Sporting estagnado e incapaz de se levantar

Provavelmente vão apagar-me este tópico, mas eu penso que é o que faz mais sentido discutir neste momento do Sporting, e passo a explicar.
Sá Pinto, competência técnica do treinador, Godinho Lopes presidente adequado, categoria dos jogadores, é algo que nós usamos para nos distrair a nós mesmos de um facto que me parece inalienável. O Sporting está afundado num lamaçal de mediocridade, e dele não consegue sair. Tal como qualquer pessoa ou empresa, quando nos afundamos num negativismo tal, é dificil de lá sair. Tudo o que se faça e diga é errado, e se atentarmos bem é o que se passa em Alvalade, especialmente após o desnorte que se seguiu à saida do Paulo Bento.
Tudo o que os principais actores do universo do Sporting representam hoje em dia é errado, e contribui apenas para que o clube se afunde. Acho que nem uma injecção de capital de muitos milhões serviria para resolver as coisas.
Se despedirem o Sá Pinto, o essencial do problema mantém-se. Houve muita gente, durante muito tempo (especialmente nos ultimos 17 anos), a fazer mal ao Sporting. E o clube manifestamente, já não tem capacidade de reacção.

Concordo inteiramente. O problema neste momento já não está nesta ou naquela pessoa. É certo que pode haver (in)competências que ajudam, mas penso que, agora, o problema do Sporting é a mediocridade. É como o país, parece que cada tentativa para nos levantarmos é pior que a outra.

Passámos 17 anos sem títulos, e estamos já nos 10 outra vez. E continua a haver gente a esfregar as mãos e a pensar que este ano é que é. Domingos era competente, veja-se o que conseguiu no Braga. O Sá não é assim tão incompetente como isso, veja-se o que conseguiu na NextGen. E recuando ainda mais, o Paulo Bento não era, de certeza, nenhum incompetente. Muito menos era o Inácio um treinador de top. Parece-me, neste momento, que o problema está na atitude, no sentir o Sporting. É que já nem nas bancadas o espírito é o mesmo. À 3ª jornada, sente-se que o 3º lugar será bom, e foi uma vergonha ver os ultra do Basel superarem frequentemente o apoio que vinha das bancadas para a equipa do Sporting.

Em suma, o problema neste momento é que já não existe Sporting. Já não somos temidos por ninguém, e essa falta de atitude, de garra, estende-se desde o dirigismo aos jogadores que entram em campo. No meio disto tudo, ressalvo um jogador: gostei de ver o Gelson correr que nem um louco no jogo com o Basel, quando já ninguém corria. Parece que este é o único que ainda sabe o que representa jogar para o Sporting Clube de Portugal.

Obrigado por partilhares da minha opinião. Pensava que era o unico a pensar desta forma.
Lamento muito pensá-lo, mas é a realidade. E não sei se haverá capacidade para corrigir tudo o que de muito mau foi feito estes anos.

Sabes que esta linha de pensamento começa a crescer quando saio de Alvalade depois de mais um mau resultado e já não chego a casa tão f***do como era costume. E até sou novo, só tenho 21. Mas não conseguia suportar uma derrota do Sporting. Agora, quase que parece uma coisa normal. Acho que o problema está aí precisamente. É que, depois de tanta destruição, de tanta morte lenta dentro do nosso Sporting, já é normal não ganhar. É por isso que foi tão festejada a vitória contra o fifica o ano passado em Alvalade, quando estávamos em 4º. É por isso que ganhar ao Braga quando já não os podíamos ultrapassar teve tanto peso. Porque, infelizmente, para o Sporting neste momento anormal é ganhar. Não é não o fazer. E esta simples afirmação faz com que já não sejamos o Sporting.

Agora também acredito que a força para nos levantarmos tem de vir da bancada. Temos de ser nós a conseguir suportar e reerguer o Sporting. Porque, tal como ele é o nosso grande amor, também acredito que é o nosso amor que o alimenta… E, perante tanta destruição, esse amor já não é o mesmo…

Triste é ver que quem aqui participa se recusa a ver a verdade. Ainda ninguém quis partilhar opiniões aqui.

Porque é um assunto doloroso e que quem vê não quer ver. Em linguagem popular, ninguém quer pegar o toiro pelos cornos. e porque ninguém quer reconhecer que a massa adepta é parte da solução. E para ser assim, só pode ser porque é também parte do problema. O Sporting está enterrado, todos sabemos quem são os principais culpados, e também todos sabemos que não são os únicos. Mas apontamos muito o dedo, sem apresentar qualquer solução concreta. Só correr com a escumalha não chega, porque, tal como sempre que um leão cair outro se levantará, também haverá sempre um chupista a levantar-se no momento em que um outro cair. E assim vai o Sporting.

sextoviolino:

Triste é ver que quem aqui participa se recusa a ver a verdade. Ainda ninguém quis partilhar opiniões aqui.

Triste é as pessoas só vislumbrarem a “verdade”, quando a equipa tem maus resultados. Ou melhor, resultados ainda piores que o normal. De repente, tudo virou crítico. É “corja” para aqui e para li, como se tudo o que tem acontecido ao Sporting não fosse expectável e não tivesse responsáveis de longa data.

Sim, o Sporting está doente e sim, o Sportinguismo também. E quando falo de responsáveis, falo de todos nós, uns menos, outros mais. E incluo-me a mim, claro.

Todo este processo era expectável. Há tanto mas tanto tempo. Enquanto fui criança, não percebi, não liguei, só queria saber de futebol. À medida que os olhos vão abrindo para outras realidades, a paixão pela bola esvai-se quando se vislumbra o que está por trás. Culpa de Godinho? Não, Godinho só está a acabar o trabalho. Culpa de quem o começou e de quem com ele pactuou. Culpa minha, que pensava que o Sporting era só bola. Culpa de todos, por não percebermos que, para outros, o Sporting ia muito para além da bola.

É nessa onda que digo que só dizer “esmagar a corja”, ou “correr com a escumalha” não chega. Primeiro, temos que recuperar o que é nosso. E não, não falo (para já) do Sporting. Mas sim do sportinguismo. Só com ele no coração podemos depois ir buscar o que sempre nos pertenceu e no-lo estão a destruir.

Na parte que me toca, enganas-te. Raramente aqui posto, mas quando o faço o meu tom é sempre o mesmo. Indigno-me com evidentes más orientações técnicas como é o caso da do Sá Pinto, estive na primeira linha contra direcções como a do Bettencourt (como aliás o meu Avatar ainda demonstra), mas sempre soube perceber que o Sporting está como está, porque aos anos que está numa espiral descendente de morte. O clube, neste momento, é incapaz de se levantar de tanta porrada que já levou. E isso traduz-se na porcaria que todas as pessoas que servem o Sporting praticam diariamente.

Falo em termos genéricos. Há dúvidas de que se a equipa tiver uma meia dúzia de bons resultados, se esquece de tudo o resto? Até estes acabarem, porque o insucesso não decorre das “bolas na trave”, é algo bem mais profundo e como tal não é pontual, mas sim consequência. Consequência da má gestão, da incompetência, falta de rigor e profissionalismo.

Não acredito. Infelizmente não acredito. Se o clube tiver vários resultados positivos (espero que sim), de certeza que depois tropeça, e tropeça, e tropeça. Há aqui paralelismos com depressões, e situações de pré-falência de empresas. Os sintomas estão todos lá.

Mas não tenhas qualquer dúvida que, se tivermos a sorte de ganhar ao Gil, ao Estoril e ao Videoton e depois empatar no Dragão, se esquece tudo. E estaremos outra vez na luta pelo título e pela LE e mais não sei o quê. E garanto-te que, se nestes três anos formos campeões uma vez, o GL é reeleito, porque é o presidente do título. Afinal, O Roquette também foi o presidente do título…

Tudo isto para dizer que percebo o que queres dizer. Para muitos, o Sporting é tipo um iô-iô: só fica doente quando o futebol não ganha.

Acho que continuo sem me fazer entender.
O cenário que eu estou aqui a colocar é de que o Sporting perde de uma forma preocupante qualquer possibiklidade que ainda possa ter de ser candidato ao que quer que seja em Portugal.
Custa-me muito dizer isto de um clube que eu sigo há mais de 30 anos, mas o Sporting está a desaparecer. Que se admita isso, porra. Não acredito mais em Marques de Pombal, em dobradinhas, em CR7 e Nani vendidos por milhões. Desapareceu tudo

Às vezes dá-me para pensar que se calhar teria sido melhor não ter ganho os campeonatos de 99/00 e de 01/02. Esses campeonatos foram ganhos por sorte, não foram fruto de um trabalho programado e consistente. Basta lembrar-nos do que foi o principio da época de 99/00 e as anteriores e das alucinantes passagens de Octávio Machado, José Morais, Vicente Cantatore, Carlos Manuel, Materazi para perceber que não havia nenhum projeto. Mas essas vitórias criaram a ilusão que havia.

Do Sporting, acredito em muito pouco neste momento. Não acredito que no próximo jogo é que é, não acredito que venhamos a ganhar coisa alguma este ano, nem tão pouco acredito também em vendas milionárias. Acredito em mediocridade, falta de paixão e de atitude. Porque o nosso plantel não é mau. Tem falta de atitude. Tal como nós, que já nem força sentimos muitas vezes para puxar pela nossa equipa. O Sporting não desapareceu, mas para lá caminha. Em termos de futebol, não creio em melhorias milagrosas, nem com jogadores nem com treinadores. Tal como não acredito, para Portugal, em melhorias devidas à austeridade, também não acredito em despedimentos para melhorar o Sporting. Algo está mal, concordo que tem de mudar. Mas se despedirmos o treinador e a nível estrutural tudo ficar na mesma… Não vai dar.

Finalmente começa-se a discutir o que interessa. O Sporting, para mim, morreu com o 25 de Abril. Aí pereceu o modelo de gestão correcto que tivémos nas duas, tres decadas anteriores, e o clube começou a fabricar o seu próprio caixão. E é uma morte que dói mais ainda, porque tem vindo a ser lenta. Muito lenta. Hoje em dia ser sportinguista é basicamente só odiar o Benfica, e mais nada. Nada temos a que nos agarrar, a não ser o futsal, atletismo, fogachos do andebol. E mais nada.

So uma grande mudança na direcção para nos tirar dessa situação

Então e vamos todos fazer o quê ?! Desistir ?! Nem penses!

Admito que era isso que, os pesudo-sportinguistas da treta que andam metidos no clube (dirigentes, sócios e adeptos), mereciam… Eles mereciam que quem gosta mesmo do Sporting desistisse do clube e afundavam-se sozinhos e só eles é que faziam figura de ursos.

Mas isso é impossível.

Para mim, o problema de fundo do Sporting, é o tipo de pessoa que é o sócio comum do Sporting.
Alguns também não vão gostar de ouvir isto, mas aquilo dos “melhores adeptos do mundo”, também dá para “os maiores parvos e tótós do mundo”.

Eu ainda no último jogo, tinha um sócio atrás de mim (por volta de 55 anos de idade) que ao intervalo dizia que a equipa estava melhor e a jogar bem…
Outros acham que estamos mal, mas nem sonham em questionar os dirigentes…
Outros sabem que os dirigentes são uma merd.a, mas dizem “Epah… mas depois tiramos de lá estes e ainda vai para lá um pior, eu quero é um bom treinador, não quero saber quem é o presidente…”.
Outros têm a mentalidade que “ganhar ou perder é desporto” e a exigência desses é nula, não existe…
Outros já se habituaram a esta situação e já se dão por contentes de o Sporting ainda existir…

Opah… Existem sócios que sabem que estamos muito mal, mas depois metem-se a votar em gajos como o Godinho, porque lhes pareceu ser uma pessoa educada e séria (apenas e só por ISTO)… Eu começo a pensar nestas merd.as e fico PASSADO porque anda por aí gente que não tem a mínima noção das coisas.

Vamos mandar sempre tiros nos pés, porque qualquer gajo engravatado que se apresente como “senhor de bem” e bem educado, ganha a porra das eleições no nosso clube. E porquê ?! Porque temos sócios completamente tótós, que se deixam enganar facilmente.

Para quem conhece mais ou menos o mundo do Sporting, já percebeu que eu estou obviamente a falar de sócios que na sua maioria têm mais de 30 anos de sócio (os que têm mais votos). Eu não digo isto por ter apenas 23 anos, mas sim porque é realmente o que eu penso e vejo.

Porque, verdade seja dita, que a maioria dos sócios que votaram não queria esta direcção… e essa maioria que não queria, tinha na sua maioria sócios mais novos.

Qual é a solução ?! Não é mandar os sócios mais velhos embora… obviamente.

Sinceramente não sei como fazer que, os sócios mais velhos do Sporting, vejam além das aparências num candidato e dos seus chavões, não sei como fazer que eles analisem realmente bem as pessoas e os seus projectos.

p.s: Alguém aqui costuma ir à Sala Vip nos intervalos dos jogos ouvir as conversas dos sócios que costumam estar por lá ?!
Se quiserem saber porque andamos nesta “vida” há anos… vão lá dar uma espreitadela e oiçam as conversas dos sócios.

Deixo umas pistas: “Treinador não presta.”
“Jogador x não vale nada.”
“benfica isto ou aquilo.”

Se alguem ousar falar da direcção, das duas uma, ou tem mais alguns ao pé dele que pensam igual mas depois chegam à conclusão que não conseguem fazer nada para mudar, dizem eles (como se não pudessem votar noutras pessoas, sem serem croquettes, nos dias de eleições)… ou então alguém defende a direcção e volta a falar do treinador e jogadores e mudam logo o alvo para os jogadores e treinador, ou para os árbitros ou para o slbosta. Esquecem a direcção num abrir e fechar de olhos.

Acho que nem assim.
Perdoem-me o pessimismo, mas eu não estou a ver nada que possa salvar o Sporting neste momento.
Espero que não se concretize, mas o que o José António Linhares fez ao Salgueiros, a nós fizeram-nos muitos mais escroques destes. E os efeitos estão a vista. Espero que o desfecho não seja tb igual.

Gabo o teu pessimismo companheiro, mas tu não és sportinguista do tempo em que ainda existia o ‘Sentir Sporting’. Quando tu nasceste, eu sentia-me uma pequenissima parte de um mar de corações que batiam por algo que valia a pena adorar. Sentir. Chorar. Adorar. Hoje? Sinceramente diz-me o que é que te leva a ser Sportinguista, que não seja o que nos é inerente de odiar tudo o que é lampião? A mim, acho eu, nada