Sporting: 23 títulos de Campeão de Portugal

Considerando o substantivo Portugal superior ao mero adjetivo nacional e que nada há desportivamente em Portugal acima de ser campeão de Portugal em qualquer modalidade, por que razão o S.C.P. não passa, simplesmente e reiteradamente, a utilizar a a expressão 23 títulos de Campeão de Portugal em vez de insistir na valorização da expressão menor título nacional?
A prova em causa até começou com a expressão superior de campeonato de Portugal… e é, até hoje, a definição do campeão de Portugal que está em causa…, que este é, simultaneamente, o campeão nacional está inerente a ser campeão de Portugal em qualquer modalidade.
Que o Sporting Clube de Portugal defenda e assuma os seus 23 títulos como Campeão de Portugal logo à cabeça e que só em segunda linha se oponha a quem achar que ser campeão de Portugal não é ser campeão nacional… Seria bem jogado…ou não?

1 Curtiu

por acaso, acho o contrário.

defender o “campeão de Portugal” é nitidamente estar a “incluir” o Campeonato Nacional atual no Campeonato de Portugal antigo, quando o objetivo é que aqueles títulos de Campeão de Portugal sejam incluídos na contagem global atual de Campeões Nacionais. ou seja, o inverso.

hoje em dia ninguém diz que fomos campeões de Portugal há dois anos, mas sim campeões nacionais.

incluindo os primeiros títulos, fomos campeões nacionais 23 vezes.
e não vejo em que isso menorize nada…

2 Curtiram

Procurava aplicar este princípio…
image

1 Curtiu

23 títulos de campeão nacional

1 Curtiu

Radicalmente contra.
A luta pela verdade histórica não pode ser debatida ou negociada. A história é o que é e tem de ser defendida como tal.
O actual panorama não reflecte minimamente o que se passou. Devemos lutar pela verdade em tudo, incluindo esta questão. Aliás…reforço. Sobretudo nesta questão.
É o nosso passado, o passado dos nossos pais, avós, tios, etc. Aqueles pelos quais muitos de nós se tornaram Sportinguistas.
Isto não é sequer negociável.

2 Curtiram

É pura verdade histórica que o S.C.P. foi por 23 vezes campeão de Portugal em futebol, isso nem é discutível quanto mais negociável… O que outros têm discutido é se foi 23 vezes campeão nacional…
Alguém pode sequer pensar que o campeão português (ou doutro país) é uma coisa e o campeão nacional (em qualquer país) é outra?

Em comunicado oficial, o Marítimo reafirma a sua condição de antigo Campeão de Portugal (sic).

1 Curtiu

Atlético Clube de Portugal reafirma a sua condição de antigo Campeão de Portugal(sic).

Se há a Taça de Portugal, e é referida assim, e a designação tanto da Federação como a Liga incluem a palavra Portugal, o campeão nacional é, igualmente, campeão de Portugal.

1 Curtiu

E vice-versa.

O artolas gadelhudo do Sporting da Sportv acabou de deixar as outras bestas ridicularizarem a pretensão Leonina da reposição da verdade histórica dos 23 campeonatos ao mesmo tempo que o canal fazia um suposto referendo público sobre o tema (como se o número das vozes valesse mais do que o acerto do raciocínio em termos de verdade).

O António Macedo é um toto, preocupado em ter uma opinião politicamente correta mesmo sendo contra o próprio clube
Estamos representados por mansos em praticamente toda a comunicação social.