SporTVU no Sporting-Basileia

Criei este tópico neste local (em vez do de Cumputadores, Media Center ou qualquer outro) porque aqui tem mais visibilidade. Após uns dias o tópico será mudado para um local mais correcto.

[b]Software de campeão[/b]

O Sporting – Basileia contou com quatro “observadores” especiais, na passada quarta-feira. A partida foi seguida de perto por quatro câmaras utilizadas pelo software SporTVU.

A SporTVU é uma aplicação desenvolvida por uma empresa homónima sedeada em Israel. A aplicação tem por objectivo proceder à análise do desempenho individual de um jogador ou das duas equipas durante os vários períodos de uma partida de futebol.

A aplicação tem vindo a ser distribuída em Portugal e na Europa pelas mãos da portuguesa wTVision, empresa especializada na produção de gráficos e cenários 3D para televisão. Canais de televisão e clubes de futebol são os principais destinatários deste software.

Actualmente, está a ser estudada a aplicação destes software em telemóveis e Internet, com vista à transmissão de jogos de futebol através de ambientes virtuais que replicam, em tempo real, os movimentos das equipas no campo.

A SporTVU pressupõe a instalação de três câmaras de elevadíssima resolução (~3000 por ~3000 pixéis) e uma quarta câmara com grande capacidade de zoom, que facilita a identificação de jogadores.

Através do algoritmo da SporTVU, o sistema segue os vários passos de cada jogador (tracking). Estes dados são encaminhados para uma base de dados, que posteriormente serve de fonte de informação para a produção de gráficos, que indicam as distâncias percorridas por jogador, as velocidades médias de uma equipa ou de um só jogador, bem como as áreas onde equipas tiveram uma presença mais prolongada.

Actualmente, a aplicação está a ser comercializada sob a forma de prestação de serviços ou venda de licença de software e hardware. Hoje, a aplicação é utilizada em toda a liga de futebol belga.

Neste vídeo pode ver como funciona a SporTVU, através de uma demonstração levada a cabo por Mário Sousa, director-geral da wTVision.

in Exame Informática.

[youtube=425,350]Gy4LxdbaJ6w[/youtube]

Muito interessante :exclaim:

Podes deixar neste fórum que até se enquadra com o fórum, acho eu.

Penso que existia uma outra aplicação mais famosa e tudo, mas o problema com estes sistemas é que são caríssimos e necessitam de treinadores que os saibam aproveitar (o Arséne Wenger é que acho que é um grande fã disto).

Investiguei há uns tempos este assunto pois saiu uma notícia sobre o interesse do SPORTING num destes serviços, a empresa era a Datatrax…

Na altura até enviei um Email para saber mais informações sobre este assunto, responderam mas ficou por aí…

terça-feira, 25 de julho de 2006 13:51:45

"Prezado Carlos
We can arrange a time to talk by telephone. Do you work with SCP or the FMH? What is your background?
Melhores Cumprimentos,
Patrick Carolan
"

Posso escrever Evolução, Paracelsus!?

Esse sistema não é novidade, já tinha sido apresentado numa grande manobra de propaganda pela direcção no início da época passada.

Mas gastar dinheiro neste tipo de tecnologia num clube em que:

  • não há sequer um nutricionista
  • não há uma estrutura/estratégia de prospecção de jogadores para a equipa principal
  • não há sinais de jogadas estudadas em lances de bola parada
  • treina um dos treinadores mais teimosos de que há memória na história do clube

só pode dar para rir. É dar pérolas a porcos, nada mais.

Concordo com o Eddie, o nosso clube tem coisa de um adamorismo atroz. A questão é que os clubes de alta competição têm equipa cada vez mas multi disciplinares para preparar as equipas e isso não acontece em nossa casa.

É isso mesmo.

Primeiro tratem de construir uma equipa de futebol capaz, que não nos envergonhe.
Depois então tratem de se apetrechar com tudo aquilo que possa dar mais qualidade.

O mesmo é dizer que,primeiro terão estes dirigentes que ir para a rua e só depois poderemos pensar em ter uma equipa de futebol capaz,que não nos envergonhe,ganhadora e europeia.