Mensagem do presidente do Sporting Clube de Portugal no 102.º aniversário do Clube
O Sporting Clube de Portugal cumpriu hoje, dia 1 de Julho de 2008, o seu 102.º aniversário, celebrando-se, assim, a contagem real e verdadeira de um tempo já centenário, ao longo do qual o nosso Clube soube dar exemplos elevados, muitas vezes pioneiros de novos caminhos.
Sinto uma infinita honra em presidir ao Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, ciente das responsabilidades que a própria História e o futuro conferem ao cargo. Missão de enorme dificuldades que partilho com os demais membros dos órgãos sociais, bem como com todo o universo de colaboradores que, dia a dia, labutam pela continuidade dos pergaminhos e pela evolução positiva, a caminho de tempos sempre melhores.
Cento e dois anos de existência é tempo de mais para que a gesta «leonina» passe despercebida, isto é, ninguém pode ignorar o desempenho do Sporting Clube de Portugal ao longo dos anos, nas mais diversas vertentes desportivas e com a mais profunda repercussão aos níveis social e cultural, aliando a quantidade à qualidade dos serviços verdadeiramente prestados ao nosso País.
Ao longo da História do Sporting Clube de Portugal, constam milhares de títulos conquistados. Brilhantes atletas e não menos brilhantes treinadores e demais colaboradores, todos unidos em triunfos marcantes. Mas o maior título de todos é aquele que, ano após ano, o Sporting presta ao próprio Portugal inteiro, às suas gentes de tantas idades que, das mais diversas formas, desfrutam dos serviços e das emoções que orgulhosamente proporcionamos. E já lá vão 102 anos de «Esforço, Dedicação, Devoção e Glória» e bons exemplos!
Sempre defendendo os mais sãos valores desportivos, igualmente o nosso Clube é apanágio de conduta elevada, quaisquer que sejam os universos onde se mova. Desde a mais fiel interpretação do seu início, que hoje se assinala e comemora numa inédita demonstração de vitalidade ecléctica e sedutora, aos princípios que orientam o nosso caminho, sem atropelos nem falsidades, apenas iluminados e inspirados pela História (de todos quantos nos antecederam) a caminho do contínuo progresso e crescimento, de estilo frontal e cara bem levantada.
Assim, conseguiremos continuar o Sporting Clube de Portugal, dotando-o de condições para que nunca deixe de ser um dos melhores Clubes do Mundo!
Parabéns, Sporting! Parabéns, sportinguistas de todo o Mundo, aqui se incluindo, naturalmente, os Núcleos, Filiais e Delegações que, de forma tão sentida, ajudam mundo fora a elevar o bom-nome e a obra «leonina»!
Viva o Sporting Clube de Portugal!
Filipe Soares Franco