Savic é central à medida do leão
Stefan Savic, promissor defesa-central montenegrino que foi pretendido pelo Sporting no passado Verão, deseja sair no imediato do Manchester City para jogar assiduamente, e os leões estão atentos à jogada. Devido à delicada situação financeira, a SAD leonina tenta encontrar operações de empréstimo susceptíveis de, no mercado de Inverno, recompor o plantel sob o comando de Domingos Paciência. Embora com apenas 20 anos, o defesa do Leste europeu reúne o perfil desejado e pode ser reforço de Janeiro - para uma posição prioritária -, depois de falhar a sua vinda para Alvalade há seis meses, justamente por limitações de ordem económica.
Sobre o futuro de Savic, o seu empresário, Zoran Stojadinovic, foi contactado por O JOGO e confirmou que o atleta, suplente nos citizens, deseja mudar de ares no imediato. “É verdade que ele está para sair do Manchester City em Janeiro e por empréstimo”, apontou, meio ano depois de explicar porque os leões não tiveram meios para agarrar o versátil defesa. “O Sporting está realmente interessado no Savic, mas o Partizan está a pedir muito dinheiro. Falei com Carlos Freitas [director-geral desportivo da Sporting, SAD] e ele pediu-me informações. Também estamos a estudar propostas de Itália. Será muito difícil”, disse Stojadinovic no Verão. Contudo, o que há seis meses se revelou inalcançável pode agora estar à mão de semear.
Durante o último defeso, o Sporting seguiu atentamente o atleta nascido na capital sérvia, Belgrado, mas naturalizado montenegrino - é companheiro de selecção do ex-leão Simon Vukcevic. Além dos contactos revelados pelo agente do jogador, os leões chegaram mesmo a enviar responsáveis da sua estrutura para observarem “in loco” o central que despontava no Partizan de Belgrado. Após somente meio ano ao serviço de um dos maiores clubes da Sérvia, Savic viu a sua quota de mercado subir em flecha e sair da órbita do clube de Lisboa. O jogador acabou por ser comprado pelo financeira e desportivamente agigantado Manchester City, a troco de seis milhões de libras (7,1 milhões de euros). A operação só foi possível depois de um braço-de-ferro com o Partizan, que não estava disposto a negociar a sua pérola por uma soma inferior a 10 milhões de euros.
Porém, a carreira do defesa na equipa que lidera a Premiership não tem sido fácil. O camisola 15 dos citizens consta das segundas escolhas do técnico Roberto Mancini e não encontrou o espaço desejado para progredir. A firme vontade de Savic de sair por empréstimo já ecoa pelos rumores de mercado, dado que ontem foi noticiado o interesse do Roma.
B.I.
Data de nascimento: 8 de Janeiro de 1991 (20 anos)
Naturalidade: Belgrado
Nacionalidade: montenegrina
Posição: defesa-central (também joga a lateral-direito e médio-defensivo)
Altura: 1,86 m
Peso: 73 kg
Carreira: BSK Borca (de 2008/09 a 2010); Partizan de Belgrado (2011) e Manchester City (desde Agosto de 2011)
Palmarés: campeão da Sérvia em 2010/11
-O Jogo-