Sporting CP - Futebol feminino - Época 2022/2023

A Andreia Jacinto tinha contrato no fim ou pagaram alguma coisa por ela??

Não tinha.

Nah, nós cá gostamos de fazer menos com menos. Isso de querer ganhar não tem classe nem elevação. Nós cá preferimos os valores. Não monetários, claro!

1 Curtiu

A Andreia está em PT, vi-a há bocado. :smile:

Portanto o vídeo de apresentação já deve ter vários dias. Provavelmente já assinou faz tempo até porque deu para ver pelo insta que nestes últimos tempos esteve de férias.

É possível mas em Portugal é complicado com a regra dos NFL.

O Benfica precavido trouxe várias brasileiras que hoje em dia contam como FL.

O Sporting não apresenta grande base FL e o mercado está fraquíssimo. As melhores saíram ou vão sair. O Benfica já garantiu algumas das melhores e outros vão à procura do sonho.

Ou trazíamos 5 NFL + Chandra de um nível altíssimo e compõem o resto do plantel com a base atual, ou será quase impossível.

A base FL é difícil de fazer qualquer upgrade de momento.

O comunicado oficial da Real Sociedad:

meus destaques:
:arrow_right: La Real Sociedad y Andreia Jacinto han llegado a un acuerdo para la incorporación de la jugadora al club txuri urdin hasta el final de la temporada 2024-25.

:arrow_right: Jacinto, que tiene contrato con el Sporting CP de Portugal hasta el 30 de junio de este año,

:white_check_mark: Este es el comunicado del fichaje:

La Real Sociedad y Andreia Jacinto han llegado a un acuerdo para la incorporación de la jugadora al club txuri urdin hasta el final de la temporada 2024-25.

Jacinto, que tiene contrato con el Sporting CP de Portugal hasta el 30 de junio de este año, llega tras haber militado en dicho club desde la temporada 2016. Portuguesa de 20 años, esta centrocampista debutó con la Selección de Portugal con 17 años. Con su equipo, Andreia ha ganado la Copa de Portugal y la Supercopa en la temporada 2021-22. Además, esta temporada, la de Cascais ha ganado el premio a la jugadora revelación de la liga portuguesa.

La jugadora, tras pasar reconocimiento médico en Policlínica Gipuzkoa, y visitar el Reale Arena acompañada por los consejeros de la entidad, Alex Uranga y Maite Azkoaga, se ha mostrado “muy contenta de estar aquí y con ganas de empezar la temporada”. Andreia asegura que “puedo aportar serenidad en el campo y creo que con mis condiciones individuales puedo ayudar al equipo. Creo que con mis cualidades y las cualidades del equipo, que son muchísimas, podremos hacer una gran temporada”.

A deixarmos sair as melhores estamos no caminho errado e pouco me interessa se não temos capacidade para acompanhar as ofertas do estrangeiro.

A desvalorização do plantel continua…

o que interessa é participar

A questão não está nas ofertas em si, que sim, são melhores, mas no Futebol Feminino em si. Enquanto a FPF não fizer nada para dar o salto qualitativo, as jogadoras estarão sempre desejosas de sair. A Andreia para a Real Sociedade, um clube de UWCL, mas por exemplo a Diana Gomes, outra internacional, troca um Braga, que apesar de tudo é um candidato ao título em Portugal, por um Betis, equipa do meio da tabela para baixo em Espanha. Enquanto a FPF não tornar apetecível a liga BPI, quem tiver mercado vai querer sair. Alguém acha que se a Kika ou a Cloe tivessem convites de Espanha iam querer ficar no slb. A Geyse na altura em que era pouco utilizada no Madrid, veio para Portugal esteve no slb época e meia e voltou para a Espanha, para um clube que normalmente está do meio da tabela para baixo. Entre jogar com Barça, Real Sociedad, Real, Atlético, Athletic, Levante, Tenerife etc. ou jogar com Albergaria, Amora, Lank, e mesmo Marítimo, Torreense e etc. Acho que a escolha é óbvia para qualquer atleta independente do clube que representa em Portugal.

Do investimento

Começa a ser difícil comentar, saem titulares indiscutíveis, sai a GR titular, saem opções de banco com algum potencial mas… Fica a GR suplente estrangeira, fica a Melisa que não encaixa nas ideias da treinadora…

Mas pronto, vamos ver quem entra. Se o nível aumentar nada a dizer. Espero que algumas portuguesas que enumerei num post acima, venham.

1 Curtiu

A questão é: onde vão fazer upgrade?

A nossa base FL já era pior que a base do Benfica (atual bi-campeão).

Só a permanência da Marchão, Ana Borges, Andreia Jacinto e Diana Silva com a contratação de 2 ou 3 jogadoras de qualidade podiam subir o nível das FL.

Neste momento temos as duas melhores FL a saírem do clube, duas das potenciais mais-valias que podíamos ir buscar a voar para Benfica (Andreia Norton) e estrangeiro (Diana Gomes).

Se fizermos um exercício sério e coerente, 5 NFL do nível da Nevena estão longe de garantir que somos candidatos ao título.

O problema é que até nas NFL continuamos a baixar o nível ano após ano e a tomar decisões inexplicáveis tipo deixar sair a Bacic mas manter a suplente e a Melissa.

Só existe um cenário que permite ao Sporting ser candidato ao título: cheque em branco e irmos buscar jogadoras a Braga e Benfica.

Atualmente, a única portuguesa de topo no Sporting é a Diana Silva. Mesmo a Ana Borges fez duas épocas muito abaixo do nível conhecido e a tendência não será melhorar.

2 Curtiram

É verdade, com as saídas da Carole Costa, da Inês e da Patrícia em simultâneo e da Tatiana Pinto, anteriormente, e agora da Andreia e da Joana(vou deixar a Fátima de fora porque nunca a considerei uma craque, mas é só a minha opinião) ficamos não só com um nível competitivo muito mais fraco, como levamos uma razia nas jogadoras FL.

Neste momento para mim só existem cinco jogadoras FL que seriam mais valias para o 11 inicial, a Cláudia Neto, que talvez venha, a Dolores, a Vanessa Marques e duas GR bem conhecidas nossas. Estou a excluir as “impossíveis”. Ora sejamos sinceros, a avaliar pelo que se tem visto até o Braga paga mais que nós e parece ter mais ambição apesar desta última época. Tendo em conta que tirar a Dolores e a Vanessa de lá deve ser muito complicado, que a Patrícia nunca regressará com esta direcção e que a Inês renovou, diria que das cinco só mesmo a Cláudia talvez venha.

Vou ser polémico agora mas se a ideia que está a saltar à vista é gastar pouco e fazer mais com menos então eu nunca iria contratar jogadoras como a Capeta, a Telma Encarnação, a Ágata Filipe, a Melissa, a Ana Dias ou a Mariana Azevedo. E porquê, porque isso seria tapar o sol com a peneira, seriam contratações para fazer as delícias daquelas miúdas do Twitter mas objetivamente não iria aumentar o nível da equipa em termos qualitativos, só quantitativos. E isso não me aquece nem arrefece, seria gastar por gastar. A Capeta não é melhor que a Chandra ou a Diana, a Telma é desvairada da cabeça e muito irregular, a Ágata não acho superior à Alícia, a Mariana não me parece superior à Bruna, a Melissa seria só banco, a Ana Dias deve ganhar bem na Rússia e não me parece preocupada em sair de lá e seria suplente da Diana e da Chandra, por isso mais vale pensar com a cabeça do que gastar dinheiro sem nexo. Mas sinceramente tenho algum receio disto, estou mesmo a ver que com estas saídas a direcção vai querer apresentar alguma coisa palpável e contratar algumas destas. Seria um erro porque ficaríamos na mesma longe do benfica.

Se esta direcção quer gastar pouco, então que contrate jogadoras portuguesas com potencial, com contratos de longa duração (3 anos pelo menos) e que nos dê algumas perspectivas de futuro. Sugiro a Ana Assucena do Damaense, Letícia do Lank, Leonor Alves do Albergaria e Ana Carolina Ferreira do Viseu 2001(mas teria de ficar emprestada ainda). E subir para o plantel A a Bravo, a Dantas, a Caiado, a Maísa e a Margarida. Que saltitam entre A e B. E claro, trazer a Alagoa se regressar a PT daqui por um tempo.

Ora alguma destas jogadoras são melhores actualmente que aquelas que disse em cima e que disse que não queria nenhuma? Não. Mas são todas muito mais baratas e têm todas muito mais potencial. Ou seja seriam igualmente alternativas, não passariam de opções de banco e titulares ocasionais, mas isso daria para preparar o futuro, poderiam surpreender no presente noutro contexto competitivo e dava mais folga salarial para investir a sério em 4 estrangeiras de topo. Sim a Melisa e a GR têm de sair ou ficar de fora da ficha. .

GR estrangeira de topo, Ana Borges, Bruna Costa, Central estrangeira de topo, Alícia, Trinco estrangeira de topo, Brenda, Cláudia, Extremo estrangeira de topo, Diana, Chandra

Mas isto seria só o meu plano.

A Geyse que vai para o Barcelona é a mesma que esteve no benfica, não é?

E pensar que há uns tempos a tinha sugerido para nós. :laughing: Está noutro patamar, nunca aceitaria vir para Portugal.

1 Curtiu

Não percebo o post da Marta Ferreira de achar que jogava pouco. Acho que é unânime que ela está uns furos abaixo da Diana e da Chandra e se o Sporting só joga com duas, são essas duas.

2 Curtiram

“A prioridade irá continuar a ser a aposta na formação”

No final da época ganham Bola, mas entretem-se a fazer listinhas de jogadoras que se esterearam na equipa principal.

Aposta na formação? Sucesso absoluto.

Que mentalidade miserável e vergonha de quem apoia isto.

#VarandasOut

3 Curtiram

Nem a taca p o ano .
O pavao n aparece p o ano

1 Curtiu

O pavão só apareceu este ano para andar lá de óculos escuros a tirar fotos e a aparecer em imagens com o Presidente da República.

Foi lá não por exigência do cargo que ocupa, como seria de supor, mas para alimentar mais um bocadinho o seu ego de narcisista à custa de uma equipa à qual nunca se dirigiu publicamente e que despreza a época inteira.

2 Curtiram