Streaming legal ou ilegal

Streaming legal e ilegal quanto aos direitos autorais

Streaming legal

Inúmeros conteúdos de multimídia são protegidos por direitos autorais e, então, teoricamente, o acesso é pago. Alguns sites, por meio de ofertas gratuitas ou pagas, permitem que você compre e/ou leia legalmente esses conteúdos:
fazendo download,
ou por difusão em streaming (ex : vídeo sob demanda).

Streaming ilegal

No entanto, outros sites e sistemas permitem acesso gratuito a estes conteúdos, hackeando sua distribuição e acesso. A visualização desse tipo de arquivos em streaming é ilegal: os beneficiários não deram autorização para que o seu trabalho seja disponibilizado assim.

com tantos pedidos de stream para o nosso canal, lembrei e não sei se existe algum tópico criado, para debatermos este assunto e livrar os tópicos da SportingTV.
espero que seja para debater sobre o tema e não para entrarmos em confrontos de opiniões, com faltas de respeito.

Isso já foi discutido há bastante tempo se não me engano no tópico com o objectivo de debater a partilha online algures na zona do café.

Streaming é ilegal geralmente no que diz respeito a licença e autorização por parte dos canais, no entanto não lhes rouba clientela se forem canais decentes.

É por isso que um determinado canal por assinatura anda sempre atrás dos streams, para tentar justificar a falta de profissionalismo que leva certos consumidores, que por força das circunstâncias são “obrigados” a assistir ao canal, a procurar alternativas online sem lhes dar um tostão para o bolso, uma desculpa ao nivel das que um dia os clubes de video inventaram para justificar a falta de inovação para se manterem úteis que os leva à falência.

Quanto a canais de clubes especificos, obviamente que os adeptos do clube em questão só irão ver por stream se não tiverem outra hipotese enquanto que para os adeptos de outros clubes acontece o oposto.
Para um canal do formato da Sporting TV isso é irrelevante pois o objectivo é chegar ao maior número de pessoas possivel e os argumentos de desvio de audiência não se justificam pelo que escrevi acima.

A partilha de conteudos sob direitos de autor não tem que ser uma coisa má, depende de como for aproveitada pelos autores e o que não falta é gente que se sabe mexer com base nisso, o problema é que quando estão de má fé e com o único objectivo de tentar manter um certo monopólio vão andar a bater-se contra qualquer hipotese de partilha e a resposta por parte da internet é ainda pior.

Um stream é tão ilegal como ter mais que uma pessoa à frente de uma televisão, tanto em casa, como num centro comercial, como num café, etc…
Há apenas um pequeno reparo a isto: suponho que os sitios púbicos paguem mais para poderem transmitir o serviço do que um cliente privado no entanto o efeito acaba por ser o mesmo de um stream, várias pessoas a verem no mesmo sitio sem pagar o serviço e/ou a assinatura do canal.