Sporting - Balanço do Ano 2010 (Números)

Obrigado pela breve explicação :great:

Aparte de não termos guita em cofre por manifesta má gestão, a política do SCP sempre foi outra, com ou sem passivo. Assente na formação, com um ou outro investimento nalgum jogador para ficar muitos anos ou rentabilizar (raro ou até mesmo inexistente) é uma política como outra qualquer, que tem vantagens e limitações. O porco investe porque o tem, e os orcs investem o que não têm. Como são as escumalhas deste país nunca lhes acontece nada em anos que nada ganham e em que o prejuízo é louco, mesmo que não paguem à EDP e a EDP nada diga, mesmo que haja um passivo monstro mesmo tendo facturado 100 milhões em vendas num só mês, mesmo que só quando fazem lucro é que têm direito a manchetes de pasquim…

Parece que a minha alusão as títulos gerou algum burburinho.

Assim sendo;

Parece-me óbvio que já fiz e escrevi o suficiente para assinalar a minha postura referente às modalidades.

Parece-me óbvio que as minhas referencias ao bridge derivavam de algum sarcasmo (que de propósito e antecipando a reacção até sinalizei).

É lógico que tal como qualquer um regozijo-me ao ver a quantidade de títulos alcançados pelo clube, seja em que modalidade for.

Continuo a achar que a presença daquele numero (que está longe de ser surpreendente para mim) naquela lista especifica, pode transmitir uma ideia errada do que é o todo Sporting, do qual faz parte integrante e substancial o futebol profissional. E se esse numero é tão importante (e é) merece um capitulo só para ele, com identificação mais precisa de quem fez o quê para se perceber quem faz o que “deve” e quem não o faz.

Gostaria por exemplo que se destacassem as modalidades que conquistaram títulos europeus, quantos títulos foram conquistados por modalidades de alta-competição, por modalidades autónomas, por modalidades de lazer, por escalões de formação, etc.

Perdida no meio de dados referentes às EAS, logo seguidas de uns números mais ou menos maquilhados sobre o produzido pelo futebol profissional (o que se tem para apresentar, que é diminuto, e ainda assim apenas parcialmente exposto), perde a importância que realmente tem!

Ainda assim, mais duas coisas:

Apraz-me verificar que o restante das minhas questões à lista não tenha merecido grandes comentários.

Se o meu comentário belisca no que quer que seja o conjunto das modalidades que ainda vai conseguindo fazer do Sporting a memória do clube que eu conheci, não o levem em conta. Não era de todo essa a minha intenção.

Discordo frontalmente. So por ingenuidade ou demagogia se pode contestar o seguinte:

• O Sporting, se deixar de ser grande no futebol, deixa de ser um grande clube. Pode continuar a ser um clube historico, de rico palmares, mas deixa de ser um grande clube. Nao entender isso e um erro crasso;

• Portugal tem um mercado unico em termos de imprensa desportiva: 3 jornais diarios. Praticamente todos eles dedicam mais de 90% do seu espaco ao futebol. Se o futebol do Sporting desaparecer ou for reduzido a um Belenenses ou Academica, o Sporting como grande clube, definha imediatamente. Nao atrai sponsors, nao realiza receitas de vulto, nao conquista mercado nem adeptos, definha lentamente. Nao reconhecer isto e meio caminho andado para um “downgrade” garantido.

• O que tornou o Sporting grande foram os titulos de futebol, nomeadamente nas decadas de 40 e 50. Foi esse impulso vencedor que nos garantiu reputacao, reconhecimento internacional e a base de sustentacao para o nosso ecletismo e diversidade. O suporte que esteve (esta) na origem do sucesso das nossas modalidades e criado pela nossa dimensao como clube de futebol, mesmo quando nada vencemos (o aniquilar da paixao e tema para outro topico). Perder essa dimensao e condenar a maioria das modalidades a subsistencia;

• O meu desporto favorito e o ciclismo e adoraria ver o Sporting nas estradas de Portugal a competir para cumprir o seu destino: ganhar. No entanto, sei que uma equipa de ciclismo e um projecto dispendioso, que carece de largos recursos humanos e materiais. Esses recursos poderao ser alcancados apenas e so quando o Sporting e os Sportinguistas vivem um periodo de entusiasmo geral, de fervor clubistico, de espirito conquistador, que so o futebol consegue trazer de forma consistente e generalizada. Ou seja, o sucesso no futebol catapulta mais diversidade, mais poderio, mais espirito vencedor, mais gloria. O inverso parece-me algo de indiscutivel.

Em resumo: todos os Sportinguistas gostam de ver o Sporting ganhar, qualquer que seja a modalidade. Mas poucos trocariam titulos no futebol profissional por vitorias noutra modalidade, ou sera que nao?

No teu primeiro comentário, achei excessivo isto:

De resto, com o tempo uma pessoa apercebe-se da postura e linha de pensamento de cada um… eu, pelo menos, não assumi o teu comentário como menosprezo às modalidades. :great:

Isto é tudo muito bonito, mas gostava de saber quantos socios deixaram de pagar cotas ao longo de 2010.

E depois isto dos titulos e modalidades, gosto muito que o Sporting ganhe seja no que for, a maior potencia nacional, segunda maior europeia, tenho muito orgulho nisso.

Mas isto é assim, quantos miudos hoje vão escolhar o Sporting por sermos campeões em atletismo e quantos deixam de ser do Sporting por ver o porto ganhar tudo?

Poucos ou nenhum. Só por " herança genética "… :-[

O futebol é a mola do clube…

Ao ver este tópico, há 1 aspecto que me deixa bastante triste e preocupado. Pergunto eu, como é possivel que num ano inteiro só se increveram 4 mil e tal sócios, nem aos 5000 chegamos… se calhar até o braga e o guimarães este ano nos ultrapassaram neste capitulo.
ACORDA GRANDE SPORTING!

É fácil de explicar.

Ausência de títulos no futebol profissional e o país numa situação bastante complicada.

Parece que só os sportinguistas é que vivem uma situação complicada… então se vissemos o numero de novos sócios dos tripeiros e lampiões víamos bem no adormecimento que chegou o nosso clube.

Não foi nada disso que eu disse. Agora não tenhas a mínima duvida que esse factor aliado à ausência de títulos do futebol profissional é determinante.

Eu falo por mim, não sou sócia por falta de dinheiro.

Bem pensava que tinhamos mais socios :xock:
Eu as vezes calha passar um anuncio dos lamps , que o lampiao qualquer é o 120 mil :offtopic:

:arrow:

É um facto, como aqui já foi dito, que o futebol é o responsável pela grande maioria das receitas do clube, receitas essas não comparáveis com o que o andebol ou o futsal do Sporting conseguem ter, por exemplo. Mas não se esqueçam de um pormenor igualmente importante: É que, se é verdade que as receitas do futebol não são comparáveis ás conseguidas por outras modalidades do clube, também é verdade que as despesas do futebol do Clube são invariavelmente superiores ás das modalidades leoninas. Se dúvidas há é comparar o orçamento do futebol com o das duas modalidades anteriormente exemplificadas (quiçá aquelas em que o clube mais investe). A diferença é (extremamente) significativa. Parece-me que o melhor é ver mesmo os dois lados da questão.

Em relação ao ano 2010… Positivo nas modalidades, naturalmente, negativo no futebol. O que não concebo é que se trate de forma (muito) diferente os atletas do Clube. Isto é, fala-se, quando as coisas correm bem, que jogador x é um ídolo ou que a equipa de futebol do Sporting é um orgulho para os sportinguistas (coisa que, infelizmente, devido aos maus resultados, é cada vez menos ouvida). Esquecem-se do reverso da medalha ao não falar minimamente em outros atletas do clube que, ganhando menos e tendo um reconhecimento infinitamente inferior aos do futebol, são melhores no panorama internacional, na sua profissão, e fazem mais para conquistar títulos para o Clube que os outros.

Preferir o futebol a outros desportos ? Naturalmente tudo bem. Não ligar a outras modalidades ? São opiniões, ideias, gostos… Mas dizer-se que só o futebol interessa e que tem o monopólio total do apoio dos sportinguistas e dos portugueses em geral é algo que considero um insulto para aqueles que apreciam andebol, ténis, basquetebol, futsal ou qualquer outro desporto ao chamado “desporto rei”. É que um desporto, por muito que seja rei, tem tanta dignidade e emoção para quem dele gosta como qualquer outro desporto seguido com paixão por sportinguistas (neste caso).

Um clube, principalmente português, é muto pouco (com isto quero dizer que tem pouco reconhecimento) no panorama nacional. Assim como se passa com o Sporting. Em relação ás modalidades, poder-se-ia questionar se o clube e os seus fºas sobreviveriam (bem) sem elas. É possível (talvez até provável) que tal acontecesse. Mas aí o Sporting deixava de ser Sporting Clube de Portugal, para ser apenas Futebol do Sporting Clube de Portugal. Muitos haveriam que não se importariam com a mudança. Eu sim. Porque o que amo é mesmo o Sporting Clube de Portugal, com toda a História e modalidades que tem. Não apenas uma qualquer variante do Clube

Estou farto de dizer isto. E não sou o único, pois és tu e são dezenas de outros. E não percebo como numa década isto não passa lá para cima. Sem vitórias não há sangue novo! O clube vai definhando!

É a belenização

Esse comentário, mesmo relendo e perspectivando continuo a acha-lo pertinente e correcto. Aquela lista faz-me muito lembrar a converseta dos treinadores com a posse de bola, os remates e as bolas nos ferros (familiar, não? ) quando a prática os contradiz. Ou então os partidos que conseguem todos ganhar após a sondagem final e definitiva (as eleições). Ou, exagerando, o ministro da informação Iraquiano que com a as tropas aliadas a entra em Bagdad afirmava a sua vitória incondicional.

Sinceramente, percebo o objectivo da lista, mas continuo a acha-la demasiado artificial nos dados que fornece. Não que eles sejam falsos, mas estão longe de ser toda a verdade. E no contexto do estado geral clube, um pouco mais de humildade no puxar de galões da gestão existente só ficaria bem. É que este Sporting não é um lindo dia ensolarado de Verão.

Também não tenho problema em admitir que o post foi vitima de uma “hora má”. Isto aliado à idade e à amargura, e a um crescente desanimo e desencantamento com o clube por vezes origina coisas menos “consensuais”.

Noutros tempos teria relativizado a coisa e salientado os (poucos) pontos positivos ou, como tenho feito mais recentemente, me abstivesse de comentar. Naquele momento não consegui. Mas também não retiro nada do conteúdo (talvez alterasse).

Quero nova estrutura directiva, com novo treinador e novo director desportivo.

LUIS FREITAS LOBO A DIRECTOR DESPORTIVO . PARA QUANDO?

A publicação desta lista, lembra às pessoas que o SCP é mais que futebol e em tempos como os actuais será um pequeno bálsamo. Mas se a actual direcção pensa que os adeptos vão relativizar o desastre do futebol profissional ( por ex. ) ou que vão concluir da bondade desta gestão, estão muito enganados…

Não há uma lista apenas com os títulos?

Esses 4º, 7º, 18º estão a mais!