Se Ricardo e Beto forem mesmo transferidos, se Luís Figo, como é mais do que provável, adiar o regresso e se Moutinho e Custódio não convencerem Luiz Felipe Scolari no prazo de menos de um ano, o Sporting arrisca-se a não ter nenhum representante na selecção portuguesa no Mundial’2006.
É um dado sintomático da diminuição abrupta de qualidade no plantel leonino e do peso dos jogadores portugueses na equipa. Em 2002, no anterior Campeonato do Mundo, os leões foram maioritários com sete elementos em 23 possíveis. E no Euro’2004 tiveram três jogadores vice-campeões europeus. De sete para três e de três, provavelmente, para zero.
Nélson, que deverá sentir a força de nova concorrência feroz na próxima época, e Sá Pinto, que nunca contou para o seleccionador, poderiam ser hipóteses. Mas nada consistentes. Miguel Garcia ou Carlos Martins têm uma carreira nas selecções jovens que não encontra correspondência no seleccionado principal.
Do ouro ao bronze
O número de atletas que o Sporting levou à selecção em 2002 e o que leva agora é também revelador da força leonina no futebol português: em 2002, os sportinguistas eram campeões nacionais; agora somam três terceiros lugares consecutivos na SuperLiga.
Maioria em 66
A tradição de o Sporting ser um dos principais fornecedores da selecção em momentos importantes do futebol português remonta à primeira grande participação da selecção nacional em provas mundiais.
Em 1966, o então também campeão nacional levou oito jogadores a Inglaterra. Ninguém, na época, levou mais.
Hoje, os leões arriscam-se a não ver ninguém a viajar com Portugal para
a Alemanha no próximo ano.
Caguei… estou farto de ser o maior fornecedor à selecção e depois internamente os outros levarem os trofeus…
Assim e se o Sporting conseguir fazer uma época positiva em termos de títulos… o benfas e o porco… podem encher a selecção… aliás os nossos até ficam com mais tempo para treinarem sem pressão na academia…
Esta época vai ser muito exigente, senão vejamos, até meados / finais de Outubro toda esta fase de competição para o Mundial terá de acabar, e como ainda faltam 5 jogos a acontecerem em Agosto / Setembro e Outubro estamos a ver a sobrecarga…
Quanto à ida ao mundial… penso que será dificil por ex. o Moutinho não ir, se obviamente der sequencia à segunda metade desta época…
Agora, quanto aos maiores contribuintes para a selecção, penso que é uma falsa questão, pois se forms a ver bem, se calhar para o ano, ainda será o Chelsea ou o Dinamo de Moscovo…
Esta noticia não me tira um sono, prefiro que joguem em condições no meu clube, do que estar a ve-los a arrastarem-se…
Por outro lado claro que me custa não ver o Custódio nem o Moutinho ao Mundial…mas ainda temos uma época pelo meio, e duvido que eles não consigam convencer Scolari…de qualquer maneira o o gajo é que sabe…
Caguei... estou farto de ser o maior fornecedor à selecção e depois internamente os outros levarem os trofeus...
Pois também eu, e de ver gajos formados no Sporting que foram embora do clube cedo de mais…
eu não me importo muito com a selecção e além disso a maioria dos jogadores agora presentes na selecção vieram das escolas do Sporting... :lol: :D :wink: