Grande post como sempre Alex_Nogueira, votei em ti para membro do ano porque de facto tens sido um LEÃO como eu gosto e agradeço-te por tudo o que sempre tens feito, enorme obrigado do fundo do coração.
Excelente post!
Só destaco isso para não replicar.
Eu tb acho que foi uma provocação. A mais reles de todas e a mais abjecta que os vi fazer ao longo de muito anos porque assentou na exaltação de um homicídio e na intimidação.
Se não tivessem premeditado com os nenucos a faixa, já tinham recuado e, por ex, corrigido o “folclórico”.
Não custava tanto assim.
Porquê a provocação? É possível que seja isso que dizes
Bom post do Alex ,conseguistes enumerar um sem numero de verdades relativamente aos lampes e a realidade do futebol portugues !!
Quanto ao nosso clube , cabe a cada um de nos lutar pela defesa da verdade , e essa esta a vista de todos , os lampes tem aquilo que pela qual lutaram durante 30 anos contra o fcp , agora sao piores que eles , isto voltaram a ser aquilo que ja antes tinham sido, um clube do regime !!
Sera que nos sportinguistas vamos deixar ?
Estava a olhar para a bancada quando lançaram aqueles engenhos…
Senti mesmo medo… Mesmo estando no sítio oposto do estádio, eu já estive naqueles lugares noutros anos, levei com vários objectos, desde moedas, a isqueiros mas nunca pensei sequer em levar com petardos/tochas ou o nome de merda que aqulo tem…
Fiquei a olhar feito parvo, incrédulo… Houve um petardo que quando explodiu fez com que um homem que estava muitíssimo perto daquilo se sentasse penso que é o que apareceu na TV, foi assustador. Por mim, cada um dos que viu o jogo naquelas bancadas não saía dali sem ser identificado. Proibir aquela escumalha de entrar em qualquer estádio de futebol era o mínimo aceitável.
Nunca deviam ter existido relações sequer. Ser do Sporting implica não nos revermos em nada do que aquele conjunto de rancho defende: ganhar com batota, matar, roubar, fanatismo, mania da grandeza.
O derby já era!
As Direções dos dois clubes resolveram entrar numa primeira circular de estupidez, num trocar de argumentos que mais parece um romance à volta do Xica-a-bala e o futebol foi-se.
Mas, parece-me que é hora de falar mesmo a sério porque o comportamento da Direção do BENFICA tem sido uma lástima - não falo do outro imbecil porque eu sou sócio do BENFICA e é nessa qualidade que agora escrevo. Os que são sócios de outros clubes que escrevam sobre a sua Direção.
Vamos começar pela parte formal, citando os Estatutos (pdf) do SPORT LISBOA E BENFICA.
No artigo 18º , onde se referem os Deveres dos associados:
“Honrar a sua qualidade de sócios, defendendo intransigentemente o prestígio e a dignidade do SPORT LISBOA E BENFICA, com a adopção de comportamentos cívicos e desportivos que contribuam para o engrandecimento do Clube”
Sendo que ainda antes, podemos ler “Ter adoptado comportamentos censuráveis susceptíveis de não lhe ser reconhecida idoneidade para ser associado do Clube.” (art.9º, pt.2, alínea b))
E, como é óbvio, constitui uma infração (artigo 28º, alínea a)): “Desrespeitar os estatutos, regulamentos internos do Clube e deliberações dos órgãos sociais.”
Ora, [glow=red,2,300]parece-me que os adeptos responsáveis pelo plástico mostrado no jogo de futsal de sábado e que envergonhou o SPORT LISBOA E BENFICA desrespeitaram os estatutos de forma grosseira com o seu comportamento que em nada honrou o Clube.[/glow]
Assim, penso que o Presidente do SPORT LISBOA E BENFICA ou o Presidente da Assembleia Geral deveriam ter vindo a público dizer somente isto:
o artigo 29º, onde está prevista a pena de expulsão é uma possibilidade para encerrar um processo disciplinar que vamos instaurar a estes sócios.
Tudo o resto é continuar a desonrar a memória de um pai que, com um filho de nove anos, foi morto num estádio às mãos de um adepto do SPORT LISBOA E BENFICA. Concordo com a sugestão do DAVID - essa taça não deveria estar na nossa mão.
Não encontro muitos momentos na nossa história com uma marca tão negativa e é uma pena que os benfiquistas não percebam isso. Mas, é ainda mais incompreensível o silêncio dos órgãos sociais.
[hr]
Sublinhei só a parte essencial. Falam, falam, falam, que BdC é assim e que BdC é assado. Não fosse BdC e os mil e um comunicados e metade deste país ainda não sabia que há uma claque assassina dum dos maiores clubes portugueses que celebra um homicídio qualificado e que ainda promete reeditar as proezas. Pior, chegou mesmo a tentar.
Por isso, o problema nunca pode ser BdC, que é muito posterior ao dia do very-light ou às camisolas que os NN já tinham e que assinalavam a efeméride e o “eterNNo guerreiro” Hugo Inácio.
Não, o problema é não haver no Benfica quem ponha fim a este insulto, a esta onda de agressão, à celebração duma morte que nada teve de acidental. Porque o que aconteceu nunca pode ficar lá atrás enquanto tudo isto perdurar, porque existe uma lápide onde alguém está sepultado à conta desta estupidez e, a percorrer este caminho como tem sido percorrido, não será caso único. É que se esse mal está feito e já não é corrigível, talvez se possa evitar outro desastre, mas para isso é preciso que toda a gente páre para pensar.
No fundo, falta no Benfica quem se distancie destes acontecimentos, isolando adeptos que têm comportamentos destes. Mas não, porque no Benfica não há ninguém minimamente responsável e com qualidades humanas para liderar uma instituição tão grande, atitudes como as que temos visto acabam por ser subscritas por omissão, pelo silêncio, pela tentativa de centrar no presidente do Sporting todo este foco de violência, como se ele já não tivesse barbas - quase 20 anos delas.
Mas no fim de tudo subsiste alguma esperança no Benfica, por saber que ainda há gente com dois dedos de testa e que separa o trigo do joio, porque percebe que há limites que não devem ser nunca ultrapassados. E algo tão simples como o que sublinhei, se fosse dito por alguém responsável na Luz, ajudaria a conter toda esta violência dentro desses limites. Não é certo que funcionasse, mas pelo menos ajudava e não acicatava ainda mais os ânimos. Mas não, o problema é o Bruno de Carvalho, já só me falta ouvir que foi ele que incitou a que atirassem o very-light.
Enfim, o meu respeito para com quem escreveu este texto.
Devo dizer/escrever que estive pertinho, aliás escrevi a opinião em causa mas decidi não cravar a mesmo no fórum (porque iria suscitar uma polémica que eu não seria capaz de sustentar porque vou para o “exílio” amanhã), de dizer que, para o Presidente recuperar o ápex ético que sempre foi nosso, o Sporting devia proceder à identificação e expulsão dos “s”portinguistas responsáveis, directa e indirectamente, pela faixa relativa ao King - falso - e aos adeptos do Benfica visados pela mesma.
Tirando a parte em que insultam a direcção do Sporting, está tudo muito certo. Mas falta uma coisa muito importante, que a grande parte da lampionagem se anda a esquecer. É que aquilo que aconteceu no fim de semana, não foram só as tarjas/faixas…
Eles querem pegar apenas pela questão das tarjas/faixas/cânticos, para que possam apontar que o Sporting também não condenou as que foram mostradas pelos nossos adeptos, mas aconteceu algo muito mais grave que umas tarjas/faixas:
E mesmo que queiram depois dizer que também foram atiradas tochas para o relvado, para perto do Artur, isso é um facto, mas infelizmente é algo que já aconteceu nos vários clubes, e nos vários estádios, com tochas atiradas para o relvado, em que depois os clubes são multados por isso mesmo, tal como aconteceu agora ao Sporting neste caso.
O que desta vez foi inédito, pelo menos em Alvalade, foi o arremesso de tochas e petardos contra adeptos.
Numa atitude que se percebe que foi premeditada, pela promessa da parte deles que já vinha a ser feita no dia anterior, com o tal cântico “Amanhã há mais” entre outras coisas, quando mostravam a tarja a enaltecer o assassinato do very-light.
E esse acto criminoso de atirarem tochas e petardos contra adeptos, pelos vistos ainda não foi objecto de punição para o carnide, por incrivel que essa situação seja… parece que se entrou numa loucura e numa demência em que o Conselho de Disciplina da Federação de Futebol de um país, não pretende punir um clube por os seus adeptos terem aremessado tochas e petardos contra os adeptos do outro clube. Isto parece anedótico, mas é mesmo o que está a acontecer.
Já para nem falar no surreal que é a direcção do carnide ainda não ter aberto a boca para falar acerca do que se passou. Apenas enviaram aquele imbecil da comunicação deles gozar com a indignação do Sporting. O que torna toda a situação ainda mais grave e nojenta.
Não estou à espera que eles elogiem o presidente do Sporting - aliás, acho muito natural que o odeiem e o insultem, eu faço o mesmo com o presidente deles. Mas pelo menos que separem o essencial do que é acessório e, vá lá, nesse post conseguiram não deixar que esse ódio ao presidente se misturasse com o essencial, que é algo que nada tem a ver com o nosso presidente.
Eu não mencionei as tochas porque isso não foi referido no blog. Mas também já lisso nalgum lado. E sim, como é óbvio, dizer que atirar tochas/petardos para dentro de campo é a mesma coisa que atirá-las para uma bancada cheia de adeptos é um raciocínio só ao nível dum Gomes da Silva ou dum Gabriel. Já nem digo dum Vieira, porque esse cala-se para não dizer m§rda.
Basta pensar que todos estamos cheios de ver de jogos em que foram lançadas tochas para o relvado e mais ninguém se lembra de nenhum adepto ter morrido por terem sido atirado very-lights. E eu não estou a defender isto, estou só a dizer que há um mundo de diferenças entre a gravidade duma coisa e doutra, porque senão também vou dizer que os isqueiros atirados ao Nani são equivalentes à tocha atirada para onde estava o Artur - se queremos comparar o incomparável, contem comigo.
Eu não vou legitimizar que se atirem petardos ou tochas a atletas, sejam nossos, sejam deles. Mas não se misture isso com atirar um petardo para a molhada, a ver se alguém se magoa com gravidade, porque foi isto que eles fizeram.
Mas vou ainda mais longe: ainda me lembro de ouvir alguns adeptos encarnados a defender que era precisa uma caixa de segurança para garantir a segurança dos adeptos na Luz. Acho que com isto fica provado quais é que são os adeptos que colocam em causa a segurança dos outros e quais é que são os adeptos que necessitam de estar contidos dentro duma jaula/caixa de segurança.
O Benfica está a apostar forte numa campanha de desinformação, mas para mim estamos a entrar em território perigoso e há assuntos com os quais eu não admito brincadeiras ou distorções da realidade.
É que ver os benfiquistas todos injuriados por tarjas insultuosas para com o Eusébio ou o Gullitt é a mesma coisa que ver tarjas no Dragão a reclamar dos roubos de igreja na Luz. Quer dizer, chamar-lhe “ironia” é pouco.
Green_Heart, não querendo fazer de advogado do Diabo, esse cântico do amanhã é mais, não me parece que se refiram a ameaças desse género. Digo-o porque já contra o Braga eles cantaram isso, por isso, não acho que faça muito sentido.
Em relação ao que aqui vem sendo debatido, eu estou de acordo com o tem sido dito pelo presidente nos comunicados. Mas é assim, “nós” também andamos a mostrar faixas ridículas no jogo de Domingo. Não ficava mal se o presidente, ou alguém pertencente à estrutura do Sporting, viesse a público condenar esses atos. Porque é assim, criticamos pelo que eles fizeram, mas também não somos propriamente inocentes nesse aspeto (falo APENAS nas faixas).
Quanto às tochas, espero que o Sporting vá até às últimas consequências.
Onde é que dizer à escumalha para seguir o rei da dita escumalha, que está enterrado no Lumiar, é comparável ao celebrar do assassinato de um adepto comum às mãos da mesma escumalha que o celebra?
É difícil perceber que não há comparação possível?! Não esquecendo que o rei da escumalha era uma figura pública, que sempre que podia tentava enxovalhar o nosso Sporting. O Rui era um adepto comum!
Eu fico chocado quando vejo Sportinguistas a tentar comparar os dois casos, da lampionagem e dos jornalistas/terroristas eu já esperava, agora dos nossos não.
Eu sei que é com a intenção de manter a coerência e tal, mas a questão é mesmo essa, não é incompatível condenar, expor, e denunciar a pouca vergonha que a escumalha perpetua ano após ano, e ao mesmo tempo não referir, nem condenar as nossa faixas.
As nossas faixas são algo normalíssimo numa rivalidade. Eles, para além da faixa que por si só não tem comparação possível com nada que tenhamos feito, juntaram-lhe cânticos celebrando a morte do lagarto, assobios simulando o efeito sonoro de um very light, t-shirts com a letra desses infames cânticos, tarjas na 2ª circular aludindo ao lagarto que foi pelos ares, celebrando o facto de eles ainda estarem vivos, um cântico prometendo que no domingo haveria mais, e o cumprimento da promessa de tentarem vitimizar mais Sportinguistas no domingo.
Estava a dizer, se não conseguem criticar isto sem referir as nossas faixas, a bem da vossa “coerência”, então era preferível não comentarem de todo este caso, era um favor que fariam ao Sporting e principalmente à família biológica do Rui, sim porque o Rui também pertence à nossa família, é um irmão que foi assassinado a fazer aquilo que nós mais gostamos: apoiar o Sporting Clube de Portugal.
…Nao Vacile Presidente…e trate de tornar esta medida estatutaria. Nao vacile nem perante lampioes nem perantes as virgemzinhas do fair play . ODIO ETERNO CONTRA A ESCUMALHA DE CARNIDE ! MORTE AOS LAMPIOES !
Uma multa de 60.001 euros e a proibição de acesso aos estádios de futebol por cinco anos são os castigos aplicados a mais de meia centena de adeptos implicados na rixa de 30 de novembro em Madrid.
Os confrontos entre adeptos violentos do Atlético Madrid e dos galegos do Deportivo levaram mesmo à morte de um seguidor da equipa da Corunha, antes do início do jogo entre os dois clubes, além de vários feridos com gravidade.
A pena foi aplicada pela Comissão Antiviolência, do Conselho Superior do Desporto de Espanha, no seguimento da investigação feita aos graves acontecimentos ocorridos nas imediações do estádio Vicente Calderón.
Cada um dos 56 elementos identificados na investigação desenvolvida terá de pagar 60.001 euros e fica impedido de entrar em qualquer estádio de futebol em Espanha.
Pois… mas o que é certo é que no dia a seguir tentaram a “brincadeira”, como se viu.
Portanto, os factos estão lá. Mostraram a tarja, prometeram repetir, e repetiram. Só que desta vez, felizmente ninguém morreu.