Faz o sentido que sempre fez, já que isso acontece há bué. Escreve à UEFA…
Acontece há tantos anos como acontecia a da Champions, que só foi alterada há uns 2 ou 3 anos.
A equipa ideal para o Leverkusen será a equipa que jogou ante-ontem contra o Moreirense.
Mais que isso é fazer a vontade ao Professor Pinho e ao Austra Lopetegui.
Porque é que a final da Europa League não é o fim de semana como a da Champions League? Não faz muito sentido.
Faz o sentido que sempre fez, já que isso acontece há bué. Escreve à UEFA…
Acontece há tantos anos como acontecia a da Champions, que só foi alterada há uns 2 ou 3 anos.
Aí foi o dinheiro que falou mais alto. Não consigo perceber porque é que a UEFA teima em desvalorizar a Europa League, mas eles lá sabem…
Lembro-me de ver uma final da Champions, quando era ao dia de semana, num tasco que ficava perto do antigo galinheiro, porque estava a trabalhar nessa zona. Além do desconforto inerente à zona (onde todos os tascos tinham símbolos vermelhuscos), o FC Barcelona esmagou o MUFC de Cristiano, tendo até Messi marcado de cabeça…
Alguém tenciona ir e que tenha já se informado sobre o preço da viagem para o aeroporto mais próximo?
Aí foi o dinheiro que falou mais alto. Não consigo perceber porque é que a UEFA teima em desvalorizar a Europa League, mas eles lá sabem…
A UEFA queria que este fosse o começo de uma liga continental a tempo inteiro, e a Liga Europa tornar-se ia na segunda divisão.
Só ainda não existe porque a FA de Inglaterra é uma força de bloqueio. Apesar de clubes como o Manchester United o desejarem, os adeptos ingleses continuam a ser tradicionalistas, a tal ponto que bloquearam a hipótese de o mundial de 2022 ser disputado no Natal, só e apenas por causa do Boxing Day.
Contudo o projecto está lá e vão introduzir procedimentos graduais para a sua implementação, como o vencedor da Liga Europa já ter acesso, é mais um passo, desta feita para introduzir a ideia de promoção entre divisões.
Se conseguirem reunir 16 clubes dispostos a abandonar as suas ligas nacionaos, dificilmente a liga continental não avançará. Já estão aí investidores a colocar pressão no mercado.
O Barcelona será o primeiro a dizer que não precisa de Espanha para nada. No dia em que clubes como Manchester United e City, Chelsea e Arsenal avançarem, é inevitável. A não ser que se ponha travão a esta escalada milionária de magnatas a comprarem clubes e tornarem os ricos cada vez mais ricos com a acumulação de receitas televisivas. É um crime o que estão a fazer.
Eu preferia a final da Liga dos Campeões à quarta-feira.
Se conseguirem reunir 16 clubes dispostos a abandonar as suas ligas nacionaos, dificilmente a liga continental não avançará. Já estão aí investidores a colocar pressão no mercado.
O Barcelona será o primeiro a dizer que não precisa de Espanha para nada. No dia em que clubes como Manchester United e City, Chelsea e Arsenal avançarem, é inevitável. A não ser que se ponha travão a esta escalada milionária de magnatas a comprarem clubes e tornarem os ricos cada vez mais ricos com a acumulação de receitas televisivas. É um crime o que estão a fazer.
Com o devido respeito, já ouço essa conversa há quase 30 anos. Não aconteceu quando tudo apontava nesse sentido - a seguir ao caso Bosman e à liberalização das transferências de jogadores - e tenho muitas dúvidas que algum dia venha a acontecer. Isto porque até os grandes clubes perceberam que é demasiado arriscado concentrar todas as medidas de sucesso numa só competição e que era absurdo desperdiçar o valor comercial de derbies, clássicos e jogos decisivos das competições nacionais. O fantasma da Liga Trans-Europeia conseguiu o seu objetivo principal, que era reformar a Taça dos Campeões, reduzindo ao mínimo os riscos de não-qualificação e de eliminação prematura das grandes equipas e aumentando exponencialmente a concentração de receitas no topo. Perante isto, para quê sair das competições nacionais - que, para as maiores ligas, significa muito dinheiro e ainda mais certo do que a Liga dos Campeões (que pode sempre correr mal)? Incluindo o Barcelona: folclores nacionalistas à parte, querem mesmo que o seu grande clássico seja com o Espanhol?
Vai ser difícil sem dúvida , mas é encarar como um obstáculo possível de domar
Tenho visto muitas " derrotas antecipadas " , nas redes sociais
Não entro nisso , posso ser acusada de sonhadora ou algo bem pior , que tal não me afecta …não se metam entre mim e o MEU SPORTING
Até ouvir o apito final o meu coração está sempre a mil … espero que a equipa entre a mil em campo , ponto
BORA :victory:
Já tenho dito que acho que o lugar «natural» do Sporting é a Europa League. Não temos arcaboiço para a outra e não somos mais do que muitos que andam por esta. É a realidade. Temos que nos adaptar a ela.
Discordo. É indiscutível que, neste momento, não temos qualidade suficiente para as fases avançadas da Liga dos Campeões. Mas a chave é a frase “neste momento”. As coisas mudam, o futuro é imprevisível e seria um erro tremendo achar que a atual situação se vai para sempre. Há 20 anos atrás, quando saiu o acordão Bosman e se reformou a Taça dos Campeões para favorecer os mais fortes, toda a gente achava que o futebol português estava condenado. Íamos perder a vantagem dos luso-brasileiros e íamos perder os melhores talentos nacionais. Chegar a uns quartos-de-final de uma competição europeia de vez em quando seria o melhor que poderíamos esperar. E, no entanto… Desde então, quatro equipas portuguesas estiveram presentes em 6 finais europeias e até houve uma inédita final entre elas. Quem conseguiria imaginar isso em 1995?
Isto para dizer que nunca se deve confundir o presente com o futuro. Um clube grande é como um tubarão: tem de continuar a avançar, senão morre (ou, pelo menos, definha). Para mim, a grande missão do Sporting deve ser tornarmo-nos competitivos nas fases avançadas da Liga dos Campeões - com vista ganhá-la um dia. Pode ser uma missão a 10 ou 20 anos. Mas é o horizonte final que deve guiar tudo o que se faz no futebol do clube. Passa por recuperarmos a condição de clube hegemónico em Portugal, claro. Mas passa igualmente por acumularmos toneladas de experiência europeia. E isso não começa daqui a 2 ou 3 anos - começa agora!

Este estádio é quase metade do nosso! Pensava que fosse bem maior…
"The closest International flight hub to Leverkusen is Cologne Bonn-Airport which is around 26km South of the city. Once you have landed you can travel to Leverkusen in 15 minutes via the S-Bahn train line which was mentioned in the “Train section” above."
Todos os voos que simulei para lá no próprio dia e volta no dia a seguir (26) deu-me tudo 200€ para cima… upa upa.
Discordo. É indiscutível que, neste momento, não temos qualidade suficiente para as fases avançadas da Liga dos Campeões. Mas a chave é a frase “neste momento”. As coisas mudam, o futuro é imprevisível e seria um erro tremendo achar que a atual situação se vai para sempre. Há 20 anos atrás, quando saiu o acordão Bosman e se reformou a Taça dos Campeões para favorecer os mais fortes, toda a gente achava que o futebol português estava condenado. Íamos perder a vantagem dos luso-brasileiros e íamos perder os melhores talentos nacionais. Chegar a uns quartos-de-final de uma competição europeia de vez em quando seria o melhor que poderíamos esperar. E, no entanto… Desde então, quatro equipas portuguesas estiveram presentes em 6 finais europeias e até houve uma inédita final entre elas. Quem conseguiria imaginar isso em 1995?
Isto para dizer que nunca se deve confundir o presente com o futuro. Um clube grande é como um tubarão: tem de continuar a avançar, senão morre (ou, pelo menos, definha). Para mim, a grande missão do Sporting deve ser tornarmo-nos competitivos nas fases avançadas da Liga dos Campeões - com vista ganhá-la um dia. Pode ser uma missão a 10 ou 20 anos. Mas é o horizonte final que deve guiar tudo o que se faz no futebol do clube. Passa por recuperarmos a condição de clube hegemónico em Portugal, claro. Mas passa igualmente por acumularmos toneladas de experiência europeia. E isso não começa daqui a 2 ou 3 anos - começa agora!
Eu também discordo, e de quase tudo. A começar pela interpretação dos factos…
Por exemplo, isso das façanhas dos lampiões e tripeiros tem sobretudo a ver a a Liga Europa, não com a liga milionária. Quem avançou nesta última, fê-lo quando tinha dinheiro, o que não é (nem vai ser tão cedo) o nosso caso.
A grande missão, seja a 5, 10, 20, 30 anos, é recuperar economicamente o clube. Só com dinheiro é que se arranjam os ovos para as omeletes. Enquanto não houver, só dá para a Liga Europa.
A Liga Europa é demasiado extenuante para os proveitos que dá.
Isto é tudo ao contrário, na Liga dos Campeões ganhas tanto chegando à fase de grupos como ganhas vencendo a Liga Europa.
E já não bastasse ser o caixote do lixo da Liga dos Campeões, na Liga Europa és obrigado a mais jogos com mais uma eliminatória, em Fevereiro e Março é jogos atrás de jogos, semana sim, semana sim, ainda por cima às 5ªs à noite, empurrando quem lá participe para domingos quase à meia-noite com os jogadores por vezes a terem 70 horas de descanso muitas delas em viagem.
Foi assim que viemos de Middlesborough e perdemos 0:2 com o Penafiel, com a equipa já a perder gás.
Recuperem a Taça das Taças e reduzam a Liga Europa para a mesma extensão da Liga dos Campeões ou menos.
A Liga Europa é demasiado extenuante para os proveitos que dá.
Discordo tanto desta perspetiva… Para já, os prémios de participação estão muito longe de ser a única - ou sequer a principal - fonte de lucro com a participação na Liga Europa. No mínimo, tens de acrescentar a valorização dos jogadores - tanto pela exposição mediática como pela experiência de defrontarem equipas um pouco melhores que os Moreirenses e os Penafieis desta vida. A mesma exposição mediática - sabiam que é a única competição que passa em canal aberto - que é vital para conseguirmos patrocinadores. Algo de que bem precisamos.
Depois, se levares à letra esse princípio de interesse = receitas diretas, também tens de deixar cair a Taça de Portugal e, pior ainda, o título de campeão nacional. No fundo, estás a dizer o mesmo que o Soares Franco: a única coisa que interessa (porque é a única que compensa em receitas diretas) é a qualificação anual para a Liga dos Campeões. Só que, como o 2º lugar basta para tal, que sentido faz gastarmos energias a tentarmos ser campeões?
E já não bastasse ser o caixote do lixo da Liga dos Campeões, na Liga Europa és obrigado a mais jogos com mais uma eliminatória, em Fevereiro e Março é jogos atrás de jogos, semana sim, semana sim, ainda por cima às 5ªs à noite, empurrando quem lá participe para domingos quase à meia-noite com os jogadores por vezes a terem 70 horas de descanso muitas delas em viagem.
Por acaso, eu nem acho que o “caixote do lixo” seja má ideia. Sim, é sempre esquisito repescar equipas eliminadas. Mas também é verdade que dá competitividade e interesse às fases avançadas da Liga Europa. Eu cá não desdenho ter a oportunidade de poder defrontar equipas como o Manchester United ou o Bayer Leverkusen - é um bom teste para vermos o que temos e o que nos falta para competir na Liga dos Campões.
E depois… desde quando é que ter a oportunidade de ver o Sporting jogar de 3 em 3 dias se tornou numa coisa má?!
Foi assim que viemos de Middlesborough e perdemos 0:2 com o Penafiel, com a equipa já a perder gás.
A sério? É preciso recuar 10 anos para arranjar um exemplo dos famosos efeitos devastadores das competições europeias? Porque não recuar à semana passada e ver como à aposta total no jogo decisivo com o Besiktas se seguiu uma vitória tranquilíssima contra o Moreirense, menos de 72 horas depois. Porque não enfatizar antes a dinâmica de vitória, o circulo virtuoso que existe entre as vitórias nas competições europeias e as vitórias domésticas?
Recuperem a Taça das Taças e reduzam a Liga Europa para a mesma extensão da Liga dos Campeões ou menos.
Má ideia. Se não gostas da Liga Europa ias odiar uma Taça das Taças na atualidade. A Taça dos Vencedores de Taças foi extinta por uma boa razão. Com os 2ºs e depois 3ºs e até 4ºs classificados a apurarem-se para a Liga dos Campões, chegava-se a um ponto em que nem os vencedores nem muitas vezes sequer os finalistas vencidos lá iam. Restavam equipas secundaríssimas ou até situações caricatas com play-offs entre semi-finalistas vencidos para ver quem lá ia calhar. Não fazia muito sentido.
- A prioridade todos os anos é o 1º lugar no Campeonato Nacional, seja qual for o orçamento.
Não sei que tem isso de comparável com a perspectiva lifetime loser do Soares Cooptado, vice-presidente de uma equipa que existiu até Março de 2013, o FC Porto C em Lisboa.
- Todas as outras provas dependerão de
-
- Enquadramento paradigmático
-
- Extensão/Qualidade do plantel
-
- Calendário
Este é o pior ano de todos para se apostar na Liga Europa, e fico mesmo chateado quando vocês começam com o romantismo samurai de que temos de jogar para ganhar tudo.

Mas olha que se te afastares uns kms ( OK. Tipo 200 kms) arranjas voos a 70 euros (eu ontem comprei ainda mais barato)
Mas olha que se te afastares uns kms ( OK. Tipo 200 kms) arranjas voos a 70 euros (eu ontem comprei ainda mais barato)
[member=3638]Márinho Para que aeroporto é esse voo?
Tens 2 mais baratos. Eindhoven a 150 kms e bruxelas a 220 kms.
Se forem tipo 3 pessoas em carro alugado, sai mais barato do que ir ver o Sporting a Coimbra (se Saires de lxb).
É que ali não se paga portagens ![]()
Já aqui disse, Ryanair Porto - Colonia está muito acessível. E são 20kms +/-
Já aqui disse, Ryanair Porto - Colonia está muito acessível. E são 20kms +/-
O bilhete ida e volta está a quanto?