Sporting Clube de Macau

[b]Sporting Clube de Macau no Mundo Sporting[/b]

O Sporting Clube de Portugal | Wiki Sporting Clube de Macau, através do presidente António Conceição Júnior, esteve de visita ao Mundo Sporting. O dirigente da filial número 25 dos «leões», entretanto reactivada no início do ano, veio a Lisboa com o intuito de regularizar a situação do emblema junto do Sporting.

“Os corpos gerentes foram eleitos no dia 15 de Fevereiro e neste momento já estamos a trabalhar. Identificámos mais de 100 sócios do Núcleo no território da Região Administrativa e Especial de Macau e agora entraremos em contacto para que voltem a pagar as quotas”, afirmou Conceição Júnior, junto a Mário Casquilho, director do Museu verde e branco, explicando depois as razões para este novo impulso na vida do Sporting Clube de Macau. “São coisas que acontecem muito por culpa da nossa filiação, porque o meu pai [https://www.wikisporting.com/index.php?title=António da Conceição] foi atleta do Sporting nas estafetas e foi ele o responsável pelo envio para Portugal do Augusto Rocha | Wiki Sporting e do Pacheco [https://www.wikisporting.com/index.php?title=Joaquim Pacheco]. Para além disso jogou nas reservas do Sporting, e foi depois presidente do Sporting Clube de Macau, por isso foi esta a forma que encontrei de reactivar a tradição sportinguista na minha família. O importante nesta fase inicial foi fazermos a afirmação da nossa existência. Queremos criar uma nova sede e continuar a espalhar o nome do Sporting, com a sua equipa de futebol que participa no campeonato na segunda divisão de Macau”, vincou.

Fundado em 1926, o Sporting Clube de Macau foi uma das mais dinâmicas filiais «leoninas» no oriente, tendo na década de 80 uma grande equipa de futebol quando o Clube era presidido por Eduardo Atraca. Actualmente, os «leões» de Macau sofreram novo impulso com a criação de uma nova equipa que alinha no campeonato da 2.ª Divisão (bolinha), sob a batuta de Paulo Conde e Armando (Mandinho) Queiroz.

Um exemplo espectacular do espírito Sportinguista espalhado por esse mundo fora.

Em pouco mais de 1 ano, António Conceição Júnior e seus pares conseguiram reactivar a Filial n.º 25, adormecida há mais de 20 anos, realizando em tão pouco tempo várias Assembleias Gerais e a Assembleia Eleitoral (que efectivou a reactivação), a remodelação dos Estatutos e a criação das equipas seniores e júniores de bolinha (um jogo de futebol de sete com uma bola mais pequena que a do andebol).

Sem dúvida nenhuma, um exemplo a seguir.
Muitos Parabéns Presidente, e forista, António Conceição Júnior :clap:

[hr]
Para saber mais:
Site oficial do SCM: http://sportingclubemacau.blogspot.com
Site de reactivação do SCM: http://reactivacaosportingmacau.blogspot.com/
Sporting Clube de Portugal | Wiki Sporting Clube de Macau

Bravo, o sportinguismo está vivo e bem vivo, esse ninguém consegue apagar. :clap:

:clap: :clap: :clap:

SL

Que se sigam outro exemplos.

Esta é a verdadeira dimensão do Sporting enquanto Clube, algo de que mais nenhum outro (clube) português se pode orgulhar. As raízes de se ser Sportinguista geração após geração estão umbilicalmente ligadas aos milhares de atletas que passaram pelo clube e que, tendo participado na sua história, acabaram por influenciar a tendência clubista dos sucessores. É por essa razão que o Sporting é muito mais que um clube de futebol e um crime lesa-pátria a falta de investimento (financeiro e humano) por parte das últimas direcções que vise assegurar a continuidade desta transmissão de Sportinguismo de família.

Eu até diria mais, estive para o propor no tópico de sugestões ou directamente a um dos administradores, mas como não o fiz aproveito agora a deixa.

Porque não este fórum, não em termos físicos (e daí porque não?) mas virtualmente, propor-se ao clube como o primeiro núcleo do clube na Internet?

As regras da parte do Sporting existem e parecem-me poder ser cumpridas, naturalmente haveria que alinhavar o suporte “administrativo” e “legal” do lado do fórum, mas acho que seria uma ideia que teria pernas para andar e pelo simples suporte numérico, ou pelas mais variadas contribuições que foram sendo dadas ao longo dos anos, parece-me de todo justo, relevante e interessante que esta comunidade vá mais além e se estabeleça como uma força mais participativa na vida do clube.

:great:

Muito interessante, mas acho que somos capazes de ser “persona non grata” como comunidade.

Onde é que assino? :great:

Muito interessante. ;D E como é que isso se faz? Podes enviar PM se preferires.

Epá faz-se com vontade e motivação (e alguma perda de tempo, claro). Havia que avaliar o que é pedido pelo Sporting, coadunar com uma estrutura aceitável pelo clube, e depois fazendo o pessoal partilhar do desenvolvimento ideológico, se assim puder dizer.

Não fazer confusão, este espaço de debate é para manter inalterável (bom, talvez com um bocado maior de respeito entre todos), isto porque também nos núcleos é feita muita desta discussão que aqui se faz, se calhar às vezes sem muita informação.

Mas depois há todo o conjunto de soluções que, sempre e apenas em nome do Sporting e para a sua elevação, os vários grupos poderiam realizar e apresentar, sem prejuízo de outras actividades relacionadas com o clube, como associados deste ou de outro tipo de grupos.

Lembrei-me disto há umas semanas quando pensei que o fórum, seguindo o que foi feito há uns anos com a familia do malogrado Rui Mendes, poderia por exemplo ajudar, dependendo da capacidade financeira disponível, algumas familias sportinguistas de menor recurso com o investimento escolar dos filhos.

Ou até, porque existe uma série de gente formada nas mais variadas áreas ou com experiências profissionais interessantes e válidas, disponibilizar um acompanhamento do género “mentor”, em que esses estudantes pudessem recorrer a elementos do fórum para obter explicações e apoio nas várias matérias escolares.

A realização de visitas ao Museu para o mesmo tipo de jovens, ou como prémio escolar, ou de forma genérica, seria também um elemento de construção do sentimento leonino.

Enfim, desde que cheguem as ideias e haja alguma capacidade, nem muita, financeira, o fórum, enquanto pessoa jurídica, e como um conjunto grande de sportinguistas (todos nós, do contra e do favor), poderá prestar um bom serviço ao clube, e seria talvez uma forma de muitos de nós levantar-mos o cu da cadeira e servir um pouco mais!

Lembro-me que houve alguém da FSCP (Federação do Sporting Clube de Portugal no jogo online Hattrick) que teve a mesma ideia e acho que chegou a avançar com ela, mas em vão. Não tenho a certeza se ele chegou a ter conversas com alguém da direcção nesse sentido, mas pelo menos falava-se disso.

Mas acho a tua ideia bastante boa, Rui :great:

Acho esse ponto bastante interessante. Eu pessoalmente estaria interessado em prestar esse apoio. :great:

Saudações Leoninas a todos os Sportinguistas do mundo inteiro.
Fico muito sensibilizado pelas amáveis palavras aqui deixadas e perdoe-se-me o silêncio, mas não tinha conhecimento - por falta de tempo - desta gentilíssima referência.
Algumas imprecisões na notícia do Jornal do Sporting, mas nada de monta. O que importa é que vamos comemorar neste sábado, 8 horas mais tarde do que aí em Portugal, os 83 anos da Filial 25, criada numa altura em que uma carta levava 45 a 50 dias a chegar de Macau à Europa ou vice-versa e a vida era calma e tranquila, e o tempo se media de outra maneira.
Meu Pai foi para mim o melhor exemplo de Sportinguista no sentido mais profundo do termo. Calmo, desportista acima de tudo,
aplaudia uma boa jogada donde quer que viesse. Para o ano, faria cem anos se fosse vivo.
O filho, os netos, e o bisneto, são todos leões, calmos e dedicados. Viva o nosso Sporting!

Que a vitória nos sorria no dérbi.

:clap: :clap: Somos Grandes!

Parabéns pela tua iniciativa. És um exemplo a seguir por muitos Sportinguistas por esse mundo fora, e presto-te uma enorme vénia que não tenho outra forma de expressar a minha gratidão pelo teu trabalho.

Tudo de bom para ti e os teus familiares Sportinguistas, para o Sporting Clube de Macau, e todos os seus associados.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Isto é o Sporting! :arrow: :arrow: :arrow:

Obrigado. Palavras imerecidas. Um Sportinguista, por muitos outros interesses profissionais que tenha, deve ajudar o Sporting.
Não foi bem iniciativa, foi mais um retomar, um reactivar, que estas coisas têm altos e baixos e é mais difícil manter do que reactivar. Iniciativa tiveram aqueles senhores em 1926, quando nem aviação comercial existia.

Grato e sensibilizado fico pelas tuas palavras. Eu nada fiz. Ninguém faz alguma coisa sózinho. Foram muitos, e não os esqueço. Chamam-se sportinguistas de e em Macau. :wink:
Saudações leoninas e palmas retribuídas que nós aqui achamos que aceitar palmas sem retribuír é vaidade, coisa que não serve de muito. :slight_smile:

Lá isso, concordo :slight_smile:

A equipa do Sporting Clube de Macau estreou-se com uma vitória de 8-0 sobre o Va Fai.
De pé, da Esquerda para a Direita:
Paulo Conde (Treinador), Ricardo Sá Carneiro, André Mergulhão, Gonçalo Raposo, José Abecassis, Pedro Maia, Mandinho (Equipa técnica)
De Joelhos da Esquerda para a Direita:
Gonçalo Pinheiro Torres, Rui Silva, Carlos Carvalhal, Ahod Carvalho, Bruno Carvalhal, Pascoal Júnior e Luís Monteiro.
Pascoal Júnior marcou os seis primeiros golos, depois Pedro Maia fez o 7-0 e Luís Monteiro fechou a contagem.
Para estreia não está nada mal !!!

Muitos Parabéns :clap: