

Eu até aqui pensava que era a 1ª hipótese, pelos vistos tenho andado muito enganado.

:lol:

Sublinho ainda um pequeno detalhe em relação ao que disseste: “jogadores de nacionalidade portuguesa” como é que aquele miúdo do Barcelona encaixa neste perfil é que ainda não percebi. Dá-me ideia que é mais um jeitinho que devem andar a fazer ao tal empresário. :?

A Selecção Nacional Sub-16 vai participar, entre os dias 31 de Outubro e 4 de Novembro, no Torneio Internacional Val de Marne, uma competição na qual Portugal irá encontrar as formações da França, da Itália e da Suíça.

O Treinador Nacional, Paulo Sousa, divulgou esta quinta-feira o nome dos 18 atletas que vão defender as cores lusas na competição, que começará a ser preparada na próxima terça-feira (24 de Outubro), altura em que a Equipa das Quinas se irá concentrar, até às 15h00, no Estádio Nacional.

Eis a lista de jogadores convocados:
ADR Pasteleira: Baptista;
Boavista FC: Fábio Costa, Nuno Soares;
CD Santa Clara: Vítor Alves;
FC Porto: Alexandre Freitas;
Padroense FC: Filipe Espincho, Pedro Branco, Ricardo Dias e Rui Caetano;
SC Braga: Tiago Gomes;
SL Benfica: Nelson Oliveira;
SL Marinha: João Guerra;
Sporting CP: Cédric Soares, Diogo Ribeiro, Filipe Paiva, Mário Rui, Nuno Reis, Luís Almeida e Ruben Luís;

in LandingPage

Do Sporting em relação aos jogadores presentes no estágio desta semana saiu apenas o central Ricardo Alves (contratado esta época ao Cerveira) e entraram (justamente) Diogo Ribeiro e Filipe Paiva que têm andado com os Juvenis A (sub-17). Quem também é sub-16 mas tem jogado pelos sub-17 no Sporting é Januário Jesus que inexplicavelmente voltou a não ser convocado por Paulo Sousa.

Em relação ao “Alex”, o meu filho jogou contra ele e posteriormente amigos comuns me têm contado da sua evolução, inclusive segundo me contaram os pais do rapazinho mudaram-se para Barcelona para uma casa paga pelo clube e que ele já tem ordenado (contrato de formação). Quanto a nacionalidade, a mãe dele penso que é portuguesa e o pai se não o é, viveu muitos anos em Portugal.

Bem mas espera lá, a função de um seleccionador é convocar os melhores jogadores de nacionalidade portuguesa, ou é fazer avaliações do foro jurídico sobre a forma como os jogadores saem dos clubes e elaborar as suas escolhas a partir disso?

Uma função mt importante, mais do que ganhar… é defender a formação portuguesa.