1143(1906)… Estávamos em 1143(1906) quando um senhor descendente de nobres galegos de seu nome Afonso Henriques (Visconde de Alvalade), cria um país(clube) de seu nome Portugal (Sporting) que firmava ser dos países (clubes) com mais prestigio e conquista na criação de um grande império em busca da glória (fundação do Sporting) as primeiras lutas foram firmadas com o vizinho do lado, que mais tarde viria a tornar-se em Espanha (Benfica) curiosamente vinda de uma estranha junção entre Castela (Sport Lisboa) e Aragão (grupo Sport Benfica).
Portugal (Sporting) vai crescendo, ao longo dos tempos vai-se firmando como um império forte próspero: um grande futuro estava destinado para aquele país (clube)!!! Entretanto firma uma aliança entre uns senhores a norte, Inglaterra (FC Porto), uns senhores “espertos” com mania das grandezas e que só alcança vitórias num estado de guerrilha permanente (lá iremos).
Chegados os Séc. XV e XVI (anos 40 e 50) Portugal (Sporting) consegue concretizar o sonho dos seus fundadores ao ser o maior império (clube) do mundo (Portugal). Esse império (clube) é respeitado por todos mas excepto pela recém-criada Espanha (Benfica) que não é mais que o tal vizinho de Portugal (Sporting). Nesses anos Portugal (Sporting) é comandado por um líder nato e valente de seu nome D.João II (Ribeiro Ferreira) que se superioriza ao seu rival e vizinho, conseguindo trazer os melhores navegadores, exploradores e sábios (5 violinos) cujo o nome alargam o de Portugal(Sporting) aos 5 oceanos aos 5 Continentes. Belos tempos em que Espanha (Benfica) se punha de bicos de pés a olhar para a nossa grandeza.
Mas esses tempos estavam a acabar e Espanha aprende com o mestre D.João II (Ribeiro Ferreira) e rouba-nos um explorador valente muito bom e que tem muito futuro à sua frente, falo de Cristóvão Colombo (Eusébio) e com ele a Espanha (Benfica) descobre a América (Taça dos Campeões) e conquista-a criando inveja a Portugal (Sporting) que descobre por si mesmo o Brasil (Taça das Taças) um território (troféu) rico mas não tão rico como os extensos territórios da América.
Assim chegamos ao reinado de D.Manuel (João Rocha) um senhor que muitos consideram um rei venturoso e bom governante mas que na verdade apenas geriu a dominação da Espanha (Benfica) naqueles tempos. Mas depois desse rei (presidente) viria um lunático, um sonhador, um que pensava que o conquistar o mundo (futebol) era fácil, estou falar de D.Sebastião (Jorge Gonçalves) que um dia vai para a Marrocos e desaparece deixando o país (clube) à deriva… Então mais ao menos nesse tempo à deriva começamos a ser curiosamente atacados por um velho aliado, a Inglaterra (Porto) que nos rouba as colónias (campeonatos) e nos humilha, mas o que importa? D.João IV (Sousa Cintra) apesar de recuperar alguma grandeza não consegue conquistar outras façanhas ficando-se como o rei (presidente) do “quase”. Graças à velha aliança com a Inglaterra (Porto) em que somos comidos por parvos mas não nos queixamos… Mas em finanças estava tudo em ordem, não tínhamos quase divida (passivo) nenhuma.
Mas nesse período que era perfeito para voltarmos a ganhar, já numa época em que a velha Espanha (Benfica) começa a fraquejar, nomeadamente no Séc XVIII (anos 90), mas com uma Inglaterra (Porto) forte eis que surge um personagem mais hediondo e maléfico, D.João V (José Roquette) que infelizmente nos guia logo mesmo em que começamos a receber o ouro do Brasil ao fracasso… Aumentam-se as dívidas(passivo) e de que maneira!! Gastado sabe-se lá no quê mas gastado à força toda… Começa uma era de reis (presidentes) que não mais do que arruína Portugal (Sporting) no meio dessa “era” com a morte de D.João VI (Inicio da era do futebol moderno com a criação da SAD ) foram iniciadas as Guerras Liberais (ou Guerra Civil Portuguesa ou Guerra dos dois irmãos como foi conhecida no estrangeiro) entre Absolutistas (Croquettes) e Liberais (Oposição)… Nesse período Portugal(Sporting) estava muito atrasado em relação aos rivais mas industrializa-se e moderniza-se só um bocadinho (campeonatos 2000 a 2002) mas para esse momento acontecer tivemos de recorrer a mais dívidas… No meio dessa forte crise surge uma pretensa candidata a Potência Mundial(Grande do Futebol Português) os EUA (SC Braga) não mais que uma antiga colónia da Inglaterra (Porto).