Vá-se lá compreender este Sporting. Depois de goleado numa jornada, volta a golear. É difícil compreender tanta oscilação.
Fazendo um esforço para tirar alguma conclusão sobre qual o verdadeiro Sporting, a verdade é que o acaso poderá ter a sua influência. Isto porque não sei até que ponto Peseiro não teria repetido a linha do último jogo caso Beto estivesse em condições de entrar nesta partida. O que faria com que Carlos Martins não jogasse de início, Enakarhire jogasse a defesa direito e Rogério fosse aumentar o número de jogadores pouco velozes no meio-campo. Seria essa linha capaz de um resultado deste calibre? Duvido.
Já contra o FCP tinha defendido que esta linha (com a troca de Beto por Enak) seria a que mais garantias daria para entrar em campo. Ontem veio a comprovar-se que o Sporting ganha mais consistência se jogar com estes jogadores. Ganha por ter um defesa-direito que sobe no terreno (Pinilla não teria concerteza beneficiado daquela asssistência se fosse Enakarhire o defesa-direito) e ganha por ter um jogador como Carlos Martins no meio-campo, vendo-se logo a equipa a jogar com mais velocidade.
Resta saber agora se Peseiro tem capacidade para perceber isso e vai ter coragem em deixar um dos centrais de fora.
No capítulo individual, Douala foi para mim o MVP. Para além de ter marcado um excelente golo, esteve também ao seu melhor nível quando deu o segundo a marcar. Está a ser um dos melhores jogadores do Sporting.
Viana teve o mérito de marcar dois golos, mas confesso que não estava a ter uma exibição que me agradasse por aí além. Sobretudo a lentidão de execução continua a ser uma das suas características mais irritantes.
Contrastando com a lentidão de Viana, está Carlos Martins. Dá velocidade àquele meio-campo, tendo ainda uma qualidade de passe ao alcance de poucos naquele plantel.
Rochemback continua sem estar no seu melhor a nível físico, não sendo aquele Rochemback incansável do ano passado, mas tem ainda tempo para passes como o que deu origem ao golo de Liedson. É dos melhores jogadores do Sporting.
Gostei também de Custódio que me parece menos tímido na forma como se apresentou em campo. O seu futebol ganha com um maior risco na hora de soltar a bola. Estou a gostar da evolução.
De resto, Liedson esteve igual a si mesmo, com mais um golo (de execução exemplar, por sinal); Polga e Enakarhire formaram uma dupla segura; Ricardo esteve seguro, parecendo ter digerido bem a semana complicada que teve; Rui Jorge esteve certinho; Rogério iniciou o jogo com algumas falhas de posicionamento, mas melhorou com o tempo e ainda ajudou o ataque em alguns lances.
Há que saudar ainda o golo de Pinilla, aguardando agora que esse mesmo golo sirva para desbloquear alguma inibição do jogador e que passe a ser um hábito e não uma excepção.
Sobre as substituições, num jogo onde a vitória ficou praticamente garantida bem cedo, parece-me que Peseiro poderia ter antecipado a entrada dos suplentes. Até porque havia jogadores que já se apresentavam em poupança de esforço dentro de campo, beneficiando a equipa com a entrada de jogadores melhores fisicamente e com vontade de mostrar serviço.
Para finalizar, gostei ainda da exibição de João Pinto, sobretudo porque veio mostrar que a sua saída do Sporting aconteceu na altura certa. Continua a ser o jogador mais interventivo da equipa onde joga, não sendo capaz de se apresentar em campo de outra forma. O que acontece é que quando as coisas não lhe correm de feição a equipa acaba por ser vítima disso mesmo. Ontem foi exemplo disso mesmo. João Pinto apareceu bastante em jogo, mas a execução já não é a de outras épocas.