Stojiljkovic na lista para reforçar ataque leonino
Internacional sérvio do Sporting de Braga agrada a Jesus pelo poderio físico e agilidade, mas não é prioridade em Alvalade
Nikola Stojiljkovic, avançado do Sporting de Braga, consta na pequena lista de nomes que o Sporting tem para reforçar o ataque até final do presente mês de agosto, altura em que o mercado de transferências encerra.
[b]O sérvio de 23 anos reforçou os bracarenses há um ano, proveniente do Cukaricki, pela módica quantia de 750 mil euros relativos a 80% do passe. Entretanto, valorizou-se. Foi peça fulcral na equipa treinada por Paulo Fonseca, de tal forma que foi chamado ineditamente pela sua seleção, com a qual já contabiliza quatro encontros.
O DN sabe que já existiram algumas conversas informais entre Sporting e Sporting de Braga para aquilatar de que forma o negócio podia concretizar-se. Ao que o DN apurou, António Salvador, presidente do emblema minhoto começou por pedir oito milhões de euros, uma verba considerada irreal pelo vice-campeão nacional. No entanto, a operação, após algumas negociações, pode ser feita por cinco milhões de euros com a entrada de algum jogador excedentário do Sporting no negócio - Paulo Oliveira foi um nome abordado com o Sporting de Braga quer em relação ao avançado, quer em relação ao médio Vukcevic, também quadro do Sporting de Braga.[/b]
Ainda assim, Stojiljkovic não é uma prioridade para Jorge Jesus, que vê no sérvio uma boa possibilidade caso os nomes que encabeçam a lista falharem. Entre eles está o holandês Luc Castaignos, que representa o Eintracht Frankfurt. Os alemães pedem cinco milhões de euros, a mesma verba que o Sporting de Braga exige para libertar Stojiljkovic, que marcou 15 golos em 46 encontros na época passada.
Mas há outra possibilidade de o sérvio rumar a Alvalade… juntamente com Castaignos. E aqui entra Islam Slimani, que continua a ser muito pretendido, principalmente por emblemas ingleses. Na eventualidade de o Sporting vender o magrebino, Stojiljkovic passa a ser uma opção a ter (ainda mais) em conta. A juventude do sérvio - 23 anos -, bem como a sua disponibilidade e robustez física, fazem de Stojiljkovic um futebolista sinalizado em Alvalade e com características que agradam a Jorge Jesus, que prefere um futebolista móvel para compor a sua frente de ataque de dois elementos.
Uma coisa parece certa, o Sporting está muito ativo no mercado e o ataque vai ser reforçado, pois é uma urgência depois das saídas por empréstimo dos sul-americanos Barcos e Teo Gutiérrez. Estas cedências permitiram ao Sporting aliviar a sua folha salarial em mais de 3,5 milhões de euros anuais, valor considerável e que pode ser reinvestido em vencimentos. E isto sem esquecer Aquilani, cujo ordenado ultrapassa os dois milhões de euros brutos por ano. O médio italiano não conta para Jesus, tem mais um ano de contrato e o Sporting e a sua saída seria bem vista por todos os intervenientes.
Refira-se que até ao fim do mercado o Sporting deseja consumar a contratação do central Douglas, sendo que o jogador continua a ser um entrave à conclusão do negó-cio entre o clube de Alvalade e o Trabzonspor. O brasileiro recusa-se a baixar o vencimento para um milhão de euros líquidos, metade do que aufere na Turquia.
Contudo, é bom realçar que centrais não faltam em Alvalade. Para além dos intocáveis Coates e Rúben Semedo, há ainda os transferíveis Naldo, Paulo Oliveira e Ewerton.
DN