Ou seja, para evitar a dispersão bolsista, este grupo possivelmente irá propor-se à compra de uma parte significativa dos 60 milhões de euros que equivalem ao volume de VMOC’s emitidas.
Imaginemos que o grupo consegue a proeza de adquirir 500 mil euros em títulos, que posteriormente se converterão em acções, número já bastante ambicioso (bem mais ambicioso que o teaser aqui apresentado).
Na prática, o grupo “Sporting Share” ficaria titular de 0,5% do Capital Social da SAD, um número sem qualquer expressão face à possibilidade dos bancos ficarem com os 59,5 milhões não adquiridos pelo “Sporting Share” ou por adeptos a título individual.
A não ser que o impulsionador desta ideia tenha ganho o jackpot do Euromilhões, ou tenha de facto uma grande capacidade de investimento (o que mais uma vez não acredito, se não, pagava meia dúzia de patecos a um profissional para fazer o teaser) não vejo nenhum efeito prático nesta iniciativa.
Menos sentido isto faz, se considerar o título do tópico “à letra”. Ainda mais estranho seria o Sporting clube adquirir uma parte significativa das VMOC’s porque se o objectivo desta reestruturação é gerar dinheiro, não sei porque é que iríamos aplicar dinheiro na operação que o gerou.
Pode ser que a participação imaginada seja superior a essa, e quem sabe com a ajuda de todos nós, ou pelo menos de quem acreditar num processo deste tipo.
A mim parece-me que os sportinguistas devem consciencializar-se que devem necessariamente participar mais na vida do clube, não apenas na sua qualidade de adepto ou associado, mas porque não contribuindo para um tipo de projecto destes?
É esperar para ver o que está por trás disto, mas como conceito devo dizer que me atrai muito, ou não defenda há anos o fim da SAD e/ou em alternativa (por impedimento legal) aumentar a participação quer do clube quer de gente ligada ao Sporting de forma clara e sem outro tipo de vontade que não manter a gestão para os sportinguistas.