A eliminatória é só em Fevereiro e já estamos com o choradinho do “não temos equipa” e que sem meter os reservas contra equipas europeias vamos ser massacrados pelos Moreirenses e pelos Guimarães desta vida…
Eu fico pasmado com a facilidade com que as pessoas compram estes argumentos. E só consigo explicar essa facilidade com a profunda crise de identidade que devastou este clube nos últimos anos.
Só mesmo no Sporting é que se inventam estes sofismas da treta. Há uns anos, Soares Franco veio com discurso de que não valia a pena lutar pelo 1º lugar no campeonato porque era demasiado difícil, dava demasiado trabalho - e o que interessava era qualificar-nos para a Liga dos Campeões. O resultado desta tremenda falta de ambição sofremo-lo na pele durante longos anos.
Agora, apareceu a ideia peregrina de que, na verdade, ter sucesso na Europa é horrível e que vai aniquilar as hipóteses de sermos campeões nacionais. Em cima de outra ideia peregrina de que, afinal, a Taça de Portugal é mais importante que uma competição europeia (e não, não se desmancham a rir quando dizem isto). Para fechar o círculo, devíamos era desistir da Liga Europa porque tentar ganhá-la dá demasiado trabalho - e o que interessa é qualificar-nos para a Liga dos Campões. Vêem o padrão?
Meus caros, não vou repetir as razões porque a Liga Europa deve ser levada a sério - e são muitas, acreditem. Porque não é preciso. Isto é o Sporting. Mais do que qualquer outro clube em Portugal, este clube fez-se para ter a Europa como palco. Tão grande como os maiores da Europa, lembram-se? E não apenas tão grande como os maiores da Tugalândia. Não levem demasiado a sério o que diz JJ a este respeito. Ele tem de controlar a (justificada) euforia. Nós não. Vivemos para isto. É a nossa missão. É difícil? Claro que é. E então? É por isso que tem valor.
Quanto ao Leverkusen, boa equipa, bons jogadores, bom treinador. Mas não é o Barcelona nem o Bayern. E nós já mostrámos não nos devem substimar. Eu, no lugar deles, também não estaria nada satisfeito por ter apanhado este Sporting. Por agora, gozemos este apuramento épico e concentremo-nos em resolver o campeonato. E quando chegarmos a Fevereiro, é para fazermos o mesmo à malapata alemã como fizemos à malapata russa.
Até Fevereiro o Roger Schmidt é despedido do Bayer ele no fim de semana passado já estava com uma perna fora do clube a sorte dele foi ganhar o jogo, e o Chicharito andou quase a chapada com o Bellarabi o Kießling quer ir embora do clube porque joga pouco há muitos problemas na equipa.
Excelente sorteio para quem, como eu, gosta de bom futebol e duelos de equipas com história. Temos todas as condições para seguir em frente, o adversário será bastante complicado mas a manter-se a nossa evolução não há motivos para o temermos excessivamente. Tendo em conta que por esta altura, contando com alguma sorte em termos de lesões, podemos ter Mané, Mateus, Gélson, Bryan, Teo, Montero, Slimani, Bruno César e mais um eventual reforço a questão da rotatividade não me preocupa.
Dando uma vista de olhos no forum do gajos e daquilo que consegui entender (créditos ao Google Tradutor), posso concluir que eles têm imenso respeito por nós (claro que depois há sempre os confiaçudos que dizem que vai ser 70/30).
Deixo aqui um comentário bem elucidativo daquilo que estou a dizer:
Efectivamente essa é a parte mais “complicada” pois com um estadio apenas de 30K, os bilhetes disponibilizados devem ser na ordem dos 2.000
se conseguir bilhete tudo OK. tambem só preciso depois de marcar carro.
a parte que acredito vai ser mais chata é o viajar de noite num clima agressivo, se estiver neve então…
Acho que esta eliminatória vai depender muito da nossa situação no campeonato. Se estivermos com alguma margem de manobra vejo o JJ a utilizar a equipa principal e a jogar de igual para igual com este Leverkusen (equipa que do meio campo para a frente é muito forte), no entanto se estivermos a tremer no campeonato tenho algumas dúvidas que o JJ decida utilizar o nosso melhor 11.
De dizer que este Leverkusen é uma equipa muito instável. Vai desde goleadas a empates ou derrotas incompreensíveis, o que faz-me crer que não tenham muito controlo emocional e experiente como é o nosso treinador pode saber aproveitar esse facto. Têm uma defesa meio fraquita que também pode ser explorável. Ter em atenção especialmente a Chicharito e Çalhanoglu, embora tenham outros bons jogadores como Kiessling, Kramer, etc…
Em suma, acho que vai ser uma eliminatória interessante e ambas as equipas têm hipóteses de passar à próxima fase.
PS- Para quem for à Alemanha ver o jogo e tiver a disponibilidade e quiser conhecer um pouco dessa zona, aconselho a ficarem em Colónia, uma cidade muito interessante perto de Leverkusen. Podem também aproveitar e conhecer a antiga capital da Alemanha, Bona.
O pessoal acha que não temos equipa para a Europa League, que a competição não presta, etc., mas se fosse a Champions League já queriam que se desse tudo por tudo.
Desçamos à terra. O clube não tem dinheiro. Os cRoquetteiros depenaram-no até ao tutano.
Está fora de questão sonhar com mais que a fase de grupos da Champions League de vez em quando.
E ficamos por aí? Suponhamos que passamos da fase de grupos da Champions League para o «mata-mata» da Europa League (nada de outro mundo). Desistimos?
Já tenho dito que acho que o lugar «natural» do Sporting é a Europa League. Não temos arcaboiço para a outra e não somos mais do que muitos que andam por esta. É a realidade. Temos que nos adaptar a ela.
É certo que não dá muito dinheiro, mas comparem, por exemplo, o cachet do Sevilla FC com o nosso. A Europa League não é nenhum ghetto.
Ah e tal, o plantel, blablabla. Como já foi dito atrás, esse assunto é da competência da equipa técnica. E, até prova em contrário, a equipa técnica tem estado a dar conta do recado.
E, para quê tanto drama? Daqui até lá, como também já disseram, muita coisa pode acontecer. O que é preciso é calma.
Isto. Não se pode desvalorizar uma competição que nos coloca nas montras da Europa, essa é que é essa.
Bons resultados na Liga Europa podem converter-se em dinheiro, na época seguinte.
Bons resultados sistematicamente na Liga Europa, se bem geridos (e nós temos Direcção para gerir bem), poderão trazer estabilidade ao Clube em termos da sua projecção na Europa e isso ser um elemento facilitador para trazermos melhores jogadores, melhores patrocínios, melhor publicidade, mais poder negocial nos negócios das transmissões televisivas.
Nunca é bom para um Clube como o nosso “desvalorizar” uma competição, que não sendo do nível maior, é uma competição europeia.
Sectores Visitantes( Gästebereich): G1 a G5 e parte da F4;
Bancadas contiguas ao sector Visitantes: F9 e F4 disponível para compra já amanha dia 17/12 pelas 9:00 portuguesas!!
Preços : Price min: €15.00 e Price max: €46.00
Comprar bilhetes (clicar bandeirita inglesa canto sup esq):https://ticketshop.bayer04.de/Spielauswahl?Spielort=Heim
È necessário criar login com dados e morada para envio (Bilhete electrónico / Bilhete típico tem acréscimo de 4€)
Pagamento : Débito directo ou VISA
As bancadas visitantes sao as G. As outras sao postas a venda amanha, sendo que as contiguas as G, q sao a F4 e F9. Quando souber preços posto aqui!
Criei login no site e a partida eles mandam-te o bilhete para Portugal ou qq parte do mundo