Stojkovic

Estive a ver isto, e há uma inconsistência algures; a página do Vladimir Stojkovic | Wiki Sporting diz “No inicio da temporada de 2009/10 regressou a Alvalade apesar de saber que não entrava nas contas de Paulo Bento, e após a saída deste, chegou a ser convocado por Carlos Carvalhal para um jogo do campeonato”. No entanto, na página de época 2009/10 | Wiki Sporting não está no plantel, e não o encontro como suplente não utilizado em nenhuma ficha de jogo!

Que ele foi suplente num jogo na era Carvalhal, tenho a certeza; agora qual é que já não me lembro.

OK, descobri, foi no https://www.wikisporting.com/index.php?title=2009-12-03 Sporting - Heerenveen

a questão é que, ele jogar não jogou nenhum jogo, mas fez parte do plantel, e chegou a ser convocado. Acho que merece inclusão no plantel da época.

Podes acrescenta-lo ao plantel, não vejo inconveniente nenhum nisso, não o pus por uma questão de método pois há outros casos semelhantes em épocas diferentes, assim optei por só colocar jogadores que foram utilizados ou aqueles que apesar de não o terem sido estiveram a época toda no plantel, como foi o caso do https://www.wikisporting.com/index.php?title=Paulo Renato em 2007/08 | Wiki Sporting.

sim, entendo; em termos de opção, devíamos “normalizar” as coisas, pessoalmente acho que se um jogador chega a ser convocado, foi opção numa determinada altura e como tal chegou a fazer parte do “plantel”, mas se acharem mal também não tenho problemas!

Um bom guarda redes mas com uma cabeça muito muito pequenina

Concordo com o nunoni em relação à necessidade de normalização.

Concordo também que jogadores que estiveram no banco numa determinada partida oficial, ainda que não tenham actuado devem fazer parte do plantel, caso do Diogo Amado em 2009/10, por exemplo, eu sei que ele jogou e treinou com os júniores toda a época, mas se num determinado jogo foi opção, não interessa por que razões, então deve fazer parte do plantel.

Os jogadores inscritos numa determinada competição pela equipa principal e que não façam parte de uma das equipas de formação ou B do Sporting mesmo não tendo sido convocados para um único jogo oficial, devem fazer parte do plantel, caso do Tales nesta época, por exemplo.
Casos como o do William Carvalho nesta época não devem fazer parte do plantel, porque apesar de estar inscrito para as competições europeias, não esteve numa única convocatória e joga noutra equipa do Sporting.

Daqui para a frente podem-se utilizar todos os métodos possíveis e imaginários, mas para trás já é mais complicado.

Em primeiro lugar porque em relação às épocas mais antigas nem sequer se consegue arranjar as listas dos suplentes, e mesmo a partir dos anos 90 em que julgo que tal já seria possível, teríamos que correr jogo por jogo e encontrar os jogadores que estiveram no banco mas nunca chegaram a ser utilizados. Se houver alguém disposto a fazer esse “trabalhinho”, força nisso! :arrow:

Por isso o método escolhido foi o de serem considerados apenas os jogadores que jogaram pela equipa principal, embora já haja algumas excepções que tem as suas justificações